O Timbre

O Timbre Neal Shusterman

Resenhas - O Timbre

jenni 05/05/2022

que vontade de falar um palavrão
aí gente que final foi esse????? eu to revoltada!! enfiou todos os personagens mo XU aí sem condições
fernanda.m 17/05/2022minha estante
N vi 1 comentário bom sobre o último da trilogia. Já perdi a vontade de ler

Hercilio.Helton 14/10/2021

"Por mais de duzentos anos provamos sermos dignos. Cumprimos suas grandes expectativas. Mas as coisas mudaram em um piscar de olhos"

O mundo da trilogia do Ceifador é um mundo perfeito. Controlado por uma inteligência artificial - quase - toda poderosa, a Nuvem.
O problema está nesse 'quase'.

Desde a fundação desse novo mundo foi determinado que, por mais que, mais cedo ou mais tarde, os recursos da terra não fossem ser suficientes para uma sempre crescente população de novos humanos imortais, a única forma de controle populacional seria feito pela recém criada Ceifa. Um grupo de pessoas acima de todas as leis que seriam responsáveis por escolher e determinar quem iria continuar vivendo ou não.

A Ceifa não se envolve com a Nuvem. A Nuvem não se envolve com a Ceifa.
Mas enquanto uma parte é um programa de computador que segue regras pré-programadas e é simplesmente incapaz de quebrar suas regras a outra é formada por humanos que não são tão limitados (e fiéis) assim.

"Minha fé neste mundo perfeito agora se sustenta em um último fio completamente desgastado. Aquilo que era perfeito não permanecerá assim por muito tempo. Não enquanto nossas próprias falhas preencherem as rachaduras e fendas, corroendo tudo o que trabalhamos para criar"

Depois do final de A Nuvem tive que pegar imediatamente O Timbre para saber o que seria da história agora.

Apesar de ter gostado um pouco mais do primeiro livro que do segundo, é inegável que o encerramento de A Nuvem foi um dos mais 'WTF?!' de todos.
Incrível e inesperado.

Já falei que sou fã de livros com reviravoltas. Quando são coisas completamente inesperadas então, melhor ainda né?!
Mas sabe o que é mais espetacular pra mim? Quando você sabe que vai rolar alguma coisa. Sabe que vai dar ruim. E dá ruim. Mas de um jeito muito, mas MUITO, além do que você poderia imaginar.
E é nesse clima que começa O Timbre.

"Os fundadoras temiam nossa própria arrogância - temiam que não pudéssemos manter a virtude, o altruísmo e a honra que nosso trabalho como Ceifadores exige. Eles temiam que pudéssemos ficar tão cheios de nós mesmos - tão deslumbrados por nossa própria iluminação - que nós iríamos, como Ícaro, voar muito perto do sol"

A citação famosa que diz que "o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente" é, de certa forma, o que move nosso mundo 'democrático' atual.
Montesquieu veio com a ideia dos três poderes que utilizamos até hoje em forma de executivo, judiciários e legislativo, para que um nunca seja absoluto.
Mas o que acontece quando essa balança não existe mais? Ou quando está pendendo tão fortemente pra um lado que os outros tornam-se quase insignificantes?

Não precisa ser tão versado na história do mundo pra saber que em todos os casos que isso aconteceu deu muito ruim 🙃
Essa é exatamente a situação que temos nesse terceiro livro.
Um lado opressor, com poder absoluto, e outro oprimido tentando dar o melhor de si.

"Por que sempre sabotamos nossos próprios sonhos?"

Sobre a leitura:

A história move rapidamente. Temos poucos momentos de lentidão.
Os personagens, tanto os novos quanto os antigos continuam sendo muito bem desenvolvidos.
O mundo é expandido mais ainda que no segundo livro.
Os plot-twists continuam e as revelações são cada vez maiores.

Uma coisa que me atrai muito é quando o livro, por mais que seja fantasia/ficção/distopia ou etc, por mais que não seja um livro que se passa no nosso mundo, consegue trazer problemas que nós vivemos. Problemas com os quais nos identificamos seja como indivíduos ou como sociedade. E essa trilogia faz isso com perfeição.

É uma serie que recomendo realmente para qualquer pessoa.
Com tramas políticas, questionamentos filosóficos, um romance sofrido, e até um toque de fantasia aqui acolá, é difícil achar o que falta nessa história.

E por último, um trecho com uma frase simples mas que, possivelmente, é a que melhor explica o que esperar da trilogia:
"Somos seres imperfeitos. Como poderíamos nos encaixar em um mundo perfeito?"
Aline Maia 14/10/2021minha estante
Senti o mesmo, essa fala da Munira dá a resposta para tudo ?

Ju Duarte 13/02/2022minha estante
Aaah eu curti o fato da Ayn se redimir e trazer o Tyger de volta hahaha

Cris 26/01/2022minha estante
Demaaaaaaaaais!! ??

