Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

oiamandah 18/03/2021

Esperava mais dele
Imaginei que seria um livro com um embasamento um pouco mais profundo sobre o amor, sei lá, mas na real o autor da uma passada sobre o tema por várias culturas e povos pra fazer um apanhado geral.

Livro rapidinho de se ler, não é complexo e tem alguns pontos interessantes :)

Gisele 15/03/2021

Excelente livro pra ter uma percepção do amar além do que conhecemos (ou achamos que conhecemos rs). Além de visitar diferentes contextos históricos, visões filosóficas, culturais e sociais. Pra pensar fora do habitual mesmo.

luiza 12/03/2021

por que amamos? | renato noguera
realmente uma leitura muito boa!! as melhores partes são os inícios de cada capítulo onde o autor conta uma história para ilustrar o conceito a ser falado. isso prende muito o leitor!
só não dei mais estrelas porque em alguns momentos eu me senti um pouco como se lendo um "auto-ajuda" e não curto muito. porém é uma observação totalmente particular, assim como toda essa resenha, é claro.
achei também a conclusão muito bonita! vale a pena ler, ainda mais por ser tão curtinho

maria 09/03/2021

Tive problemas com a leitura, pois não adquiri o livro que queria, comprei pensando ser uma coisa e acabou sendo outra...
Recentemente comecei a repensar sobre a monogamia como parte do meu interesse pessoal e também experiência sobre relacionamentos. Estava lendo O Gene Egoísta e ele questionou o porquê de amarmos de forma igual filhos mas não ter a capacidade de amar mais do que uma pessoa em um relacionamento, isso me enlouqueceu mas não foi aprofundado. Infelizmente existe pouquíssima divulgação intelectual a respeito da ciência do amor e suas diversas variações e expressões. Mais fácil descobrir a vacina da COVID 19 do que chegar a conclusão biológica e genética da homossexualidade e transexualidade, por exemplo. Enfim a falta de uma conclusão só vai perpetuar mais ignorância a respeitos do desigual, não só sendo um desserviço para LGBTQA+ mas também para poliamor, relacionamento aberto e essas relacionamentos, que acredito que vão ser o próximo Zeitgeist depois que a aberração do cristianismo morrer em sua essência. Como uma pessoa não romântica em se tratanto de relacionamento achei o livro uma perca de tempo, poderia ter aproveitado uma leitura do Richard Dawkins sobre genética que talvez eu teria chegado sozinha na conclusão que eu precisava ter. Existem tantos fatores químicos e biológicos envolvendo o amor e o livro não citou nenhuma, poderia ter citado até o mais clichê que qualquer estudante sábio sabe como a testosterona, o cio da mulher, os cheiros mas nada. Um fato importante que o livro passou correndo como fatores sociais, por exemplo, o fato de que o matrimônio reconhecido pelo estado garante o direito do cônjuge e de seus filhos a todos os seus bens, ou seja, além de garantir que o estado não tome posse dos seus bens, o amor romântico monogâmico acabou por dominar o mundo ocidental porque corrobora com um processo capitalista de acúmulo de capital e ampliação de patrimônio. Obviamente o livro chegou perto de citar isso em um certo momento, mas passou correndo e não aprofundou nada, como não fez no livro inteiro, citando historinhas para eu dormir na leitura. Mas ademais vou citar umas coisas importantes que o livro me lembrou e por isso não quero perder e vou deixar salvo aqui os ensinamentos dele.
1. Procuramos no nosso parceiro, é claro, em uma análise heteronormativa excludente, as características reprodutivas que nos complementam. Os homens buscam fertilidade, que passam a impressão de prover bons filhos nas mulheres e elas buscam a qualidade de provedor, impressões que buscamos hoje nos padrões estéticos até hoje, as mulheres precisam ter quadris largos e um aspecto jovial, os homens, carreira e autonomia financeira.
2. A neurociência contemporânea explica que a paixão é um estado de demência, no qual há um relaxamento da racionalidade. Na psicanálise, corresponde ao amor narcísico, no qual o sujeito que ama projeta os seus desejos no objeto amado.
3. A ciência dita que um casal não fica apaixonado por um período maior do que dois ou três anos.
4. O amor romântico tem origem na Idade Média, e foi criado no Romanstismo e consiste na crença de que uma pessoa vai satisfazer os seus desejos sexuais e afetivos por toda a vida. Antes e claro até durante a Idade Média casamento era algo apenas político, para cessar conflitos entre reinos, ou a permanência de certa família no poder (varia muito de cultura para cultura mas sempre tinha o motivo e o amor nunca era um deles!) e claro interesse, em aumentar capital como já citei no início da resenha.
5. Todas as experiências são insatisfatórias, pois a instatisfação existe por causa das expectativas que projetamos nessas experiências. E a causa do sofrimento é o desejo, pois ele NUNCA é saciado. Para buscarmos a felicidade não devemos procurar felicidade onde ela não existe.

