De Lukov, Com Amor

De Lukov, Com Amor Mariana Zapata

Resenhas - De Lukov, Com Amor

kaylane 28/03/2023

Decepcionante
Inaugurando o hall dos piores do ano: de lukov, com amor.

a trama é lenta porque mais da metade dos capítulos (enormes, diga-se de passagem) são recheados por monólogos e explicações da jasmine. tudo isso torna uma narrativa que não vai pra frente e tudo que você quer é pular aquilo pra finalmente ver ela no gelo ou parando de brigar como uma adolescente. mais um ponto: a briga dela com o ivan é decepcionante. brigam como cão e gato e não é empolgante e sim uma rixinha boba.

se o leitor esperava ver mais da patinação no gelo ele logo deu de encontro com os conflitos que o esporte traz, não tiro o crédito da autora por ter explorado a dor do atleta que quer ser o melhor, mas o caminho que ela seguiu foi de um treinamento com os personagens então a gente não tem muito o que esperar das competições e tudo que envolve o esporte porque a trama é mais pessoal.

apesar de toda a enrolação que enche os capítulos, a determinação da jasmine é admirável e o ivan é um homem fofo, mas o relacionamento dos dois, pra mim, não foi algo arrebatador porque eu tava muito ocupada pensando que a autora só conhecia as mesmas palavras. a narrativa se perde no meio de palavrões e jesus cristo e deus, e eu tinha a impressão que ser agressiva é o que tornava a jasmine uma personagem de "personalidade forte".

não temos um encontro melhor do que é ser o ivan lukov longe dos patins e da jasmine, muito menos da família dele e da karina. enfim, os protagonistas não são os mais cativantes e por isso minha nota foi baixa, porque a sensação que eu tenho é que foi um alívio ter terminado isso antes de entrar num bloqueio literário.
xoxoanalu 30/03/2023minha estante
eu concordo com tudo o que vc disse !!! nossa, eu odiei esse livro com todas as minhas forças

xoxoanalu 30/03/2023minha estante
para não entrar em bloqueio literário, comecei a ler um livrinho bobo legal enquanto lia essa bomba. funcionou ??

kaylane 01/04/2023minha estante
esse livro eh uma bomba me senti lendo uma fanfic mal feita de 2015 intankavel

Amanda.Diniz 19/02/2023

Fake News
O booktok me prometeu uma história de amor ardente e quando vi que era rivals to lovers e slow burn criei várias expectativas, mas a história é 99% slow e só 1% burn. E eu só consegui pegar gosto depois da metade do livro pq não tava aguentando mais a Jasmine (eu provavelmente seria tão dramática quanto, mas ninguém precisa ler os meus pensamentos).
O Ivan é ótimo e a história é bem legal até, mas esses pontos acima me incomodaram.
Sarah 19/02/2023minha estante
Sim cara e ela pensa DEMAIS, mil paginas só pra contar uma história pequena

Naty 19/02/2023minha estante
Eu odiava tanto a Jasmine, depois de um tempo apenas comecei a aceitar, nas últimas páginas passei a gostar dela, mas no começo quase abandonei por causa dela

Amanda.Diniz 19/02/2023minha estante
Eu tbm quase abandonei por causa dela.
Ela devia investir em umas várias sessões de terapia.

maybe_smari 07/04/2023

Como sou sozinha
Eu saí com a sensação de que panfletam esse livro errado, mas é tão bom que até não sendo o que você esperava, ele se sai bem.

Esperava, até pelos comentários, algo mais puxado pro tóxico, mas isso aqui é simplesmente a coisa mais linda que eu li em tempos.

Em alguns momentos achei que a autora enrolou um pouco a história e muita coisa ficou pro final, mas ainda assim é incrível, personagens bem construídos e a relação é super bem desenvolvida. Um enemies to friends to lovers pra favoritar.
Liv 07/04/2023minha estante
Lindo,lindo

Michele481 07/04/2023minha estante
Eu amo esse livro, me impactou de uma forma, só o final que eu não gostei

CamilaI 07/04/2023minha estante
Esse livro é incrível. Amei demais ele.

