O Timbre

Resenhas - O Timbre

fee 03/08/2021

4.2/5
22/7~3/8/21

terminei e agr essa é minha triologia favorita q dor no coração de acabar essa perfeição aaaaaaa olha essa saga merece 4.6 estrelas pq sinceramente simplesmente perfeita

!spoiler!

mas mas OQ ACONTECEU COM A ASTRID NÃO MOSTRA SE ELA CHEGOU AAAAA EU VOU MORRER SEM NUNCA SABER??? E MEUDEUS 117 ANOS QUE DOR QUE DOR CARA
Aurea25 03/08/2021minha estante
Nossa, eu tô lendo o primeiro é uma das piores coisas q já li na vida

Bia 03/08/2021minha estante
amo demais essa série também!
e a astrid chega sim, alguns relatos que tem durante o livro são de pessoas que vivem no planeta que ela foi enviada, pelo que eu entendi

fee 03/08/2021minha estante
@Helena COMO???? oq vc não tá gostando?

Aurea25 03/08/2021minha estante
Primeiro q não faz sentido nenhum uma IA fodona q resolveu literalmente todas as mazelas humanas deixar por conta dos mesmos humanos corruptíveis uma tarefa tão importante como controle populacional.

Outra, não faz sentido também as pessoas serem imortais e continuarem tendo filhos, pelo menos não o bastante pra q seja necessário um controle populacional tão extenso como dizem no livro

Tem também o lance de eles realmente matarem a pessoa. Uma sociedade tão desenvolvida como tá lá não seria tão cruel com as pessoas justo na hora da morte

E eles usarem estatísticas da era mortal é muito injusto, pq pobres e pretos sempre tiveram uma mortalidade maior, mas admito q essa última sou só eu problematizando demais

Enfim, pra uma IA benevolente e onisciente, nada nesse livro faz sentido pra mim

May 05/08/2021minha estante
@Helena a nimbo-cumulo fez um juramento de não julgar quem deve morrer e quem deve permanecer vivo, ao longo do livro vc vai perceber que ela tem diversas limitações.
A questão do controle populacional vc está querendo dizer sobre o controle de natalidade sobre as famílias? pq se for, a nimbo-cumulo não pode interferir nisso tbm
E cada ceifador tem seu método de coleta, o do Faraday é exclusivamente coletar com base nas estáticas da era mortal.

Aurea25 05/08/2021minha estante
Eu sei, já acabei o livro. Ainda assim não faz sentido. Não explica pq ela tem essa limitação. E sei q a nimbo não pode interferir no controle populacional (apesar de também não fazer sentido ela não interferir, quando superpopulação é uma das bases do sofrimento humano), só q a gente pega os países mais desenvolvidos atualmente, as pessoas tem menos filhos. Como q as pessoas continuariam tendo filhos numa sociedade foderosa dessa? Pq se há igualdade, se não há opressão, o número de filhos naturalmente diminui.

Tipo, se o cara quer abordar filosofia e política numa sociedade utópica, ele deveria estudar um pouco de filosofia e política antes, pro livro dele fazer um pouco de sentido

May 05/08/2021minha estante
eu sei que fica meio frívolo se pensar dessa forma, mas as questões que ela não interfere se deve ao juramento para a humanidade que ela fez. E pode ser que as pessoas estejam sim tendo menos filhos, mas vc vai que tem pessoas da era mortal que ainda estão vivas, gnt com mais de 300 anos, qnts gerações cabem dentro dassa data? entende? mas realmente a explicação é meio chocha :/

Aurea25 05/08/2021minha estante
Eu amei a ideia do controle populacional, só achei o motivo pra isso meio ruim. Tipo, a cúmulo tirou toda a administração do sistema dos humanos pq ela era mais competente q eles em tudo. Não tem pq deixar essa parte super importante na mão de humanos. Não faz sentido. Ele tinha q ter arrumado outro motivo pras pessoas precisarem ser mortas aleatoriamente

May 05/08/2021minha estante
então, se vc continuar a trilogia (coisa que eu acho que vc não tá mto empolgada para fazer kkkkkk) vc vai ver muita coisa acontecendo dentro da ceifa, a corrupção entrando num lugar que era pra ser incorruptível, então pra história desenrolar, deixar controle da vida nas mãos da sociedade, era essencial

Aurea25 05/08/2021minha estante
Então, ele poderia ter tido uma ideia melhor kkkkk

Mas acho q não vou ler os outros mesmo não

Bia 05/08/2021minha estante
@Helena desculpa me intrometer kkkk mas a nimbo cúmulo não controla a morte justamente porque é uma coisa muito humana, e ela, como uma inteligência artificial, não entende. a sociedade também não lidou bem com isso? não, mas isso na verdade é o principal ponto da trilogia

Aurea25 05/08/2021minha estante
A morte só é humana do ponto de vista religioso. Não há motivos científicos que justifiquem essa escolha da Nimbo-Cúmulo. Até pq tudo morre. O tempo leva tudo e não poupa nada. Uma IA q detém todo o conhecimento do mundo deveria saber disso

Bia 05/08/2021minha estante
realmente não tem motivos científicos, mas acho que são motivos mais éticos? ou emocionais? não sei direito, mas não acho que a morte é humana só no sentido religioso. tudo morre, mas ela afeta muito os seres humanos e a nossa sociedade num sentido mais emocional sabe? a gente tem dificuldade de enfrentar ela. acho que a escolha de deixar a morte nas mãos das pessoas é que, como ela é uma coisa mais emocional, os humanos saberiam lidar melhor com ela do que uma IA que tecnicamente não tem emoções (porque é literalmente você acabar com a vida de uma pessoa, isso tem um peso grande e acho que teria que ser feito com essa consciência humana). mas eu realmente entendo seu ponto.

