Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Bianca2056 24/11/2021

Por que amamos vai muito além de simplesmente perguntar o motivo de amarmos, ele explica sobre contextos históricos, filosóficos, religiosos e sociológicos.

Fala sobre Xangô e Oxum, mas também fala de Adão e Eva. Fala sobre atrizes de hollywood, mas também de pessoas desconhecidas.

Talvez, no final, ainda não consigamos descobrir o motivo pelo qual amamos, mas temos a certeza de que o amor existe, sem distinção para quem irá senti-lo.

Vini 24/11/2021

Simplesmente perfeito !!
Não vou mentir, antes de começar realmente a ler, eu não estava muito interessado no livro, pois na minha cabeça séria algo chato, clichê, mas quando eu realmente comecei a ler, nossa, cada capítulo fazia abrir meu olhos para tantos assuntos que eu ficava "mdsss", esse livro me ajudou muito em algumas questões.
Entre todos os capítulos, o meu favorito foi da Vitória-Regia, me deixou pensativo por dias, porque realmente foi algo abriu minha cabeça, mas recomendo muito o livro, simplesmente perfeito, ele não dá uma receita de como ter um relacionamento ou um amor, mas te dá conselhos para que tenha um relacionamento saudável, e por isso amei o livro e recomendo para todo mundo essa perfeição

mtnouka 16/12/2021

Uma leitura engrandecedora
É fantastica a forma como o autor Renato Noguera passeia por culturas e crenças diferentes para nos explicar as diversas visões e formas do amor. É aquele tipo de leitura para sair com o coracão quentinho, e algumas ideias reviradas na cabeça.

eliza 20/12/2021

Interessante
A leitura foi uma indicação do meu youtuber predileto, o ludo viajante (inclusive, recomendo). Aborda as formas de amor na filosofia e nos mitos. Particularmente eu achei bem legal, tô querendo me envolver em coisas haver com filosofia, foi um começo bom.

Tatiane495 29/12/2021

Renato Noguera traz uma linguagem muito acessível sobre os vários conceitos de amor na mitologia, e também sob a perspectiva histórica e filosófica.

Uma excelente leitura para entender a dinâmica das relações moldadas através do tempo, e como modelos mais atuais atendem às demandas de cada ser em busca do amor.

Beirinha 03/01/2022

Um mergulho a algo que nem sabia da existencia
Esse livro me trouxe tantas reflexões que fica difícil explicar em um simples comentário, Renato Nogueira nos trás varias analises do amor.
Alem de trazer vários pontos histórico ele sempre dialoga diretamente apos cada capitulo trazendo assim seu ponto para aquele tema.
Pra quem gosta de discutir e questionar temas assim essa obra é uma otima opção

rafa 03/01/2022

Perfeito
Não tinha melhor hora para eu ler esse livro. Ele é simplesmente fantástico, tem uma abordagem bem ampla sobre diversos aspectos do amor e traz vários insights e reflexões sobre as várias dimensões do ato de amar.

Foi muito importante pra mim ter lido ele, tá me ajudando bastante a processar o que sinto e me entender melhor.

Jacqueline 07/01/2022

Uma nova abordagem para um tema atemporal
Gostei bastante da forma como o autor abordou o tema sobre "Por que amamos ". Com um arcabouço histórico e filosófico diverso Renato Nogueira traz uma abordagem sobre amor e relacionamento que achei inovadora diante do falso moralismo que permeia a sociedade brasileira.
O leitor tem que ler de cabeça aberta e se abrindo perspectivas que extrapolam apenas o amor sob o ponto de vista ocidental.

zaqueotarcia 12/01/2022

O livro traz reflexões sobre o amor com abordagens psicanalíticas, biológicas, literárias e míticas de várias culturas. Com essa gama de conhecimento o autor torna falar sobre o amor algo simples e que nos causa um grande sentimento de identificação.

thalles.book 20/01/2022

Um passeio pela arte do amor
Eu adorei o livro, aprendi de forma objetiva sobre assuntos e culturas que as vezes nem fazia ideia de que existia, ao mesmo tempo que fui adquirindo conhecimento sobre relacionamentos em geral.

Adorei o modo em que o autor separa os capítulos e interliga historias cativantes com exemplos do cotidiano, de forma que aprendemos de forma fluída e com uma escrita/leitura bem leve.

No final a conclusão me surpreendeu ao saber que o autor não optou por uma resposta generalista, algo que eu temia, como "existem varias formas de amar e cada um segue a forma que se identificar". Na verdade no final ele deixa claro que há modos melhores e piores de amar e que cada um tem suas partes que podem ser consideradas pra chegar ao caminho mais "certo".

A visão que tenho do amor após ler este livro, é que simplificando, o amor é equilíbrio, como tudo na vida, e que é importante ter ciência das suas individualidades.

Maria.Clara 28/01/2022

Abriu meus olhos
Foi uma leitura bem rápida de fácil entendimento, que me fez refletir muito e questionar muitas perspectivas.
Acho que todo mundo deveria ler esse livro, fiquei com vontade de indicar para todo mundo que conheço.

Alassë 30/01/2022

Breve, brevíssimo e conclusão simplista
Reconheço que o objetivo do autor era fazer o bé-a-ba do tema e com uma linguagem acessível, mas acessível não quer dizer com ideias rasas. Apesar de apresentar e fazer relações com lendas e obras literárias, além de tocar brevemente na teorias psicanalíticas e filosóficas, a questão do livro não chega ao seu cerne. Recomendo O Livro do Amor, vol. 1 e 2, da psicanalista Regina Navarro Lins. Linguagem acessível e profundidade no desenvolvimento da reflexão. Ela não chega ao final é diz "amamos porque vivemos", de tal forma que poderíamos dizer "comemos porque vivemos", "brigamos porque vivemos" e por aí vai. Se o objetivo do livro é tratar o assunto como uma questão filosófica, não faça metade do trabalho, dê referências, argumentos e conclusões na mesma linha. Não recomendo nem pare iniciantes.

Sandra Rosa 09/02/2022

AMAR É ESCUTAR
Ótimo livro!
Apresenta várias formas de relações em outras culturas, algumas bem polêmicas para nosso entendimento.
Ainda trás muitas indicações de obras e pesquisa.
Recomendo muito!

Clara.Cunha 11/02/2022

Maravilhoso
Atrasei minha leitura por motivos de: sofrimento por amor kkkkk. E como esse livro de ajudou!!! A gente tem a falsa ideia de que o amor é um conto de fadas. Mas não é. Amor é política e construção. E sim! Existem relações que tem mais chances de ?dar certo? que outras.

Super indico e com certeza irei reler muitas e muitas vezes