Fortaleza Digital

Fortaleza Digital Dan Brown

Resenhas - Fortaleza Digital

Michelle347 01/06/2020

Atual e desafiador
Este livro traz um tema muito atual que é o mudo digital. Dan Brown consegue nos prender na leitura de forma espetacular. Quando li não queria parar nunca. Era uma revelação atras de outra, tudo de tirar o folego.
Gostei muito desta leitura.

Ocelo.Moreira 20/09/2020

Muitos dos Ingredientes que Fariam de Dan Brown um Sucesso Mundial já Estavam Presentes em seu Primeiro Livro
Acho uma falácia quem diz que Dan Brown só se revelou como um excelente escritor de suspense a partir de O Código Da Vinci. É um equívoco quem pensa assim.

Eu por exemplo, gostei muito mais do livro Anjos e Demônios que fora o seu primeiro livro com o personagem Robert Langdon, do que propriamente O Código Da Vinci que fora escrito depois.

Ao ler Fortaleza Digital já notamos o talento, a aptidão e a destreza do autor para com o gênero literário que escolheu escrever.

Em seu primeiro livro já percebemos o talento singular como contador de histórias e muitos dos ingredientes que fariam com que Dan Brown fosse reconhecido como uma nova revelação dos livros de ação e suspense.

Em Fortaleza Digital já estavam presentes tais ingredientes sempre utilizados pelo autor: uma narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor do início ao fim e o fascínio exercício por códigos secretos.

O ponto negativo do livro está nos capítulos finais quando será revelado a chave para o código que intriga desde o começo da história. Ou seja, no momento de resolver a encriptação há uma delonga que se torna até meio chato. Parecido com o final de o senhor dos anéis no qual Frodo fica naquela se vai ou não destruir o anel!

Afora isso, o restante do livro é bastante satisfatório.

floresfaria 22/03/2021

Surpreendente como sempre...
Dan Brown realmente sabe nos envolver em uma boa ficção científica. Esse, assim como os outros livros do autor, é recheado de informações, que de início te deixam um pouco confuso (se você não tem o conhecimento da área), mas depois são esclarecidos de uma forma tão extraordinária que você não consegue parar de ler até chegar no final. Apesar dos inúmeros conceitos matemáticos e teorias da conspiração, é um livro super rápido e fácil de ler, com um final de tirar o fôlego!

Zack_Newton 10/03/2020

Um bom começo
Dan Brown sempre foi um dos meus autores favoritos e dessa vez ele não me decepcionou. Gostei bastante desse primeiro livro e ele só foi melhorando a partir dos próximos. Mesmo assim, senti aquele gosto de suspense ao estilo dele e o livro me surpreendeu bastante. Achei ótimo!

Jorisdana 06/01/2021

Dan Brown sendo o rei do smart thriller como sempre
Mais uma vez uma escrita maravilhosa, abordagens de assuntos complexos e interessantes, um suspense e reviravoltas incríveis. Nunca na minha vida pensei que seria algum suspense que envolvesse área da computação mas foi perfeitoo, incrível como Brown consegue fazer isso. Tirei meia estrela pois mesmo a linguagem sendo didática fiquei boiando em vários momentos no qual ele explicava coisas relacionadas a criptografia e computação. Amei demais, recomendo muito.

Ray 22/05/2020

Nada de novo?
? Fortaleza digital é o primeiro livro lançado por Dan Brown que mergulha fundo no mundo da tecnologia, comunicação e espionagem.
Publicado em 1998 o livro nós traz a história de Suzano Fletcher, uma criptógrafa da NSA, a agência de segurança nacional americana. Susan na sua folga, iria viajar com seu noivo quando é chamada por seu chefe devido uma emergência na Agência. Só que ela nem imagina que esta prestes a entrar em uma trama muito perigosa.

?No livro uma nova e intrigante algoritmo {Fortaleza digital} se torna uma ameaça quando nem o mais poderoso computador do mundo {Transltr} é capaz de decifra-lo.