fee 06/08/2021minha estante
@Helena olha (vou contar spoiler pq vc não vai ler o resto mesmo) a ceifa foi criada antes da nimbo-cúmulo assumir o poder do mundo, ela foi programada pra não interferir em nenhuma questão da ceifa, apesar de tudo ela é um máquina, feita por humanos e não consegue burlar sua programação

e outro ponto tbm, vc por exemplo, gostaria q a nimbo-cúmulo fosse responsável pela sua morte? vc viveria a vida inteira em uma sociedade ??governada?? por ela sabendo que ela algum dia vai te matar? não, ngm aceitaria, a nimbo-cúmulo viraria uma espécie de monstro e os humanos tentariam tirar ela do poder, pq era melhor morrer de forma natural doq morrer pq um computador inteligente decidiu isso pra vc entende?

Aurea25 06/08/2021minha estante
Eu pessoalmente gostaria sim q a entidade q acabou com a fome fosse responsável pela hora da minha morte. Mas se a Nimbo-Cúmulo fosse responsável, tenha a certeza q ela não escolheria aleatoriamente. A única escolha possível pra qualquer um com bom senso pra escolher a hora da morte de alguém é pegar pelos mais velhos, não há argumentos contra isso. E sendo assim, no caso a humanidade não seria imortal, só teria uma expectativa de vida muito muito longa

Eu gostei da premissa da existência de ceifadores, só achei a explicação do autor pra isso muito sem pé nem cabeça

E os personagens são todos clichês

Lenas 15/07/2021

Satisfeitíssima com o final. Acho que não consigo pensar em nenhuma conclusão melhor que essa? Neal Shusterman foi simplesmente genial!

O livro trouxe uma resolução para os todos os personagens que conhecemos e, surpreendentemente (por ser o último livro de uma trilogia) também introduziu personagens novos e cativantes.

No geral, foi uma leitura divertida e interessante e acho que as pessoas ficarão satisfeitas com o destino de todos os personagens ?  mesmo que não seja bem o que esperava (e, para mim, tudo sobre este livro acabou sendo totalmente inesperado, o que é uma coisa muito boa!).

Achei legal que o autor colocou comentários no livro sobre tópicos sociais e políticos atuais. Alguns deles são irônicos, outros são um pouco mais gritantes (como alguém dizendo "apenas idiotas constroem paredes para manter as pessoas afastadas" haushs). Em uma distopia é sempre esperado esse tipo de comentário e acho que foi bastante equilibrado aqui.

Enfim, o livro três, assim como todos os anteriores, foi único e maravilhoso. Para mim, não houve nada de errado na série toda...

Uma experiência ótima que até deixou ?triste? por ter se encerrado.
l1sales 16/07/2021minha estante
toda vez que vejo uma resenha falando bem desse livro minha vontade de ler aumenta ??

Lenas 16/07/2021minha estante
pois leia, Leviiii ???

Juliete 16/07/2021minha estante
Eu só queria poder esquecer que li essa trilogia pra poder reler ela dnv como se fosse a primeira vez ???

Lenas 16/07/2021minha estante
kkkk exatamente como me sinto!

bookbylp 14/09/2021minha estante
moça eu já tô na pag 233 e tá muito chato, melhora mais pra metade???

Lenas 14/10/2021minha estante
Kkkkk você conseguiu terminar?

Thalles 29/07/2022minha estante
Só um ponto, que é a minha opinião, claro. Quando algum comentário social contemporâneo é inserido em uma história, seja sobre questões políticos, religiosas, humanas (sobre gênero, raça, classes sociais), é preciso que seja muito bem contextualizado com a trama, pra que não fique um ponto solto, parecendo ser apenas algo que o escritor queria muito falar. Apesar dessas coisas serem muito importantes para nós, no mundo real, os livros ainda são mundos fictícios. Espelhos do nosso, mas ainda assim de fantasia.

Só algo que eu achei um pouco "falho" nesse livro.

Gabi.AraAjo 09/02/2023minha estante
Eu literalmente acabei de terminar o terceiro livro e estou desorientada. Mano??? Acabou tão do nada eu estava crente pensando que teria continuação. Esse livro ferrou minha mente e agora eu não vou conseguir dormir pensando o quão incrível é!!! O autor foi cirúrgico, livro perfeito, cheio de plow twist...

Juliete 10/02/2023minha estante
Gabi tem livro novo só que por enquanto só inglês

Lenas 04/04/2023minha estante
O queee? Eita Juliete, agora vou ficar de olho também kkk

Thaise 14/01/2024minha estante
Não consegui terminar. Estou angustiada em achar que tudo vai piorar muito antes do fim. Gerou um bloqueio kkkk

Ander 09/03/2021

Expectativas podem te ferir, lembre-se disso.
Nem sei por onde começar ainda, se começo falando dos pontos positivos ou se vou direto soltando os cachorros em cima do Neal, porque não é possível que ele tenha feito isso comigo! Dois livros impecáveis e muito amarrados, com um mundo tão bem construído para ele fazer esse final morno e evasivo.

O livro ao todo é muito bom e cheio de momentos agoniantes, conflitantes e reflexivos como dita a trilogia, isso não tenho como negar; sua escrita e narrativa é incrível ainda nos enchendo de personagens cativantes e diversos momentos tensos ao longo do livro.

