Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Fabi 11/03/2021

É a primeira vez que leio esse tipo de história, onde a própria escrita é mais complicada de compreender do que aquela que temos hoje em dia. Por isso ainda não consigo construir uma ideia se gosto ou não. Mas se eu fosse levar a história para uma escrita mais atual, com certeza eu gostaria muito.
mv 11/03/2021minha estante
O tanto que eu demorei pra acabar esse livro KKKKKK não tá escrito -qqq

Tiina 11/03/2021minha estante
Jane foi uma das primeiras autoras que eu li, até então eu só tinha lido Poe e Agatha. Se tu conseguir mergulhar na leitura desse livro, tu vai entrar num frenesi atrás de mais e mais romances de época kkkkk

Fabi 11/03/2021minha estante
Confesso que também demorei mais do que gostaria hahah

Fabi 11/03/2021minha estante
Quero muito mergulhar nessas histórias!

Tiina 11/03/2021minha estante
Eu sou suspeita, na minha opinião o melhor ainda é " Orgulho e Preconceito" ?

Fabi 11/03/2021minha estante
Assisti Orgulho e Preconceito e me apaixonei, aí resolvi me jogar nos livros

mv 11/03/2021minha estante
Fiquei com vontade de sair da minha zona de conforto, mas fiquei meio assim depois desse livro kkkkk. Tenho orgulho e preconceito aqui (já assisti ao filme de 2005 e eu amo) mas fiquei receosa de arrastar esse livro também... Então vou tentar ler ele mais bem pra frente.

Tiina 11/03/2021minha estante
a leitura de orgulho e preconceito é beeem mais leve e rápida, razão e sensibilidade é bem mais lento mesmo que nem o morro dos ventos uivantes. O livro só falta não acabar.

Fabi 11/03/2021minha estante
Bom saber, assim não vou desanimar kk

mv 11/03/2021minha estante
Obrigada por me tranquilizar. O morro dos ventos uivantes nunca cheguei a ler não. Porém já vi que esse livro divide opiniões.

Tiina 11/03/2021minha estante
Desanima não, vem logo pro fandom dos Bennet&Darcy kkkkkkk

Tiina 11/03/2021minha estante
O livro é bom, mas tem que ter paciência... mas há casos e casos. Tem que ler pra saber ?

Tô indo kkkkkkkk

Maria, lua do Lucy 04/11/2022

Duas irmãs! Duas visões sobre o amor!
(...) A semelhança dos dois em termos de bons principios e bom senso, na disposição e maneira de pensar, provavelmente teria sido suficiente para uni-los na amizade, sem nenhuma atração. Mas eles estavam apaixonados por duas irmãs, e por duas irmãs que se amavam, o que fez esse interesse mútuo inevitável e imediato, sem que fosse necessária a ação do tempo e do julgamento para aproximá-los.

A história se passa mais na visão da Elinor, do que a Marianne sua irmã mais nova. Tenho reparado que a Jane Austen, escolhe mais a visão da irmã sensata, do que a irmã que esperaríamos que fosse o foco dela. Para a primeira publicação dela, da a entender algumas visões no começo da vida dela quando era mais jovem, pegando umas falas da Marianne.

???

Logo no início, conta a situação da família Dashwood, sobre não terem muito dinheiro e passado a propriedade, para o meio irmão, sir John, rapidamente elas ganham uma proposta de morarem em Barton Park, junto com uma casa magnífica.

A narrativa conta o cotidiano daquela cidade, dos habitantes e o que faziam para se divertirem, enquanto as estações passavam. Não achei tedioso, que nem em Emma que se alongava bastante, gostei por ter vários picos, onde uma hora estavamos calmos lendo sobre as festas e encontros uns com os outros nas suas casa, outra hora vinha uma polêmica que abalava a população.

???

Tem mais, mostra as expectativas e visão das duas irmãs tinham sobre o amor. Pensa como na primeira vez que se apaixonaram (não sei se mais alguém se apaixonou) vem em você uma expectativa, incontrolável. Não sabe se o outro pensa em você diariamente, se não está gostando de outro ou se parou de gostar.
Achamos que vamos ser correspondidas pela pessoa amada e que vão começar uma história de amor juntos

?????

