O Timbre

O Timbre Neal Shusterman

Resenhas - O Timbre

Norberto 22/03/2021

Não fazia ideia do que ia rolar pra finalizar essa história e Neal Shusterman foi lá e me surpreendeu com um final maravilhoso. Gostei demais de todo o ritmo desse livro, que é sim um pouco mais lento que os outros - que são porradaria grande, mas a história é tão boa e as construções das tramas tão interessantes que detalhes ficam em segundo plano. É um final de trilogia muito bom, amei assim como amei os outros dois.

rach 11/07/2022

Ainda sem fôlego depois de tanta ação e reviravoltas e situações alarmantes e desespero e?
Vou sentir falta. No início da trilogia jamais imaginei que diria isso, mas realmente me apeguei a diversos personagens e torci por eles.
Bpo 23/07/2022minha estante
Essa trilogia é boa??? Tenho vontade de ler...

rach 23/07/2022minha estante
Demorei pra sair do início do primeiro livro, deu até ressaca literária, mas quando insisti descobri que as continuações são perfeitas!!!!! Sinto falta até ?

Faria 14/03/2021

Trilogia perfeita!
É de fato uma das minhas trilogias favoritas! Este livro é tão bom quanto os outros dois que o antecedem. O final de surpreendeu. Nimbo-cúmulo, você é tudo!!!!!
desventuras 14/03/2021minha estante
quero muito ler!

Jamille64 14/03/2021minha estante
pretendo terminar hoje e estou ansiosaa pra saber o final

Cami 03/07/2021

Que trilogia sensacional, uma história genial e bem trabalhada, que se tornou uma das minhas favoritas, o autor não perde a qualidade em nenhum dos livros e trás três obras incríveis.
Eu gostei bastante dessa conclusão, achei o final inteligente, o autor soube trabalhar muito bem todos os pontos do seu universo distopico, foi genial, o destino da ceifa; do mundo; do espaço; da humanidade e de todo o resto foi muito inteligente mesmo, foi um destino perfeito, exatamente o que era necessário.
O livro segue um ritmo crescente, o começo é meio parado, mas a cada capítulo novas informações eram inseridas na história, novos acontecimentos importantes ocorriam e a cada capítulo tudo ficava melhor.
Em especial queria falar sobre a Rand, ela foi uma personagem que me intrigou bastante, as vezes ela me deixava bem confusa, mas ela foi muito importante para a história toda, até que eu gostei dela nesse livro, o envolvimento dela com o Tiger foi bem legal, gostei do final deles.
Morrison, Munira, Faraday, Possuelo, Loriana e tantos outros personagens que foram muito importantes nessa história, me cativaram bastante e gostei de cada um e o Goddard foi um puta de um vilão e mereceu o fim que teve. Greyson e Nimbo foram sensacionais, me entregaram tudo o que eu precisava, Jeri foi maravilhoso/a, fiquei imensamente feliz em ver um personagem não binário na história, adorei completamente a história delu.
Senti que o Rowan e a Citra mereciam um final melhor, acho que mais um capítulo ou talvez um epílogo só para falar um pouquinho mais deles teria sido excelente.
A Citra teve um protagonismo muito bom nesse livro, adorei toda a evolução dela, ela foi uma personagem super importante, a cada página eu me apaixonava mais por ela, ceifadora Anastassia nunca será esquecida. Agora o Rowan, da até vontade de chorar, em todos os três livros ele literalmente, sofreu, matou pessoas, sofreu, foi o par romântico da Citra e sofreu mais um pouco, #esquecidonochurrasco.
De resto só tenho coisas boas a dizer, foi um livro maravilhoso, um final muito bom, esses livros me emocionaram muito, tive um mix de emoções em cada um, nunca vou me esquecer dessa história.
Essa trilogia é espetacular em todos os sentidos da palavra.
Bart 04/07/2021minha estante
Pqp!! É mt show qnd a gnt fica instigado com um livro, uma trilogia, saga, série a powrra toda!! Caramba, sua resenha pega em tudo! Fico feliz por não ser processado kkkkkkkkkkk, e principalmente por vc ter gostado!! Mais uma pessoa que posso conversar a respeito desse livro e dos outros dele!!
?????