Jessica 02/07/2023

Que vontade de patinar no gelo.
Eu não costumo gostar muito de enemies to lovers ? acho um pouco infantil de mais as vezes ? porém eu gostei muito desse aqui. Acredito que o fato de ser um slow born e a autora saber trabalhar muito bem o desenvolvimento do casal, fazendo eles virarem amigos antes de qualquer relacionamento faz com que seja muito pefeito.
Esse é o segundo livro que eu leio da Mariana Zapata, o primeiro "A Muralha de Winnipeg e Eu" é meu favorito. Ele me fez quererem ler tudo que a autora publicar. Então, decidi ler "De Lukov" por ser o mais famoso e apesar de não ter sentido a mesma vontade louca der reler como senti  quando acabou a Muralha, no final terminei muito satisfeita e querendo ler ainda mais os livros da autora.
Ana Maria 02/07/2023minha estante
A muralha de Winnipeg e Eu é meu favorito também

Ana Maria 02/07/2023minha estante
Amiga, tem ?espere por mim? que é da melhor amiga da Van, Diana. Acredito que vc vai adorar, é meu segundo favorito

Jessica 02/07/2023minha estante
Já ta na minha lista pra ler

Madu 22/08/2021

Muita gente falando desse livro e eu fui resolver ler. O começo, pra mim, foi incrivelmente difícil porque Jas e Ivan (apesar de terem 26 e 30 anos) se comportavam muito como crianças, isso deixou o começo do livro um pouco chato. Sei que o conceito do livro é enemies to lovers, mas o nível desse enemies deles dois era basicamente de dois adolescentes. No começo, foi difícil pra eu conseguir enxergar eles como adultos, mas QUE BOM que eu não abandonei a leitura porque eu descobri que o livro é muito gostosinho de ler. Apaixonei de verdade! Queria mais e mais da história deles dois, nossa, acabei aqui e vou sofrer com saudade dos dois. Amei
Eduarda_Benite 22/08/2021minha estante
Pra mim foi muito difícil até a matade, no final não achei grandes coisas mas acaba melhorando hahhaha

Madu 22/08/2021minha estante
Juro que cheguei a pensar em abandonar, MEU DEUS kkkkkkk haja paciência, mas td mundo falando que era perfeito e eu????? ainda bem que melhorou mesmo kkkkk

Eduarda_Benite 22/08/2021minha estante
Simmmm concordo muito eu fiquei com um ódio tremendo, parecia criança de 15 anos. Eu gostei mas também não é isso tudo acho q dei 3,5

Lara 13/02/2022

Gostei bastante do casal principal eles eram divertidos e contruiram um amizade muito bonita, mas acho q senti falta das competições.
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Helena 15/02/2022minha estante
Estou na metade do livro, e achei que teria competição, não faz nem sentindo não ter, afinal, tudo começou com eles ficando juntos para competirem, ganharem e tudo o mais...

Lara 18/02/2022minha estante
Exatamenta, fiquei bem decepcionada com isso no livro

eli 14/05/2021

O recomendado que eu nunca irei esquecer
Temos aqui um queridíssimo enemies to friends to lovers em slowburn que eu decidi que vai morar no meu coração para sempre? E para todos aqueles que já leram esse livro, não preciso nem explicar o porquê.

(Any do céu, obrigado por me recomendar From Lukov with Love)

Mas, para aqueles que AINDA não leram e que vão ler, Ivan Lukov é uma espécime em extinção, Jasmine é a garota mais sortuda do mundo e não sei realmente se apenas ela é a sortuda ali, já que o Ivan é tão sortudo quanto ela por tê-la. E assim, acho que esse slowburn é tão bom porque quando o romance acontece, quando eles percebem que estão apaixonados, a autora entrega tudo o que nós que estamos lendo queríamos! Além de que ENEMIES TO LOVERS É QUASE O MELHOR TIPO DE ROMANCE!!!

O final pode ser um pouco corrido? Pode. Mas isso não diminui em nada a beleza de toda a história, ou o peso do próprio final em que eles? Não vou contar. E acho que mesmo para aqueles que não gostam de romance ou estão tentando experimentar o gênero, esse livro é uma ótima opção, já que até o plano de fundo onde tudo acontece é lindo?

? Patinação artística???? Sabe???? Quem não acha lindo?????
Lari 14/05/2021minha estante
eu amoooo

eli 14/05/2021minha estante
Eu tambemmmm aaaaa (estamos pulando de mãos dadas surtando que nem a Barbie e o Ken?)

any 15/05/2021minha estante
de nada amg

Aline Michele 12/09/2022

"Quero ver você tentar"
Sinopse à lá Disney: História de dois patinadores artísticos, que não se dão bem, mas que são obrigados a trabalharem juntos.

