O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

Patricia Milani 11/11/2022

"É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo."

O fato de ter troca de narrativa a todo o momento foi algo que me incomodou um pouco durante a leitura, tirando está questão gostei do livro.
janierisonsantos 11/11/2022minha estante
pretendo ler ele próximo ano

Day 19/11/2022minha estante
Me incomodou profundamente esse narrador filho conhecer o passado do pai tão bem quanto o próprio pai. Kkk

janierisonsantos 19/11/2022minha estante
vish kkk tomara que não me incomode ?

ylorranna 14/12/2023

Leitura forte e impactante
O livro aborda temáticas muito reais e necessárias de serem pensadas na sociedade atual sobre o racismo e todos seus efeitos na vida das pessoas pretas que precisam conviver até hoje com o preconceito. Além disso, a história é muito bem escrita e desenvolvida com excelência pelo autor

Élinson 01/06/2021

Eu queria ter morado num pensamento teu...
...minha pele preta (por dentro), os silêncios dele que construí, as palavras duras que nunca esqueci, o que queria ter dito e nunca consegui. O trampolim e a força e a falta de força que me tomou, quando mais precisei agir...A janela que não construí, pela qual quis me jogar, mas era rasa. Minha maturidade, que veio aos poucos, meu tempo oco, meu pedido de socorro, que ninguém ouviu. Eu peço pai: tenta me ouvir!
Esse livro contou coisas sobre mim, que mesmo prestando atenção em todos os passos até aqui, ainda não tinha conseguido ligar os pontos, conectar os sangues, sentir as dores do outro. Acho que é sobre isso. Sobre conectar, sobre sentir, sobre sangrar. Leia! Sinta! Sangre!
Samuel 01/06/2021minha estante
Resenha linda!

Gi Santos 25/08/2023

Maravilhoso!
Um livro comovente e emocionante. Retratando com dura delicadeza as mazelas sofridas pelo povo negro. Sou filha de um preto (era assim que ele se via) onde vi mto do que meu pai viveu. Me emocionei mto lendo e a escrita eu simplesmente amei.
Silvanessa.Matos 27/08/2023minha estante
realidade retratada em páginas ?

Dani 16/10/2021

Um corpo negro será sempre um corpo em risco
Não é nem um pouco confortável nos sentir na pele desses personagens. E eles são tão reais, tornando tudo ainda mais difícil.
Mas devemos!
Só assim nos tornaremos mais anti-racistas.

Além do foco nessas vivências gosto muito do universo dentro da sala de aula.

Uma grande leitura!
Victoria Vendemiatti 16/10/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler!

Kênia 16/10/2021minha estante
Quero muito ler tb.

Dani 16/10/2021minha estante
Meninas, é um livrão!
Leiam sim!

Karen Baltazar 02/04/2023

Livro necessário para todo ser humano
Todas as pessoas do mundo deveriam ler esse livro, principalmente (como eu) pessoas brancas.

É curto, fluido, mas dolorido, demorei 5 dias pra ler porque mexeu extremamente com meu emocional.

É extremamente difícil, triste, para uma pessoa preta o dia a dia em sociedade. Não é meu lugar de fala, mas lendo esse livro você sente um pouco o que pessoas pretas sentem.

O processo de desconstrução é necessário e urgente!

Thaiza.Vianna 21/03/2024

Único!
Uau, que livro!
Merecedor do prêmio Jabuti e espero que a tentativa de censura traga ainda mais visibilidade pra essa obra prima! Adorei ver o tiro saindo pela culatra.
Lindo, emocionante, real, fluido, visceral, impactante, triste e extremamente necessário.
Escancara a terrível realidade nua e crua do quanto o racismo impacta no dia a dia de tantas pessoas negras, desde pequenos atos até perdas de vidas. Basta!
Precisamos de divulgação de obras como essas: reais, atuais e que incomodam!
Virou um dos favoritos da vida, indicarei a quantas pessoas for possível, vale muito a pena!

bruno 08/04/2024

Que livro surpreendente, não esperava gostar tanto. o que me surpreendeu, além da fluidez e profundidade da escrita, foi a maneira com que ele conseguiu retratar a realidade brasileira, abordando principalmente o racismo enraizado em nossa sociedade e as relações familiares conflituosas. Enfim, gostei bastante, a única coisa que me desgradou foi que por muitas vezes achei a narrativa confusa.

