O Timbre

Resenhas - O Timbre

Yasmim 06/10/2022minha estante
E O TYGER SE REENCONTRANDO COM O ROWAN AAAAAAA

Yasmim 06/10/2022minha estante
E A ASTRID MEU DEUS A COITADA FOI SOZINHA NA NAVE SO COM A CIRRO SE REENCONTRANDO COM TODOSSSSS

Aline Maia 12/10/2021minha estante
Ano que vem vai sair um conto do Rowan nesse período, então logo logo vamos ver um pouco dessa vida que ele viveu em espera

Layla.Faydra 13/10/2021minha estante
Aaaah eu irei adorar...

Sami43 22/10/2021

O fim...
O Timbre é um livro que divide minhas próprias opiniões.
Não é facil nem rápido. É denso, chato, enrolado e enche linguiça.
Ao mesmo tempo, é emocionante, tem reviravoltas sensacionais e é incrível.
Os personagens, as cenas, as emoções, tudo muito bem planejado.
Porém, o começo é simplesmente insuportável.
É horrível. É perfeito.
Quel Bastos 27/10/2021minha estante
Indignada com o tanto que o Rowan sofre, principalmente no final. Que ódio ele não merecia tudo isso.

Sami43 27/10/2021minha estante
verdade, quel!! tenho dó do rowan o bichinho só sofre sofre sofre. pelo menos acha o amor da vida dele

Isa 12/04/2021

Um pouco decepcionante...
Esse livro não chegou perto de ser tão bom quanto seus antecessores. O decorrer do livro é bem lento, e eu diria sem foco. Nesse livro se espera alguma luta para derrotar o Goddard, que esse seria o foco, mas isso demora para acontecer e deixa a desejar quando ocorre, de forma que até mais da metade tá tudo meio indo sem direção, sem um foco principal.
Há muita enrrolação e partes desnecessárias que fez a leitura em muitos momentos ficar entediante, mas em contra partida houve sim muitos momentos interessantes e eletrizantes que eu não conseguia parar de ler. Houve algumas coisas que faltou que senti que chegou a pelo menos ser quase furos no enredo.
O final não foi ruim, mas como muitos livros, foi aberto, porém o que me decepcionou em relação a ele foi as partes de Rowan e Citra...
Jeri foi uma ótima introdução, gostei dele/dela logo de início (e pontos pela representatividade.)
No geral é uma boa trilogia, vale a pena ler, principalmente os dois primeiros, é o tipo de história que te prende e vicia. Mas o último infelizmente me decepcionou. Porém, pelo menos o final não foi dos piores, bem aberto mas não tão ruim.

Agora um pouco de SPOILER:
Porque há coisas que preciso falar...
Rowan e Citra apareceram muito menos nesse livro, principalmente o Rowan, que senti que a história dele foi meio apagada, não completando o desenvolvimento dele. E a Citra até começa bem mas o mesmo acontece com ela, simplesmente detestei que ela tomou uma decisão de vida baseada no Rowan. Odiei que ambos praticamente desistiram de lutar no final. Pra mim os protagonistas têm que ter papel fundamental do começo ao fim, principalmente na batalha final. O que no houve.
O desenvolvimento da Munira ficou meio incompleto, achei irritante o ciúme dela quando a Anastásia literalmente apareceu dos mortos. E também ficamos sem saber o que aconteceu com ela no final.
Esperava muito mais do final do Goddard, apesar de eu já desconfiar que seria a Rand. Mas senti falta de algo mais.
Rand podia ter tido mais desenvolvimento final também. E a cena da volta do Tyger podia ter sido maior e mais detalhada.
Greyson, Jeri e Faraday foram os únicos que realmente gostei do final. Apesar de ser meio triste Faraday nunca parar de ceifar, foi bem condizente com o personagem.

Um dos furos que mencionei é sobre o suposto papel que a Citra teria, a Nimbo havia dito que tinha grandes chances de a Citra mudar o mundo. Mas no quadro geral, pensando nas grandes mudanças que ocorreu, ela não mudou nada, contribuiu com pequenas ações aqui e ali como qualquer outro personagem (como ser o segundo anel pra abrir a porta). O mesmo vale pro Rowan.
No final quem teve maior papel em tudo foi o Faraday(e a Munira), já que ele que buscou e encontrou a ilha, que possibilitou a construção das naves, e quem decidiu girar a chave no final e acabar com a Ceifa.
Segundo furo é que no primeiro livro havia sido mencionado que tonistas sumiam e apareciam mortos depois, no segundo a Marie fala que o irmão (tonista) dela sumiu e depois apareceu morto, a menos que eu tenha perdido a explicação isso foi algo ignorado e esquecido, deixado sem resposta. Deixado pra supormos que eram ceifadores talvez.
A terceira não chega a ser exatamente um furo mas, algo que senti que ficou meio no ar. Que foi o Faraday ter pedido pro Rowan escrever algo pros Ceifadores que ele coletava, mas o fato de nunca termos visto as tais ou ouvido falar sobre isso novamente me incomodou como se tivesse sido algo jogado por nenhuma razão( ou sido esquecido).

