Carrossel Sombrio e Outras Histórias

Carrossel Sombrio e Outras Histórias Joe Hill

Resenhas - Carrossel Sombrio

Luiz Pereira Júnior 05/01/2022

A gosto do freguês...
Mais uma coletânea de contos de terror, mas resolvi fazer diferente: ao finalizar cada conto, escrevi algumas linhas sobre o que achei dele (seria muita pretensão de minha parte dizer que fiz um trabalho apurado. Nada disso, o que fiz foi apenas uma impressão à medida que a leitura do livro avançava).

Costumo ler vários livros ao mesmo tempo, mas isso não é sinal de inteligência, voracidade ou qualquer outro autoelogio que eu queira me dar. É apenas por uma questão de adequação ao tempo disponível que possuo.

Por exemplo: 1) acordo pela manhã, tomo café e leio um livro de poemas, que é ótimo neste caso, pois posso parar onde quiser e a leitura não ficará fragmentada; 2) levo outro livro na mochila para o trabalho (sou professor e tenho alguns horários que aqui são chamados de “janelas” em que preciso ficar esperando para dar a próxima aula) e, neste caso, leio um livro de teoria literária ou algo ligado à minha área profissional e, desta forma, eu me mantenho atualizado sobre o que ensino; 3) quando disponho de um tempo maior, levo a cadeira de praia (onde moro não tem praia – rsrsrs) para o quintal e leio um livro de não ficção, pois vou marcando os trechos que me interessam e depois os transcrevo no notebook para utilizá-los mais tarde em algo de que precise; 4) à noite, antes de dormir, leio obras de ficção, pois o ambiente está mais silencioso e muitas vezes preciso de mais concentração para fazer a leitura valer a pena; 5) reservo o período de férias para aqueles livros que exigem ainda mais concentração e dedicação à leitura (é difícil ler textos de Filosofia, de Sociologia, de Política no ramerrão de todos os dias).

Mas, voltando ao livro em questão, eis o que pensei sobre cada um dos contos que li (não estão na ordem em que aparecem no livro, pois fui lendo à medida que os temas me interessavam e, para isso, contei com a valiosa contribuição dos leitores deste e de outros sites);

1) Devoluções atrasadas – lembra um pouco “O Sexto Sentido”no sentido (desculpem o trocadilho) de que devemos finalizar algo aqui na Terra antes de prosseguirmos no além. Um história lírica, saudosa, ligada à família, à velhice e o amor aos livros (termos, aliás, muito constantes na obra do pai do autor);

2) Às margens prateadas do Lago Champlain – duas crianças encontram o cadáver de um dinossauro (um plessiossauro) às margens de um lago. Gostei da técnica narrativa utilizada pelo autor em que todos os acontecimentos são vistos pela ótica das crianças, como se fosse um adulto vendo as crianças discutindo sobre aquilo que para nós parece tolice, mas que, para elas, assume importância fundamental (um desenho que elas fizeram é mais valioso do que o cadáver de um dinossauro encontrado no quintal). Um final ao mesmo tempo estranho e plausível, que não chega a surpreender mas que não tira o mérito da narrativa;

3) Twittando no circo dos horrores – a técnica utilizada já vem explicitada no título da narrativa. Uma adolescente escreve mensagens no Twitter falando horrores da mãe, porque é obrigada a viajar com a família, embora desejasse ficar em casa no celular (alguém aí se reconhece?). Adorei a crítica à futilidade das mensagens instantâneas e à superficialidade/rebeldia de muitos jovens privilegiados que passam o dia inteiro no celular reclamando que seus pais não lhe entendem (“mas você não entende seus pais”, diria Renato Russo) e como odeiam o mundo, mas nada fazem para mudá-lo, já que esse mesmo mundo lhes dá tudo de mão-beijada. Embora seja mais uma manjada história de zumbi, ponto para o autor pela visão crítica em um livro que visa basicamente ao entretenimento;