Cami 04/07/2021minha estante
pois é, eu gostei bastante então dessa vez não vai ter processo.
essa trilogia foi incrível, ainda vou ler muitos livros desse autor, se quiser conversar sobre o livro, tô aqui, é sempre bom falar de coisas que a gente gosta

LAvia494 26/07/2021minha estante
estou quase concluindo a leitura da trilogia, só falta o timbre? que ansiedade! assim que tiver um tempinho vou pegar pra continuar

Cami 26/07/2021minha estante
amg a conclusão dessa trilogia é sensacional, termina logo, vc vai amar

jusousan 15/05/2022

O Timbre
O Timbre, sem dúvidas, por ser a finalização de uma trilogia traz consigo altas expectativas por parte do leitor. Além disso, o segundo livro terminou com grandes questões a resolver. E, ao meu ver, o autor não conseguiu costurar a história, manter o ritmo ou o malabarismo necessário.

Começamos pela história em si. Apesar de se tornar grandiosa nos livros anteriores, Neal Shusterman se perde. O autor decide acrescentar tramas secundárias desnecessárias, incrementa novos personagens que não são tão impactantes para o desenrolar da narrativa e acaba deixando de lado situações que foram levantadas nos livros anteriores. Além disso, me perdi vários momentos no tempo estabelecido. Não conseguia me situar e diversas vezes tentava entender a organização do autor.

Outro ponto que me incomodou foram os personagens. Tanto principais como secundários. Para falar a verdade, todos os personagens, neste livro, foram secundários. Nenhum foi aprofundado. Nenhum teve o desenrolar que merece. Acredito que o autor tentou, de alguma forma, fazer com que todos ficassem equilibrados no destaque da trama e isso, ao meu ver, enfraqueceu a narrativa.

Citra, Rowan, Faraday e Goddard. Todos esquecidos. Pouquíssimo tempo na história. Quando foi decidido que iriam aparecer e eu imaginava que dali iria surgir algo, não mostravam a mesma força representada antes. O vilão que causou tanto alvoroço nos livros anteriores decidiu que sua vida estava boa demais pro enredo. A mocinha tava com preguiça de aparecer. Outros foram jogados de um lado para o outro na trama e isso me deixou irritada, visto que todo o potencial deles foram desperdiçados.

Greyson ganha um papel muito importante e foi o mais desenvolvido. Mas, realmente precisava de tudo isso?

Além disso, os personagens novos acrescentados tiveram poucas contribuições e alguns ganharam importância sem nenhum sentido. Pra falar a verdade, se tirasse um ou outro, o impacto causado ia ser o mesmo.

A Nimbo-cúmulo foi o destaque de tudo e acredito que esse livro na realidade é o spin off da vida e do desenrolar dos seus sentimentos e emoções.

O único final digno acredito que tenha sido do Faraday. Seguiu o propósito que ele queria e lutava a todo momento. Nem vou comentar do fim escolhido ao Goddard. Decepcionante.

Uma única coisa positiva que me fez sentir que eu estava realmente lendo a finalização da trilogia do Ceifador, foi por um único impacto causado pelo Goddard. Uma única coisa. Apenas isso. Nesse momento eu senti que o personagem estava voltando aos eixos e que tudo poderia encaminhar muito bem. Porém, não. Decepção mesmo.

O autor consegue pelo menos finalizar os pontos dos outros livros? alguns. Mas, muito mal elaborado.

Apesar de ser um universo muito incrível e uma boa escrita do autor, esse último livro não me encantou como os dois primeiros. No geral, estou na expectativa do autor realmente escrever o livro final da trilogia rs.

Enfim, recomendo pois cada um tem sua experiência.
Tais Brito 15/05/2022minha estante
Concordo. A resolução apontada pelo autor não fez jus a toda a história que ele desenvolveu ao longo dos outros livros. Tenho consciência da dificuldade que seria concluir todo esse universo de maneira satisfatória, mas cheguei ao final e só conseguia pensar: Mas vai acabar assim?!
De qualquer maneira, acredito que a jornada tenha valido a pena.

jusousan 15/05/2022minha estante
Eu concordo! A jornada valeu sim a pena. Se me perguntassem sobre a trilogia, eu indicaria. Apesar da finalização ter sido como foi.

