Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Lua 10/01/2023

Achei um excelente livro. Leitura muito fluída, traz diferentes abordagens sobre o amor, cada uma ensinando de uma forma.
A parte inicial, que fala um pouco sobra a filosofia iorubá me chamou muita atenção. Conhecimento que levarei sobre a vida. Aprendi mais sobre mim.

f e l i p e 20/01/2023

poggers
De início, cabe ressaltar as visões de todos os filósofos e pesquisadores que o livro nos traz sobre a temática do amor. É uma discussão aberta com influências culturais e políticas que, com o passar das páginas, vamos entendendo um pouco sobre a percepção de algumas culturas por meio da análise de sua mitologia, sendo este outro aspecto que me fez adorar o livro. Um acervo cultural bastante diversificado com as filosofias de cada povo e análise comparativa social, em que o conhecimento apresentado pode ser aplicável para a vida leitor, como diz uma de minhas partes preferidas citadas no livro:
"A vida é um fenômeno narrativo, e a maneira como nós relatamos nossas histórias, mesmo as mais cotidianas, possibilita que pessoas se aproximem ou se afastem de nós."
Observações como esta acabam por nos fazer refletir sobre a vida e como a vivemos, outro ponto que gostei do livro.
Capítulos sobre obras de Shakespeare, romantismo e como ele é enraizado na sociedade também agregaram muito para a nota final do livro, valendo mencionar um dos meus favoritos, o oitavo capítulo "O presente do amor" que retrata o mito por trás do Festival das Estrelas, sem dúvidas muito interessante ainda contando com o complemento filosófico do Budismo.
Em linhas gerais, o objetivo do livro é nos mostrar como o amor é um fenômeno ou uma arte político-afetiva, como está e estava presente em nossa sociedade. Recomendo fortemente pois além de ser um livro curto, agrega muito em nossos repertórios socioculturais além de, é claro, nos fazer pensar sobre o amor de uma forma mais abrangente e como podemos associar isso a nossas relações cotidianas.

Hiô 24/01/2023

Certamente um livro que vou indicar pra outras pessoas. É uma leitura bem fluida e tranquila. Gostei bastante que antes do autor falar sobre as várias formas de amor e relações, ele cita exemplos de histórias mitológicas, crenças e culturas.

MamaLivros 08/02/2023

Como a diversidade faz a diferença!
Apesar de ser um livro de filosofia, tem uma liguagem bem fluída e é de fácil compreensão, lia sem parar e não sentia aquele cansaço.
O que mais me fez gostar desse livro é a mistura étnica. Existem várias compreensões sobre o amor, não uma história única considerada a mais certa. Elas se juntam proporvionalmente e se complementam.

Jaz 21/02/2023

Quase perfeito
Todos os capítulos, com exceção de UM, foram escritos com responsabilidade, bom senso, frutos de uma pesquisa bem feita e bem fundamentada, com dedicação, excelência, respeito e me proporcionaram uma leitura satisfatória no que diz respeito a adoção de imparcialidade e abrangência de uma diversidade de realidades muito rica.

Muitos nomes importantes foram citados ao longo do livro para fundamentar os fatos e pontos de vista abordados no decorrer do livro, exceto no CAPÍTULO 5, no qual o escritor cita apenas Freud, Nietzsche, a si próprio e um dicionário para falar de Cosmovisão Cristã.

jumvillar 22/02/2023

Amar é um ato político.
Feliz por essa ter sido a primeira leitura de 2023. É um livro super gostosinho, rápido mas que te dá vontade de se aprofundar em cada história contada, tem reflexões importantes sobre relacionamentos que vão além do romântico/amoroso.

Lêh 02/03/2023

Muito bom já faz um tempinho que li mas adoro as diferentes perspectivas que o livro traz não só sobre amor mas também as relações de modo geral

Giovanna 08/03/2023

Leitura prazerosa e acessível
O livro é extremamente envolvente!
A escrita é leve e acessível, o processo da leitura se torna muito prazeroso além de apresentar muitos contextos válidos para reflexão.

Fiz questão de ler devagar quando vi que estava no fim porque é daqueles livros que fazem você querer ler cada vez mais.