De Lukov, com amor é aquele livro que você não dá nada e entrega tudo!

Ele ficou um tempão baixado na minha biblioteca do KU e eu fico me perguntando por que não li antes.

A escrita da Mariana Zapata é uma delícia, ela vai aquecendo a história aos poucos e criou personagens maravilhosos. Eu leria mais uns dez capítulos sobre eles fácil.

Por falar em personagens, os dois protagonistas são excelentes e os coadjuvantes também, não que eles apareçam tanto, mas nas vezes que aparecem dão o tom e a profundidade certas para a história.

O livro é narrado pela Jasmine, mas tenho a impressão que mesmo não narrando Ivan é o cara da história. Tudo meio que gira em torno dele, e isso foi tão bom. Eu poderia dizer que ele é perfeito, é isso não seria mentira. As atitudes, o que ele fala e como se comporta, é perfeito. Não tenho outra palavra.

A Jasmine é aquela personagem meio rabugenta que eu amei também. Ela é verdadeira, sabe? Me identifiquei com ela em vários momentos, sinceridade as vezes nos coloca em maus lençóis, mas é muito mais fácil ser assim.

Esse é aquele romance slowborn e eu também amei o livro por isso. Eu detesto aquelas pessoas que se amam perdidamente em menos de um mês (as vezes uma semana), porque eu acho que isso não acontece na vida real. A autora vai preparando o terreno aos poucos, com calma e acabou sendo um acerto daqueles.

Eu gosto de livros com humor, e vou te dizer que esse aqui é o paraíso. As pequenas discussões, o que se passa na cabeça da Jas e a parte do fígado são maravilhosas. Nada foi forçado, e ela chamando-o de satã foi ótimo também.

Eu fico com receio de fazer resenha de livros que eu adoro, porque vai que eu escrevo besteira aqui e a pessoa desiste de ler e essa maravilha fica encostada na estante ou na biblioteca virtual e enfim rsrs. Leiam, vale a pena.

Eu vou reler com certeza.

Nilma 12/09/2022minha estante
Quero ler, e sua resenha foi a pedra que faltava pra confirmar! ? obg

Aline Michele 12/09/2022minha estante
Nilma é ótimo, amei

DANILÃO1505 12/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Larissa 04/06/2021

Incrível.
Acompanhar a trajetória desses dois foi simplesmente incrível. Vê-los de formas tão vulneráveis, nos faz ver e quase entender a vida dos patinadores que passam por isso regularmente. É uma história linda e eu amei cada momento dela.
Super recomendo. 5?
Biadias13 04/06/2021minha estante
Eu também amo esse livro ??

Expresso Entrelinhas 04/06/2021minha estante
Ele é perfeito ?

Cris 04/06/2021minha estante
E bem legal

Gabriela 01/01/2022

O livro é muito bom. Para pessoas como eu que gosta de sempre estar inovando nos espaços da leitura, esse espaço da patinação artística foi incrível. A Jasmine é uma personagem forte, dura na queda(literalmente) e sempre tenta fazer o melhor que ela pode pensando sempre em se superar no que ela já é perfeita. É engraçada e gosta de xingar e meter porrada nos outros (Paul que o diga). O Ivan, vulgo, Satã, me deixou meio desconfiada no começo, mas... ELE É UM AMORZINHO. O livro demora muito pra começar o romance deles, praticamente no finalzinho já, mas o processo que leva é longo e nada cansativo, na verdade é bem engraçado e começamos a ver várias faces dos personagens. A Jasmine com a família incrível dela e Ivan que chega com tudo na vida da Jasmine com a maior proposta da vida dela.
Eu recomendo muito essa livro, vai te fazer rir muito, ficar um pouco triste, mas acima de tudo, com o coração quentinho.
ana clara 02/01/2022minha estante
ok, n acredito q aquela praga de lukov seja amorzinho. Tenho q ler

Gabriela 02/01/2022minha estante
Eu te juro, você vai ficar tão boiola com ele kkkkkkkkk

ana clara 02/01/2022minha estante
tô torcendo aqui pra isso!!! kkkkkkkkk

Poltrona Literária 09/01/2022

De Lukov, com amor
[Releitura]

Eu vi uma fanart e alguns quotes no Twitter que me deixaram com vontade de reler. Esse livro é tão fofo e me deixa com o coração tão ??. Ivan Lukov saiba q vc é perfeito.