Dheyvison Jr. 16/05/2022minha estante
Ele vai escrever um livro de estórias da saga.

Neto Murracho 16/05/2022minha estante
Nem vou terminar de ler o seu comentário antes de ler esse volume, depois conversamos !!!

Neto Murracho 25/09/2022minha estante
Sim, foi decepcionante esse final... esperava algo muito melhor, algo similar aos dois volumes anteriores !!!

jusousan 25/09/2022minha estante
4 meses depois e tu voltou pra confirmar kkkk foi né? a gente cria expectativa e na hora

Tintin 20/03/2022

O Timbre.
Ainda não tô pronta pra aceitar que acabou. Não só esse livro mas a trilogia toda.

Eu amei tanto mas tanto esses livros q não tenho nem como escrever, a história e os personagens são tão mas tão fascinantes que é uma coisa única de se ler.

Esse livro em especial foi tanta coisa pra se resolver, pra se assimilar e pra entender que eu compreendo pq de algumas não terem gostado, mas eu amei. Nenhum superou o primeiro livro, mas esse foi muito bom.

Leiam, apenas leiam essa trilogia.
Vic 20/03/2022minha estante
Por causa da sua resenha fui convencida a ler kkkkk obrigada

juju.salless 20/03/2022minha estante
eh mt triste saber q n tem mais dessa trilogia maravilhosa ????

Tintin 20/03/2022minha estante
Leia, Vic, acredito q vc não vai se arrepender

Jamys 18/03/2023minha estante
Lançou um final do ano passado, mas ainda não foi traduzido para o português
O nome é "Gleanings " e se passa anos depois dos eventos ocorridos na trilogia

maltchik/ 24/03/2024

"Levantem-se" O Timbre exclamou em meio à temível trovoada."
A verdade é que Neal Shusterman me acostumou mal com a ação frenética e reviravoltas do primeiro livro. No segundo o nível já caiu um pouco, mas compensou com uma reta final eletrizante e um final simplesmente apoteótico. Já nesse terceiro... Demorou pra leitura engrenar e me prender. Teve uns bons momentos aqui ou ali mas n passou disso.

O final não diria que foi ruim, mas tb nd demais, não me surpreendeu e empolgou como nos 2 primeiros.
E oq foi que aconteceu com um dos vilões que mais gostei até hj... tão marcante, bem trabalhado, pra no meu ver ter um fim tão anticlímax.
André 24/03/2024minha estante
Tô lendo o primeiro volume e já me perguntando se vale a pena ler os demais hehehe

maltchik/ 24/03/2024minha estante
André, os finais do livro 1 e 2 com certeza vão instigar vc a ler o próximo, são finais muito bons. É só o terceiro livro da trilogia que achei abaixo, mas n q seja algo ruim, só n manteve o nível dos anteriores pra mim. Mas é uma trilogia q vale apena ainda assim e quem sabe pra vc funcione melhor

lisanalgaib 24/03/2024minha estante
tenho traumas do final do segundo livro até hj...

kas maroni 03/11/2021

Somos seres imperfeitos.
Eu amo o jeito que a escrita do Neal me prende e me faz não querer larga o livro.

No terceiro livro a gente ver como a corrupção humana pode estragar até o mundo mais perfeito.
Ceifadores precisaram escolher um lado. O lado do poder e controle ou lado que quer o bem da humanidade.
E tudo vai gerar consequências.

Eu não consegui parar de comparar a nova ordem e a velha guarda com a política do nosso país e a política geral.
Esse livro me fez refleti muito sobre esse assunto, sobre preconceitos, o que é uma coisa bem explícita, a busca de poder também.
Achei que a história trouxe assuntos bem importantes.

A nimbo foi a protagonistas desse livro, os planos dela e como cada coisa vai se ligando com outra, todos pontos sendo essências, realmente me prendeu e me fez fica muito curiosa pra saber como ela ia resolver tudo.
Sofri horrores, fiquei angustiada com o coração na mão em muitas situações do livro.
Todo capítulo trás uma coisa nova, um acontecimento inesperado, fazendo a curiosidade aumentar e não ter vontade de larga o livro.