4) O Diabo na escadaria – uma bela história com uma estrutura gráfica muito bem pensada. O narrador é um homem já velho que se lembra do encontro com o filho do Cujo nas escadarias da cidade italiana de Positano. Os textos são montados como escadarias para fazer referência à principal característica positana e também para indicar a luta pela sobrevivência em sua difícil infância. No meio do conto, em que o personagem encontra o Mal, o texto toma o aspecto normal de parágrafos, para, logo em seguida, após o pacto feito, voltar ao esquema de escadarias e perceber que, no tempo de sua velhice, o Mal ainda existe e permanece eterno. Ótimo uso da mitologia cristã (o encontro e o pacto com o Mal) e da mitologia greco-romana (a crença de que há diferentes caminhos, portais, aberturas para o Inferno). Vale a pena ser lido, sem dúvida alguma;

5) Você está liberado – um conto sem maiores pretensões. Durante um voo de longa distância, os passageiros recebem a notícia de que a base estadunidense de Guam foi bombardeada. Por meio de vários pontos de vista, o autor nos mostra as características psicológicas de vários personagens e de suas reações ao fim próximo (algo que, no final de contas, já foi visto nem sei quantas vezes em filmes, livros, séries). Enfim, nada demais;

6) Estação Wolverton –um executivo embarca em um trem e descobre que está no meio de lobisomens, mas, como ele está na primeira classe, seu colega de viagem não o ataca. Parece mais um dentre tantos textos sobre lobisomens. Lembrei-me também da amoralidade “O Lobo de Wall Street” pela amoralidade das jogadas financeiras do protagonista. Conto mediano. Nem fede, nem cheira;

7) Campo do medo – mais um conto bem escrito, sem dúvida alguma, mas nada de assustador, como quer nos fazer crer a propaganda em torno do livro (melhor dizendo: do conto). Transformado em filme em um serviço de streaming, narra a história de um campo de grama alta que atrai os viajantes a entrarem nele. Boa ideia dos autores em fazer com que a voz que chama seja a de uma criança (afinal, será que algum de nós não entraria na grama alta para tentar resgatar uma criança chorando?). A cena do canibalismo pode ser repugnante, mas nada que fuja daqueles padrões gore já tão usados e abusados em dezenas de filmes. Bom conto, mas talvez não seja uma boa ideia lê-lo depois de ter assistido ao filme;

8) Carrossel sombrio – uma das características mais marcantes da obra de Stephen King é utilizar elementos de nostalgia para compor uma atmosfera sombria, deixando um sabor agridoce na boca (na mente) de seu leitor. E o filho dele segue os mesmos passos. Ao contar uma vingança que os cavalos de um carrossel assombrado fazem aos seus molestadores, Joe Hill nos transporta para um mundo passado, decadente, mas com aquele laivo de melancólica saudade, de tristeza, de recordações perdidas que apenas quem frequentou um parque de diversões em uma infância distante é capaz de rememorar. Em que pesem as descrições sanguinolentas de vísceras espalhadas (gore mais uma vez), um dos melhores contos do livro;

9) Impressão digital – uma soldado retorna ao lar depois de ter torturado civis inocentes na base norte-americana de Abu Ghraib. A situação muda e ela passa a ser torturada por... Bem, sem spoiler. Um conto que preza por nos deixar desconfortáveis perante o conhecimento de que não há mocinhos, não há heróis, não há bondade, não há idealização na luta pelo Bem, mesmo quando o combate é contra o terrorismo;

10) Alta velocidade – o primeiro conto do livro. Uma ótima narrativa centrada em poucos personagens e apenas uma situação-conflito (como um bom conto deve ser). Um dos meus maiores prazeres (talvez o maior) é quando o autor consegue me surpreender e poucos textos têm conseguido fazer isso, pois cada texto me faz lembrar algo que já li (aliás, algo absolutamente comum para quem lê muito). Minha surpresa no conto foi a relação de ódio entre pai e filho, pois poucos autores parecem ter abordado de forma tão crua esse assunto que de tão polêmico chega a ser tabu. Já em relação ao restante... bem, devo dizer que parece-me ter lido uma longa sequência em déja-vu. Uma história de perseguição em autoestrada não é necessariamente a coisa mais original que se escreveu (o tempo inteiro me vieram à mente imagens de “Encurralado” e “Easy Rider”, como citado pelo autor). A bem da verdade, não é possível ser original em tudo (como na natureza, também na literatura, nada se cria, tudo se transforma);

