Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

camila 27/01/2010

O limite do preciosismo
Se Dan Brown é admirável pela capacidade que suas histórias têm em prender o leitor, perde todo o mérito quando, no meio da trama, nos deparamos com descrições que, querendo ser preciosistas, acabam sendo desnecessárias e inúteis.
Fortaleza Digital é o típico best seller: uma história envolvente, com personagens (principais) inteligentes e sensuais, as finalizações dos capítulos sempre com frases de efeito, "deixas" para provocar suspense, descrições e inforamções inúteis ao contexto e o que nao poderia faltar, o final feliz previsível que deixa os leitores menos exigentes satisfeitos.
Pra quem gosta desse tipo de leitura, cinco estrelas , mas no meu conceito, ganha duas pelo fato de o autor ter pesquisado a fundo para dar um embasamento e tornar a história bastante verossímil além de ser uma boa história pra matar o tempo, afinal talvez seja essa a única função dos best sellers.

Italo 14/02/2010minha estante
BRAVO! BRAVO! BRAVO! APOIADO!! este foi o melhor dele dentre os outros :D

Elizabeth.Lopes 15/03/2020

Suspense, tecnologia e aventura
Tudo em um só livro que da vontade de entrar dentro é bater em uns personagens filhos da mãe safados

Shout 23/03/2024

Fortaleza Digital
De tanto me recomendarem esse livro, eu acabei lendo. Peguei na biblioteca no final do mês passado e MEU DEUS... pense num livro que eu achei dificil de ler.

Começando pelas cenas libidinosas que aparecem aleatoriamente, depois vem a expectativa que os meus amigos me fizeram ter sobre o final, dizendo que o plot twist era algo totalmente diferente e imprevisivel. Somente no final eu percebi que o autor força um pouco na parte de intelectualidade dos personagens, porque desde o começo diziam que as pessoas que fazem parte da NSA são pessoas inteligentissimas que conseguem resolver qualquer coisa em qualquer hora.

Além disso, o misterio que ocorre no final era algo meio obvio, eu creio que uns 60% dos que leram conseguiram advinhar o que era na metade do livro, pq desde o começo ele foi mostrando indicios do que se tratava o final.

E os personagens? Não tenho muito o que comentar, são bem sem graças, não apresentam muitas caracteristicas nem mesmo para diferenciar entre eles... Eu pensei em colocar uma avaliação bem baixa, porém eu imagino que exista pessoas que gostam de um ""misterio"" bem bobo igual a desse livro (que parece ter sido feito somente para vender). Acho que não tem mais o que comentar. 3,5?

Cecília 21/03/2024

*3??
Um encontro com a escrita de Dan Brown, acredito que estou no meio termo, entre amor e ódio, uma escrita boa, mas porém com perda de tempo em explicação de como funciona códigos, criptografia e blábláblá?
Já em certa parte eu tinha suspeitado de quem estava por trás de toda situação, e o fato de esperar por algo diferente que não aconteceu, me frustou.Por fim quando achei que estava perdido, houve um surpreendentemente coração frenético que quase dei um ataque, ??então entendi quando muitos falavam sobre Brown.Genial é essa a palavra .

Menino do livro 24/07/2020

O que eu acho!
Eu acho que O Dan Brown deu muito pouquinho de oportunidade, ao "Gênio deformado" acho que era pra ela egressa mais na vida e na formação do gênio, até porque o livro em si gira em torno do gênio sem fala que o moleque é muito brabo. Mas ai eu gostei muito do livro tem muito que si pensa é um livro muito complexo, e bom.

karlakarolineguima 03/06/2020

Envolvente
Fortaleza digital é um livro que nos permite diversas surpresas, durante a leitura. Com direito à um final eletrizante.

Luiza Bugelli Valença 26/01/2021

Um suspensa informático de tirar o fôlego
Uau! A obra ?Fortaleza Digital? promete tirar o fôlego dos leitores do começo ao fim! A agência de segurança nacional norte americana, uma ferramenta capaz de revolucionar o mundo da tecnologia e criptografia avançada, são apenas alguns dos elementos que tornam esse livro incrível.

Susan Fletcher é uma criptografa altamente qualificada que trabalha no departamento de criptografia da NSA, a maior agência de segurança do mundo. A sua vida profissional sempre foi muito tumultuada por conta do peso de sua carreira, cuidar do maior computador do mundo, que é responsável por decodificar mensagens criptografaras de terroristas e organizações criminosas. Contudo, foi em um sábado que a inteligência de Susan foi posta à prova como nunca! Uma ferramenta chamada ?Fortaleza Digital? foi criada. Essa, impede que as mensagens criptografaras fossem decodificadas, o que prejudicaria profundamente a segurança nacional americana. Só a um jeito de bloquear esse sistema, através de uma senha. Será que Susan será capaz de bloquear a evolução da Fortaleza Digital enquanto busca a verdade sobre a índole das pessoas que trabalham com ela na organização?

O livro é intenso do início ao fim! É surpreendente como Dan Brown pesquisou meticulosamente cada detalhe que colocou na história! Também é importante ressaltar que a cada página o leitor se depara com um plot twist diferente, deixando a história cada vez mais instigante.

Recomenda-se essa livro para os leitores que desejam apreciar um suspense avassalador.

Para mais resenhas, siga no Instagram: @livrostodososdias

luiza longhi 30/08/2021

fortaleza digital- Dan Brown
meu deus. que livro sensacional. foi o primeiro do dan brown que eu li e com certeza vou ler os outros, a escrita dele é incrível, o livro te prende muito e os personagens são bem desenvolvidos. só surto atrás de surto. 5 estrelas

Tassi 31/07/2022

a premissa é incrível mas peca em alguns pontos de construção.
Primeiro ponto, esse livro foi o primeiro do autor??? Mds isso é incrível o primeiro livro dele já tem uma premissa incrível! Eu realmente gostei muito da história no geral, já desconfiei do "culpado" por tudo desde é metade do livro, e em alguns aspectos e argumentos eu me desconectava um pouco da história por não achar que funcionários da NSA iriam argumentar de uma forma tão "não técnica" (kkkk dá pra entender? kkkk) Mas acho que pra um primeiro livro foi muito bom. No geral foi um história que me prendeu, com um historia muuuito interessante, Quero ler outras obras do autor.

Raul.Grenchi 17/01/2023

Não é uma obra perfeita, tem seus defeitos, ainda mais sendo a primeira publicada pelo autor, que posteriormente seria consagrado mundialmente. Tem horas que o enredo da até uma irritada por algumas situações meio forçadas, mas dá para ver todo o talento de Dan Brown, mesmo a obra sendo um pouco mais longa que o necessário sendo assim um pouco cansativa a leitura é muito fluida e escrita maravilhosa.

O tema é bem interessante, explorou muitas tecnologias da época e criou uma trama bem interessante.
Ainda quero ler as obras mais famosas do autor, mas essa com certeza vale a pena também.

Batatinha 04/06/2020

Tem primeira vez pra tudo.
Gostei bastante de Fortaleza Digital por trazer a essência de Dan Brown, mostrando assim que ele já possuía um bom estudo sobre o assunto abordado na obra, só fiquei um pouco incomodado com o final, basicamente a enrolação pra chegar naquilo, NAQUILO MESMO! Mas é apenas por eu já alimentar uma espectativa alta em relação aos romances dele, até entendo por ser a primeira obra do autor. No geral gostei bastante.