Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Jorisdana 06/01/2021

Dan Brown sendo o rei do smart thriller como sempre
Mais uma vez uma escrita maravilhosa, abordagens de assuntos complexos e interessantes, um suspense e reviravoltas incríveis. Nunca na minha vida pensei que seria algum suspense que envolvesse área da computação mas foi perfeitoo, incrível como Brown consegue fazer isso. Tirei meia estrela pois mesmo a linguagem sendo didática fiquei boiando em vários momentos no qual ele explicava coisas relacionadas a criptografia e computação. Amei demais, recomendo muito.

Andreza_ 21/01/2022

Meu preferido do autor
Sei que esse livro não é tão famoso quanto os demais do autor, mas é o que mais me conquistou. Fortaleza Digital é um suspense tecnológico com bastante ação e que te prende do início ao fim. Se você curte o estilo do Dan Brown, dê uma chance a esse livro. Não tem as questões religiosas que deixaram o autor famoso, mas o enredo tem as suas próprias peculiaridades.

camila 27/01/2010

O limite do preciosismo
Se Dan Brown é admirável pela capacidade que suas histórias têm em prender o leitor, perde todo o mérito quando, no meio da trama, nos deparamos com descrições que, querendo ser preciosistas, acabam sendo desnecessárias e inúteis.
Fortaleza Digital é o típico best seller: uma história envolvente, com personagens (principais) inteligentes e sensuais, as finalizações dos capítulos sempre com frases de efeito, "deixas" para provocar suspense, descrições e inforamções inúteis ao contexto e o que nao poderia faltar, o final feliz previsível que deixa os leitores menos exigentes satisfeitos.
Pra quem gosta desse tipo de leitura, cinco estrelas , mas no meu conceito, ganha duas pelo fato de o autor ter pesquisado a fundo para dar um embasamento e tornar a história bastante verossímil além de ser uma boa história pra matar o tempo, afinal talvez seja essa a única função dos best sellers.

Italo 14/02/2010minha estante
BRAVO! BRAVO! BRAVO! APOIADO!! este foi o melhor dele dentre os outros :D

Alessandra.Lemos 13/01/2023

Empolgante, mas não é dos melhores.
O livro é muito empolgante. Começa lento e com muitas informações do mundo computacional, que não entendo muito. Mas depois que engata, a vontade é ler de uma vez só.

Eu, antigamente, era apaixonada pelo modo de escrita ágil do Dan Brown. Depois de muito tempo sem ler nada dela, percebi que os capítulos curtos, que vão mudando de ambiente toda vez, me deixa cansada. Parece que estou vendo um filme com muitos cortes. Tive que parar a leitura, diversas vezes, pra respirar.

Tirando isso, história envolvente como os outros livros do Dan Brown. Da pra perceber bem que é um livro inicial e por isso, a narrativa é diferente dos outros, ainda mais da série do Langdon. Diferente porque os personagens não são tão bem construídos, então já num primeiro momento, da pra sacar o que está acontecendo.

Mesmo assim, gostei da leitura e recomendo. Ótimo pra sair da ressaca literária, se voce conseguir superar as primeiras páginas.

Day 06/08/2020

Eletrizante!
Se eu fosse seguir as críticas feitas ao livro, eu provavelmente não o teria lido. Decidi começar a ler os livros do Dan Brown e comecei por Fortaleza Digital bem desanimada por, pelo o que muitos dizem, esse ser o pior livro do autor. O que eu não esperava era que eu iria gostar demais da leitura!
No começo da história podemos notar que há muita repetitividade, é sempre a mesma tecla batida sobre o tal do algoritmo inquebrável, mas chega-se em certo ponto em que tudo começa a acontecer de forma muito eletrizante: são várias revelações, um plot-twist e uma corrida contra o tempo que te deixa apreensivo. Me senti totalmente presa à história e a cada capítulo que lia me dava cada vez mais vontade de continuar. Confesso que alguns pontos não são muito bem construídos e não senti que o final ficou bem amarrado, mas a experiência toda de leitura foi bem satisfatória.