11) Fauno – um argumento bastante original. Imagine uma caçada nas savanas africanas, em que apenas os multimilionários podem pagar para abater um dos grandes mamíferos (algo que acontece na realidade). Mas imagine o quanto eles não pagariam para abater uma criatura mitológica (um fauno, um ciclope), que, a cada equinócio ou solstício, tem seu mundo em contato com o nosso. Um conto fantástico, no sentido literário do termo, mas que, ao mesmo tempo, critica o incrível poder e a inatingibilidade que o dinheiro oferece nos dias atuais (a bem da verdade, o que sempre ocorreu desde que o homem é homem);

12) Tudo que me importa é você – uma pequena obra-prima da ficção científica. Em um futuro talvez nem tão distante assim, as pessoas se comunicam com robôs muitas vezes mais parecidos com os seres humanos do que os próprios humanos (algo que lembra em muito o filme I.A. e as histórias de Asimov), enquanto que os que podem compram máscaras caríssimas que se tornam uma segunda face de acordo com a vontade do cliente. Sim, uma ótima crítica social mais uma vez. O pai da protagonista é um homem que tem uma profissão completamente inusitada: ele é um Ressuscitado (não vou estragar uma das maiores surpresas do conto dizendo o que isso significa) e, na festa de aniversário da filha, não pode dar os presentes que ela pediu e que, na verdade, nem têm grande importância para ela a não ser o fato de poder causar inveja às amigas. Ao encontrar um robô que lhe dá os presentes, um sentimento, de afeição, de ternura, de gratidão começam a surgir na mente do leitor. Mas o final surpreendente dá uma reviravolta nos sentimentos à medida que a leitura do conto é finalizada... Como eu disse antes, uma obra-prima em poucas páginas;

13) Mães – que pena que eu deixei esse conto para o final. Apesar de ter uma boa premissa (mais uma vez, uma ótima crítica social, demonstrando o fanatismo da sociedade americana de nossos dias), o conto acaba descambando para uma história um tanto quanto melodramática (talvez chamar o conto de piegas, de meloso ou algo do gênero seja exagerado). Um menino tem uma mãe em processo de loucura e é criado por um pai fanático (mude o gênero e a motivação e você terá Carrie). O pai planeja um atentado e acaba por assassinar a esposa em conluio com a professora particular do filho e o amante disfuncional dela. O filho encontra uma senhora muito idosa em um dos passeios com o pai, que lhe oferece sementes (João e o pé-de-feijão) que são exatamente o que o nome diz. A partir daí, qualquer informação será um spoiler e o conto acaba por se assemelhar a uma colcha de retalhos. Talvez o mais direto seja simplesmente dizer: não me empolgou...

Uma coletânea de contos irregular, como já foi citado várias vezes. Mas não seria melhor dizer que toda e qualquer coletânea foi, é e sempre será irregular?

Gab 05/01/2022

Segundo livro de contos e o primeiro do gênero terror e suspense que eu leio, o livro já começa com uma linda introdução sobre a vida do autor, sua relação com os pais e uma definição sobre pais muito mais muito linda.
O livro apresenta contos muitos bons, os dois primeiros Alta Velocidade e Carrosel Sombrio me deixaram muito em êxtase, Alta Velocidade por se tratar justamente sobre a relação pai e filho e ser um conto escrito em colaboração com Stephen King( sacou já?) E carrossel sombrio por ser a minha primeira experiência de terror e eu tipo amei, amei muito.
Tem outros contos interessantes no meio dessa loucura toda, devoluções atrasadas ( já pensou morrer no meio de um livro q vc queria tanto saber o final?)fauno (as crônicas de narnia ao reverso, onde aslam mataria todas as crianças, nao é isso mais é quase), e mães( paranoias, paranoias).Acho que esses foram meus favoritos.
Creio que o único problema são os finais dos contos, muitas vezes são fracos e dá pra ver a intenção de torna algo enigmático mais simplesmente não funciona.
Pra mim Carrosel Sombiro e outras histórias foi uma viagem longa, cheia de paradas, até pulei algumas paradas( deixei pra ler outros contos no final)fiquei sem gasolina no meio da jornada mais cheguei no meu destino e atravessei o campo do medo e agora estou liberado, foi um livro muito bom e apesar dos tropeços que o livro possui, foi uma experiência incrível.
Ali 05/01/2022minha estante

Bruna 03/01/2022

Carrossel Sombrio e Outras Histórias
Livro de contos da TAG, alguns achei OK e que até valem a leitura, outros não gostei, não amei de verdade nenhum....

