Beco do Rosário

Beco do Rosário Ana Luiza Koehler

Resenhas - Beco do Rosário

Djeison.Hoerlle 02/04/2021

Beco do Rosário é uma obra com total cara de novela das sete da Globo. Traz algumas discussões bem pertinentes à temas cada vez mais atuais como racismo e feminismo, além de que faz uma caricatura bem pertinente da elite gaúcha que, ouso dizer, perdura até hoje.
O grande ponto aqui é que a narrativa é maçante e no geral, pouco estimulante. Recursos como a splash page e cliffhangers são quase inexistentes, trazendo uma composição confusa que parece totalmente linear, tirando peso dos momentos chave e dando uma carga excessiva à passagens corriqueiras.
O ponto forte no meio de algo tão morno é a relevância histórica, visivelmente detalhada e estudada pela autora e claro, a arte deslumbrante.
Poucas vezes em minha vida li um quadrinho tão lindo, e como um amante da aquarela, técnica pouco utilizada na nona arte, acredito que demorará para que algo tão magnífico surja em meu radar novamente.
No final fica um certo apreço por conta das ilustrações, mas a narrativa em si não é nada demais.

Rodolfo Zumbi 16/01/2021

Acompanha a trajetória da obstinada Vitória numa Porto Alegre em transformação dos anos 1920 e seus abismos sociais. A arte da Ana Luiza Koehler é algo incrível.

Nat 27/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
A HQ conta a história do desenvolvimento arquitetônico de Porto Alegre – como os becos foram destruídos para serem substituídos por avenidas “modernas” e, com isso, a história de muitos negros foi sendo apagada também.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Gabrielle.Quinlan 14/01/2024

Histórico
Adorei as ilustrações!

Conhecemos uma protagonista que entre amores e preconceito não desiste do seu sonho.

E conta, principalmente a transformação da cidade na época, a demolição dos bairros pobres do centro e a falta de assistência aos moradores. De como tudo foi construído em cima da desolação.

Emerz 13/11/2020

O gibi fala sobre a modernização de Porto Alegre usando de personagens fictícios para contextualizar o acontecimento histórico. Os personagens em si são interessantes, pois são alguns reflexos de figuras que realmente podem ter existido ali.

O que mais chama atenção na obra (além da linda aquarela) é a grande pesquisa histórica por trás da obra, mesmo os personagens e as situações em sua maior parte serem fictícias o grande fundo histórico por trás mostra o cuidado da autora sobre a sua obra, sendo bem funcional, claro que em certo ponto pode parecer um pouco lendo para progredi, porém é necessário para que tenhamos um melhor entendimento das situações.

Por fim temos as ilustrações da autora, o gibi é em aquarela e essa por sua vez é uma ótima aquarela, eu não lembro de lê tantas obras em aquarela, mas tenho certeza que essa foi uma das melhores que já vi.

Lika 31/01/2022

Gostei muito
História maravilhosa e os desenhos são muito lindos
Conhecer sobre Porto Alegre me deu muita vontade de ir lá pra ver de perto

Recomendo muito

Sidnei 24/02/2021

Uma linda aquerela
Eu curti bastante a arte, sigo a Ana Luiza no instagram e ela manda muito bem nas aquarelas. Eu gostei do enredo, tem um lado histórico muito forte, quem sabe se eu conhecesse Porto Alegre, meu gosto tivesse um punch...rs. Eu curti, mas não amei. Imagino que terá continuação e desejo ler.
O entorno pós abolição dos escravos, que vivem em becos versus a burguesia na eterna luta de classes e o papel da mulher no inicio do século XX é muito bacana e tocado sensivelmente. Enfim, eu recomendo.

Kesy 03/12/2023

?Amei reconhecer as ruas de Porto Alegre
Beco do Rosário conta as desapropriações dos becos do Centro, para a modernização da cidade nos anos de 1926.

Vitória sonha em ser jornalista na sociedade machista da época. Nos guia pelas ruas e becos e encanta por não desistir do seu sonho!?

"Marquei todos os lugares que conheço, onde estive"?

ovatsuG0 08/04/2023

As mudanças de Porto Alegre
Essa pequena história, nos lindos traços da artista, irá mostrar como as mudanças para a modernização de Porto Alegre afetaram seus moradores negros e pobres.
É triste mas tão realista que te faz refletir bastante e perceber como a elite chega a convencer os mais pobres sobre alguns pontos de vista.
Muito bom! Ela retratou PoA da época muito bem e bonita ??

Tupã 20/02/2021

Um tapa na cara histórico
Uma obra linda, com fluidez do traço que mostra com leveza um tema que é o dia a dia de boa parte dos brasileiros...a desigualdade.
A autora pega um fato histórico que foi a modernização de Porto Alegre e conta a história de alguns personagens que sofrem ou se beneficiam com a "limpeza" que se faz na cidade e empurra a camada menos abastada para a periferia.
É um processo que se passa em Porto Alegre, mas poderia ser em qualquer grande cidade centenária do país.

Obra necessária.

Clara.Oliveira 07/03/2021

Bem interessante, bons pontos, achei que peca um pouco na escolha de ordem cronológica dos eventos.

Jefferson 13/03/2021

Contexto histórico interessante
A arte da hq é indiscutivelmente excelente, mas em minha opinião a obra peca na construção de personagens e no desenvolvimento da história em si.
Só no terço final me vi um pouco apegado aos personagens, alem da história ser desenrolada de maneira lenta e arrastada. Por vezes me vi lendo uma obra adulta, mas aparentemente desenvolvida para um público infanto juvenil. A autora não se arrisca em nenhum momento, embora a história não seja linear, não há grandes reviravoltas no roteiro, o desfecho também é bem insatisfatório.

Flavio - @geekcorp303 22/01/2022

Belíssimo
Ótima pedida para quem procura uma leitura nacional, conta com um roteiro envolvente e com uma arte impecável!!

Gabriel 30/08/2022

Fundamental?
A formação de uma cidade retratando a implicando na formação de um povo. Arte linda e roteiro fundamental

Anna 12/01/2023

Uma viagem pela história
De uma forma super dinâmica e ao mesmo tempo completa, o livro nos leva de volta ao início de Porto Alegre, atual capital gaúcha. Por meio da destemida Vivi, conhecemos a vida da população periférica, mas também somos levados a observar parte da elite através de Teo. Com assuntos importantes como feminismo, luta de classes e efeitos da reforma urbana, a autora (Ana) mostra de forma graciosa a antiga cidade.
As quebras de tempo e espaço me incomodaram um pouquinho, fora isso o livro é encantador e uma leitura que super recomendo, uma vez que é informativa, mas não achei maçante, tanto que li em uma noite.?