Eu acredito que a ideia do autor ao escrever essa trilogia para contar de fato sobre a humanidade em si é algo genial, ainda mais usando elementos da distopia e ficção cientifica, nos faz realmente pensar se a imortalidade seria algo bom para todos ou se isso iria corroer e nos destruir por conta própria.
Mas não da para negar que o autor tentou amenizar e enfatizar um final que poderia ser épico e único.

Minha expectativa depois de ler A Nuvem foi algo além de tudo que eu poderia imaginar, porque de fato o livro anterior foi tão incrível e com diversos acontecimentos bons que ficou impossível de chegar aqui e não ficar ansioso para algo tão bom quanto. Só que infelizmente minha expectativa não foi alcançada, mesmo que o livro todo não seja tão ruim assim.
Ao decorrer da história eu fiquei preso e apreensivo em diversos momentos, aquele sabor de qualidade estava em todos os momentos. Porém é aí que está o erro, como pode o livro ir te preparando para algo tão incrível e no final de dar um tapa na cara com uma leveza sem precisão alguma, não aceito o fato do autor minimizar momentos que poderiam ser tão fortes.

Não consegui me convencer do autor criar um vilão ao longo de quase 3 livros para simplesmente dar um “mata leão” tão simples assim, não faz SENTIDO ALGUM, fiquei realmente em choque sobre isso e não no bom sentido!!!
Ainda mais na explicação para a conclusão de alguns personagens, que decepção sobre o Rowan, de um personagem grandioso construído com tantas camadas para um banana e todo apaixonado a esse ponto. Totalmente descartado no livro INTEIRO!!!! Não consigo aceitar.
Citra pelo menos teve seus momentos, mas também afirmo que esperava mais dela.
Greyson se tornou a melhor coisa desse livro, o personagem foi fiel com todos os seus medos e aflições e marcou as melhores passagens do livro, eu realmente torci por ele em todos os momentos, algo muito positivo.

A nimbo apesar dos apesares me surpreendeu e foi firme a quem ela realmente se tornou, só esperava que ela fizesse algo maior, algo mais surreal por assim dizer, algo que só ela poderia ter feito. Não acho que deixar de enfrentar momentos e apenas “fugir” é uma boa decisão as vezes, achei ela muito fraca nesse sentido.

Conclusão decepcionante ainda mais se comparado sobre os dois primeiros livros.
Mas não vou negar que a trilogia em si tem muitas qualidades e refletir sobre isso me deixa um pouco esperançoso, me fez voltar a sentir empolgado em ler distopia, apesar que acredito que a trilogia tenha mais um ar de ficção cientifica do que a distopia em si.
Enfim, as vezes nada é como queremos e temos que aceitar isso.
Ari Phanie 09/03/2021minha estante
Muito triste quando vc ler uma história foda, aí chega na conclusão e o autor resolve cagar com nossas expectativas.

Ander 09/03/2021minha estante
É acontece, mas fico feliz que muitos gostaram, então está bom =D

Reinan.Barbosa 09/03/2021minha estante
Eu te entendo guereiro

Valeu =D rs

Mathias 09/03/2021minha estante
Brochante kkkk infelizmente as expectativas atrapalham. Às vezes o livro pode até ser mais ou menos, mas se a gente esperava mais... kkkkk gostei da resenha! ??

Ander 09/03/2021minha estante
Sim verdade, e eu tentei ao máximo não criar expectativa mas foi difícil kk

Hebert Braz 10/03/2021minha estante
Meu Deus kkkkkkk.
Minha opinião é bem contrária a sua. Eu detestei o fato do autor ter reciclado o Goddard como vilão no segundo livro, e já esperava que a Rand fosse matá-lo desde que tivemos os primeiros capítulos sob o ponto de vista dela, por conta do ressentimento com a morte do Tyler e tal. Foi meio broxante? Foi. Mas era um arco que eu já esperava.
Essa minha decepção com o Rowan veio no segundo livro, que pra mim é o pior da trilogia (mesmo ele sendo muito bom, obviamente). O Rowan é totalmente descaracterizado em A Nuvem, cometendo umas cagadas que não fazem sentido nenhum com o personagem só como uma forma do enredo poder avançar (a forma como ele é capturado no segundo livro é patética), por isso eu não fiquei esperando muito dele nessa conclusão.
Achei toda a ideia do Neal bem maluca mesmo, mas curti bastante. Não era o que eu tinha previsto para o final, mas não achei totalmente descabido. Um pouco mal construído, talvez, já que esse rolê todo da colonização ter sido sabotada só surge nesse livro (até então a gente sabia que tinha sido um fracasso, mas isso foi só uma informação jogada aleatoriamente no primeiro livro, para no nada virar o plot do terceiro).
Mas, no geral, curti muito a conclusão. E de fato o Greyson roubou a cena.

Ander 10/03/2021minha estante
Entendo seu lado.
Você gostou bastante enquanto eu me decepcionei. Isso que é válido e bacana, faz eu pensar que o autor só errou comigo. haha

Anderson 28/05/2021minha estante
Eu me decepcionei bastante com esse terceiro livro também, não chega nem perto dos outros dois..m

Ander 29/05/2021minha estante
Não mesmo. =/

A.Paula.Sz 22/02/2023minha estante
Não preciso mais resenhar, essa resenha explanou todos os pensamentos e sentimentos q tive ao fechar o último livro da trilogia. A primeira coisa q pensei foi: "como uma série pode ser tão boa e acabar tão terrivelmente assim?" Foi mais ou menos como a decepção com o final de GOT...
Mas enfim, como vc disse, a série não é ruim, e é embora tenha deixado esse gostinho de insatisfação com o final, teve tantos quotes magníficos e passagens dignas de grifar q acabou compensando rsrs...
Parabéns pela resenha, muito bem desenvolvida.