Talvez eu seja meio perfeccionista em relação a esses detalhes e desenvolvimento dos personagens, porém sinto que isso não teria influenciado minha nota no livro, se ele tivesse sido mais interessante no seu decorrer e os protagonistas tivessem cumprido seus papeis de protagonistas, por assim dizer. No geral é até um bom livro, mas deixou a desejar em muito aspectos.
Oliveira 17/04/2021minha estante
Nossa eu terminei ontem e pensei exatamente como você, pra mim o livro foi ter algo bom msm depois de uns 60%, antes disso pra mim o autor só foi jogando informação que dava pra fazer em 3 capítulos, e como vc falou teve um final vago no desenvolvimento dos personagens, parece que ficou com preguiça de fechar o desenvolvimento deles

Isa 17/04/2021minha estante
Sim, eu lembro de pensar exatamente isso, que pareceu bem preguiçoso mesmo.

@RoseL 01/12/2021

Ótima trilogia!
Foi o livro da trilogia que demorei mais tempo para terminar. Apesar de ter gostado da leitura, em muitos momentos percebi que estava arrastado. Não curti muito os desfechos dos personagens, mas foi necessário terminar a série, e também dificilmente as histórias terminam como gostaríamos. Sentirei saudades de todos eles.
Bernardo Luiz 01/12/2021minha estante
amei essa trilogia ??

@RoseL 01/12/2021minha estante
Também! Confesso que este livro foi o que menos gostei. Goddard merecia muito mais. ?

Naju 26/11/2022

Estava com medo desse livro por falarem que era enrolado e lento, mas não achei isso. Achei que seria meu favorito da série, até chegar lá para os 70% e tudo ir ladeira a baixo?. Talvez minha expectativa que estivesse grande demais, mas absolutamente NENHUM personagem teve um fim digno na minha opinião, todos os desfechos e explicações foram muito corridas. Parece que o autor esquece do Rowan, as transmissões da Citra acabam de repente, não se fala mais de Marie, o Mendonza não sei pra que existe, e o Goddard...Deus que final broxante. Apesar de TD isso, ainda se tornou uma das minhas séries preferidas, por todo o contexto político, social e religioso, plots ótimos, as reflexões inteligentes e personagens incríveis! Decepcionada? Sim, mas valeu a pena com toda certeza.
Diva 09/12/2022minha estante
Meus exatos pensamentos, o rowan foi completamente esquecido e os pares romanticos do final horríveis

Naju 09/12/2022minha estante
simmmm, só queria uma migalha do jeri e greyson

Bella 29/09/2021

Inesperado e maravilhoso
Essa trilogia foi uma grata surpresa. Este último livro tomou um rumo totalmente inesperado, mas incrivel e muito bem pensado.
O final, inclusive, deixa um gostinho de quero mais... Uma ponta perfeita para desenvolver mais livros (por favor Neil).
Uma história rica em detalhes, bem pensado, te faz acreditar em tudo.
Pra quem curtiu Percy Jackson, Harry Potter, Jogos Vorazes, etc., essa trilogia tem o mesmo espírito! Recomendo 10/10
Nubia.Franciele 29/09/2021minha estante
Fiquei feliz em ler sua resenha porque acabei de ler o ceifador e já comprei a nuvem. Já li que o último livro é o pior deles, isso me deixou apreensiva. Espero que eu goste assim como vc gostou

Bella 30/09/2021minha estante
Nubia, achei todos os livros ótimos! Não classificaria nenhum como ruim nem pensar, são muito bons. Se eu tivesse que colocar numa escala seria de muito otimo para otimo hahaha

Raiza 21/04/2022

Queria mais respostas no final
Depois de 5 meses finalmente terminei ??? mas não achei ruim, só alguns momentos que eram um pouco confusos, mas amei esse final apesar de que gostaria de um epílogo, queria mais respostas, queria mais um livro, só os três não bastaram pra encerrar essa maravilhosaaaaa história?? Rowan e citra??
Jude 21/04/2022minha estante
Eu tô enrolando faz tempo pra terminar esse livro ? e descobri esses dias que o autor vai lança o 4 com contos

Raiza 21/04/2022minha estante
Sério?? Não sabia ? vai por mim eu também enrolei muito mas continua que vale a pena.

ysa97s 12/12/2021

5 estrelas
A primeira saga de livros que eu já li a receber 5 estrelas em todos. Simplesmente incrível a maneira como toda a história se constrói e não te decepciona.
Lu 20/12/2021minha estante
amg os protagonistas terminam juntos?

ysa97s 27/12/2021minha estante
terminam sim rs mas nao exatamente.

