Meninas selvagens

Meninas selvagens Rory Power

Resenhas - Meninas Selvagens

Carolina 26/06/2023

Terror feminista?
Apesar de venderem o livro como terror feminista, não há nada referente ao feminismo no livro. O terror é bem representado na forma como as meninas veem as mudanças biológicas que a Tox causa (inclusive é muito legal ver como a doença se manifesta em cada pessoa). Achei que a autora poderia ter explorado mais a doença, como ela surgiu e como ela se manifesta de acordo com os hormônios femininos, assim acredito que não ficaria tão confuso de entender algumas partes da história.
Acho que depois de um 70/80% o livro fica muito rápido e as coisas que acontecem são pouco desenvolvidas, o que deixa o final muito aberto e mal explicado.
Apesar disso achei o livro bem legal, vale a pena a leitura!

Gabriela 23/06/2023

Um terror não feminista
É importante começar ressaltando que NÃO é um terror feminista. Não tem nenhuma luta social contra o machismo e o patriarcado, não tem nenhum feminismo.

Hetty está presa a mais de um ano na ilha raxter, em um internato para garotas, após uma doença misteriosa se alastrar por toda a ilha, tomando a natureza e as meninas.

Com exceção de uma das professoras e de três meninas escolhidas para pegarem os suprimentos enviados pela marinha na costa, ninguém pode ultrapassar as grades do internato, sob um regime de quarentena rígido. As autoridades prometem uma cura que nunca chega e em um ano tudo continua igual, exceto que não. Em poucos dias, tudo pode desmoronar. Hetty, byatt e reese precisarão lidar com as consequências que uma teia de segredos pode causar após a ruptura.

A premissa é muito interessante, os personagens são coerentes com a situação em que estão, mas alguns como welch e a diretora foram mal aproveitados na minha opinião.

A escrita é muito boa, mesmo, inclusive um dos pontos fortes pra mim foram os capítulos narrados pela byatt, porque faz sentido e realmente mostra como a personagem se sentia e enxergava o mundo naquelas condições.

O ritmo da história é bom até 70% do livro mais ou menos, realmente bem desenvolvido na medida do possível, mas quanto mais se aproximava do final mais corrido parecia, apressado demais. O livro cria muitas perguntas e não dá repostas para a maioria delas.

MAS é compreensível, uma vez que o livro é narrado em primeira pessoa pelas meninas que sabem muito pouco e estão descobrindo junto com a gente, o final é justificável. Eu particularmente não gosto de finais abertos, mas nesse caso acho que fez todo o sentido a forma que o livro acabou, porém havia algumas explicações que eu fazia questão e ficaram por isso mesmo.

Mas acho que o objetivo era esse, é um livro para causar incômodo. A história demonstra o horror pelos olhos de quem o está vivendo, as incertezas das meninas quanto a ameaça biológica que está às dominando, o medo, o egoísmo, a culpa e todos os sentimentos envolvidos nas ações que elas tomaram para sobreviver.

É fascinante ver a personalidade das protagonistas se revelando ao decorrer da trama e também a relação entre elas, principalmente como a hetty enxerga cada uma das "suas meninas".

No mais é uma boa leitura, que entretém, chocando em alguns momentos e emocionando em outros. A quantidade certa de tensão e suspense, uma gota de romance e uma dúzia de perguntas sem respostas.

cf.emy 22/06/2023

Essa livro me prendeu mt, tem uma boa estrutura e uma boa escrita, uma história incrível e intrigante. As personagens são incríveis também. Gostei da forma como as coisas aconteceram, como a história fluiu. E, além de tudo, gostei das resse e hetty juntinhas, lindas. Mas odiei o final, a forma vaga como acabou, não deixou os fatos explícitos, muitas perguntas.

