A única mulher

A única mulher Marie Benedict

Resenhas - A única mulher

Arielly23 05/02/2024

Hedy
A história do livro é muito legal, gostei bastante da leitura, fluiu muito bem. A vida da Hedy é fascinante e a autora transmitiu muito bem os sentimentos dela no momento em que estava. É uma história inspiradora e foi contada de uma forma e com uma visão feminina dos fatos - acredito que isso acrescentou bastante. Por fim, retrata o terceiro Reich com um ponto de vista diferente e interessante, por ser relatado através da vida de uma mulher judia austríaca. ????????

Jessika.Lopes 31/01/2024

Hedy Lamarr, que mulher!!!
Quem foi Hedy Lamarr? Uma atriz que abandonou a carreira pra se casar, escapou do marido nazista e fugiu pra Hollywood onde retomou a carreira, assombrada pelo sofrimento causado pelo crescimento do nazismo, desenvolveu um modelo onde sinais de rádio pudessem ser transmitidos sem interferência. Apesar de ter sido rejeitado pela Marinha na época por pura misoginia, a invenção se tornou a base para o celular que usamos hoje. Um livro pra se refletir sobre a marginalização das contribuições das mulheres ao longo da história. Grande atriz e Grande inventora!

bri_vner23 24/01/2024

Meu Deus
Esse livro é expendido e aborda temas muito importantes sobre as mulheres. Vai muito além do que você acha que vai encontrar .

Lara Tine 11/01/2024

A Única Mulher
Conhecia Hedy como a atriz e bem superficialmente, o fato dela ter contribuido a essa invenção que hoje em dia todo mundo usa o tempo todo: a Wifi.
Esse livro teve um impacto em mim, que uma mulher dessa existiu é simplesmente extraordinário. Sem contar tudo que não foi compartilhado nesse livro. E como é destacado no final pela autora, que a história tem a tendência a deixar as mulheres no anônimo pelas suas proezas e só são destacadas clamando que é "só" pela beleza. Ficamos extremamente frustrada, ainda mais sendo mulher, de ler as injustiças pelas quais ela passou simplesmente por ser mulher. Mais uma história entre tantas outras, que temos que ir resgatando com o tempo e lutar eternamente pra superar o quanto o sexismo e machismo é sufocante e retrocesso para nossa sociedade.
Um livro que vou levar um tempinho pra processar e que vai ficar em um canto da minha mente daqui pra frente.

triz5 04/01/2024

A única mulher na sala
Que livro inteligente, impressionante e envolvente! me deixou com vontade de investigar cada passo da vida da hedy lamarr (ou hedy kiesler), essa mulher que só era percebida pela sua beleza estonteante, mas que além disso possuiu uma inteligência estrondosa!! o sexismo e abusos sofridos por ela muitas vezes fez meu estômago revirar, além dos acontecimentos da segunda guerra retratados nesse livro. eu não tinha ideia de quão apagada a violência contra os judeus foi nos países fora de europa durante a guerra e isso tudo só me deixou com mais raiva. esse livro te prende do início ao fim e nos deixa ansiosos para saber qual vai ser o próximo passo da hedy (que inclusive virou uma querida minha).
ps: LEIAM A CONVERSA COM A AUTORA NO FINAL!!! vale muito a pena

Marcelo 29/12/2023

Muito bom!!!
Muito bem escrito e com ótimo ritmo. Conhecer esse lado escondido desta famosa atriz foi uma grata surpresa. Uma mulher fascinante e muito à frente de seu tempo.

Mary Jane Holland 20/12/2023

Bom, apenas...
Comecei a leitura sem saber que a Hedy era de fato uma pessoa real e amei saber mais sobre ela. Que mulher incrível!

A ideia do livro é muito boa, a história é interessante, mas achei a escrita da autora massante e repetitiva, principalmente do meio para o final e por isso acabei não gostando tanto. Lutei para conseguir chegar ao final. É um livro ok, mas nada demais.

eve :) 13/12/2023

A única mulher
O livro aborda muito bem o passado de Hedy Lamarr, e como essa foi apagada da história científica durante muitos anos devido ao machismo presente na sociedade. Sua história e determinação serve de inspiração para muitas mulheres, que assim como ela são taxadas apenas como um rostinho bonito, mas apresentam um universo dentro de si.

caroldearrascaeta 13/12/2023

Ficção histórica
Iniciei a leitura sem saber que Hedy Lamarr *realmente* existiu, o que me arrancou de início uma surpresa muito empolgante, não sabia que gostava de livros desse gênero. Adorei as considerações finais da autora em que ela responde sobre o que é real ou não, e admiro a contextualização que ela colocou, nada muito dramático ou que comprometa o bom senso da verdadeira história (que pouco sei) de Hedy. De uma forma geral, o livro é bom. Acredito que do meio para o final ele dá uma enjoadinha mais repetitiva, mas nada que atrapalhe muito a leitura. Gostei de conhecer essa mulher.