Uma das coisas que amo nesse livro é q eu me identifico com a Jasmine em vários momentos, com os sentimentos dela em relação a família, a sua paixão e ao próprio Ivan, a evolução dela é ??????

!!! possível spoiler a seguir:
?? Porque eu não me importo que você tenha dez outras pessoas como suas favoritas. Você sempre será a minha pessoa favorita. Sempre. Não importa como.? Essa parte me pega de um jeito que mds ?
Ketlynn 09/01/2022minha estante
Eu queria muito que tivesse a versão narrada por Lukov...esse livro é perfeito

roberta 09/01/2022minha estante
AAAA, deu saudades dele

Poltrona Literária 09/01/2022minha estante
Meu Deus sim???? Um livro do ponto de vista dele seria perfeito

Francini Farias 29/07/2021

Ótima Surpresa
Vi a indicação desse livro pelo Skoob e abrir interessante, pensei que seria totalmente clichê, mas né surpreendeu de uma forma ótima. O livro e muito bem escrito e os personagens apaixonantes. Muito bonito de ver como o amor que já existia entre eles mas era incompreendido.
Rhana 29/07/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

Francini Farias 30/07/2021minha estante
Olha eu vou te passar que tem palavrão e uma cena de sexo. Acho que depende da liberdade rsrs eu sou um pouco neurótica então vou te dizer para maiores de idade. Rsrs

Rhana 30/07/2021minha estante
Ok, obrigadaaaaaa

camivitoriag 24/06/2023

ODIEI. uma bomba
Na moral, odiei o livro. li até o final pra ver se em algum momento ficaria bom, mas não ficou. Achei ambos os personagens insuportáveis, a história muito mal escrita. PÉSSIMO
mundo.diferente 24/06/2023minha estante

Gabi Naves 24/06/2023minha estante
Senti o mesmo rs bom saber que não sou a única. A diferença é que eu larguei mesmo o livro e não consegui ler até o final

bibireaderz 26/06/2023minha estante
comecei achando que era bom, mas fui ler as resenhas.. misericórdia, vou ler só pra tirar minha própria conclusão (se eu não abandonar o livro)

Luli 25/06/2023

Quero ler todos os livros dessa autora
Não estava com muita expectativa com esse livro, mas me surpreendi é um romance fofo e bem construído. A garra da personagem principal e o carinho que o mocinho tem por ela aquece o coração. Quero ler todos os outros livros dessa autora.
Wzielle 25/06/2023minha estante
Já li ele também? também dei a mesma nota?.. muito bom ele

Wzielle 25/06/2023minha estante
Tenho vontade ler o espere por mim da mesma autora ??

Larissa 25/06/2023minha estante
Ela é a minha autora favorita

arilopes 25/04/2023

De Lukov, Com Amor
Para início dos debates em torno deste livro, saliento que a escrita de Zapata não tem nada de revolucionária, porém asseguro-lhes que está longe de ser monótona. O fato é que Zapata transcorreu sua narrativa sem nenhum percalço, apresentando a história ? unilateral ? de Jasmine Santos.

Antes de focar em alguns pontos críticos, desejo enfatizar que a forma que Zapata abordou os laços familiares de Jasmine foi reconfortante. Um lar repleto de amor, apoio incondicional, confiança e de invetivo, acredito que para a maioria das pessoas isso não seja comum ou, no minímo, é um espaço invejável. A mãe e os irmãos de Jasmine são umas figuras, principalmente, o Jojo. São personagens secundários que abrilhantam ainda mais a trama ? gostaria de ter visto mais do Seb e da Tali ? e dão a maior força na realização do propósito de Jas. E por mencionar propósito, Zapata trata com exatidão o quão doloroso, desafiador e solitário é abrir mão de momentos com a família ou amigos para vivenciar ou ao menos experienciar os seus sonhos. Jasmine é um exemplo disso, de como seguir seus sonhos exige que façamos escolhas, que sob o ponto de vista de terceiros, parecem egoístas.