Bmtts 22/06/2023

É uma das minhas capas favoritas
Eu quero ler esse livro, desse quando ele foi publicado no Brasil.
Foi um bom livro pra passar o tempo, não tem nada demais na história.
Eu gostei das três personagens principais.
A parte sobre quem é o "vilão" é muito doida, corrida e mal explicada.
O final é aberto, o que faz sentido já que esse livro não tem sentido nenhum.

gio ;) 18/06/2023

Mas que 🤬 #$%!& ?????!
Em meio a uma epidemia, meninas isoladas em um colégio sofrem com poucos mantimentos, uma doença desconhecida e com a falta de contato com o mundo exterior.
O livro é intrigante até certo ponto, em 60% do livro ele acaba se tornando um pouco monótono e repetitivo; nao achei nada muito feminista na trama e achei que ela ficou muito mal explicada.
Acho sim, que o assunto poderia ter sido bem mais aprofundado, e que as personagens poderiam ter sido mais aprofundadas, principalmente a Reese e a Hetty (e o relacionamento de ambas também ). Odiei o fim pois teve um final aberto o qual pode ter tido pelo menos 1000 chances de ter dado errado e eu preferia saber logo oq que aconteceu.

Clara 18/06/2023

Esperava muuuito mais. A história tinha tanto potencial, mas foi tudo muito raso. O final é simplesmente horrível e literalmente nada foi respondido. Entendi po*** nenhuma :)
erika 20/06/2023minha estante
fala mesmo

Cami_mg 18/06/2023

Não comecei a ler o livro com muitas expectativas, por já ter ouvido falar dele por outras pessoas. A história tem muito potencial, a premissa é boa mas a execução nem tanto.

Tanto para explorar e a autora o faz de forma rasa, sem desenvolver a doença, Tox, a trama da Welch, da Diretora e da Taylor, a falta de profundidade no relacionamento da Hetty e da Resee, que pra mim faria muito mais sentido se a hetty estivesse apaixonada pela Byatt e me teria feito torcer um pouco mais pelo casal, já que sua relação é mais aprofundada.

Li até o final pois me deixou curiosa, porém acabei sem respostas e insatisfeita.

Sara277 16/06/2023

Achei razoável, não é um livro muito bom, mas tbm não é tão ruim. Eu achei a escrita confusa, tipo, tinha vezes q eu tinha q ficar lendo dnv pq não conseguia entender. Outra coisa, o livro fala ser um terror feminista, mas eu não achei nada de feminista.

Rebeca 15/06/2023

Não creio
Amei, cheio de surpresas e reviravoltas, valeu muito a pena a leitura. Te prende só início ao fim, não consegui parar de ler, só queria saber o que ia acontecer no final. Minha única crítica é que ficou meio que em aberto, mas tirando isso tá perfeito

Fernandes83 15/06/2023

Nem ruim, nem bom
É isso (ponto)!
Acho que todo mundo já avisou aqui: é uma história de mulheres, mas nem por isso feminista. E sinceramente, tbm não parece um livro de terror.
Não achei o livro ruim, mas não é o meu tipo de livro. Não foi uma história que me pegou, por mais que tivesse me deixado curiosa. O fato do livro ter um final em aberto, também não é uma questão que me incomodou, fiquei tranquila com relação a isso, mas também já estava meio de saco cheio do livro. Hahaha
A narrativa é boa, a estranheza da história também, já as personagens, achei bem confusas, faltou uma profundidade ( não necessariamente nas principais, mas nas outras que são importantes para o arco da história).

Do meio para o final foi uma explosão de eventos que não parecem naturais para a história e sim, que foram jogados ali para terminar o livro. Achei que não foi ruim, mas tbm não foi bom, só um livrinho que passou por mim para sair da zona de conforto mesmo.

Stephanie.Moraes 05/06/2023

Eu preciso da continuação desse livro
Esse livro tem uma história tão boa e marcante que eu não posso aceitar aquele como o final oficial. Preciso de uma continuação, preciso de respostas!
Um livro com intrigas, egoísmo, mentiras e coragem.
Espero que seja feito um livro para entendermos tudo em volta da TOX.