O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

Vinicius 13/10/2022

"No sul do país, um corpo negro sempre será um corpo em risco"

O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Uma história sensível, arrebatadora e infelizmente muito atual sobre as consequências de ser negro em um país racista. A narrativa do Tenório é certeira e essencial para todas as pessoas, negras ou não.

Foi extremamente doloroso ler uma história tão atual e que ainda dói tanto. Infelizmente só nós enxergamos e tentamos preservar o avesso da nossa pele, só nós sabemos as coroas de espinhos que carregamos e os estigmas que estão enraizados apenas por sermos negros.

Na hora certa. De maneira certa. Com toda certeza "O Avesso da Pele" é uma das histórias mais tocantes e cirúrgicas que li nos últimos meses.

"Tenho um Ogum em minhas mãos porque agora é minha vez"

Ana Claudia 22/04/2024

Aqui vamos conhecer a história de vida de Henrique contada através de seu filho Pedro.

Henrique é um homem negro que foi assassinado em uma ação dos policiais e Pedro, em uma narrativa como se tivesse conversando com o pai, ele conta como era a vida de Henrique enquanto cidadão negro.

Pedro começa narrando como seus avós se conheceram e do nascimento de seu pai, passando por uma infância marcada pelo preconceito a sua cor de pele e a não aceitação dele pelos pais de Juliana, sua namorada. De uma maneira muito crua e dolorosa, Pedro retrata todo o julgamento e às agressões sofridas por Henrique e o quanto os negros precisam estar sempre atentos para poderem viver em paz.

Ao mesmo tempo que Pedro fala sobre seu pai ele mesmo mostra os seus medos, sua tristeza em não ter podido conviver com o pai (perdeu quando ainda era criança), seus relacionamentos, sonhos e sua família.

A escrita do autor é crua, poética, emocionante, revoltante, intenso e envolvente. Em certas partes da história o leitor sente angústia pelos sentimentos de Pedro.

Lendo no mato 12/04/2021

Livrasso!
Acho que descobri esse livro no embalo de Torto Arado. Se não me engano ambos ganharam alguma premiação e esse livroapareceu na minha timeline.

E essa era toda a informação que tive sobre o livro até lê-lo. O que não é novidade já que gosto de quando consigo ler algo evitando ao máximo qualquer tipo de informação que possa vir a ser um spoiler. Vide trailer de filmes. ?

E, O avesso da pele, do carioca radicado em porto alegre Jefferson Tenório, foi uma senhora descoberta. Tenho gostado demais de estar descobrindo a literatura brasileira contemporânea, mesmo que tardiamente. ?

O avesso da pele conta a história do pai do Pedro. Na verdade quem conta a história é o próprio Pedro. É ele quem nos apresenta quem foi seu pai, quem foi sua mãe, suas origens. E tudo a partir do falecimento do seu pai. Ah e Pedro, assim como sua família são negros e moradores de Porto Alegre.

É desses livros de leitura fácil (sério, muito fácil), envolvente, que nos deixa instigados a querer saber o que vai acontecer, a saber o que já aconteceu. Um livro incrível.

Ao ler O avesso da pele é impossível, pelo menos para mim, não compará-lo com outras leituras contemporâneas que também tratam de maneira excepcional a temática do racismo no Brasil. Logo de cara me veio dos livros que li recentemente que ele dialoga muito bem, que é o Torto Arado, do @itamarvieirajr e o Pequeno Manual Antirracista, da @djamilaribeiro1.

No meu entender, o considerei melhor que ambos! ?

Calma que eu explico.

1° Torto Arado é excelente, mas trabalha num contexto distante da minha própria realidade que é a rural. O avesso da pele é urbano, é coisa do nosso dia a dia. O racismo estruturado em nossa sociedade sendo ali desfiado e exposto.
2° Pequeno Manual Antirracista é didático, O avesso da pele é a prática. Simples assim.

Leiam!

jota 05/03/2023

ÓTIMO: livro imperdível sobre negritude brasileira, discriminação racial e social e outros eternos problemas do país
Lido entre 26 de fevereiro e 04 de março de 2023.

Penso que outros dois livros brasileiros que li em 2019 têm bastante a ver com o de Jeferson Tenório. Foram escritos respectivamente por Itamar Vieira Júnior, Torto Arado (Todavia) e Paulo Scott, Marrom e Amarelo (Alfaguara). No primeiro, o que mais me chamou a atenção foi seu tratamento ficcional para a questão da negritude no país, mais especialmente na Bahia.