Outrossim, e isso é raro acontecer, mas Jasmine, às vezes, me dava nos nervos e muito disso é motivado pelo seu temperamento um tanto explosivo, embora ela compensasse com bom humor e um vocabulário restrito de palavrões. Quanto ao Ivan, é quase como se fosse tudo sobre a Jasmine ? por isso "história unilateral" ?, gostaria de ter visto um lado mais íntimo do personagem. Todavia, Zapata apenas tratou da trajetória de Jas, menosprezando um personagem com falhas, medos e/ou inseguranças tanto quanto nos foi apresentado. É nesse aspecto que a capacidade de Zapata de mesclar as tramas e conflitos internos de Ivan se mostrou rasa, ou melhor, inexistente. E, por favor, cansando de homens escritos por mulheres que são a utopia entre os outros homens; Atlas Corrigan, Adam Carlsen, Rhysand e agora Ivan Lukov apenas criam uma expectativa inatingível e, para mim, um sentimento de insuficiência.

Ademais, quero destacar o quão abruptamente Jasmine percebe que ama Ivan, é óbvio que percebemos que Ivan, desde o começo, tem segundas intenções com Jas ? na verdade, é uma baita de uma tesão reprimida. Entretanto, o mesmo não acontece com Jasmine, existe certa inocência na parceria deles por parte dela, Zapata poderia ter adicionados momentos em que Jas questionaria a sua relação com Ivan. Em outras palavras, Zapata esqueceu de plantar a semente da dúvida. Outro ponto, é que não vemos praticamente nada sobre os treinos de Ivan e Jasmine, não existem detalhes do treino que ambos realizam no Complexo Lukov ? apenas descrições do andamento e da rotina cansativa. Isso sem mencionar que após o incidente de Jasmine as semanas que ela passa se recuperando e na casa de Ivan são resumidas em parágrafos, não dando margem para momentos que culminariam na aproximação dos personagens como casal e em cenas exóticas que tardaram a acontecer ? adianto que é apenas uma cena e que parece muito com algo tirado do wattpad.

Em síntese, De Lukov, Com Amor versa mais sobre a evolução pessoal e profissional de Jasmine do que, necessariamente, a construção do romance entre os personagens ? para os curiosos, é meu tipo de romance favorito: enemies to lovers. E engana-se quem acredita que a patinação artística é o foco, é meramente um plano de fundo. E como cereja do bolo, os quinze por cento finais do livro transcorrem de forma atropelada, resumindo os acontecimentos e não descrevendo as apresentações da dupla. Sinceramente, esperava mais deste livro, não estou decepcionado, porém ávido por mais do universo da patinação artística, das imperfeições de Ivan e de um romance que me fizesse se apaixonar junto com os personagens, o que, claramente, não aconteceu em nenhum momento.

"Ninguém faz nada com sua vida se passá-la comparando-a à de outras pessoas."

"Preocupar-me em ser um fracasso e uma decepção não eram coisas que se podia consertar. Eles estavam lá. O tempo todo."

"Você não se torna bom em uma coisa sem sacrificar algo para ganhar tempo."
isa! 27/04/2023minha estante
genteeee. tô chocada em como essa questão da unilateralidade é real e percebo isso em várias histórias desse gênero, onde todos os sensações dos personagens giram em torno da protagonista. e, sim, amigo, você falou tuuuudo. precisamos ler sobre pessoas reais - não que não seja legal se apaixonar por algo inexistente hehe - com sentimentos verdadeiros para que possamos acreditar que o amor não é uma invenção da literatura - apesar de talvez ser? e homens acessíveis, por favoooor! como posso encontrar um adam carlsen no brasil? enfim, amei a sua resenha como sempre e até pretendo ler o livro justamente pela boa relação familiar que você escreveu. o que seria de nós se não fossemos abençoados por bons livros que curam onde doí?

arilopes 29/04/2023minha estante
dificilmente você encontrará um adam, é mais fácil um arilson hehe e que bom que plantei o desejo de ler esse livro ? estarei esperando pela resenha! eu nada seria sem os meus livros, é devido a eles que aprendi a lidar com minhas dores e percebi que os outros também têm dores semelhantes ? o complexo de que você é único a sentir aquela dor é muito egoísta e burro.

arilopes 26/12/2023minha estante
incentivo*