Wilgner 29/12/2021

Melhor conto pra mim foi "Tudo que me importa é você". Outros que também gostei bastante são Carrossel sombrio, Mães, Estação Wolwerton, Fauno, Devoluções arrasadas e Você está liberado. Os outros, alguns são ok e outros não gostei.

Livia M. 24/12/2021

Gira, gira e dá muitas voltas...
Roda, roda e não assusta quando capota...
O terror está do lado de dentro.

A Alta velocidade segui no Carrossel sombrio indo desembarcar na Estação Wolverton.
Percorri As margens prateadas do lago Champlain e encontrei o Fauno fazendo Devoluções atrasadas.
Então Tudo o que me importa é você deixando sua Impressão digital como O diabo na escadaria que sobe e desce Twittando no Circo dos Mortos.
Mães do céu! É só atravessar o Campo do medo e Você está liberado!
Amandenha 21/08/2022minha estante
UAU

Nati - @_fantasticomundoliterario 22/12/2021

AMEI demais ?
Foi um saldo muito positivo de contos que li e gostei.

Acho que esse livro não deveria ser lançado em clubes de leitura, pois muitos não estão habituados a escrita de Joe Hill ou do King, e não entendem suas críticas. Acham coisas sem sentido ou não entendem o final.

Meus contos favoritos:
- Tudo que me importa é você;
- Carrossel Sombrio;
- O Diabo na escadaria.

Mas teve muitos outros que gostei, pouquíssimos que não achei tão bons, mas que trazem uma crítica positiva.

Fátima Lopes 01/12/2021

Gosto dos livros de contos de Stephen King; neles o autor costuma ser preciso, criativo, original. Comprei "Carrossel Sombrio" com altas expectativas (tal pai, tal filho...),mas fiquei decepcionada com alguns dos textos.
Considero razoáveis/bons "Alta Velocidade", "Carrossel Sombrio", "Devoluções Atrasadas", "Mães" , "Campo do Medo" e "Você está Liberado". Os demais contos não me agradaram.

Lobbo 29/11/2021

Pretendo reler!
Um conto por vez, sendo cada um tão perfeito quanto o antecessor. Livro digno de respeito! FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É!!!

Letícia Bernardes 10/11/2021

Para não ser injusta com a nota total, resolvi fazer uma avaliação pessoal de cada conto do livro (lembrando que 3 não é nota ruim, é um conto bom!):

"Alta velocidade" (com Stephen King): 3,5
"Mães": 3,5
"Campo do medo" (com Stephen King): 4,5 + fav
"Você está liberado": 2,5

Rita 31/10/2021

Gostei do livro de forma geral
Houve contos que me conquistaram e outros que não. Os meus favoritos, na ordem em que aparecem no livro, são:

Alta Velocidade (caminhões perseguindo são assustadores sim, obrigada por me traumatizar filme Olhos Famintos);

Fauno (em princípio não gostei tanto dele, mas quanto mais eu pensava nele depois de ler, mais marcante a história foi ficando em minha mente);

Devoluções Atrasadas (entendo completamento o sentimento, não quero morrer deixando uma história inacabada - talvez seja o motivo de eu ter pavor de séries de livros incompletas);

Você está liberado (um conto que falou de um medo real durante um período de tempo no mundo. Lembram do final de 2019 e começo de 2020, antes da pandemia? Então, a ameaça de guerra EUA x Coréia do Norte foi muito bem aproveitada aqui, e o uso de personagens com ideologias diferentes que se encontram no mesmo barco - ops, avião - no fim, foi perfeito).

