Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Márlon 14/01/2021

No lançamento do livro, tive uma intenção de aprofundamento na temática, que o livro não contempla. Porém, seus apontamentos são extremamente importantes e por isso, vale a leitura!

Neto62 12/05/2024

Esse livro salvou minhas relações interpessoais
Eu tinha a mania de entrar e sair de relacionamentos horríveis ferrado da cabeça. Durante a pandemia eu fui atrás de informação pra me ajudar a entender como amar e como me sentir amada, me amar e procurar relações melhores. Só isso não resolveu, mas ajudou da forma que eu precisava.

Roberta 06/10/2020

Toda forma de amar
Um livro que me atraiu pelo tema, pela vontade de entender e refletir sobre aquilo que faz parte da vida. A leitura é diferente do que eu imaginava, e bem por isso deixa de ser interessante. Não é meramente um livro teórico sobre a história do amor como produto cultural e social, o autor traz várias histórias filosóficas e mitos de diferentes culturas para entendermos as diferenças formas de amar além de trazer reflexões sobre o amor e relacionamentos afetivos.
Amar é um ato político. "Por que amamos? Não há apenas uma resposta - assim como não há apenas uma forma de amor".

giovanna 08/01/2021

Um livro leve e fácil de ler. Gostei bastante do passeio que ele dá em diversas teorias para falar sobre o amor e suas várias faces, valeu a pena a leitura!

Roney 05/01/2021

Obra-prima
O Renato Nogueira nos presentea por meio do seu livro inúmeras possíveis respostas sobre a pergunta que intriga e que move muitas pessoas: por que amamos? No livro ele apresenta muito mais do que relatos puramente descritivos sobre a visão da filosofia, mitos e religiosidade sobre o amar e ser amado, aqui as reflexões suscitadas permitem que o leitor não apenas entenda outras visões sobre o amor, mas também o intriga para que este se faça perguntas sobre qual forma de amar é melhor para si, tudo isso é feito por meio de contextualização e de exemplos práticos. Durante a leitura eu indico um bloco de notas, agenda ou papel para anotar alguns pensamentos que lhe saltarem aos olhos. Boa leitura!

analu 04/01/2021

Amei. Um estudo de vários aspectos filosóficos, incluindo mitos e histórias sobre o amor

thalia164 04/01/2021

daqueles levinhos de se ler...
Para alguns considerado um livro de "auto-ajuda" sobre o amor, o livro de Renato Noguera traz diversas reflexões sobre a paixão, o amor romântico, o poliamor, autoconhecimento, entre outras categorias. Conectando de forma leve com mitologias, histórias e lendas.

Ainda bem que o escolhi para ser minha primeira leitura do ano, com uma leveza incrível me fez analisar as nuances de um relacionamento amoroso e formas de amar.

Fran Piva 29/12/2020

Curti leitura...
Um livro curtinho para entender o amor sob diversas perspectivas.. uma boa reflexão. Aprendi muito com esse livro!

Larissa Canêjo 14/12/2020

Por que amamos: diversas perspectivas
"Porque amamos" é uma espécie de jornada sobre o que é amor e, o que é amar. Passa pelo amor no contexto da filosofia, da mitologia, considera os aspectos socioculturais e políticos e, aborda ainda sobre alguns tipos de relacionamento (poligamia, monogamia, poliamor...).
Confesso que me surpreendi com essa leitura. Não esperava algo tão filosófico. Como não li a sinopse antes, iniciei a leitura achando que o livro seria algo mais como um romance, algo mais poético, sabe? Fico feliz que não tenha sido isso.
É uma leitura que me deixou pensativa sobre em como eu/nós entendemos o amor e o ato de amar e, é daqueles livros que você quer conversar com todo mundo e saber como cada um vê e entende esse sentimento.

Bella 11/12/2020

Aaaa o amor, várias formas de explicar e de sentir, muitos entendimentos, mas só a gente sabe o que q gente sente.

@neoubliepas_ 08/12/2020

Gostei!
Livro curto, li em um dia.
Gostoso de ler, leitura fácil.
Gosto desse estilo ?Mulheres que correm com os lobos?, de ter um conto/mito e depois uma explicação do autor. Apesar de as vezes achar que tal explicação caiu muito na auto ajuda.
Muito interessante as diferentes visões de amor de diversos povos. Gostaria que fosse maior o livro.

Daniel 06/12/2020

"Amamos porque estamos vivos"
Ótimo livro que utiliza de diversas fontes para discutir sobre o amor, desde conceitos de psicanálise, filosofia até a forma como religiões africanas e as mitologias viam o amor. É uma leitura leve e tranquila, que traz bons pontos sobre o que amar e porque fazemos isso. Meu único ponto é que certos capítulos acabaram sendo repetitivos na conclusão, apesar das histórias contadas no começo serem sempre diferentes.

Ninasg 05/12/2020

Por que amamos?
Livro incrível para quem deseja conhecer melhor as diferentes formas de amar expressas por diferentes culturas. Com linguagem simples e clara, o autor nos mostra como os mitos ao redor do mundo possuem importantes ensinamentos sobre o amor.
Ansiosa para ler mais obras do autor.

Nan 27/11/2020

O livro trás visões do amor partindo de todos os ambientos, como religião, tanto cristã quando africana, por visões filosóficas, místicas, folcloricas e literárias. Fala sobre amor romântico, platônico, poliamor e no fim tem uma brilhante conclusão.

Amamos, porque estamos vivos

Carolina Del Puppo 13/11/2020

Necessário
Aprendi bastante com esse livro, e acho que todos deveriam ler pois é muito interessante e leve.