arqueofarias 09/12/2023

Incrível conhecer a história não so da atriz como também sua intimidade e sua contribuição para a ciência, que fora soterrada pelo sexismo de outrora. Inclusive esse lado deveria ter sido mais explorado, mas foi deixado pro final e me pareceu meio corrido. Mas, no todo, um ótimo livro.

gabi 19/11/2023

Mudei minha avaliação por que pensei mais
Esse livro é uma história real. Oque dizer sobre isso? A guerra foi real, o entrave que a Handy Sofreu por causa do machismo é real, as mortes foram reais.

Cada detalhe desse livro grita os podres da humanidade. Um ponto interessante é o a história da mãe dela. Que no começo (cofesso) eu odiava, mas depois eu percebi que na verdade a mãe dela também foi um reflexo da sociedade onde eles viviam.

Sim é um livro triste, uma história triste, em "n" sentido, mas também é uma história real. Que facilmente pode ser repetida.

euliteraria_ 19/11/2023

Merecia mais reconhecimento ??
?Eu era como um pássaro exótico, que só tinha permissão de sair da gaiola dourada para apresentações e, logo em seguida, era trancafiado de novo.?

Se você gosta de histórias de guerras, baseadas em história real, com certeza vai gostar muito desta!

A trama começa num espetáculo teatral de uma jovem estrela austríaca Hedy Kiesler, interpretando uma imperatriz. Dona de uma beleza fora do comum e que desperta a atenção de um poderoso homem, comerciante de armas e munições, Friedrich Mandl.

Para proteção de sua família, que também é judia com medos dos grandes temores de guerras que estava por vir e também pelo grande preconceito com o judaísmo na época em que Hitler estava tomando poder, ela se aceita a casar com ele.

O casamento que poderia ser um momento especial se tornou um pesadelo na vida da jovem, vivendo perigosamente ao lado do seu marido e de muito outras grandes figuras políticas ela vai ouvindo muitas conversas e segredos que serão uteis no futuro.

Tempos depois ela foge dessa tortura, e se torna nos EUA a atriz de sucesso Hedy Lamarr! E ao mesmo tempo vê muito dos seus sofrendo os horrores do nazismo em sua terra natal. Assim, junto com um amigo músico desenvolve uma tecnologia que pode ajudar a marinha americana na guerra. Essas descobertas ajudaram o wi-fi e o bluetooth a se tornar o que são hoje.

Uma pena que Hedy nunca teve créditos por essa incrível invenção! Uma atriz e uma MULHER? O machismo era demais naquela época! A autora do livro levanta essa questão no livro..

É um livro que conta a história de uma maneira como se eu tivesse sentada numa sala com Hedy e ela me contando tudo o que houve! Capítulos curtos, diagramação ótima e história que devoramos na hora! Simplesmente sensacional descobrir mais sobre essa grande cientista ??

Livia1006 12/11/2023

Um dos melhores do ano!
Terminei facilmente um dos melhores livros que li no ano! O livro começa de uma forma mais ingênua sobre a vida da Hedy ainda muito jovem e começando sua carreira como atriz, logo em seu papel de "redenção" após um filme considerado escândalo na época ela conhece um homem que se apresenta como muito poderoso por financiar armas para ditadores ao redor da Europa. Hedy tem um problema em seu casamento e foge para os Estados Unidos em direção a voltar a ser uma estrela do cinema, porém quando ela chega nos Estados Unidos é alarmado rumores sobre o início de uma segunda guerra. A premissa inteira do livro me interessou principalmente por ser uma história real de uma mulher que mudou a história da tecnologia e foi deixada de lado por ser mulher, judia e ser considerada um "rostinho bonito" na qual muitos homens se aproveitavam. É um livro realista sobre coisas que mudaram a história da humanidade, eu amei e recomendo.

Duda 30/10/2023

QUE LIVRO
Esse livro é simplesmente necessário, ele conta uma história real de uma mulher que como Evelyn Hugo foi apagada pelo machismo. O livro é uma ficção histórica perfeita, a escritora não é prolixa, conta tudo de maneira assertiva e os agradecimentos dela fazem o livro todo valer a pena e nos faz perceber como a gente falha todo dia como sociedade e como nós mulheres somos extremamente subestimadas. Fora a magnitude do livro, é um prato cheio pra gente que gosta de moda e história pq tem de Schiaparelli a Hittler. Simplesmente genial!