?O inventor desse novo algorítimo, Ensei Tankado, morre de forma misteriosa e com isso deixa solto na cidade de Sevilla na Espanha aquela que pode ser a única chave capaz de desencripitar o algoritmo.Sem saber muito em quem confiar, Susan Fletcher vai tentar descobrir a verdade para salvar a nação e o amor de sua vida, David Becker.

??Não é o primeiro livro que li de Dan Brown, o último foi inferno, comparando os dois percebi muito a evolução do outro, inferno chega a ser nem melhor que Fortaleza digital. Uma das minhas maiores dificuldades foi as menções técnicas de tecnologia ( não entendo nada kkk) a história teve muitos altos e baixos, mas a quebra de espectativa e as revelações nós capítulos finais me faz gostar mais um pouco desse livro.

??Enfim o livro é uma prévia de todos os livros de Dan Brown pois contém seu estilo que está presente em todos seus livros: personagem principal inteligente com um coadjuvante que tem a missão de resolver um problemas que de preferência tenha impacto mundial ou nacional.

Aikamorah 30/07/2023

Agora um destino cruel os havia reunido pela última vez
Que maravilhosa experiência de releitura!

Nem lembro direito quando li este livro, acho que no ensino fundamental, e fiquei encantada com o estilo de escrita e a estrutura dos capítulos. Foi realmente o primeiro contado com Dan Brown.

Agora que li novamente, continuo encantada! Fiquei com muita raiva da minha inocência mesmo relendo cai em algumas reviravoltas kkkk

Apesar de ter lido devagar, é uma história emocionante/frenética, que se tiver tempo, você lê em pouquíssimos dias.

@blogleiturasdiarias 03/03/2020

Resenha | Fortaleza Digital
E mais uma vez, Dan Brown usa de seu brilhantismo para trazer um suspense de tirar o fôlego — que na realidade, cronologicamente, é sua primeira obra. Uma das poucas dele que não tinha lido, Fortaleza Digital, me surpreendeu, a seu modo.

A NSA — Agência de Segurança Nacional americana — é responsável por decodificar mensagens, trocadas através da internet, a fim de revelar planos terroristas e/ou qualquer tipo de ameaça que os EUA possa sofrer. Quando o computador responsável pelas decodificações — único capaz de quebrar todos os códigos do mundo — está há mais de 18 horas tentando quebrar um único código, é porque alguma coisa está errada. Susan Fletcher é a brilhante criptógrafa da organização, e será responsável por tentar descobrir a verdade do que pode ser o maior problema enfrentado pela NSA. Seria este código indecifrável? Quem está por trás da criação dele?

Os desenvolvimentos do autor são sempre excepcionais. Explorando assuntos e informações relevantes, seus enredos vão além da ficção. Claro que nem tudo transcrito é 100% verdade, porém entendermos melhor sobre determinada temática é de praxe. E isso é um dos motivos que me encanta na sua narrativa. Teorias que por vontade própria talvez nunca procurasse saber, são colocadas em xeques e nos faz refletir/pensar sobre. Lembrando que o livro foi escrito em 1998, e ainda assim, não deixa de ser atual.

Diferente das suas outras obras em que temos o professor Robert Langdon como peça central, aqui temos Susan como protagonista e secundários expressivos para todas as evidenciações. Não me enganei com caráter e personalidade de cada um, sendo um fator chave para as revelações da obra. É um recurso muito utilizado pelo escritor, e que definitivamente funciona para esconder possíveis culpados e inocentes da trama.

— Susan — disse Strathmore, em um tom de voz abafado. — Vai ser difícil aceitar isso de cara, mas ouça o que tenho a dizer. — Ele mordeu o lábio — Esse código em que o TRANSLTR está trabalhando é único. Não é nada parecido com o que já encontramos até agora. — Strathmore fez uma pausa, como se fosse difícil completar a frase. — Esse código é inquebrável." pág. 35

Falando sobre, não fui tão pega de surpresa por todas as descobertas. Específicas reviravoltas me chocaram e me puseram de boca aberta, no entanto outras me foram fáceis perceber quais seriam os caminhos trilhados. Acho que por ser a primeira história dele — e certos acontecimentos me lembrarem outros exemplares — fiquei antenada onde poderia aparecer o plot twist. Apesar das ressalvas ditas, nada atrapalhou o fato dele ter sido excelente e ter me conquistado.