skuser02844 23/10/2021

Altos e baixos
Já começo avisando que eu não sou fã de contos, mas o Joe Hill é um autor do qual quero ler a maior quantidade de obrar possível! Com essa capa e artes maravilhosas as expectativas estavam altas? Infelizmente me decepcionei um pouco, vários dos contos possuem aquela vibe de ?coisas bizarras estão acontecendo e não sei como lidar?, o que é um ponto a mais! Assim como em O Pacto, me vi fazendo caretas em diversas cenas.
Mas, como eu disse, a maioria não me agradou o suficiente. Motivo da média ter sido 3??. Fica a recomendação para a leitura de: Alta Velocidade, Carrossel Sombrio, Devoluções Atrasadas e Campo do Medo (inspirou o filme In the Tall Grass da Netflix)
Gabi 23/10/2021minha estante
aleluia terminou, já tava com pena do teu sofrimento

skuser02844 23/10/2021minha estante
KKKKKKKKKKK dias de glória

Carolina 26/10/2021minha estante
Jurava que in the tall grass era do pai kkkkk

skuser02844 26/10/2021minha estante
eles escreveram juntos!! essa e alta velocidade tbm ??

Carolina 26/10/2021minha estante
Eu amei o filme, mesmo sendo algo que fiquei meio ??? quando vi a primeira vez kkkk

skuser02844 26/10/2021minha estante
preciso assistir!!!

Andrea 13/10/2021

Misto de estilos
Eu particularmente gostei muito da mistura de estilos que Joe Hill optou para compor a sua coletânea, começando pela narrativa ao qual cada conto tem a sua, não parecendo mais do mesmo, até as histórias em si, que vão do terror raiz ao psicológico.

Aliás, sempre acreditei que a base de um bom terror está no psicológico de seus personagens e no que ele faz no do leitor. Algo que os contos de Carrossel Sombrio atendem muito bem.

Naturalmente se você não for fã do gênero pode não curtir, aliás, este é um dos livros mais massacrados entre os associados da TAG Inéditos. Mas para quem gosta, irá comprovar o ditado que a fruta nunca cai longe do pé.

Então neste mês de Halloween fica a minha dica de diversão para quem curte um bom terror, aquele misto de suspense e tensão e aquela eterna dúvida onde a linha tênue sobre o que é realidade e o que é imaginação dos personagens.

No blog repasso um a um dos 13 contos para quem ficou curioso: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/10/carrossel-sombrio-e-outras-historias.html?m=0

Susan.Kate 08/10/2021

✏ A narrativa de Joe é fácil e bem fluida, fazendo com que os contos, apesar de longos (alguns chegam a 40 páginas), sejam muito rápidos de serem lidos.

A leitura atenta e crítica faz com que cada história apresente, pelo menos, uma lição sobre a capacidade do ser humano de ser muito pior do que os monstros mais assustadores da literatura.

Os contos variam entre o fantasioso e o macabro, sendo dois deles (Alta Velocidade e Campo do Medo) escritos em parceria com o pai do autor que não é ninguém menos do que Stephen King.

Mas, os meus favoritos foram justamente os que apresentaram menos elementos assustadores e um maior nível de avaliação sobre os sentimentos e comportamentos humanos:

🦕 Às margens prateadas do lago Champlain: A história de duas crianças que encontram os famoso monstro do lago Champlain e todos os planos e sonhos que elas elaboram a partir dessa descoberta.

📚 Devoluções Atrasadas: Trabalhando em uma biblioteca móvel, um homem, que acabou de perder os pais idosos, descobre que é possível “viajar no tempo” e encontrar pessoas de outras épocas (já mortas) dispostas a devolverem livros.

🤖Tudo que me importa é você: A amizade entre uma menina e um robô e a capacidade do ser humano de surpreender até mesmo uma criatura com capacidade de processamento de muitos terabytes.

😵 Twittando do circo dos mortos: Uma viagem em família sendo compartilhada na rede social acaba em um circo de horrores – literalmente!

Sobre os demais, acho que um conto poderia ser mais aprofundado (Alta Velocidade) e outro poderia ser simplesmente excluído do livro (Impressão Digital). No geral, esse livro foi uma excelente maneira de começar a ler as obras de Hill.

🔖Um comentário adicional para essa edição maravilhosa da TAG com as "laterais" pretas e imagens representando cada um dos contos (Juro que não é publi, é só tietagem mesmo).

site: https://www.instagram.com/p/CUOsbv9sRPV/