Esther 16/01/2023

Livro para se pensar
Livro sobre racismo muito importante de ser lido. A leitura pega mais no embalo da metade para o final. Pelo jeito que foi escrito, tudo em um parágrafo só, levei uma eternidade para ler. Em alguns momentos não sabia de quem o narrador estava falando, talvez por ter feito muitas pausas durante a leitura. Mas foi bom ter lido. Me deu bastante raiva de Porto Alegre.

Carlinha 28/03/2022

Estou completamente EMBASBACADA!!!!
Que livro, meus amigos! QUE LIVRO SENSACIONAL!!!! Eu só consigo torcer de coração pra esse livro ser introduzido nas escolas. Torço muito pra esse livro ser apresentado desde JÁ, assim como Torto Arado deve ser. Eu simplesmente não consigo não dar 5 estrelas e não favoritar! ele merece 20000 estrelas, de longe um dos melhores livros nacionais que já li! Só consigo chorar de raiva/indignação com tudo que é contado e retratado nessa OBRA PRIMA chamado "O Avesso da Pele"

Ventura 26/03/2022

Fique sem ar!
Eu li esse livro dois dias antes de ir a uma roda de conversa com o autor na livraria. Não o conhecia, mas seria uma roda de conversa dele com Itamar Franco (Torto Arado).

Quando comecei a ler, senti que o amargo da história me incomodava demais. Era como se tudo que eu estivesse ali já tivesse visto em algum lugar ou com alguém próximo. Jeferson foi tão sensível na escrita dessa obra que se eu chorasse com leituras, certamente, eu iria chorar.

Os capítulos finais me deixaram com tantos sentimentos que só consegui terminar e pensar que não estava preparado para ler aquilo.

É um livro muito bom e merece todo reconhecimento que vem tendo. A história apesar de ser triste é inspiradora e a forma com que o protagonista lida com a situação é incrível.

Rosa Alencar 29/03/2022

Preservar aquilo que ninguém vê
Uma escrita tocante, emocionada, verdadeira, possível para aqueles que vivenciam diariamente as dores do racismo. E assim a ficção se fez real, quando ameaças foram disparadas ao autor em visita a cidade de Salvador em Março/2022

Lucas990 04/04/2022

Confesso que não sou capaz de elaborar uma resenha que compreenda tudo o que esse livro representa. Então desta vez serei breve.
Embora dispense apresentações, o livro trata do racismo estrutural de forma nua e crua, sem piedade, tal como a nossa sociedade. É a história de várias outras histórias reais que se repetem todos os dias ao nosso redor.
Deveria ser leitura obrigatória.

Larissa Tabosa 03/03/2024

A perfeição existe...
Esse livro é tudo o que falam dele e muito mais. Só dei cinco estrelas porque não tem como dar mais. Ele merece um milhão. Com certeza tornou-se um dos favoritos da minha vida. Chorei, sofri, fiquei desperada e agora estou aqui, olhando pro nada e pensando em tudo. Que livro! Que livro.

O mais incrível é que o estou lendo após a polêmica da censura em uma escola do sul do país. Depois de ler entendo perfeitamente o porquê de ter sido censurado. A região mais racista do país jamais poderia deixar que seus jovens pensassem sobre os crimes que são cometidos todos os dias contra pessoas negras. Ainda falaram que seria por causa da utilização de palavras de baixo calão, como se adolescentes não soubessem todas as palavras que constam no livro e muito mais. É o racismo escancarado, mais claro que isso impossível!

Não sei nem mais o que escrever, só digo que TODOS DEVERIAM LER ESSA OBRA DE ARTE! Apenas isso, leiam, por favor!
Jordaann 03/03/2024minha estante
Amei a resenha!

babi 16/07/2021

é necessário preservar o avesso, você me disse.
de todos os livros que eu já li esse tá facilmente no top 3, mas uma coisa eu tenho certeza, é a escrita mais linda que eu já li, a melhor de todas com suas peculiaridades.

a história me prendeu de um jeito do começo ao fim e eu não consegui parar de pensar nesse livro, como as vidas começam e acabam variando demais os motivos pelas causas. foi incrível o que eu senti lendo desde a primeira palavra aos pequenos agradecimentos.

é muito importante pensarmos e discutirmos todos os dias casos como os de henrique, que acontecem todos os dias no nosso país e no mundo a fora. esse livro só me fez questionar mais o papel de todo mundo em uma sociedade, e como tem MUITA, mas MUITA coisa errada ainda.

esse livro mexeu demais comigo e acredito que é impossível sair ileso dessa história que se repete todos os dias