Pronto, em questão de amor parou por aqui, o livro inteiro se resume para eu, a essas 5 respostas.Sobre o poliamor, que foi o meu foco ao ler o livro encontrei a seguinte conclusão: Primeiramente, sobre o ciúme, muita gente é tóxico pois projeta nossos própios desejos e vontades na pessoa amada, então, por exemplo, se nos enxergarmos capazes de trair, enxergamos na pessoa amada. O livro só cita isso como ciúme, que é um fator que impede o poliamor para quase todos os casais, mas enfim, continuando...
O poliamor reconhece o prazer sexual e postula que a liberdade de exércicio da sexualidade é um valor individual, portanto os desejos afetivos-sexuais de uma pessoa não podem ser reduzidos a padrões morais econômicos ou culturais. Ademais, não é sinônimo de poliandria e poligamia, pois o amor policonjugal costuma ser determinado a partir de características específicas de uma comunidade. Ademais, o poliamor reflete a instância do desejo, ele não quer impor a impossibilidade de haver relações regidas por aspectos jurídicos ou sociais, mas considera que tais fatores não são primordiais e não possuem o poder de delimitar o encontro afetivo sexual. Também não é sinônimo de relacionamento aberto, pois não existe relações prioritárias, é o fluxo da vida que determina o ritmo das coisas, o amor está sempre no centro dos relacionamentos. São múltiplos campos onde o amor pode florescer. De qualquer forma é importante frisar que cada pessoa é de um jeito, tem muita gente que se sente bem em um relacionamento monogâmico e tudo bem, o importante é apenas ressaltar que existem pessoas que escapam a regra, as pessoas contra o poliamor usam o mesmo argumento anti LGBTQ que se todos forem gays ninguém vai ter filhos, óbvio que nem tudo mundo é homo, bi, nem a favor do poliamor, cabe a você ter maturidade e um autoconhecimento mínimo para decidir o que é melhor a você e o seu parceiro. Descubra a sua própia natureza!

CONCLUSÃO: 3 estrelas por me trazer conteúdo para resenha, até que deu para aprender muita coisa, mas eu queria mais ciência e fatos e menos blablabla, enfim, to cansada de escrever e vou doar o livro. É isso.

Maizera 05/03/2021

Para quem busca significados
O livro possui uma leitura fácil. O autor expõe lendas e histórias sobre o amor de diversas culturas. Além disso também retrata as varias maneiras de se amar.

Gui 11/04/2021

O homem é um animal político e apaixonado
Nesse livro, Renato Nogueira, com seu incrível conhecimento acerca de áreas as quais geralmente não são do entendimento da maioria, como filosofia e cultura africana, aliado a uma linguagem simples e objetiva, possibilita, a qualquer um, ótimas reflexões acerca do amor, principalmente ao nos mostra inúmeras visões sobre o tema, desde as que o consideram meramente um instinto a outras que o enxergam como fruto da racionalidade e autoconhecimento.

Dessa maneira, percebemos não se tratar de um livro comum, como a maioria que busca impor uma "verdade absoluta" sobre o tema, afinal o foco do autor é apresentar conteúdos diversos para que o leitor tire suas próprias conclusões a medida em que lê, deixando para revelar seu posicionamento apenas na parte final da obra.

Em suma, Por que Amamos é um livro no mínimo espetacular, por nos fazer amarmos essa reflexão acerca do amor, esta definitivamente foi uma das melhores leituras do ano.