Recomendo MUITO a leitura, invistam sem arrependimentos!

lavien 22/03/2023

Um livro interessante a princípio, mas que após alguns capítulos, os exemplos se tornaram mais comuns como tudo que vejo por aí, nenhuma grande novidade, mas para quem nunca leu sobre o assunto, é uma boa leitura.

Vitória 24/03/2023

Uma leitura muito boa e interessante, os capítulos são curtos mas terminam sempre deixando uma "lição de casa": refletir sobre um sentimento tão universal quanto complexo que é o amor.
Aqui encontramos 11 capítulos que discorrem sobre as diversas formas de viver uma relação afetiva-sexual. Nesse ponto, como li Tudo Sobre o Amor da bell hooks, esperava algumas outras perspectivas, de como o amor se expressa em outras áreas de nossa vida, como a família ou as amizades.
Mas esta é uma ótima leitura, para mim se tornou um livro para se ter sempre a mão. Agora li de capa a capa, sendo mais impacta por algumas histórias do que por outras, mas certamente, de tempos em tempos, surgirá aquele desejo de conhecer o outro, se saciar de sabedoria e irei recorrer a ele novamente.
Amor é conhecimento e intimidade...

Domingas.Beatriz 31/03/2023

Me deu crise existencial kk
?por que amamos?? é bem simples: nós amamos porque estamos vivos. A vida impõe a vontade de amar. O que nos cabe é encontrar uma boa história para essa aventura.

Gente, que livro bom. Explica o amo em diversos mitos e filosofias te mostra tantas versões de amar, tão lindo e profundo. Recomendo demais.

Gustavo56 02/04/2023

Amar é viver
Incrível como Renato consegue por tanto em poucas palavras. Esse livro me fez expandir, me fez pensar e refletir sobre muitas coisas sobre o amor.
Uma escrita simples, clara e com muitas referências filosóficas e culturais, abordando tanto a amor monogâmico quanto o poliamor.
Muito bom, recomendo a todos. ??

Karol Cardoso 08/04/2023

Interessante, mas não me entregou o que parecia prometer
Particularmente não me agradou. Senti que o título gera uma expectativa e o conteúdo entrega algo diferente. Além disso, achei raso.

Parecia que eu estava no Twitter em que cada capítulo era uma thread de alguém explicando algo sem se aprofundar muito. E, em todos os capítulos, com exceção do último, foi falado sobre O QUE É o amor, e não O MOTIVO de amarmos.

Durante a leitura, vi que vários conceitos de amor eu já conhecia, não me acrescentou muito, mas foi interessante ver as fontes e relembrar as histórias completas.

Sinto que esse poderia ser um volume 1 "O que é o amor" com uma conclusão convidando para, finalmente, o volume 2, explicando o porquê de amarmos.

Outro ponto que não entendi foi a diagramação. Páginas em branco entre um parágrafo e outro do mesmo capítulo ou ilustrações sem motivo ocupando metade da página, além da fonte bem grande. Me pareceu que foi apenas para cumprir um determinado número de páginas. Preferia que fosse menor para fazer jus ao tempo de leitura, concluí em poucas horas.

ooooooomara 16/04/2023

Doida pra amar
Este homem tem uma capacidade incrível de escrever sobre temas tão complexos quanto filosofia de uma maneira muito leve. o modo como ele entrelaçou histórias, mitos e conceitos com as explicações é algo de outro mundo.
uma leitura incrível que vale cada minuto.

Marcelo Nunes 17/04/2023

Uma passeio filosófico pelas percepções do amor
Nessa obra, Renato Nogueira traz diversas interpretações sobre o amor por meio de mitologia grega, africana e da filosofia. Durante a leitura vamos construindo uma interpretação sobre o significado do amor e do amar. Com uma escrita simples e ágil, o livro prende a nossa atenção do início ao fim. Obviamente não esgota o assunto e deixa claro que não há essa intenção, mas enriquece o entendimento do leitor. É um excelente livro de introdução ao assunto. Difícil não mudar alguma percepção nossa em relação ao amor após sua leitura.