Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

iane.books 04/09/2023

Por que amamos
De longe, a melhor leitura do ano.
Apesar da complexidade do tema abordado, Renato Nogueira consegue transmitir tudo de uma forma simples de se compreender.
A cada novo capítulo, ele começa trazendo uma história, um mito, um conto que converge com a temática do capítulo. Simplesmente incrível!!
Concluí essa leitura há um tempo, mas sigo digerindo tudo que me foi apresentado nela.

Sunshine 09/09/2023

?????
Leitura super fluída, bem contextualizada.
Gostei de como as histórias já conhecidas do nosso dia a dia foram utilizadas como embasamento para pontuar questões importantes para os relacionamentos.
Muito bom ter uma leitura que demonstra que mais pessoas pensam como eu quando o questio é amar

renata 13/09/2023

?Por que amamos? é um compilado excepcional de explicações científicas, filosofias e mitos orientais, ocidentais e africanos que tem como cerne debater sobre esse sentimento célebre e atemporal que é o amor.
Com uma escrita simples, fluída e sem julgamentos, Renato Noguera estrutura lindamente seu estudo discorrendo sobre os diferentes pontos de vista e manifestações que essa emoção abrange.
Acredito que esse livro tenha chegado até mim no momento certo. Ando enfrentando muitas questões relacionadas ao afeto que possuo, cultivo e exprimo tanto comigo mesma quanto com as pessoas a minha volta, e creio que, após essa leitura, um trabalho envolvendo compreensão, cuidado, dedicação e ternura iniciou-se dentro de mim. Espero um dia amadurecê-lo o suficiente para desvelá-lo ao mundo. Espero um dia poder experienciar com intensidade, profundidade e sinceridade o que de fato é o amor.
Amar é algo inerente ao ser humano, amar é um ato político. Nós amamos simplesmente porque estamos vivos.

Isa 24/09/2023

Amar é um ato político.
Leitura extremamente fluida, com muito contexto histórico, cultural e científico, que em resumo, são um conjunto de coisas que me encantam! adorei a leveza que o noguera traz ao falar sobre todos os tipos de amor e, como conta histórias que te prendem e te fazem pensar durante dias. amei conhecer mais sobre diversas histórias asiáticas, gregas e, sobre como de fato, amar é um ato político e, como todo fazer político, o amor encontra desafios.

?nós amamos porque precisamos de outra pessoas para percorrer a vida, contar e conhecer novas histórias. nós amamos porque sentimos falta de coisas que não temos e, acima de tudo, porque o nosso desejo busca se saciar no que está fora de nós - e sem desejo a vida seria insuportável.?

em resumo, a resposta é bem simples: nós amamos porque estamos vivos! ?

Kamila 28/09/2023

é um mergulho no universo do amor.
Amei! abordou de tantas maneiras o amor me impressionou por que é uma leitura fluída mesmo citando em aspectos mitológicos, filosóficos? gostei bastante ler livro é sempre uma grande surpresa sempre tem uma parte que fica em nós e que se encaixa perfeitamente nas nossas vivências.

Rafa Moral 08/10/2023

Obra de primeira qualidade!
Gostei muito de ler esse livro. Achei bem importante que Noguera coloca o amar como um ato político na medida em que envolve a constante necessidade de gerir interesses, vontades, desejos etc. nas relações com as pessoas que amamos. E isso é um constante desafio na vida das pessoas.

O autor traz saberes filosóficos, míticos e culturais de várias sociedades (temporalmente próximas ou não) que podem nos ajudar a responder esse desafio de maneiras mais adequadas - particularmente, as histórias de Naiá e Jaci, bem como a filosofia dagara e a lenda do Imperador Celeste e Orihime me deixaram muito interessado em conhecer esses saberes mais a fundo.