Stitcha 12/06/2021

Então...
Tive um pouco de decepção com esse livro, a primeira metade do livro foi bem arrastada.. depois começou a ficar bom e teve momentos que amei bastante, mas esperava mais, sabe? O final do 2 foi tão impactante e esse foi meio nhé.
Confesso que minha alma romântica queria um final melhor para alguns personagens kkkk aiai ?
Mas é um bom livro com um final bem surpreendente, só demorei a pegar o ritmo.
Só mais uma coisa: ODIEI O FINAL DO GODDARD ODIEI DE TODO CORAÇÃO. Só isso bjos
fe.nacelo 30/09/2022minha estante
amg eu acabei de terminar esse livro e tô em colapso, se vc ainda lembrar da história poderia me dizer qual foi sua interpretação sobre o final do goddard? pq eu não faço a mínima ideia e isso me frustra muito

Stitcha 19/10/2022minha estante
Não lembroooo AF que ódio haaahahahahaa

anaclaramoniz 15/12/2022

utopia de tirar o fôlego
apesar de não gostar tanto de trilogias, eu AMEI essa! dá muita vontade de ler para saber o que acontece em todos os livros. achei o segundo um pouco mais massante e, apesar dessa opinião, terminei o terceiro querendo mais. O Timbre é um livro empolgante e terminou a sequência com chave de ouro, deu até vontade de ler mais livros assim.
Léo 15/12/2022minha estante
Moça essa série não é uma distopia?

leiturasdamafe 16/12/2022minha estante
é uma distopia

yas 09/01/2022

uma saga incrível!
que livro maravilhoso, e que trajetória incrível foi acompanhar essa saga durante os três livros. sem dúvidas, uma experiência que recomendo a TODOS. a construção do universo, o desenvolvimento dos personagens e toda a trama envolvida foram extremamente bem executados. muito obrigada, neal, por essa oportunidade surreal de leitura.

acho que ainda vou chorar por esse final durante muitos anos.
iara360 09/01/2022minha estante
essa trilogia é boa demaissss, queria poder ler tudo de novo pela primeira vez

yas 09/01/2022minha estante
eu mal terminei já quero ler tudo dnv ? é perfeito demais!!

Liriel 12/12/2021

O final não foi nada do que eu esperava, me surpreendeu positivamente. Tudo foi muito bem conectado, só demorou muito, pra um livro com tantas páginas, ele deveria ser menor, muitas coisas não tinham necessidade de serem ditas.
Bia 12/12/2021minha estante
Moça eu to no segundo livro mas sou mt curiosa, o Tyger realmente morreu no 2?

Liriel 17/12/2021minha estante
Sim... e isso foi bem triste ?

priscilascauduro 13/10/2022

MEU. DEUS.
Escrevo essa resenha às 4:15 da manhã, rindo de nervoso por ter de acordar daqui a pouco para trabalhar. Acontece que o senhor Neal Shusterman não me permitiu isso ao criar essa preciosidade!

Minha mente simplesmente explodiu aos 70% e eu não consegui mais largar até o final. E que final! Que plot! Meu Deus, eu não sei nem o que dizer além de que esse livro deveria ser leitura obrigatória nos tempos atuais! Contemporâneo demais e te faz refletir quanto ao papel que a gente exerce na sociedade.

Nós faz refletir que nossas escolhas nem sempre são nossas e como elas impactam a sociedade em que a gente vive.

Sem palavras, esse livro não merece só 5, mas 100 estrelas ?
Graziele83 13/10/2022minha estante
Você me fez querer ler!!!

priscilascauduro 13/10/2022minha estante
Leiaa!! A trilogia toda é maravilhosa!

Larie 15/06/2022

"As pessoas são como vasos. Guardam o que quer que seja colocado dentro delas."

Que encerramento perfeito, para uma história perfeita com personagens incríveis!

Esse livro me conquistou assim como os outros dois primeiros, que são incríveis. Que escrita fenomenal e que história bem construída, eu amei que o Neal conseguiu encaixar todas as pontas, dar um final para todos personagens que apareceram e ainda trouxe novos desde o segundo livro que me conquistaram demais e completaram a história perfeitamente.

A melhor coisa que eu fiz durante a pandemia foi começar essa trilogia. Lembro que não li nem a sinopse só vi a indicação de uma conhecida e comecei a ler por que queria algo diferente. E foi uma surpresa incrível esse livro.

Estou muito satisfeita com o final, foi surpreendente, não deu para prever nada e você se surpreendia a cada página. Não tinha como não terminar como terminou, por que se não seria um clichê onde tudo da certo e esse livro é tudo menos um clichê. É tão próximo da nossa realidade que chega a ser assustador se pensarmos muito nisso.

Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me tocou, acrescentou na minha vida e o quanto eu amo essa história. Aprendi tanta coisa, refleti sobre tantas outras e termino essa trilogia querendo esquecer tudo para poder ler de novo como se fosse a primeira vez, sensacional!
Jubs 15/06/2022minha estante
Uma das melhores séries que ja li, nem de longe tem o hype que merece!

Larie 16/06/2022minha estante
Verdade!! Merece muito mais!