Dados pessoais viajando no mundo da web e pessoas detendo o poder de acesso à eles é uma circunstância que impacta no primeiro momento. Por este motivo, possivelmente, que Fortaleza Digital seja viciante e tem tantos leitores o favoritando. Frenético e com capítulos curtos, é fácil se sentir imerso e virar as páginas rapidamente. Recomendado!

O final chega de forma eletrizante, trazendo toda as respostas e verdades. Ele é acelerado — no sentido de que ao mesmo tempo que responde as dúvidas deixadas, dá continuidade as situações — e nos deixa tensa até o epílogo. Não digo que é o melhor dele pois tenho outro como favorito, contudo tem seu valor e nos deixa claro quais são suas características de escrita.

Na parte física, gosto dessa capa quando comparada com a da versão econômica. É condizente com seu conteúdo, e o título também — inclusive sendo nome de algo destacável dentro do contexto. A diagramação é a padrão da editora Arqueiro, e a narrativa é feita em terceira pessoa por diversos pontos de vista — nos dando ampla visão da ambientação e do que esperar.

"Strathmore apertou alguns botos e leu a mensagem. Resmungou. Más notícias vindas da Espanha. Não do David Becker, mas da outra fonte que ele havia enviado para Sevilha." pág. 219

Com Fortaleza Digital lido, agora só falta Ponto de Impacto para finalizar todas as obras do Dan Brown. Tentarei ler até final de 2020, então vamos ver. Espero que tenham gostado!

site: https://diariasleituras.blogspot.com/2020/02/resenha-fortaleza-digital-dan-brown-editora-arqueiro.html

Julia.Galuppo 02/05/2021

Muito bom!
Dan Brown e suas reviravoltas surpreendentes fazem do livro uma caixinha de surpresas que te prende do início ao fim.

Nicole 15/03/2021

Dan brown sendo Dan brown
Gostei bastante, é um livro bem característico do autor, com uma pegada Black mirror e muito plot twist.

gabrieyre 12/05/2022

infelizmente não gostei do livro. primeiro que achei a história super parecida com anjos e demônios, só em cenários diferentes. segundo que as páginas e páginas de informações técnicas e de perseguições deixaram o livro super entediante... até ganharia um 3 se não tivesse tanta informação desnecessária mas as últimas 50 páginas tiraram essa possibilidade kkkk

Caroline 04/10/2020

Bem cansativo, achei a leitura arrastada, não me prendeu mas acredito que agrade ao público que entenda de tecnologias e programação.

Taysa.Nunes 28/09/2021

E não rendeu
Desde o ensino médio que eu tentava ler Fortaleza Digital (tenho 26 anos e terminei o ensino médio em 2012), mas após todo esse tempo, ainda assim, a narrativa não conseguiu me cativar. Tenho todos os livros de Dan Brown, mas Fortaleza Digital eu deixei pra ler por último - uma luta que eu retornei no ANO PASSADO. Não curti de jeito nenhum (e olhe que eu sou muito fã do autor).

P.S.: nota de carinho para o personagem David Becker, o póbi.
liviazinha 28/09/2021minha estante
perseverante kkkkk

Thainá Matos 29/01/2021

Esperava mais, repete varias vezes um loop entediante em alguns momentos.

Danny 21/08/2021

Esse livro é ótimo!
Para quem gosta de teorias da conspiração é fantástico. O tema que ela aborda é algo discutido há bastante tempo e que tem muitas controvérsias.
Aconselho a leitura!
Tania 21/08/2021minha estante
Gostei muito tmbm...ate agora não li nenhum livro do Dan Brown que não gostasse.. ??