Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Alice 17/07/2021

Livro de Cabeceira
?Conheci esse livro através da Duda Reis e sempre tive a curiosidade de ler por conta do nome do livro e realmente o autor conta tudo através de cartas. Teve alguns capítulos bastante reflexivos em minha vida e alguns que achei que desenvoltura poderia ser melhor e mais explorada. Mas adorei o conceito de trazer tudo através de cartas, pois, amo receber cartinhas (uma coisa que nunca deixo morrer e entrego para as pessoas que amo)

"Uma carta é sempre uma promessa de futuro, um abraço que ainda acontecerá em alguma esquina da vida. Há muito tempo eu não escrevia uma carta para alguém, e sou tomado de uma alegria enorme ao me ver aqui, escrevendo esta carta para você."

?Um livro de cabeceira mesmo as cartas cujos remetentes são as emoções humanas. Com as temáticas: medo, tristeza, saudade, culpa, ciúme, raiva, ancestrais, vergonha, amor, diálogo, morte, esperança, para o leitor e a última que foi adicionada na pandemia que é o abraço.

A ideia do autor de escrever as cartas no livro, não é de entregar respostas, mas sim trazer reflexões mostrando que ninguém está só, que há espaço para uma escuta atenta, como também é possível refletir, melhorar e crescer. Recomendo a leitura para todos que gostam de ler sobre o tema e sobre suas emoções.
jully.cunha87 13/09/2021minha estante
Fiquei super curiosa

Sperandiocarol 13/01/2023minha estante
Já ouviu os podcasts dele? Escute com caderno? tome nota? cada minuto uma nova reflexão e aprendizado.

Julia.Menezes 14/01/2023minha estante
Onde encontro os podcasts dele?

Jeanne.Vieira 31/03/2023

Carta
Carta para o autor

Talvez a minha ansiedade me atrapalhou em escutar suas cartas.
Longas, escritas na 1° pessoa por sentimentos, e vazias em si
Talvez por que como eu não fiz terapia de verdade nunca na vida, não sei como é fazer terapia.
Mas obrigada por tentar.
Ísis 04/04/2023minha estante
Ainda não li o livro mas adorei a resenha! kkk

Dênis 08/08/2020

Quando os sentimentos e emoções tiram um tempo para escrever
Um ótimo livro em que sentimentos e emoções se comunicam com o leitor em cartas que revelam o cotidiano em nuances muito sutis. Em especial as cartas da saudade e do luto me fizeram resignificar alguns aspectos a respeito da minha percepção sobre o tema.

Lets | @callmealasca 04/09/2020

cartas
admito que quando vi esse livro por aqui no skoob, não tinha levado muita fé
mas cada carta foi essencial para o momento da minha vida que eu estou passando

Cris 13/09/2020

Um encontro consigo
É um livro fácil de ler, mas extremamente difícil de lidar, pois nos recordamos de situações que geraram dor, medo e as perguntas nos veem. Muitas não terão respostas, pois viver é uma incógnita e nunca saberemos quando a senhora morte irá vim pra nós ou para alguém tão importante pra gente e ela vem e muda tudo, inclusive nós mesmos e nosso modo de ver a vida. Um livro pra ler outras vezes em situações que não sabemos como lidar.

MãeLiteratura 13/11/2020

Cartas lindas!
Escrever cartas sempre foi uma das minhas atividades favoritas. Tudo bem que hoje é muito mais fácil escrever um e-mail, ou uma mensagem pelo Instagram ou pelas redes sociais. Hoje as cartas não são fundamentais para a comunicação, mas são fontes de afeto, de amor e de carinho. Isso nunca desaparecerá. Essencialmente as cartas ainda são formas de se lidar com as saudades. Aliadas à atividade terapêutica da escrita manual, entendemos porque elas são tão caras e especiais à pessoa que se recusa a desistir delas. E adoro livros sobre cartas!
E é neste tom de conversa entre amigos que Alexandre apresenta seu livro e suas cartas. São cartas cujos remetentes são as emoções humanas, emoções estas que meu colega sabe muito bem interpretá-las.
Cada capítulo começa especial já pelo seu título. Temos a carta que "você recém nascido" escreve para você hoje. A carta do medo, da tristeza, da saudade, da culpa, do ciúme, da raiva, dos ancestrais, da vergonha, do amor, do diálogo, da morte, da esperança e para o leitor deste livro.
Eu gostei, refleti e me emocionei com todas. A da morte me tocou de forma profunda e intensa. Nela, assim como nas outras, percebo a escrita especial do autor. Ler estas cartas na pandemia foi um alento, um conforto e um carinho.
A escrita do Alexandre é muito bonita, fácil de ser compreendida e fluida. Foi uma delícia ler seu livro.
Alexandre propõe que o leitor escreva para ele e estou aqui com sua cartinha pronta. E quero muito enviá-la.
Recomendo muito esta leitura inspiradora.

site: https://www.maeliteratura.com/2020/11/resenha-cartas-de-um-terapeuta-para.html

Rafa 09/01/2021

Leitura leve e rápida!
É sobre a capacidade do ser humano em construir saídas para os seus labirintos.

CPF1964 15/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Texto bem escrito e didático.

Lua 21/01/2021

Não gostei
Grata estou, pelo término desse livro.
Entendi o propósito do livro que é nos ensinar a fazer as " pazes " com todas as nossas emoções, mas acaba se tornando muito cansativo.

Rafa 30/01/2021

Sensacional
Livro que traz a beleza e a leveza de ver a vida nos mínimos detalhes! Ensina a ser cada vez mais humano e traz um auxílio enorme nas mudanças de perspectivas de vida!
Com certeza melhor livro que já li!

Ricc 25/04/2024

As cartas terapêuticas escritas pelo autor trazem consigo um quê de desabafos ao mesmo tempo em que expõe e abraça vulnerabilidades presentes ao longo da vida. É sobre lidar com os vazios e sentimentos mais profundos.

É aquele livro que consegue tocar feridas e confortar a alma por meio de um processo de reflexão e introspecção.

"É inovador e revolucionário? Não. Mas durante aquela meia hora cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante".

Bella Russo 28/03/2021

Um abraço em formato de livro
O livro é composto por várias cartas de emoções e sentimentos diferentes, como se a vergonha, o ciúme, a raiva, por exemplo, estivessem escrevendo para você.
O escritor, Alexandre, escreve com muita sensibilidade e empatia. Peguei-me abraçando o livro e tendo que parar para refletir várias vezes.
Esse é tipo de livro que quero dar de presente ou distribuir por aí. Fiquei surpresa com o quanto essas cartas mexeram comigo e acredito que me trouxeram certa paz e esperança para os meus momentos de crise.

Jufs 01/04/2021

Primeiro lido de abril...
Genial. Essa é a palavra que define esse livro: genial.

"(...) depois dos finais que arruínam, há reconstruções possíveis."

O livro é cheio de cartas e o autor avisa logo no início que não há uma ordem correta de leitura, você pode ler na ordem que achar melhor.
Os temas chamaram muito a minha atenção, e a carta 12 me fez chorar muito, chorei do início dessa carta até o fim.

Esse é um livro que vou querer carregar sempre na minha bolsa, ler nos meus momentos de alegria e de tristeza, de dor e felicidade.
As cartas são muito emocionantes e eu recomendo muito!
Eu amei.

"(...) você pode imaginar que a sua vida também pode ser contada através das ausências, porque nós também somos aquilo que perdemos."