Marrom e Amarelo enfoca muito bem o problema da discriminação racial numa grande cidade brasileira, Porto Alegre. Scott relata o tratamento diferenciado que recebem dois irmãos que têm a pele de tonalidades diferentes. Ele colaborou com Tenório neste O Avesso da Pele, participando de leituras prévias da obra.

É também na capital gaúcha – aqui caracterizada como uma cidade extremamente racista – onde se passa grande parte de Avesso, narrativa que vai além da questão da negritude, tratando mais profundamente do racismo presente na sociedade brasileira. E envolvendo ainda temas que nos são caros como pobreza, marginalidade, violência policial e baixa qualidade do ensino público no país. Mas também trata da relação pais e filhos...

Apreciei o título porque cada pessoa não pode ser levada em conta pelo que tem por fora ou aparenta ser. O avesso da pele é aquilo que vai por dentro de cada um, seus sentimentos, sua história de vida, suas características únicas de pessoa dentro do amplo universo em que vivemos. Coisa que os racistas não conseguem ou não querem enxergar. Daí que "No sul do país, um corpo negro é sempre um corpo em risco.", com diz Tenório.

Felizmente o livro foi premiado, o que contribuiu um tanto para sua divulgação, há muita gente lendo essa história por conta do prêmio ou não, e fico contente em ver que nesta data o livro aqui no Skoob recebe uma nota média de 4,6/5,0, o que é muito bom, porque merecido. Daí que não é preciso eu resenhar a obra, nem recomendá-la, porque a história de Pedro pega o leitor pelo modo sensível e pela técnica apurada que Tenório empregou ao narrá-la. Perde muito quem deixar de lê-la. É isso.

Marcia 08/03/2024

Minhas impressoes sobre o livro.
Uau! Esse é daqueles livros que nos destrói, daqueles que ao termina-lo ficamos horas processando tudo. Não sei se é um livro didático, não sou mãe e nem pedagoga portanto esse é um campo que não posso opinar. Como leitora considero um livro muito importante e necessário. Precisamos ouvir o outro, enxergar ou tentar enxergar, suas dificuldades e dores para compreende-lo e trabalhar junto para melhorarmos, evoluirmos como seres humanos. O livro não traz novidades, infelizmente o racismo que é o tema principal, existe até hoje. Mas a forma que o escritor colocou, os entendimentos, o sofrimento, as abordagens nos faz refletir bastante. Ele aborda outros temas também como violência doméstica, abandono, drogas, mãe solteira e negligência.
A mim, com certeza o livro fez refletir e há pontos que eu não havia me atentado, frases corriqueiras que podem ser ofensivas. Alguns podem considerar certos pontos abordados como exagero mas entendo que deixa de ser exagero se ofende alguém. Se há ofensa é preciso parar, é preciso respeitar.
O livro é contado pelo narrador Pedro, um jovem , "filho de um professor de literatura assassinado em uma desastrosa abordagem policial. Após o episódio, ele inicia uma investigação sobre suas origens, o passado de sua família e a trajetória do pai, Henrique."
O livro é um monólogo de Pedro com o pai, como se ele estivesse conversando com o pai e repassando toda a vida deles, dos pais e a dele. Durante o percurso da leitura me incomodou o fato de Pedro ter tantas informações, informações pessoais e íntimas sobre os pais, mas no final do livro ele escreve:" ... o que foi dito por vocês, antes da minha memória, foi dito em retalhos. Então precisei juntar os pedaços e inventar uma história. Por isso não estou reconstruindo esta história pra você, nem pra minha mãe, estou reconstituindo para mim. Preciso arrancar a tua ausência do meu corpo e transforma-la em vida." Veja essa última parte que forte.
Amigos, que livro emocionante. Gostei muito e deixo minha dica de leitura. Valeu!
Ricardo.Silvestre 18/03/2024minha estante
É maravilhoso e muito necessário!
Não posso acreditar no acto de censura do qual ele tem sido alvo!!!

Denise 03/05/2024

Dolorido
A história de Henrique contada após sua morte, a partir das memórias de seu filho Pedro.
Uma história de amor e de dor, onde o racismo está presente desde a concepção à morte das pessoas negras no Brasil. Por apresentar todo o tipo de violência, pode causar gatilhos em pessoas que passaram por isso.
Tem personagens tão reais, que parece que o autor está escrevendo sobre alguém que ele conhece ou sobre ele próprio.
Uma narrativa de grande sensibilidade, impossível não se emocionar.
E sobre as críticas e censura, só posso dizer que esse livro devia ser leitura obrigatória em todas as escolas. O racismo deve ser debatido em todos os ambientes sociais, principalmente no ambiente escolar, onde o falso moralismo é que deveria ser combatido.

