Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Wellen 17/06/2022

Termino o livro sentindo falta de algo
Eu gosto muito da falas do professor Renato Noguera! Estava pensando que, gosto dos livros dele, pois a forma dele de escrever simplifica de maneira acessível conceitos que podem ser muito complexos e abstratos. E ele faz tudo isso mantendo a teoria no centro. O livro trouxe questões que eu não conhecia e isso foi ótimo, mas o livro termina e me deixou com a sensação de que algo poderia ter sido mais explorado.

Mas sendo um livro que lança questões é ótimo! Agora é construir a partir desses lugares.

Recomendo a leitura do livro!

Sara 19/06/2022

nós amamos porque estamos vivos
"um relacionamento amoroso não é uma experiência entre conterrâneos, mas sim entre estrangeiros. Assim a relação amorosa pode ser vista como um convite a hospitalidade. Ela nunca será totalmente compatível conosco, uma vez que é outro ser humano...O que precisamos é ter uma abertura existencial para receber a pessoa que amamos, isto é, assumir que somos diferentes e que a arte do encontro é um esforço que precisa de uma espécie de tradução. O estrangeiro fala outra língua, a pessoa amada tem sua própria gramática. Um bom anfitrião não é aquele que somente apresenta, ou pior, impõe sua culinária e os seus costumes, mas aquele que aprende a fazer os pratos favoritos do hóspede e está disposto a aprender mais sobre sua cultura e seus costumes". Com o início da minha vida adulta eu senti pela primeira vez a experiência de amar alguém românticamente e senti a necessidade de entender meus sentimentos, acho que do mesmo jeito que ao receber um estrangeiro em casa eu tentaria estudar sobre de onde ele veio e o que fazer para dar conforto a ele é o que to fazendo para amar e saber como amar também, acho que o livro usou de bons argumentos científico, sociais e filosófico para a tese defendida e mais que isso, entrou em acordo com a bell hoocks que também defende que amar é um ato político e que engloba todas as esferas da nossa vida. Eu me sinto feliz de estar já no caminho para acolher um estrangeiro e aprender e confortar na sua visita ao meu afeto, e aceitar que talvez possa ser uma experiência que fracasse, no final o que importa é viver e me deixar sentir assim como Freud diria. Recomendo muito esse livro, as vezes a gente precisa entender o que é amar algum com toda a complexidade que isso exige

Giovanna.Zequim 24/06/2022

Um convite à reflexão
Livro de entrada perfeito para reflexões sobre o amor. Muitos paralelos históricos e pinceladas sobre diversos temas, como ciúme, monogamia, contrução histórica da concepção de amor, aspectos essenciais em relações etc.
É um convite ao autoconhecimento e autocrítica de si mesmo e de suas relações amorosas. Me instigou a querer saber mais.

Re Vitorino 25/06/2022

Por que amamos?
Cada capítulo inicia com uma lenda mito, menção a um caso histórico ou personagens conhecidos e a análise considera diversos teóricos africanos, asiáticos e latinos, e sair do eixo Estados Unidos-Europa é bastante enriquecedor.

Israel197 10/07/2022

Uma boa forma de se entender a multiplicidade do amor
Ele é um livro fácil de ler, a escrita é bem didática e explica de forma prática e exemplificada a diversidade do amor. Enfim gostei dele, é uma ótima forma de aprender sobre a forma de amar.

b i a 16/07/2022

eu amo um livro
conheci renato noguera na bienal e não pude deixar de comprar esse livro para ele autografar, percebe-se que é uma pessoa incrível e muito sábia
o livro demonstra isso claramente, de uma forma clara e muito didática, noguera passa pelo ocidente e pelo oriente contando mitos e lendas que envolvem o amor e que podem ajudar a compreender o que é isso e como lidar com o amor, algo tão complexo, além de dar informações da filosofia e da psicologia sobre o tema
amei muito, só tirei essa uma estrela porque eu queria muito que o livro incluísse mais os lgbts, senti que ficou meio heteronormativo
de qualquer forma, recomendo a leitura

Carolina 16/07/2022

Com toda uma alusão histórica o autor traça os principais pontos do que seria o ?amar? de forma integrar saudável, ótima leitura

Leh 16/07/2022

Melhor leitura de 2022
E provavelmente da vida. Que livro maravilhoso. Quantos ensinamentos e quantos questionamentos ele nos traz. Amar e ser amado é um desejo natural e intrínseco ao ser humano. Se tornar consciente do processo e da construção do amor conjugal é um presente que Renato nos dá, compartilhando esse estudo belíssimo. Muito grata por ter encontrado esse livro nessa fase que estou da vida. Apenas leiam.

Milena.Margutti 17/07/2022

Satisfatório!
O que dizer desse livro? Uma obra que provoca reflexões profundas, dá o que pensar sobre a forma como nos relacionamos, como demonstramos o que sentimos, e o que buscar dentro de uma relação, como fazê-la o mais saudável possível. Com caminhos trazidos por lendas e mitos de várias culturas e pensamentos de filósofos clássicos e contemporâneos, a obra traça um caminho pra explicar por que amamos. Amei!

Cristiano 14/08/2022

Amor e filosofia
Uma narrativa filosófica sobre o amor, que nos leva não só a pensar no amor, mas em como amamos e em como o amor se manifesta em diferente universos e em diferentes perspectivas.

Sens0 20/08/2022

"Porque amamos? Porque estamos vivos"
Esse livro é incrivel, eu adorei a citações de varios livros tanto de varias mitologias quanto de religiões.
O livro é curto e pequeno mas tem uma puta analise de qualidade. (O capitulo "amor e ciumes" me deixou chocada)

Likannp 23/08/2022

Surpreendida
Me fez pensar sobre o que é o amor e como a sociedade de certa forma vende essa ideia. É algo para refletir e se apaixonar, hahaha

hgiradi 02/09/2022

Gostei
Achei super fácil de ler. A abordagem também muito legal. Cada capítulo uma narrativa/filosofia pra dar introdução a um conceito do amor.

Gostei bastante.
Livro fácil que me fez pensar.

Laura 26/09/2022

Living in my mind rent-free
Na época em que terminei esse livro pensei que era um bom livro de introdução ao assunto e que no geral, cumpria o que ele se propunha a fazer, e é isso.
Agora, meses depois de ter terminado a leitura, me pego pensado em várias menções e interpretações que o livro apresenta.
O que me deu a sensação de que faltava algo após a finalização do livro talvez tenha sido o comprimento dos capítulos, tinha achado-os muito curtos,as agora eu vejo que isso, na verdade, foi um ponto acertado pelo livro. Pelo fato de serem capítulos objetivos fez com que as coisas ficassem bem claras e fossem lembradas mais facilmente.
Gostei demais, estou sempre recomendando e comentando sobre.

Amanda 27/09/2022

Com uma escrita dinâmica e muito didática Renato nos apresenta as várias facetas do amor na contemporaneidade, fazendo uma contextualização teórica e histórica dos modos com que a sociedade foi constituindo cada concepção. Por meio desse livro o autor busca nos mostrar que há várias maneiras de amar e que nenhuma delas está certa ou errada, cabendo a cada um entender e decidir o que é melhor pra si. Gostei muito de ter contato com essa obra. É extremamente satisfatório ler algo tão livre de julgamentos e que ao mesmo tempo apresenta o conhecimento de forma leve e prática.