Aline Maia 13/10/2021

quando a criação se torna criador
Uau. Não sei nem por onde começar...
A trilogia como um todo é incrível, tudo é bem pensado, profundo e denso.
É daquele tipo de história que você precisa de um bom tempo para processar e digerir, mesmo que a leitura flua.

"O Ceifador" : o que é a morte em um mundo onde a norma é a imortalidade?
Aqui conhecemos a Ceifa através de Curie, a Velha Guarda através de Faraday e nos deparamos com os jovens protagonistas, Rowan e Citra. Os dois acabam gerando o estopim para que os embates entre a Velha Guarda e a Nova Ordem fiquem mais evidentes dentro da Ceifa. Ao mentir em um dos testes para ajudar Citra, Rowan acabou possibilitando uma série de ações que resultam sempre nos dois ficando em lados opostos. Como base tiveram Faraday, mas quando se separam têm treinamentos diferentes que ilustram os dois lados da Ceifa que estão gerando uma crise capaz de trazer o fim desse mundo perfeito. O treinamento de Rowan é impactante e indigesto porque simplesmente tem Goddard, um vilão muito interessante pois apresenta argumentos com bastante sentido a ponto de causar uma espécie de encanto nas pessoas que ficam ao seu redor e bugues na cabeça do leitor. Amei o encerramento da história com o nascimento do vigilante Ceifador Lucifer e da Ceifadora Anastassia.

"A Nuvem": como funciona um mundo onde quem mais ama e preza pela humanidade é uma IA? O que é ter um propósito em um mundo que já é perfeito?
Aqui nós conhecemos a IA desse universo através de sua relação com o terceiro protagonista da série, Greyson Tolliver. Os pensamentos da Nimbo-Cúmulo me cativaram tanto tanto tanto! Acompanhar o processo de como ela passa a ter sua própria consciência foi muito encantador. Esse livro trouxe o melhor final entre os três. Citra e Rowan são congelados por sabe-se-os-deuses quanto tempo, Curie se sacrifica, Faraday e Munira encontram as ilhas; e por fim, o surto da Nimbo-Cúmulo (também conhecido como A Grande Ressonância hahaha) recorrendo a Greyson para ser seu elo com a humanidade.

E então chegamos na conclusão com "O Timbre", onde nossas crises existenciais ficam em torno de "o que é existir?"; "é possível a criação se tornar criador?"; "o que há além da vida se ela se finda?"; "como se desenvolve a banalização da morte em um mundo imortal? Isso torna os humanos menos humanos? Morrer faz parte de ser humano? Mas peraí, o que é ser humano? Se vida e morte são ligados, como um ser humano consegue viver banalizando a morte?" e por aí vai... As perguntas vêm de uma vez e o tempo todo.. por isso, eu achei que "O Timbre" foi o mais denso dos três. Juntou tudo de uma vez, tem muita coisa acontecendo e dá um desespero que só os deuses sabem.

Sobre a escrita:
Eu gostei muito, mas MUITO mesmo, da forma como o começo foi escrito!
Por estarmos fora de contexto, os anos que são apresentados nas mensagens acabam não nos dando a narrativa linear da história e isso gerou uma curiosidade maravilhosa e também uma espécie de ansiedade/desespero porque não dá para saber o que está vindo antes ou depois. Gostei também que existem saltos no tempo, isso possibilitou trazer mais peso/consistência para tudo o que estava acontecendo.

Os capítlos diferentes trouxeram todo um charme... o Testamento do Timbre, o capítulo em formato de liturgia de uma missa fúnebre, a sequencia do tonista indo atacar Goddard, os diálogos entre a Nimbo-Cúmulo e os testes beta de Cirro... Amei demais como essas narrativas diferentes foram inseridas e TODAS as nomenclaturas que brincavam com os conceitos musicais eu achei GENIAIS. Minha preferida foi a Santíssima Tríade: Tom, Timbre e Trovoada hahahahhahaha!!!

Sobre os personagens:
O final de "A Nuvem" com a indicação de que Greyson estaria mais presente na sequência me deixou bem animada. E quando cheguei nesse livro, as expectativas foram saciadas hahaha. As metáforas, as ações das seitas tonais, Greyson agindo como um messias.. eu gostei demais! O humor dele continuou ótimo como no livro anterior. Todas as reflexões que ele teve sozinho na época em que ficou na seita tonal lhe proporcionaram um amadureceminento muito bom e quando ele assumiu a persona Timbre deu para entender porque a Nimbo-Cúmulo dizia que ele era especial.

A única coisa que não gostei foi que no fim disso tudo, ele deixou de falar com a Nimbo-Cúmulo.. eu realmente gostava da relação dos dois, seja lá o que aquilo fosse, mas eu achava muito sensível. A forma como essa ruptura foi feita me fez chorar como as tempestades da Nimbo-Cúmulo e ficar questionando se o Greyson tinha dimensão da consciência que ela desenvolveu. Essa escolha dele me deixou confusa porque me pareceu que ele só fez isso para agradar Jeri e com isso acabei não gostando do final dele com Jerico.