@estantedamarcia 21/02/2021

Por que amamos Autor: Renato Nogueira
Esse livro nos mostra através de vários contos, lendas e mitos as diversas formas do amor.
Fácil leitura, com explicações claras é muito reflexivas que nos faz entender as diversas fases do amor.
Gostei muito e indico para todos e todas que queiram enter ?Por que amamos ?.

Luana_Corazza 18/02/2021

Adorei a maneira com que os capítulos são introduzidos, aprendi muito com os mitos. Excelente!

Natalia.Barros 12/02/2021

É o segundo livro que leio do Renato Noguera. Sempre uma leitura fácil e calma. Gostei muito do livro, apesar de às vezes se direcionar para um pouco de ?autoajuda?. Mesmo assim tem vários ensinamento sobre os fundamentos do amor. Recomendo.

Davi L. 12/02/2021

Amar seria um ato político?
Livro extramamente rico em conteúdo! O autor nos apresenta as mais diversas percepções do que seria o amor e todos os aspectos que envolveriam uma relação amorosa e a sua estrutura, tudo isso através de uma narrativa super fluida e de fácil compreensão. Uma experiência enriquecedora!

Poly 10/02/2021

É uma jornada
Definitivamente uma jornada de autoconhecimento. Você se pensa e se repensa a todo tempo, especialmente pelo fato de que só estamos acostumados a buscar um tipo de amor. Neste livro, vemos que além de sermos diferentes, amamos diferente.

dionisocastro 04/02/2021

A arte de amar em diferentes histórias
Em "Por que amamos", Renato Noguera nos apresenta a uma série de histórias rápidas, uma de cada parte do mundo pra introduzir uma série de conceitos que nos faz pensar sobre o amor.

A leitura é muito envolvente e é um livro para ser lido numa tarde. A linguagem é simples, mas ainda assim consegue trazer uma série de reflexões. Recomendo muito a qualquer pessoa que queira pensar sobre o amor.

Eli.Nascim7 04/02/2021

Lindo demais
Fala sobre vários conceitos mitológicos e filosóficos sobre como é o amor pode ser um desafio se não houver compreensão.
"Amar exige que se esteja disposto a ser, sentir e viver o mistério".

Lucy 29/01/2021

Amar, amar, amor ?
Perguntinha ardida, como arde o amor que é chama que arde sem doer!

Renato Nogueira traz um livro que, cá entre nós, tem uma edição toda caprichada pra seduzir um leitor que adora apalpar um livro parrudo, que não precisava ter 208 páginas, mas tem para não poupar nada para nos satosfazer, afinal, é um livro sobre amor e a Harper Collins não nega nenhum prazer nesse sentido. Capa com TEXTURAAAH! Cada capítulo tem uma folha cinza pra destacar, com uma letra que se distingue da letra usada no capítulo, e ainda há uma letra todinha especial só para que a gente se aprazigue nas conclusões dos capítulos!

Além de que ele organiza um livro que tem uma visão do amor sem nenhum tipo de limitação, levando você à intimidade mais tênue de amar para uma resposta de um porquê que você alcança no final, sem arrependimentos na leitura.

Cada capítulo traz uma história, lenda, mito, conto ... que ilustre o ponto que ele aborda seja o amor como sobrevivência do capítulo 1, o amor platônico no 6ou outros que você terá que ler para saber. E o melhor é que sim, há passagens muito conhecidas como a citadas, o que traz um pouco de segurança em estar em um lugar tão íntimo da nossa psique com este autor, mas também há um explorar de outras culturas que transcendem e fazem a gente pensar mais sonre o quanto amare o porque amamos é importante.

Sobre se vale a pena ler este livro, sim. Se eu gostei? Muito. Poderia ter lido muito mais rápido, mas eu sou lânguida quando o assunto é amor...

Gabrielle.Buckner 27/01/2021

Um livro sobre o amor
O livro fala sobre a temática amor de uma forma muito ampla, conta com lendas, pensamentos filosóficos e muito outros dados que nos ajuda a mergulhar ainda mais na leitura, que por sinal, é muito rápida e agradável.