90soph 17/02/2022

o timbre ? by neal shusterman
senhor do céu eu demorei MUITO pra ler esse livro (a coleção inteira na vdd)? enfim, não gostei dos livros, a ideia era ótima mas não gostei de como o autor desenvolveu ela. o final eu não entendi, n vou negar q n prestei muita atenção pq já tava de saco cheio, massss sla eu achei o livro meio confuso e faltou um romance ;(
xflva 25/02/2022minha estante
Você definitivamente não gosta de distopias, o livro está longe de ser um romance, o intuito do livro é mostrar o poder e a sociedade, o ?romance? não é nem digno de ser chamado assim, foi só um completo (não me entenda mal, eu sou completamente obcecada pela Citra e Rowan) fora a própria Nimbo e o Greyson (cheguei a esse ponto de shippar eles)

Ju Duarte 13/02/2022

Uma trilogia bem construída
Um livro final a altura de toda a trilogia. Cheio de plots.
Achei que talvez o final tenha sido meio acelerado mas nada que comprometa toda a história
Rafael Kerr 13/02/2022minha estante

Clara.Cardoso 03/03/2022

não sei se gostei ?
definitivamente não foi uma leitura fácil e fluida, os primeiros 50% são muito parados, os pontos de vista são nos personagens que eu não me importava e nada acontecia direito
agora o final?. não vou dizer que não foi surpreendedor pq foi, mas acho que isso não é 100% uma coisa boa
achei que MUITOS personagens não tiveram um final, e muitos outros tiveram um só que extremamente corrido
serio quando faltava 13% eu tava duvidando que esse era o último livro pq faltava TANTA coisa se resolver, no final das contas achei o final muito preguiçoso, vários arcos grandes só não tiveram um final ?
3 estrelas é minha nota final, e desapontamento é meu sentimento com a conclusão dessa trilogia
Clara.Cardoso 03/03/2022minha estante
esqueci de falar q eu odeio o casal principal ??

Mille 19/02/2022minha estante
????

MagnAlia.Tebaldi 20/03/2022

Final melhor inexistente.
Simplesmente sem palavras para a conclusão dessa trilogia, não é possível que no mundo tenha existido um final tão bom quanto esse. O Neal foi completamente perspicaz nesse último livro, juntou todos os nós, uniu coisas do primeiro livro com o terceiro, deu um desfecho não só satisfatório como perfeito, para TODOS os personagens, não deixou uma ponta solta sequer, tudo!

Sobre a trilogia, com certeza está na minha lista das melhores sagas literárias já lidas. Muito boa, muito bem escrita, personagens cativantes, enredo que prende desde o início, leitura fluída, tudo de bom! A Citra e o Rowan são dois personagens que vou levar pra vida e me lembrar sempre deles, são opostos e ao mesmo tempo tão iguais, e além de tudo completamente reais. Até mesmo os "vilões" da saga são tão bem escritos que entendemos tudo pela qual passaram até chegarem ali, é perfeito tudo perfeito.

O final, claramente, abre pontas para um terceiro, quarto, quinto livro, até mesmo uma saga novinha contando apenas o que vai rolar depois. Porém, com o anúncio dos filmes da trilogia, não sei se seria lançado não, apesar de com certeza nos deixar com um gostinho de quero mais.

Honestamente, não tenho uma crítica sequer, apenas que queria mais!
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Beatriz.Feniman 13/04/2022minha estante
falou tudo, linda

Gabriel Talles 22/04/2022

Maravilhoso
O Neal não tem dó de nossos corações, meu Deus, simplesmente muito bom o final, o desfecho perfeito, apesar de querer nos matar de tristeza.
Karina.Seibert 22/04/2022minha estante
Niel um dilacerador

Ariadne.Dalla 04/04/2022

Maravilhoso
Vou começar dizendo que esse livro me pegou desprevenida!
Eu imaginava que seria um livro pra que eu lesse com tempo, parando um pouco entre leituras, mas fui sugada completamente e rendida por essa triologia.

Gente que livro maravilhoso!
Um mundo Utópico, onde todos os problemas da humanidade foram resolvidos, INCLUSIVE A MORTE, isso mesmo, doenças, tragédias, não existem mais, a morte foi apagada da vida humana. Problemas como corrupção, doenças, assassinatos, roubos, violência, desequilíbrio econômico etc... que assolam a humanidade hoje, foi resolvido por uma IA que se tornou senciente.

Seria um mundo perfeito, ideal, se não fosse um único problema. A humanidade.

Pra não gerar spoiler, não vou me aprofundar em sinopse, mas o livro trás uma visão incrível de como seria, se a população em geral se livrasse de todos os males, tivesse o poder de se regenerar infinitamente, seria o fim de nossos problemas? Ou a humanidade em si é impossível de se adaptar a um mundo perfeito?

O autor nos mostra que mesmo que tivéssemos uma utopia funcional, talvez, mesmo assim, para a humanidade não seria o suficiente, por que ela em si é corruptível, egoísta e até em alguns casos, má!

Rowan e Citra são personagens completamente opostos, mostrando cada um sua versão da humanidade. Um querendo resolver o erro pela raiz o outro tentando no diálogo e política inteligente, fazer o mesmo.

Esse livro é uma dissecação sobre o que é a humanidade, sobre como o poder pode sim, tornar o que é perfeito em um erro, jogando que a justiça quando seguida ao pé da letra pode sim as vezes mais atrapalhar do que ajudar e também mostrando que a humanidade apesar de todos os problemas também pode se tornar a solução a eles. Que a mente humana é capaz de revolucionar e ser o necessário quando o perfeito se torna errado!

É um livro sensacional que me prendeu até o final, e QUE FINAL!!!! Incentivo a todos que leiam e se deliciem nessa Utopia/distopia rs. E claro, com o tempo quem sabe, eles não pitam no podcast!!

Autor @nealshusterman
Editora @editoraseguinteoficial
Cris 04/04/2022minha estante
Essa coleção é maravilhosaaa! ?? Uma tremenda surpresa!

Gisa 29/05/2022minha estante
também achei que o goddard sofreu foi pouco e também senti a falta de um epílogo com o desenvolvimento dos personagens que foram pro espaço

Fernanda2503 20/03/2022minha estante
SIM, SIM e SIM

viajealajulia 02/12/2021minha estante
É muito bom ver outras pessoas curtindo essa trilogia. Acho a criação de mundo do Shusterman impecável