Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise Alexandre Coimbra Amaral

Resenhas - Cartas de um terapeuta para seus momentos de crise

Karina 02/05/2021

Bem metafórico
Neste livro, o psicólogo Alexandre do Amaral escreve cartas onde os sentimentos e elementos abstratos da vida se personificam e dão recados importantes ao leitor.

Acredito que a leitura das cartas seja uma experiência muito pessoal, pois cada leitor tem o seu próprio ponto sensível onde o autor pode ter se aprofundado ou não.

Pessoalmente, a maioria das cartas não me atingiu tão profundamente quanto eu gostaria, mas a experiência de lê-las foi bem instigante, mesmo assim.

Trechos salvos:

"Perguntar é não ter certezas. Perguntar é se assumir incompleto, falho, passível de reescrever a vida. Perguntar é a grande saída de uma crise."

"O choro é nossa primeira manifestação na vida, e é naqueles primeiros anos, antes de aprendermos a falar, o instrumento de conexão com os demais."

"Você é, ainda hoje, o que de melhor pôde ser, em todas as fases anteriores."

Dênis 08/08/2020

Quando os sentimentos e emoções tiram um tempo para escrever
Um ótimo livro em que sentimentos e emoções se comunicam com o leitor em cartas que revelam o cotidiano em nuances muito sutis. Em especial as cartas da saudade e do luto me fizeram resignificar alguns aspectos a respeito da minha percepção sobre o tema.

Isabel.Costa 19/04/2021

Esperava um pouco mais
Linguagem bem básica, sem maiores novidades no estilo auto-ajuda
Chega a ser cansativo
O legal é a possibilidade de humanizar os sentimentos e pensar sobre eles de um outro ângulo!
A intenção é boa, mas tem perda no conteúdo em si.

Lu 06/04/2021

Esse livro salva vidas, não hesito em falar isso.
Nunca vi tanta realidade em tão poucas páginas... Quem diria que nossas emoções poderiam nos escrever cartas.
Favoritado!

Jufs 01/04/2021

Primeiro lido de abril...
Genial. Essa é a palavra que define esse livro: genial.

"(...) depois dos finais que arruínam, há reconstruções possíveis."

O livro é cheio de cartas e o autor avisa logo no início que não há uma ordem correta de leitura, você pode ler na ordem que achar melhor.
Os temas chamaram muito a minha atenção, e a carta 12 me fez chorar muito, chorei do início dessa carta até o fim.

Esse é um livro que vou querer carregar sempre na minha bolsa, ler nos meus momentos de alegria e de tristeza, de dor e felicidade.
As cartas são muito emocionantes e eu recomendo muito!
Eu amei.

"(...) você pode imaginar que a sua vida também pode ser contada através das ausências, porque nós também somos aquilo que perdemos."

Bella Russo 28/03/2021

Um abraço em formato de livro
O livro é composto por várias cartas de emoções e sentimentos diferentes, como se a vergonha, o ciúme, a raiva, por exemplo, estivessem escrevendo para você.
O escritor, Alexandre, escreve com muita sensibilidade e empatia. Peguei-me abraçando o livro e tendo que parar para refletir várias vezes.
Esse é tipo de livro que quero dar de presente ou distribuir por aí. Fiquei surpresa com o quanto essas cartas mexeram comigo e acredito que me trouxeram certa paz e esperança para os meus momentos de crise.

