Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

laradiary 21/05/2024

O que falar de Razão e Sensibilidade... Este livro é uma obra de Arte. Ele foi um dos primeiro livros que eu já li e o meu primeiro livro físico (Sou muito orgulhosa por isso). Jane Austen como sempre entrega tudo! Uma leitura calma e que ao mesmo tempo traz consigo inquietude, remorso e dúvidas. Eu simplesmente amei este livro agora é um dos meus favs! ?

Riquele.Almeida 15/05/2024

A historia em si é muito interessante, mas a leitura é muito masante. Elionor sempre centrada e educada, Marianne é uma jovem impulsiva, controlada pelas emoções.
A mãe delas senhora Dashwood achei ela muito condescendente com tudo e todos, se tivesse tido pulso firme com Marianne metade do que aconteceu não tinha acontecido.
A senhora Jennings gosta muito de uma fofoca kkkkk mas ela que nos deixa atualizados dos acontecimentos. Ela vai ao fundo para saber todos os detalhes de um assunto.
Os demais personagens são bons mas nada tão marcantes. Exceto Lucy e John Dashwood irmão de Elionor e Marianne. Esses dois são insuportáveis, uma é falsa e dissimulada o outro egoísta e mesquinho.

Dasoom 03/05/2024

Esse é o primeiro livro que leio de romance e que não é recente. Quando comecei a ler sempre li livros de escrita mais contemporânea, o que tornou uma dificuldade ler livros de escrita antiga, mas para ser o primeiro que li, eu realmente gostei, demorei bastante para concluir, mas valeu a pena. Não diria que se tornou o meu favorito (até porque só li esse), mas gostei.

Letícia 02/05/2024

A dualidade das mulheres
É difícil criticar Jane Austen, mas vamos lá...
Bom o que eu mais amei nesse livro é como ela descreve a dualidade de sentimentos e reações nas diferentes personalidades de ambas as irmãs. E por repetidas vezes cheguei a pensar em como cada mulher é completamente capaz de possuir dentro de si a razão e a sensibilidade. O que eu não gostei muito no livro é que a escrita é um pouco lenta então você não se envolve tão facilmente, mas pra mim o problema mesmo tá que o final é muito acelerado em comparação com o restante, parece aquelas novelas cheias de conflito e no último capítulo todo mundo fica feliz de repente.

Erica 28/04/2024

Achei que a leitura fosse ser difícil e carregada.

E muito pelo contrário, achei uma leitura bem gostosinha! Sem muita enrolação, e sempre com um pouco de mistério e expectativa que faz a gente querer continuar o livro pra descobrir os próximos passos.

Com capítulos curtos, a Jane não deixa a desejar em nada, pois você consegue compreender exatamente a essência de cada personagem e sentir tanto amor, quando ódios muitas vezes tão intensos quando os sentimentos de Marianne e ao mesmo tempo, ter a visão cheia de razão da Elinor.

Confesso que por todos os conflitos do livro, imaginei (criei expectativas) que o final fosse ter um final cheio de ?vinganças?? achei que a Elinor e Edward iam ficar com toda a herança da mãe. Quando o John Dashwood começa a falar dos problemas financeiros, achei que ia ter tipo uma reviravolta que a Fanny ia ser muito gastadeira e iam terminar pobres? que o Willoughby ia sofrer, que a esposa ia abandonar ele? essas coisas!

Achei que a Elinor perdoou ele fácil demais. E assim, ele nem se arrependeu tanto assim. Abandonou a guria grávida, se recusou a casar com ela e ainda fala ?ahhh, mas se ela pensasse com razão poderia me encontrar?.. sério? Sério, Willoughby? ?? enfim! Esse desfecho aqui não gostei mto.

Mas assim, considerando a vida real. O livro terminou bem parecido com a vida real, né?! Porque, afinal, a vida real as coisas continuam assim mesmo, nada de conto de fadas?

