Por que amamos

Por que amamos Renato Noguera

Resenhas - Por que amamos

Camilla11 29/04/2022

Ler sobre o amor é sempre um convite para reflexão. Nesse livro, não é diferente. Renato traz diferentes perspectivas culturais da arte de amar, que perpassam mitologia e saberes populares. É incrível entender como em todos os lugares há algum tipo de explicação ou direcionamento para o amor, ou seja, é algo natural e intrínseco ao seu humano. Que lindo!

Ps aproveito para indicar a leitura de o espírito da intimidade se você gostou da visão africana do amor como algo construído em comunidade.

Daniel 06/12/2020

"Amamos porque estamos vivos"
Ótimo livro que utiliza de diversas fontes para discutir sobre o amor, desde conceitos de psicanálise, filosofia até a forma como religiões africanas e as mitologias viam o amor. É uma leitura leve e tranquila, que traz bons pontos sobre o que amar e porque fazemos isso. Meu único ponto é que certos capítulos acabaram sendo repetitivos na conclusão, apesar das histórias contadas no começo serem sempre diferentes.

Gabrielle.Buckner 27/01/2021

Um livro sobre o amor
O livro fala sobre a temática amor de uma forma muito ampla, conta com lendas, pensamentos filosóficos e muito outros dados que nos ajuda a mergulhar ainda mais na leitura, que por sinal, é muito rápida e agradável.

Gabi 03/05/2021

Por que amamos?
Noguera traz de maneira fácil e didática mitos e histórias de diversas culturas e traz reflexão e conceitos filosóficos sobre as diversas facetas do amor

Fayer 06/01/2023

É bom, mas um pouco razo, o que condiz com a quantidade de páginas que tem o livro. Aproveitando que ele é pequeno, não faz mal dar uma lida.

Manu 12/06/2021

Renato Noguera traz reflexões que abre um bom debate sobre 'Por que amamos!'. Numa perspectiva afetivo-sexual, ele apresenta contextos históricos ou literários e vai pontuando algumas questões que reputo serem essenciais para compreendermos esse sentimento tão ímpar.
Dentre várias vertentes que ele explora nos seus 11 capítulos, muito me chamou à atenção como algumas relações afetivas-sexuais, na verdade, são fruto de uma construção social (novidade!??). Pois é, gente, não é novidade, mas a forma como ele explicita isso, através de estudos filosóficos, culturais e míticos é escurecedor.
Uma Instituição que sempre agiu e ainda age nessa construção é a Igreja, que criou a ideia do ser incompleto, da necessidade do casamento (neste caso, o heteronormativo) e o autor faz questão de frisar a existência de outros relacionamentos, como o homoafetivo. Outra questão, é o cunho patrimonial/contratual de algumas relações, onde, o que está em voga é a junção/ acréscimo de patrimônio, não necessariamente o amor.
Além disso, dentre outras discussões, ele aborda o amor policonjugal, o platônico, o romântico, o ciúme e a partir disso, vai desmistificando algumas ideias equivocadas que possuímos sobre os assuntos.
O autor não pretende esgotar o debate e tampouco dar respostas concretas, afinal, cada relacionamento e cada ser, é único. No entanto, uma palavra que me marcou foi o autoconhecimento, na seguinte passagem: "é impossível amar, seja lá como for, sem antes conhecermos a nós mesmos. O autoconhecimento é o primeiro e fundamental degrau para que sejamos capazes de buscar o que precisamos e para que, inclusive, saibamos identificar o tipo de amor que melhor nos convém."
Deste modo, para qualquer tipo de relacionamento, é necessário que conheçamos a nós mesmos. Afinal, a ideia de que precisamos de outra pessoa para nos completar, é extremamente equivocada.
Por fim, buscando dar resposta ao principal questionamento do livro, o autor diz: "amar é um ato político, e, como todo fazer político, o amor enfrenta desafios".
Eu lhes digo, para saber quais são esses desafios, ame! Mas antes de tudo, ame a si.

jonatas 14/06/2021

Livro muito gostoso de ler: texto fluído, linguagem objetivo e leve. Super rápido de ler e com uma abordagem filosófica sobre o amor extremamente necessária nos dias de hoje.

letAcia1172 13/12/2022

amar é um ato político!
que livro lindo! é uma leitura muito fluida e gostosinha (apesar de eu ter demorado um século pra ler por falta de tempo e força de vontade k). gostei do renato equiparar o ato de amar à política, porque é justamente isso: nós precisamos negociar constatemente, fazer e refazer pactos para desenvolver esse sentimento de uma forma saudável.

agora sobre a pergunta que dá nome à obra: por que amamos? não poderia haver uma resposta melhor do que a da página 197: "amamos porque estamos vivos. a vida impõe a vontade de amar. o que nos cabe é encontrar uma boa história para essa aventura". meu coração ficou quentinho demais ave maria !

Lais557 20/11/2022

"Eis aqui o ponto: em uma mente saudável, o ciúme é involuntário, mas a maneira como lidamos com ele é uma escolha."

Esse livro ta cheio daquelas coisas tão óbvias que acabam passando despercebidas, antes de amar leia esse livro.

Maria.Clara 28/01/2022

Abriu meus olhos
Foi uma leitura bem rápida de fácil entendimento, que me fez refletir muito e questionar muitas perspectivas.
Acho que todo mundo deveria ler esse livro, fiquei com vontade de indicar para todo mundo que conheço.

Lets 28/04/2022

Interessante
Por que amamos? Amamos porque estamos vivos..
O livro usa a ciência, a cultura e a mitologia pra explicar o amor, as formas e variações como ele se manifesta e como lidar com ele. Achei muito interessante e o que eu mais gostei foram os contos indígenas e mitológicos.

naretes 03/06/2022

Convite à reflexão
O livro é bem fluido e ao abordar a visão africana e a maneira como encara um relacionamento amoroso nos faz refletir que o "padrão" não é exatamente o tipo que vai nos atender. É importante dedicar um tempo para o autoconhecimento, para ter em mente quais suas demandas e prioridades. Recomendo como leitura para lazer e estudo.

Wellen 17/06/2022

Termino o livro sentindo falta de algo
Eu gosto muito da falas do professor Renato Noguera! Estava pensando que, gosto dos livros dele, pois a forma dele de escrever simplifica de maneira acessível conceitos que podem ser muito complexos e abstratos. E ele faz tudo isso mantendo a teoria no centro. O livro trouxe questões que eu não conhecia e isso foi ótimo, mas o livro termina e me deixou com a sensação de que algo poderia ter sido mais explorado.

Mas sendo um livro que lança questões é ótimo! Agora é construir a partir desses lugares.

Recomendo a leitura do livro!

Giovanna.Zequim 24/06/2022

Um convite à reflexão
Livro de entrada perfeito para reflexões sobre o amor. Muitos paralelos históricos e pinceladas sobre diversos temas, como ciúme, monogamia, contrução histórica da concepção de amor, aspectos essenciais em relações etc.
É um convite ao autoconhecimento e autocrítica de si mesmo e de suas relações amorosas. Me instigou a querer saber mais.

Israel197 10/07/2022

Uma boa forma de se entender a multiplicidade do amor
Ele é um livro fácil de ler, a escrita é bem didática e explica de forma prática e exemplificada a diversidade do amor. Enfim gostei dele, é uma ótima forma de aprender sobre a forma de amar.