Eu já imaginava esse final, só não tinha ideia de como ia chegar nele. Eu gostei, achei que foi um encerramento muito bom, digno e honorável.

ps. senti muita falta da Citra e do Rowan, eu queria muito que eles tivesse tido mais destaque no livro. As aparições deles são pouquíssima e fez muito falta.

E vou deixar aqui todo meu amor e carinho para todos os personagem e esse mundo incrível. ?

Leiam e aproveitem. ?

Ester Mendes 17/07/2021

Trilogia Scythe
Eu ameiiii esse livro assim como eu amei os outros dois. É uma história que faz a gente pensar muito sobre tudo, mas, principalmente, sobre a humanidade e as nossas falhas.

Os personagens são incríveis, a escrita do autor é muito fluída e tem uns plots bem bacanas.

A trilogia pra mim não é perfeita (no final eu senti até que faltaram algumas coisas), porém, independente de tudo, é uma trilogia que conquistou meu coração ?.

"Como era difícil para eles viver no momento presente, apesar do fato de que o presente era tudo o que tinham."
Liverei 20/07/2021minha estante
O que você sentiu que faltou na história??

Ester Mendes 20/07/2021minha estante
Olha, eu não sei se "faltou", acho que foi mais coisas que me decepcionaram. Por exemplo, eu queria um desenvolvimento maior de alguns personagens (Rowan, Rand...) e isso acabou não acontecendo. O final também, até que foi bom, mas eu esperava muito mais pra uma história tão impactante, sabe?

Tai Lang 24/07/2021

Meu Deus...
Caramba, eu não sei definir o tanto de nervoso e aflição que eu passei durante esse livro!!!! É um livro muito bom, só achei que o final precisava de pelo menos mais um capítulo mas eu amei esse livro e acho que todo mundo deveria ler os três livros.

Isadora.Carreiro 14/07/2022

dor
Eu na verdade não sei exatamente que nota dar pra esse livro pq eu só senti dor no final, mas essa trilogia é incrível e eu recomendo que todos leiam.
Rosa Lemos 14/07/2022minha estante
Essa é umas das melhores trilogias que já li E também só senti dor no final

Elô 18/06/2023

Estou completamente arrasada, aliviada e encantada.
O final dessa serie foi simplesmente perfeito, ao mesmo tempo que o autor nos traz todo um mundo complexo e cheio plots, conseguimos sentir também a parte humana dos personagens e sofrer com cada um deles e suas questões.
Enfim, apenas leiam essa trilogia!
Gabbe 18/06/2023minha estante
Eu fiquei assim de saúde

Manuelle.Brandine 18/06/2023minha estante
Eu ia começar esse último hoje!

Elô 18/06/2023minha estante
pode começar que vale muito a pena!!

Cecília 26/03/2022

FINAL PERFEITO PARA UMA TRILOGIA PERFEITA!!!
simplesmente foi além das minhas expectativas para essa trilogia, incrível, sensacional, maravilhoso, não tenho palavras para tudo o que esse livro é.
os personagens dessa trilogia são tão perfeitamente imperfeitos, tão humanos que é até estranho pensar que eles não existem de verdade. Nunca li nada assim, um plot totalmente único, simplesmente incrível, com o melhor (pior) vilão que já li, tão horrível que chega a dar um ódio genuíno por esse homem, e é por isso que esse livro foi tão perfeito.
"? Somos seres imperfeitos ? Munira disse ? Como poderíamos nos encaixar em um mundo perfeito?"
amanda 26/03/2022minha estante
chorei tanto lendo essa trilogia

Alessandratss 02/03/2021

Livro ótimo, o final nem tanto
Li comentários muito negativos sobre o desenvolvimento desse livro, mas eu simplesmente adorei cada página. E sim tem um parágrafo ou outro que faz você se perguntar se era realmente necessário, porém creio que seja normal isso acontecer em qualquer livro.

Todavia, entendo alguns dos motivos de não gostarem desse livro. Como por exemplo, há MUITOS pontos de vista. Citra e Rowan, que são os protagonistas, mal aparecem. E Rowan coitado, por pouco não vira figurante. Mas confesso que não achei de todo ruim ver eles poucas vezes, porque senti ao longo da leitura que algo muito maior que os dois surgiria.