Bianca.Rafaele 25/04/2024

Mais um da Jane pra conta! ? Assim como Orgulho e Preconceito, eu amei Razão e Sensibilidade. O livro nos traz ótimas reflexões sobre a sociedade, as pessoas, as situações.. Mesmo sendo um livro antigo, ele possui muitas questões atuais e válidas para discutir. No início, não gostei muito da Marienne, a achava mimada, egocêntrica e grosseira. Mas, ela amadurece muito ao longo da obra, e podemos ver que a adversidade que ela passou serviu para construção do seu caráter. A Elinor é uma mulher sensata, ponderada e equilibrada, amei essa personagem. E o que dizer do coronel Brandon? ? uma pessoa prestativa, generosa e com um grande coração. Todas as suas atitudes revelavam o seu bom caráter, sempre pensando em ajudar o próximo e não agindo apenas por interesse próprio. Ele me fez lembrar do quanto o amor é paciente. Nunca forçou a Marianne a nada e sempre respeitou seus sentimentos e decisões, a amava de longe e fazia o possível para ajudá-la, sempre esteve a disposição para suas necessidades. Eu queria muito que passasse momentos deles juntos, porque a resolução do casamento deles foi muito breve. Amei o livro e pretendo ler mais obras da Jane. ?

natakos 22/04/2024

O livro foi revolucionário na época mas ler hoje em dia é extremamente difícil pq a leitura é terrível além de que a linguagem colonial Londrina de 1800 deixa tudo muito difícil. Se tem curiosidade na história, melhor ver o filme

Mariana.pimentaa 18/04/2024

Admito que o começo do livro foi bem difícil.
Acredito que seja pela expectativa e comparação com ?orgulho e preconceito?. Mas depois dos 35% de leitura, as coisas começaram a tomar outros rumos, e consegui, enfim, estar com Elinor e Marianne.

Gostei muito do desenvolvimento do enredo, e apesar dos personagens principais terem atitudes inimagináveis, entendo que à perspectiva não é atual.

Amei o final, principalmente em ver Marianne entregando o seu coração para alguém que sempre a valorizou.

Maju_books 17/04/2024

Assim....
Sinceramente, é bonzinho mais MUITO CHATO, o começo até da pra gostar mais do meio pro final fica tudo muito previsível e chato

Renata1004 31/03/2024

Um pouco cansativo
Segundo livro da Jane Austen que leio, o primeiro foi Orgulho e Preconceito (que eu gostei mais).
Achei esse um pouco cansativo, demorei bastante para terminar, acho que demora muito para desenrolar a história.

Priscila95 31/03/2024

Decepcionante
Essa é a primeira vez que um livro de Jane Austen deixou tanto a desejar na minha concepção.
Os personagens são absurdamente irritantes a ponto de fazer alguém menos determinado a desistir da leitura em menos de 100 páginas.
O final não fez jus nenhum, todo mundo devidamente perdoado de suas escolhas sem sofrer maiores consequências de tais.
Os únicos que me fizeram seguir em frente foram Elinor e o Coronel Brandon e o desfecho de ambos não faz jus ao que eles passaram ao longo da história.

lina_ramos 30/03/2024

Razão e Sensibilidade ?
Razão e Sensibilidade é um romance muito lindo de Jane Austen. Nele encontramos a história de duas irmãs,Marianne Dashwood e Elinor Dashwood, e suas aventuras no amor. Além de ser um romance cativante pela alternância entre a razão de Elinor e a sensibilidade de Marianne, o humor sarcástico e as reviravoltas da história nos permitem sermos apaixonados por esse lindo romance que não podia ser de ninguém menos que da escritora de Orgulho e Preconceito. ??

Kerollyn 12/03/2024

Razão e Sensibilidade foi minha primeira leitura e primeiro livro escrito por Jane Austen. Como a autora viveu por volta de 1800, já esperava um contexto desse período, como fora perfeitamente apresentado pela autora através do cotidiano da época.
O livro tem um ritmo diferente das histórias mais atuais, é desenvolvido com muita calma e detalhes focando-se nas personalidades das irmãs Dashwood e em suas novas vidas.
A história se passa devagar, então é preciso um pouco de paciência para ler. Porém, o estilo de escrita da autora é impecável e a leitura flui muito bem.
Foi uma experiência muito diferente do que eu estava acostumada a ler, principalmente pela forma como a história é contada, por isso não achei o livro totalmente bom. Mas, com certeza conhecerei outras obras de Jane Austen. Vale conhecer esta autora que, sendo mulher, ousou escrever em sua época!

Heitor144 01/03/2024

Gostei
Apesar da história se desenrolar lentamente, os personagens são bem construídos.
Leitura fluida, acabei super rápido.
Só achei que Elinor merecia mais.