Todas as pessoas deviam ler esse livro.

nabi, 10/10/2023

Nós amamos porque estamos vivos.
Essa foi a leitura mais tocante e produtiva que tive esse ano. O que esse livro ensinou é algo para levar pra vida e para todos os relacionamentos. A forma como complementou e acrescentou novas idéias sobre o amor e que principalmente que é muito mais do que falar sobre o amor, é sobre amar.
"Nós amamos porque precisamos de outra pessoa para percorrer os caminhos da vida, contar e conhecer novas histórias. Nós amamos porque sentimos falta de coisas que não temos e, acima de tudo, porque o nosso desejo busca saciar no que está fora de nós." "A vida impõe a vontade de amar."

magika 11/10/2023

ludo indicações ?
maravilhosa indicação do ludoviajante. obrigada por sempre indicar boas leituras, ludinho!!
o livro tem histórias e mitologias tão boas!! passou tão rapidamente, li em 1 ou 2 dias.
leitura super indicada. leia 'por que amamos' !!!

CharlesSouto 26/11/2023

Acreditava encontrar aqui contexto e referências ao amor em diversas culturas e tempos. Contudo topei com uma obra de citações recheadas de conselhos e lições.

Lições. Se boas ou más aí depende de quem for ler e se tá afim de obter lições.

Adriana Procópio 20/05/2024

Ah amor ...
Livro é um compilado histórico de como se deu o conceito de amor em diferentes épocas e sociedades.
um ponto de partida pra quem deseja aprender mais sobre relações amorosas.

Carolina2469 22/12/2023

Por que amamos:
E enfim a pergunta, por que amamos?:
"Nós amamos porque precisamos de outra pessoa para percorrer os
caminhos da vida, contar e conhecer novas histórias. Nós amamos porque
sentimos falta de coisas que não temos e, acima de tudo, porque o nosso
desejo busca se saciar no que está fora de nós ? e sem desejo a vida seria
insuportável."

"Nós amamos porque estamos vivos. A vida impõe a vontade
de amar. O que nos cabe é encontrar uma boa história para essa aventura."

Ameii, acho que todo mundo deveria ler esse livro, tanto para entender um pouco mais sobre o amor e também por conhecer novas histórias e mitos sobre o amor em si.

maybe_smari 28/12/2023

Quanto à escrita, nada a reclamar, livro dinâmico, de leitura acessível e repertórios populares que tornam mais fácil a absorção das ideias.

é um livro consideravelmente rápido, mas que te faz pensar por um bom tempo. Percebi que eu mesma cheguei com muitas ideias conservadoras nessa leitura e agora tenho muito a analisar e refletir sobre mim mesma, minhas relações e o que quero levar pra vida.

Lathara 03/01/2024

A quebra do amor Romântico
Existe uma ideia do amor romântico que nos aprisiona em realidades que não são as nossas e nos afastam da felicidade sob o manto da busca do final feliz de conto de fadas. Atravessando plurais mitos, Renato Noguera abre um diálogo sobre as percepções do amor e de suas nuances.

Carlos.Junior 04/01/2024

0/10
??Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor?? escrito por Renato Noguera, mestre em filosofia, é horrível. Completamente fútil, raso e supérfluo no que apresenta e em sua entrega literária. Suas 155 páginas são feitas de modo que se assemelha a um livro científico ou até mesmo sério sobre o assunto e utilizando de várias abordagens temos uma suposta entrega de um conteúdo acadêmico/espiritual e até ??místico?? sobre o que é o amor, mas até nesse fato o autor não consegue se concentrar e adentrar os mundos desconhecidos dos temas que ele mesmo se interessa e aborda. A escrita parece ter sido feita com medo na caneta e receio nas páginas, não há uma honestidade intelectual ou uma troca entre o autor e leitor, é simplesmente um reverbério de ideias bonitinhas que a ??esquerda branca?? ama replicar como uma política séria de ??representação?? vazia. Claro, o livro não é uma quimera de pontos ruins, eu estaria mentindo também se não disse que há subtítulos que chamam a atenção do leitor em determinado caminhar da leitura, porém, é só. Ele não se aprofunda em nada do que se propõe e nem mesmo tenta realizar isso. Fiquei decepcionado ao terminar a obra.