Marlon Teske 26/08/2010

Livro Seção da Tarde
Segundo livro que leio do Dan Brown e confirmando o que já foi dito em outras resenhas, é a mesma receita de bolo. Não que o livro seja ruim (pelo contrário, curti bastante e li em praticamente de um dia pra outro de tão curioso que estava pelo final) mas ele utiliza o mesmo recheio "códigos - mocinha gênio - bobão genial herói"

Algumas situações são bastante cinematográficas, e isso não é uma crítica. O estilo rápido de narrar que o autor utiliza dá muito a impressão que estamos em meio a um filme de ação, com direito aos seus clichês como salvamentos milagrosos e pessoas desesperadas sobrepujando seus limites pra sobreviver. Irreal? Sim, mas dentro do estilo.

O final ficou um pouco a desejar pra mim, não de todo, mas foi algo meio incomodamente simplório. Até impensável que um bando de criptógrafos que deveriam ser os melhores do mundo ficassem correndo atrás do próprio rabo. E a cena do responsável pelos sistemas de informática em cima de um domo circular dando ordens me lembrou muito Street Figther e aquela bola que o Mike Bison (ou Vega, como preferirem) usava.

Lido em Setembro/2006

Douglas Mello 13/12/2021

Como todos os livros de Dan Brown, este também é perfeito. Somente nas últimas páginas se consegue descobrir quem é o vilão.
Uma narrativa eletrizante do início ao fim!

Ingryd44 07/07/2022

Primeiro livro do autor
Como gostei da série do autor com o professor Langdon como protagonista, tentei um livro diferente pois acreditei que gostaria também.
Quando li sobre o que o livro era e descobri que a protagonista era uma mulher super inteligente me animei na hora. Como em outros livros o autor fez personagens femininas incríveis achei que nesse também seria... que decepção.
A história é interessante com um plot que me surpreendeu, porém os personagens fazem coisas burras, demoram 20 páginas para concluir um pensamento/enigma que é lógico e óbvio mas ficam enrolando. Além, claro, da protagonista sem uma completa inútil. Acredito que os protagonistas estão lá para serem os heróis ou no mínimo os que se destacam, porém a Susan não serviu de nada além de ser o motivo de um dos personagens fazer a merda toda que ocorre no livro começar.
Esperava mais na questão da protagonista, mas o livro no geral, por ser o primeiro do autor, é aceitável e dá para se envolver na história.

Jackson 31/01/2021

1° livro de um autor com ideias misteriosas
Para quem nunca leu nada sobre Dan Brown esse livro é um ótimo prato de entrada.
O que mais me prendeu foi o enredo, apesar que a narrativa se arrastou do meio para o final.
Tecnologia, suspense e crimes são uma boa mistura para um primeiro livro.

yasmin 06/09/2021

já havia lido o código da vinci e senti que fortaleza digital tem basicamente a mesma pegada. computadores, códigos, charadas e etc. tinha abandonado esse livro, mas resolvi dar uma chance de novo esse mês e não me arrependi. o começo é bem parado, mas conforme as pessoas vão morrendo e os códigos vão sendo descobertos fica interessante.

@hobbiesdacindy 19/02/2022

Desde o comecinho eu já desconfiava que boa coisa a pessoa não era, para enviar um civil em uma busca por algo tão perigoso.

Os capítulos são curtinhos e variam entre personagens.

É bem gostoso e interessante de ler, porém eu estava na preguiça e demorei bem mais que o esperado.

Os plots são bons tbm, mas não sensacionais.

Ingrid72 26/12/2023

Good
Esse é o primeiro livro do escritor e apesar disso é muito bom,como tudo que Dan Brown escreve, envolvente, misterioso e bem desenvolvido.

huntero 31/12/2021

Em Fortaleza digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.