Na primeira parte do livro gostei DEMAIS de Jeri quando ocorre o resgate de Rowan e Citra.. mas depois que veio a devoção e a paixonite pela Citra, Jeri perdeu seu encanto para mim. E terminei com uma dúvida, aquela possessão da Nimbo-Cúmulo deixou alguma sequela em Jeri?

Faraday e Munira eu já tinha gostado muito no livro anterior e segui gostando aqui. Não apareceram tanto quanto eu gostaria, mas foi compreensível. Fiquei triste com a tristeza da Munira e mais triste ainda que não sei qual foi o final dela. O Faraday ressignificando ser ceifador trazendo uma morte menos dolorida para pessoas com doenças terminais foi muito sensível, e uma forma bonita de encerrar, uma vez que Neal teve a ideia dessa série por ter tido que fazer uma decisão semelhante com um de seus familiares.

E por fim Rowan e Citra. Mais uma vez eles foram separados, mas é como aparece no livro,"se tornaram tão monumentais que a gravidade entre eles era intensa demais para resistir". A parte do livro que é mais centrada no Rowan, com toda a questão dele ter sido transformado em um Satanás/Bode Expiratório para ser morto - em vez de portador da luz como Lucifer - foi uma das que eu mais gostei. Foi eletrizante, desesperadora e teve Goddard. Acho o Goddard muito interessante, e gostei de ver que nessa última interação o Rowan já estava blindado o suficiente para suportar qualquer inferno que viesse. Eu gargalhei de rir quando o Goddard foi tapeado e ficou lá discursando sendo que era outra pessoa na pira. A dinâmica entre os dois é tragicômica e dá sentido para quem são no jogo todo. Rowan é a antítese de Goddard mesmo tendo tudo para segui-lo.

E aí chegamos na segunda reclamação que eu tenho. Faltou mais do Rowan, mais POVs e mais ações dele. O personagem sofre demais, até no final feliz dele ele ainda tem que sofrer. Ele passou a série toda sendo sequestrado, torturado e usado. Fiquei incomodada achando que no fim ele não ia ter um papel importante, maaaaas aí veio a explicação dele ser o protagonista... ele é quem liderará a colonização em sabe-se-lá onde, e com isso, fiquei contente. Pensei que seria outra coisa que estaria nas mãos de Citra... Mas mesmo assim, se o papel importante que a Nimbo-Cúmulo disse que ele teria fosse esse, gostaria que tivesse sido explorado. Já Citra teve sua jornada para finalizar de vez com a Ceifadora Anastassia e achei isso bem fechadinho, explorado na medida certa. Mas assim como Rowan, queria que tivesse assumido maior protagonismo.

Fora esses incômodos gostei da completude que eles sempre simbolizaram ao serem conectados em uma mesma ideia mas forçados a serem opostos. Anastassia é a portadora da esperança do mundo antigo e honrado da velha guarda enquanto Lucifer é o justiceiro que sua morte simboliza o início de um mundo da nova ordem, uma vez que ele é a última pendência para encerrar a Ceifa antiga. Anastassia viva mantém a velha ordem, Lúcifer morto inicia a nova guarda, mas como Rowan e Citra são os que podem salvar a humanidade ao lideraram um recomeço em outro planeta. No fim, os caminhos que tomaram convergiram para as probabilidades positivas que a Nimbo-Cúmulo teve lá no começo da história.

O fato de saber que sairão alguns contos sobre as pontas soltas me influência o bastante para não me incomodar com o final sem detalhes da resolução.

"Qual é o nosso problema, Munira? - Faraday perguntou. - O que em nós faz com que busquemos propósitos tão elevados, mas destruamos os alicerces? Por que sempre sabotamos nossos próprios sonhos?
- Somos seres imperfeitos - Munira disse. - Como poderíamos nos encaixar em um mundo perfeito?"

Admiração eterna por Neal Shusterman. Conheci o autor em "O fundo é apenas o começo", mas era outra vibe. Conhecê-lo criando um universo distópico tão profundo e sensível foi outra experiência igualmente impactante. Não é todo mundo que consegue trazer histórias que vão te marcar para sempre.

AMEI

1,5 estrela para Rowan, antigo justiceiro e atual líder de sei-lá-onde. (só não foram duas porque ele apareceu pouco demais);
1 estrela para Citra, a porta voz da esperança;
1 estrela para Nimbo-Cúmulo, a criação que se tornou criadora (e também meu amorzinho);
1 estrela para Greyson Tolliver, o Timbre + tudo que teve a ver com os tonistas;
E o coração de favorito para o Ceifador Faraday e Munira.

Menção Honrosa para Rand e Loriana - amei o acréscimo dela inclusive.. aceito um conto mostrando o que aconteceu com ela e o Morrison.
peacesmyg 13/10/2021minha estante
Uau, que resenha PERFEITA ?

Aline Maia 13/10/2021minha estante
@peacesmyg obrigada!! Essa série é pura reflexão estou ainda processando tudo hahahaha!

peacesmyg 14/10/2021minha estante
Tá na minha lista amg, minha irmã que falou dele, e vai virar filme se eu não me engano né?

Aline Maia 14/10/2021minha estante
Faz um tempo que estão falando disso de virar filme, mas pelo que eu vi dos comentários do autor, o projeto está se desenvolvendo.. espero que se adaptarem fique bom pq os livros são preciosos kkkkkk.. segue a dica da sua irmã, vale muito a pena ???????

Sra. Simpática 14/10/2021minha estante
Essa trilogia é incrivel mesmo !!!

Aline Maia 15/10/2021minha estante
@Cerutti fica com a gente, né?