Com isso aconselho, tenha em mente antes de tudo que O Timbre é completamente diferente de O Ceifador e A Nuvem. E que os personagens não são tão importantes assim, eles apenas estão lá para ajudar o grande acontecimento que mudará o mundo, ou seja, o mundo/humanidade são mais importantes que eles.

Algo que me deixava muito pensativa sobre o livro antes de chegar a ler, era o título. Afinal o que seria O Timbre, um evento ou uma pessoa. E quando finalmente descobri minha cabeça explodiu, Neal Shusterman é simplesmente genial! Tudo que leva a acontecer com O Timbre, seu desenvolvimento e sua importância na história é GENIAL!

Citra e Rowan pra mim não tiveram um grande desenvolvimento, pois eles já estão em um nível superior. São maduros o suficiente para tomarem decisões certas e agir quando devem, além de já serem bem trabalhados em A Nuvem, não havia muito o que acrescentar. O final deles apesar de ser agridoce, deixa um quentinho no coração.

Não tenho muitos comentários a dizer sobre Faraday, gosto muito dele, mas o mesmo parecia ser tão influente na história no início, mas depois sumiu para aparecer de novo do nada. Contudo, curti muito a relação de parceria entre ele e Munira.

O que falar do jovem Greyson, que conhecemos no 2° livro. Meu ponto de vista favorito era dele. Um personagem interessantíssimo e com um crescimento ainda maior que no livro anterior. Suas reflexões e relação com a Nimbo são fascinantes de ler.

Uma coisa que não esperava e foi tudo na minha vida, foi o autor ter nos apresentando a uma personagem não binária de maneira sensível e correta (acredito eu). Vou seguir como ela gosta que as pessoas usem seu pronome, então de acordo com a forma que se sente melhor nesse momento que  escrevo é (ela/dela). O mais bacana que ela não esta lá só pra fazer cenário, a mesma também tem uma grande importância na história além de ser uma pessoa interessante e corajosa.

E não podia esquecer da minha personagem favorita, a digníssima Nimbo-Cúmulo. Mais uma vez temos ótimas reflexões e pensamentos a cerca daquilo que a Nuvem ama, a humanidade. Tendo que lidar com seu papel mesmo se esquivando das regras impostas foi super envolvente.
A relação dela com Greyson é tão linda, da pra sentir o como ele é amado pela Nimbo. Não é um amor maternal ou muito menos carnal. A simples existência de Greyson, faz a Nuvem feliz.

Sobre o vilão o Goddard, gostei de seus pontos de vistas e os segredos que conhecemos sobre ele. Porém não acho que o final do personagem fez jus a ele. Por mais que tenha gostado do que acontece depois do seu final, o que leva a acontecer isso é tão raso e insignificante.

Temos também outros personagens que aparecem aqui mas não vou comentar pra não ser spoiler, só que tem uma personagem que seu final é tão pesado que me deixou mal por um dia inteiro e olha que ele nem é "triste".

Por mais que a conclusão tenha me feito  refletir até o presente momento com seus acontecimentos eloquentes, não gostei da forma que o autor concluiu o problema que era imposto desde o primeiro livro.

Na minha opinião, o autor fugiu da história. Um recuo total dos problemas. Acredito que ele deveria ter resolvido tudo naquele local e não ter ido embora (quem leu vai entender).
Foi uma maneira interessante? Sim! Porém foi fácil demais pra uma história complexa. Deu a entender que o que acontece com os personagens no final é uma provação pra enfim, terem a vida que tanto desejavam, só que de um jeito que não é condizente quanto a história que nos foi contada durante a trilogia.

Amei muito O Timbre, mas concordo que ele é inferior as outros dois livros. Minha crítica é que o final se difere de tudo.
Este terceiro livro em geral é mais sobre o mundo do que os personagens principais. E não tive nenhum problema com isso. Adorei poder ter uma visão completa desse mundo tão bem construído, pois é isso que torna esta série tão interessante e envolvente.
Cristina B 02/03/2021minha estante
Ótima resenha!

Alessandratss 03/03/2021minha estante
Sério? Muito obrigadaaaa ?