Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Perdi a conta 05/03/2022

N há apenas uma resposta, pois n há apenas uma forma de amar
O autor consegue abordar as diferentes formas de amar sem desrespeitar suas particularidades e não só muda a forma como vc vê as diferentes expressões e experiências do amor, mas te põe para pensar em outros aspectos da vida.

rafa 13/03/2022

O amor
Achei bem simples, curto e fácil de ler. O autor é bem objetivo nos assuntos abordados, o que ao meu ver é um ponto positivo.
Trata-se sobre diferentes formas de amar, em diversas culturas.
Recomendo muito, me fez ter um entendimento maior sobre o assunto.

Tiago.Ropke 29/03/2022

Bem tri as histórias relacionadas ao amor de outras culturas... a gente esta muito acostumado a só as ouvir as histórias do ocidente! Baita livro, bem fácil de ler e bem legal pra repensar sobre as relações amorosas. Algumas histórias tive vontade de anotar pra poder contar depois.

Cavandri 03/04/2022

Leitura fluída
Adorei todas as perspectivas trazidas? as mitologias e história. Livro bem articulado e de fácil compreensão, nos traz uma compreensão do amor muitas vezes já desenvolvidas em conversas entre amigos, mas de forma fundamentada. Curti o fim com aspectos da psicanálise.

Lets 28/04/2022

Interessante
Por que amamos? Amamos porque estamos vivos..
O livro usa a ciência, a cultura e a mitologia pra explicar o amor, as formas e variações como ele se manifesta e como lidar com ele. Achei muito interessante e o que eu mais gostei foram os contos indígenas e mitológicos.

Camilla11 29/04/2022

Ler sobre o amor é sempre um convite para reflexão. Nesse livro, não é diferente. Renato traz diferentes perspectivas culturais da arte de amar, que perpassam mitologia e saberes populares. É incrível entender como em todos os lugares há algum tipo de explicação ou direcionamento para o amor, ou seja, é algo natural e intrínseco ao seu humano. Que lindo!

Ps aproveito para indicar a leitura de o espírito da intimidade se você gostou da visão africana do amor como algo construído em comunidade.

Eliza.Rezende 02/05/2022

Vale a leitura, a escrita é leve e acessível. Pode ser lido tanto para estudo como por curiosidade no assunto. O autor apresenta mitos e estudos científicos para explicar a imensidão do amor.

Leticia 25/05/2022

Porque amamos propõe discussões sobre o amor acerca da cultura, filosofia, literatura, compreendendo várias dimensões, sendo que um dos pontos mais importantes é reconhecer que o amor é um ato político. O livro possui capítulos curtos e uma escrita bem leve.

viniiciusaantos 01/06/2022

Várias formas de amar
O livro cita várias formas de se enxergar o amor, desde visões filosóficas plantonistas, passando por Shakespeare, religiões africanas e sociedades. Gostaria de encontrar mais livros assim.

naretes 03/06/2022

Convite à reflexão
O livro é bem fluido e ao abordar a visão africana e a maneira como encara um relacionamento amoroso nos faz refletir que o "padrão" não é exatamente o tipo que vai nos atender. É importante dedicar um tempo para o autoconhecimento, para ter em mente quais suas demandas e prioridades. Recomendo como leitura para lazer e estudo.

Agnes.Camargo 08/06/2022

Amamos pois estamos vivos
Esta é a resposta de Nogueira à sua própria pergunta.

Termino este livro muito contente com o conteúdo do primeiro livro que leio deste autor e filósofo carioca.

O prefácio de Djamila Ribeiro já mostra quão promissor é o livro, e de fato entrega o que propõe.

Sem dar a volta em firulas para falar sobre o amor, o autor consegue pontuar desde Adão e Eva, passando por Oxum e a poligamia e não deixando de lado o amor próprio.

Um livro curto com um conteúdo profundo e - a mim - enriquecedor.

Nathália Có 10/06/2022

Agregador nos conhecimentos gerais sobre o amor, trazendo filosofias de povos diferentes. Propõe a reflexão de diferentes maneiras. Senti falta de aprofundar mais alguns pensamentos ao invés de citar essas filosofias.

Wellen 17/06/2022

Termino o livro sentindo falta de algo
Eu gosto muito da falas do professor Renato Noguera! Estava pensando que, gosto dos livros dele, pois a forma dele de escrever simplifica de maneira acessível conceitos que podem ser muito complexos e abstratos. E ele faz tudo isso mantendo a teoria no centro. O livro trouxe questões que eu não conhecia e isso foi ótimo, mas o livro termina e me deixou com a sensação de que algo poderia ter sido mais explorado.

Mas sendo um livro que lança questões é ótimo! Agora é construir a partir desses lugares.

Recomendo a leitura do livro!

Sara 19/06/2022

nós amamos porque estamos vivos
"um relacionamento amoroso não é uma experiência entre conterrâneos, mas sim entre estrangeiros. Assim a relação amorosa pode ser vista como um convite a hospitalidade. Ela nunca será totalmente compatível conosco, uma vez que é outro ser humano...O que precisamos é ter uma abertura existencial para receber a pessoa que amamos, isto é, assumir que somos diferentes e que a arte do encontro é um esforço que precisa de uma espécie de tradução. O estrangeiro fala outra língua, a pessoa amada tem sua própria gramática. Um bom anfitrião não é aquele que somente apresenta, ou pior, impõe sua culinária e os seus costumes, mas aquele que aprende a fazer os pratos favoritos do hóspede e está disposto a aprender mais sobre sua cultura e seus costumes". Com o início da minha vida adulta eu senti pela primeira vez a experiência de amar alguém românticamente e senti a necessidade de entender meus sentimentos, acho que do mesmo jeito que ao receber um estrangeiro em casa eu tentaria estudar sobre de onde ele veio e o que fazer para dar conforto a ele é o que to fazendo para amar e saber como amar também, acho que o livro usou de bons argumentos científico, sociais e filosófico para a tese defendida e mais que isso, entrou em acordo com a bell hoocks que também defende que amar é um ato político e que engloba todas as esferas da nossa vida. Eu me sinto feliz de estar já no caminho para acolher um estrangeiro e aprender e confortar na sua visita ao meu afeto, e aceitar que talvez possa ser uma experiência que fracasse, no final o que importa é viver e me deixar sentir assim como Freud diria. Recomendo muito esse livro, as vezes a gente precisa entender o que é amar algum com toda a complexidade que isso exige

Giovanna.Zequim 24/06/2022

Um convite à reflexão
Livro de entrada perfeito para reflexões sobre o amor. Muitos paralelos históricos e pinceladas sobre diversos temas, como ciúme, monogamia, contrução histórica da concepção de amor, aspectos essenciais em relações etc.
É um convite ao autoconhecimento e autocrítica de si mesmo e de suas relações amorosas. Me instigou a querer saber mais.