Sra. Simpática 15/10/2021minha estante
Siiim ?

Lua 25/02/2022

intrigante
foi uma com certeza uma experiência única, sou apaixonada nessa trilogia e amo cada referência estratégica! gostei e não gostei do final. achei bem corrido e ter q aturar o goddard até as últimas páginas foi pior que uma pedra no sapato, o final foi muito súbito e gostaria de mais cenas do rowan com citra. amei o destino do honorável faraday e sinto pela nimbo. no mais, foi uma boa leitura!
May 25/02/2022minha estante
queria que o livro fosse mais famoso, faríamos uma petição pra ele fazer uma continuação kkkkkkkk
(sem bem a prova de que isso não dá certo é Anne With an E né kkkkkkk)

Lua 26/02/2022minha estante
poxa, só umazinha não deve fazer mal kkkkkk meu sonho

awae ta na minha lista e agora to analisando se leio, vale a pena mesmo?

May 26/02/2022minha estante
cara, vale mto a pena, é mto diferente da série (diferente para melhor na minha opinião)
e tem mto mais história

Lua 26/02/2022minha estante
é q são tantos livros, passo mal kkkkfks mas ta certo, um dia vem aí!!

é, são 8 + os contos
mas é tão fluido que vc nem vê
eu sei uma parede eu tô lendo outros livros, mas ideia é voltar a ler já

May 26/02/2022minha estante
acho qie Anne não foi feito pra ler tudo de uma vez kkkkkkkkk

Lua 02/03/2022minha estante
faz sentido kkkkk bom ir intercalando pq n enjoa

Luh 19/08/2022

NENHUMA TRILOGIA ACIMA DESSA AQUI!!!
Eu já li muita coisa durante meus 4 anos de leitora, mas essa TRILOGIA é uma das melhores coisas q eu já li na vida.
Com certeza tá no meu top 3.

A forma como esse autor criou uma distopia diferente de todas as outras fazendo críticas sociais fodas e colocando muita representatividade foi belíssima.

Acho que nunca dei 5 estrelas para todos os livros de uma série ou de uma trilogia, mas essa aqui merece todas as estrelas do céu.

A ideia em si é maravilhosa, um mundo onde a morte deixou de ser natural e agora fica a cargo de ceifadores.
E onde a política não existe mais e o mundo e comandado por um software que o ama.
O Neal não se perdeu em nenhum momento da história, não teve nenhuma parte onde a narrativa fica chata ou cansativa, todos os detalhes são interessantes, toda a construção desse mundo te instiga curiosidade e admiração.
Experimentei momentos de êxtase total, raiva, ódio, pesar e amor pelos personagens.
Fora que todas as partes são bem amarradas, todos os personagens tiveram sua devida importância e desenvolvimentos incríves e um desfecho de milhões, com detalhes cuidadosamente pensados para cada um.

Que livro meus amigos, que livro.
Quero sair panfletando ele e divulgando pra todo mundo, quero fazer um tcc sobre essa TRILOGIA.
Guilherme 19/08/2022minha estante
Resenha perfeita ??

Guilherme 19/08/2022minha estante
Preciso ler urgente esse

Luh 19/08/2022minha estante
Você precisa ler urgente. Pra eu acompanhar seu surtos. Pensa num desfecho perfeitinho e bem feito? É o desse livro

sf:) 19/08/2022minha estante
SIM SIM SIM!
você escreveu tudo o que eu acho de uma forma mais explícita

Luh 19/08/2022minha estante
E eu nem conseguir expressa tudo oq essa trilogia me fez sentir. Toda hora eu quero acrescentar coisas incríveis q ela tem. Excepcional

Renata 22/08/2022minha estante
Tava enrolando para começar, mas agora eu vou.

Luh 22/08/2022minha estante

597 pág, 2020.
QUE SÉRIE (trilogia)!!
QUE LIVRO!!
QUE CONCLUSÃO!!
Pronto, eu poderia deixar assim!! Porque foram top, todos os 3 livros.
Voltando um pouco... Num futuro não existe, guerras, fome, doenças nem morte, o mundo vive em uma superpopulação?! Não!!
Os Ceifadores fazem o papel da morte, mas será que eles são aleatórios como a própria morte "era" ?! Essa é a premissa que nos leva numa trama excelente, cada livro conseguiu ser melhor que o anterior! Mas o que interessa agora é o 3° livro!!
Depois da fase "Sharknado" no fim do 2° livro (leia os livros anteriores?), temos uma narrativa crescente e muito bem contada, vc lembra que a única pessoa no mundo inteiro que a Nimbo-Cúmulo passou a responder era Greyson Tolliver (lembra dele?), então espere o que essa personagem vai ser e trazer p/trama!!
O autor não dá um corte temporal do nada, é como se a gente pudesse acompanhar o antes e o que vem em seguida, além desse recurso ele foi muito bem sucedido em como ele apresenta e monta toda a trama... a conclusão dessa trilogia foi à altura do que nós poderíamos esperar!
Rowan ou Ceifador Lucifer (leia os anteriores) continua sendo um p#ta personagem junto com Citra (claro), atenção à personagem "Jerico ou Jeri" de Madagáscar. Acho que as personagens ficaram mais completas nesse livro, assim como Goddard - o Alto Punhal (miserável até o fim). Só tenho elogios e sim... no 3° livro, no fim da saga, o escritor nos direciona p/algo novo e ficou muito, muito show!! Indico toda trilogia sabendo que um final f?da te espera!!
A Ceifa, não tem perdão!!
Ps. Não tem spoiler, e quase nem conto do livro em si, só do que te espera!! ?
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!
Victor 14/02/2021minha estante
Acabei agora o livro, e MDS foi épico

Bart 14/02/2021minha estante
Kkkkkkkk
Todo mundo fala algo do tipo! Vc tem que ler até o finzinho!!