Encontro de leitores 12/02/2021

E se os principais sentimentos pudessem ter uma conversa franca com você? Como seria se encontrar com seu medo, sua saudade, com o amor? A proposta do livro publicado pelo psicólogo Alexandre Coimbra Amaral pelo novo selo Paidós da Editora Planeta, é exatamente essa. Esse encontro acontece na forma de cartas endereçadas a nós pelos principais sentimentos humanos, que nos transmitem de forma sensível e intensa tudo aquilo que muitas vezes fechamos os olhos para não lidar, que temos receio de dar enfoque, mas que nunca antes na história da humanidade foram tão necessários de serem vistos, ouvidos e acolhidos.
A cada carta lida me senti mais próxima de mim mesma, mais conectada a minha trajetória terrena. Deixo destaque para as cartas do diálogo e da morte que foram as que mais me provocaram reflexão, que mais bateram de frente com quem sou.
Vocês sabem da minha paixão por livros epistolares, sendo assim, esse me acertou bem na alma. Há quanto tempo você não se permite conversar com seus principais sentimentos? Ou não recebe uma carta de alguém? Está aqui a oportunidade de unir essas duas situações em uma só. Que seja significativo para você como foi para mim!

site: https://www.instagram.com/p/CFM6DUIjXH8/?utm_source=ig_web_copy_link

Rafa 30/01/2021

Sensacional
Livro que traz a beleza e a leveza de ver a vida nos mínimos detalhes! Ensina a ser cada vez mais humano e traz um auxílio enorme nas mudanças de perspectivas de vida!
Com certeza melhor livro que já li!

Lua 21/01/2021

Não gostei
Grata estou, pelo término desse livro.
Entendi o propósito do livro que é nos ensinar a fazer as " pazes " com todas as nossas emoções, mas acaba se tornando muito cansativo.

CPF1964 15/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio do autor.

Texto bem escrito e didático.

Rafa 09/01/2021

Leitura leve e rápida!
É sobre a capacidade do ser humano em construir saídas para os seus labirintos.

MãeLiteratura 13/11/2020

Cartas lindas!
Escrever cartas sempre foi uma das minhas atividades favoritas. Tudo bem que hoje é muito mais fácil escrever um e-mail, ou uma mensagem pelo Instagram ou pelas redes sociais. Hoje as cartas não são fundamentais para a comunicação, mas são fontes de afeto, de amor e de carinho. Isso nunca desaparecerá. Essencialmente as cartas ainda são formas de se lidar com as saudades. Aliadas à atividade terapêutica da escrita manual, entendemos porque elas são tão caras e especiais à pessoa que se recusa a desistir delas. E adoro livros sobre cartas!
"Uma carta é sempre uma promessa de futuro, um abraço que ainda acontecerá em alguma esquina da vida. Há muito tempo eu não escrevia uma carta para alguém, e sou tomado de uma alegria enorme ao me ver aqui, escrevendo esta carta para você."
E é neste tom de conversa entre amigos que Alexandre apresenta seu livro e suas cartas. São cartas cujos remetentes são as emoções humanas, emoções estas que meu colega sabe muito bem interpretá-las.
Cada capítulo começa especial já pelo seu título. Temos a carta que "você recém nascido" escreve para você hoje. A carta do medo, da tristeza, da saudade, da culpa, do ciúme, da raiva, dos ancestrais, da vergonha, do amor, do diálogo, da morte, da esperança e para o leitor deste livro.
Eu gostei, refleti e me emocionei com todas. A da morte me tocou de forma profunda e intensa. Nela, assim como nas outras, percebo a escrita especial do autor. Ler estas cartas na pandemia foi um alento, um conforto e um carinho.
A escrita do Alexandre é muito bonita, fácil de ser compreendida e fluida. Foi uma delícia ler seu livro.
Alexandre propõe que o leitor escreva para ele e estou aqui com sua cartinha pronta. E quero muito enviá-la.
Recomendo muito esta leitura inspiradora.

site: https://www.maeliteratura.com/2020/11/resenha-cartas-de-um-terapeuta-para.html

Cris 13/09/2020

Um encontro consigo
É um livro fácil de ler, mas extremamente difícil de lidar, pois nos recordamos de situações que geraram dor, medo e as perguntas nos veem. Muitas não terão respostas, pois viver é uma incógnita e nunca saberemos quando a senhora morte irá vim pra nós ou para alguém tão importante pra gente e ela vem e muda tudo, inclusive nós mesmos e nosso modo de ver a vida. Um livro pra ler outras vezes em situações que não sabemos como lidar.