Nina 18/03/2024

"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo."

Um livro importantíssimo. Todo brasileiro deveria ler.

KelenDZ 16/05/2022

Bom livro
O livro é bom, pois mostra através da ficção a discriminação que os negros sofreram, principalmente pelas ruas de Porto Alegre, a relação entre pais e filhos, como o pai do narrador, principalmente, lidava com essas questões no psicólogo dele.

babi 16/07/2021

é necessário preservar o avesso, você me disse.
de todos os livros que eu já li esse tá facilmente no top 3, mas uma coisa eu tenho certeza, é a escrita mais linda que eu já li, a melhor de todas com suas peculiaridades.

a história me prendeu de um jeito do começo ao fim e eu não consegui parar de pensar nesse livro, como as vidas começam e acabam variando demais os motivos pelas causas. foi incrível o que eu senti lendo desde a primeira palavra aos pequenos agradecimentos.

é muito importante pensarmos e discutirmos todos os dias casos como os de henrique, que acontecem todos os dias no nosso país e no mundo a fora. esse livro só me fez questionar mais o papel de todo mundo em uma sociedade, e como tem MUITA, mas MUITA coisa errada ainda.

esse livro mexeu demais comigo e acredito que é impossível sair ileso dessa história que se repete todos os dias

Ross 07/05/2023

Os afetos nos mantém vivos
O livro conta a história de uma família negra no vivendo em Porto Alegre, aborda assuntos como racismo estrutural, violência doméstica e policial, sistema educacional, desigualdade social e muitas outras realidades comuns as famílias negras no país. É um enredo que a gente já conhece, um enredo que vemos todos dia nos jornais, que nós indignamos na hora da notícia, mas 5 min depois voltamos a reconhecer que é difícil fazer algo.
O livro é muito poético na forma de falar de sentimento.

? é necessário preservar o avesso? pois entre os músculos, órgãos e veias existe um lugar só seu e é nesse lugar que estão os afetos e são esses afetos que nos mantém vivos?

Larissa Tabosa 03/03/2024

A perfeição existe...
Esse livro é tudo o que falam dele e muito mais. Só dei cinco estrelas porque não tem como dar mais. Ele merece um milhão. Com certeza tornou-se um dos favoritos da minha vida. Chorei, sofri, fiquei desperada e agora estou aqui, olhando pro nada e pensando em tudo. Que livro! Que livro.

O mais incrível é que o estou lendo após a polêmica da censura em uma escola do sul do país. Depois de ler entendo perfeitamente o porquê de ter sido censurado. A região mais racista do país jamais poderia deixar que seus jovens pensassem sobre os crimes que são cometidos todos os dias contra pessoas negras. Ainda falaram que seria por causa da utilização de palavras de baixo calão, como se adolescentes não soubessem todas as palavras que constam no livro e muito mais. É o racismo escancarado, mais claro que isso impossível!

Não sei nem mais o que escrever, só digo que TODOS DEVERIAM LER ESSA OBRA DE ARTE! Apenas isso, leiam, por favor!
Jordaann 03/03/2024minha estante
Amei a resenha!

Carlinha 28/03/2022

Estou completamente EMBASBACADA!!!!
Que livro, meus amigos! QUE LIVRO SENSACIONAL!!!! Eu só consigo torcer de coração pra esse livro ser introduzido nas escolas. Torço muito pra esse livro ser apresentado desde JÁ, assim como Torto Arado deve ser. Eu simplesmente não consigo não dar 5 estrelas e não favoritar! ele merece 20000 estrelas, de longe um dos melhores livros nacionais que já li! Só consigo chorar de raiva/indignação com tudo que é contado e retratado nessa OBRA PRIMA chamado "O Avesso da Pele"

Andresa 26/10/2021

Leitura favorita da vida...
Não esperava que esse livro se tornasse meu favorito assim. Mas, conforme a leitura avançava, conforme Tenório escrevia cada linha com uma profundidade, com um sentimento, eu me apaixonava cada vez mais.

O livro tem vários trechos marcantes, mas não é forçado, você se envolve, se apaixona, se magoa junto e no final tá completamente envolvido. A leitura é imagética: fico indignada que esses personagens não existiram.

Mas existem. Eu sou negra. Eu existo. A gente existe. E a gente provavelmente já sentiu/vai sentir tudo que tá descrito ali. Tanta coisa importante a ser debatida...
Enfim, leiam! Obrigada Tenório!!!