Suane 18/04/2021minha estante
Aí eu acabei de terminar A nuvem, eu já tô em choque, quero muito ler O timbre Socorro

Bart 21/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk
Vai ser do mesmo jeito com o timbre kkkkkkkk

Keylla Luiza 26/04/2021minha estante
Terminei de ler agora e estou em uma mistura de sentimentos. Trilogia incrível!

Bart 26/04/2021minha estante
Mt show!! Um livro consegue ser melhor q o outro!!
E o escritor leva a gnt até a última linha!

Sani Melo 13/05/2022minha estante

Sani Melo 13/05/2022minha estante
Imediatamente tenho crise de ansiedade..

Rayza.Figueiredo 13/05/2022minha estante
kkkkkkkkk

Samukk 13/05/2022minha estante
Concordo ,esse terceiro focou em tantas subtramas desinteressantes ,que acabou se perdendo no caminho .

Rayza.Figueiredo 13/05/2022minha estante
desse modelo

Emilia.Reis 14/05/2022minha estante
foi perfeita sua resenha

jusousan 15/05/2022

O Timbre
O Timbre, sem dúvidas, por ser a finalização de uma trilogia traz consigo altas expectativas por parte do leitor. Além disso, o segundo livro terminou com grandes questões a resolver. E, ao meu ver, o autor não conseguiu costurar a história, manter o ritmo ou o malabarismo necessário.

Começamos pela história em si. Apesar de se tornar grandiosa nos livros anteriores, Neal Shusterman se perde. O autor decide acrescentar tramas secundárias desnecessárias, incrementa novos personagens que não são tão impactantes para o desenrolar da narrativa e acaba deixando de lado situações que foram levantadas nos livros anteriores. Além disso, me perdi vários momentos no tempo estabelecido. Não conseguia me situar e diversas vezes tentava entender a organização do autor.

Outro ponto que me incomodou foram os personagens. Tanto principais como secundários. Para falar a verdade, todos os personagens, neste livro, foram secundários. Nenhum foi aprofundado. Nenhum teve o desenrolar que merece. Acredito que o autor tentou, de alguma forma, fazer com que todos ficassem equilibrados no destaque da trama e isso, ao meu ver, enfraqueceu a narrativa.

Citra, Rowan, Faraday e Goddard. Todos esquecidos. Pouquíssimo tempo na história. Quando foi decidido que iriam aparecer e eu imaginava que dali iria surgir algo, não mostravam a mesma força representada antes. O vilão que causou tanto alvoroço nos livros anteriores decidiu que sua vida estava boa demais pro enredo. A mocinha tava com preguiça de aparecer. Outros foram jogados de um lado para o outro na trama e isso me deixou irritada, visto que todo o potencial deles foram desperdiçados.

Greyson ganha um papel muito importante e foi o mais desenvolvido. Mas, realmente precisava de tudo isso?

Além disso, os personagens novos acrescentados tiveram poucas contribuições e alguns ganharam importância sem nenhum sentido. Pra falar a verdade, se tirasse um ou outro, o impacto causado ia ser o mesmo.

A Nimbo-cúmulo foi o destaque de tudo e acredito que esse livro na realidade é o spin off da vida e do desenrolar dos seus sentimentos e emoções.

O único final digno acredito que tenha sido do Faraday. Seguiu o propósito que ele queria e lutava a todo momento. Nem vou comentar do fim escolhido ao Goddard. Decepcionante.

Uma única coisa positiva que me fez sentir que eu estava realmente lendo a finalização da trilogia do Ceifador, foi por um único impacto causado pelo Goddard. Uma única coisa. Apenas isso. Nesse momento eu senti que o personagem estava voltando aos eixos e que tudo poderia encaminhar muito bem. Porém, não. Decepção mesmo.

O autor consegue pelo menos finalizar os pontos dos outros livros? alguns. Mas, muito mal elaborado.

Apesar de ser um universo muito incrível e uma boa escrita do autor, esse último livro não me encantou como os dois primeiros. No geral, estou na expectativa do autor realmente escrever o livro final da trilogia rs.

Enfim, recomendo pois cada um tem sua experiência.
Tais Brito 15/05/2022minha estante
Concordo. A resolução apontada pelo autor não fez jus a toda a história que ele desenvolveu ao longo dos outros livros. Tenho consciência da dificuldade que seria concluir todo esse universo de maneira satisfatória, mas cheguei ao final e só conseguia pensar: Mas vai acabar assim?!
De qualquer maneira, acredito que a jornada tenha valido a pena.

jusousan 15/05/2022minha estante
Eu concordo! A jornada valeu sim a pena. Se me perguntassem sobre a trilogia, eu indicaria. Apesar da finalização ter sido como foi.

Dheyvison Jr. 16/05/2022minha estante
Ele vai escrever um livro de estórias da saga.

Neto Murracho 16/05/2022minha estante
Nem vou terminar de ler o seu comentário antes de ler esse volume, depois conversamos !!!

Neto Murracho 25/09/2022minha estante
Sim, foi decepcionante esse final... esperava algo muito melhor, algo similar aos dois volumes anteriores !!!

jusousan 25/09/2022minha estante
4 meses depois e tu voltou pra confirmar kkkk foi né? a gente cria expectativa e na hora

bibis 16/11/2021

eu amei essa trilogia

os livros são geniais, universo MARAVILHOSO, personagens incríveis, escrita muito boa, não vejo pq não recomendar

desde o primeiro livro já amo o universo, ele é muito diferente de qualquer outro que eu já tenha ouvido criar, ótima a ideia do autor.

nesse livro eu senti um pouco de falta dos protagonistas, parece que eles foram meio deixados de lado em algum momento, mas ok ne KSKMS

foi introduzido um novo personagem, de certa forma, importante, mas que foi sendo menos focado ao decorrer do livro. E uma coisa que me incomodou bastante foi como foi retratado os gêneros e as pessoas não binárias em geral. Tipo, legal querer representar e reconhecer a existência de outros gêneros, muito bom, mas, plmr de deus, pesquise sobre antes de escrever em um livro!? A/o personagem basicamente escolhe como a fluidez do gênero dela/e funciona (como assim??). Se for eu que estiver exagerando, por favor, se sintam abertos a falarem comigo a respeito, se alguém concordar tbm...

eu não gostei mto do final do livro, não foi ruim, mas não achei bom JSKSK

enfim, no geral a história é muito boa e única, cheia de surpresas no decorrer dos livros, super recomendo. Acabei mais criticando do que falando bem, mas não queria deixar esses erros de lado já que eles me incomodaram. Está com vontade de ler? LEIA, não deixe o interesse por essa belezura passar ?
lio 16/11/2021minha estante
caramba, esse negócio de escolher como a fluidez funciona me deixou ???? e é muito perigoso usar isso dessa forma, pois pessoas que não entendem sobre podem oensar que é assim.

bibis 16/11/2021minha estante
exatamente

meumundinhodoslivr 16/11/2021minha estante
AMEI A RESENHAAA

bibis 17/11/2021minha estante
OBRIGADAA ?

samira.samsant.ann 19/11/2021minha estante
ah, eu tenho vontade de ler...

Joice309 04/06/2021minha estante
eu concordo com tudo, acabei de acabar e tô indignada com esse final.

Stitcha 12/06/2021minha estante
Eu queria ver sangue.... E o Goddard simplesmente saiu impune ??????? Fiquei indignada

shannon1 12/06/2021minha estante
sim??? nem mostrou direito oq aconteceu com aquele monstro sério merecia coisa pior kkkkkkkk

Stitcha 12/06/2021minha estante
Meu sonho era o rowan matando ele.. sério!!! Meu sonhooooooooo

shannon1 12/06/2021minha estante
simmmmm queria mais do rowan tbm, senti falta dele, ia ser tudo ele matando

Tintin 20/03/2022

O Timbre.
Ainda não tô pronta pra aceitar que acabou. Não só esse livro mas a trilogia toda.

Eu amei tanto mas tanto esses livros q não tenho nem como escrever, a história e os personagens são tão mas tão fascinantes que é uma coisa única de se ler.

Esse livro em especial foi tanta coisa pra se resolver, pra se assimilar e pra entender que eu compreendo pq de algumas não terem gostado, mas eu amei. Nenhum superou o primeiro livro, mas esse foi muito bom.

Leiam, apenas leiam essa trilogia.
Vic 20/03/2022minha estante
Por causa da sua resenha fui convencida a ler kkkkk obrigada

juju.salless 20/03/2022minha estante
eh mt triste saber q n tem mais dessa trilogia maravilhosa ????

Tintin 20/03/2022minha estante
Leia, Vic, acredito q vc não vai se arrepender

Jamys 18/03/2023minha estante
Lançou um final do ano passado, mas ainda não foi traduzido para o português
O nome é "Gleanings " e se passa anos depois dos eventos ocorridos na trilogia

Ellen 26/11/2020

Esperava mais desse último livro. Muito enrolado e um final sem emoção.
daaanirs 26/11/2020minha estante
Nossa, estou penando para terminar eles. Os anteriores eu li super rápido ?

Bruna A Santos 27/11/2020minha estante
iiiiiiiiiih, já vou com poucas expectativas, vou tentar terminar durante o dia pra conversarmos hoje sobre ele! Mais até agora O ceifador foi 5 estrelas.... os outros decaíram....

Ellen 27/11/2020minha estante
Pois é @daaanirs foi meio empurrada leitura

Ellen 27/11/2020minha estante
@bru acho que teremos opinião parecida, te aguardo.

Juzão 02/09/2021minha estante
Concordo com tudo caraaaaa, principalmente o ponto sobre o Rowan ter ficado no esquecimento

Lívia 02/09/2021minha estante
o Rowan é um cristalzinho, merecia mais ?

Juzão 02/09/2021minha estante
SIIIIIIIM, ele é meu favorito junto com a nimbo

Lívia 03/09/2021minha estante
merecemos pelo menos um conto dele após os acontecimentos de o timbre ?

amanda 27/01/2022

o final de milhões
eu levei 4 meses pra ler esse livro, na metade dele eu tava achando muito chato mas no finalzinho eu não conseguia mais largar, essa trilogia é muito especial pra mim e eu me emocionei com todos os livros, nas últimas 100 páginas de o timbre eu chorei 5 vezes e esse final deixou meu coraçãozinho todo brocoxo, obrigada neal shusterman!
jao 27/01/2022minha estante
kweeng

amanda 27/01/2022minha estante
@jao e voce nao leu ainda pq?

jao 27/01/2022minha estante
@amy pq deus nao quis