Para alguns pode dar certo, para outros pode vim a decepção como a Marianne.
Não se desanimem! O amor vem quando menos espera que venha! Quando for a hora, deixe que entre em suas vidas. Sem medo!
Regis 05/11/2022minha estante
Adorei a resenha, Maria! ? Pretendo reler esse livro só para fazer uma resenha sobre ele.

Maria, lua do Lucy 05/11/2022minha estante
Obg, Regis! Quis seguir uma linha totalmente diferente de outras resenhas que li, estavam muito parecidas. E releia, vou aguardar ansiosa no que vc achou.

day 08/11/2022minha estante
resenha linda!! ???

Maria, lua do Lucy 08/11/2022minha estante
Obg! Quero ler as suas resenhas tbm! Amo seus comentários dos livros!

Regis 08/11/2022minha estante
Logo vou reler, Maria. ?

Maryclarie 07/08/2022minha estante
EXATAMENTEEEE, minha personagem fav é a elinor, maravilhosa.

Maryclarie 07/08/2022minha estante
sem falar que o pessoal tudo é fofoqueiro cara, eu fiquei impressionada, não tem nenhuma alma pura naquele lugar

ashlynx 07/08/2022minha estante
sim, mano! e o massa é que metade das fofocas era baseado em achismokkkkk até mesmo o mais reservado dali era fofoqueirokkkk

carvalho73 26/06/2021

Escrita muito delicada
O modo que Jane explora a psique, a moral e os sentimentos de seus personagens me encanta muito, em especial porque me aventuro pela escrita e sei como é difícil transmitir isso pro leitor com a naturalidade que ela faz. Esse é mais um livro que aprovo e me deixa ansiosa por ler outras histórias dela.
Annyy kelly 11/12/2022minha estante
Tem hot?

carvalho73 11/12/2022minha estante
amg é um livro escrito por uma mulher em 1811... então não mesmo

Annyy kelly 19/12/2022minha estante

Só mais um capítulo 26/10/2021

Jane Austen ganhou meu coração
Esse é o terceiro livro da Jane Austen que li e confesso que tive um pouco mais dificuldade de ler esse que os dois primeiros. MAS, no fim ganhou meu coração assim como os outros. Até 40% mais ou menos achei demorado e um pouco arrastado, depois começou acontecer tanta coisa que devorei o livro. O final, como sempre, a Jane Austen deixa pra aconteceu TUDO hahahaha. Enfim, mais um que vai pra caixinha dos apaixonantes!
Bruna.Portoghese 22/11/2021minha estante
Qual a ordem?

Só mais um capítulo 22/11/2021minha estante
Não tem ordem cronológica? são todos independentes. Mas, tem gente que indica uma ordem de leitura pra facilitar, caso nunca tenha lido nada do gênero. Pesquisa no YouTube Livros e fuxicos, livros da Jane Austen. Ela fez um vídeo dando dicas por qual livro começar e a sequência mais fácil pra ler. Segui por ele

Mi Rubin 14/01/2021

Primeiro livro de Jane que leio e foi uma boa experiência.
Uma riqueza de detalhes e personagens.

Mas pra mim, faltou uma ligação maior entre as irmãs. A narrativa girou tanto em outros personagens, que a conexão entre elas ficou desejando um pouco mais.

Espero que tenha outras boas experiências com Jane :)
dessasantos25 16/01/2021minha estante
Bom saber! Ainda vou ver os meus da autora que tenho aqui (que são todos ?)

Mi Rubin 16/01/2021minha estante
Tenho esse, Persuasão e Orgulho e Preconceito
Veremos qual gostarei mais ???

Andressa 26/12/2023

Apesar do final não ter me agradado (Elinor merecia mais), esse foi um dos livros da Jane que mais gostei. É muito interessante ver a forma como as irmãs lidam de forma diferente com suas emoções e as consequências de suas atitudes.
É uma história leve e cheia da boa ironia e deboche da Jane, o que por si só já faz a leitura valer a pena.
Thaí 26/12/2023minha estante
Eu queria que a Elinor ficasse com o coronel Brandon kkkk

Andressa 04/01/2024minha estante
Eu tambéeem kkkk torci por isso o livro todinho

barbara.luna.56 14/11/2022

Li as cinco principais obras de Jane Austen e essa foi a que menos gostei. Uma história muito arrastada na qual a gente não cria vínculo com os personagens. Não poderia me importar menos com cada um deles. Não gostei.
---- 14/11/2022minha estante
Senti o mesmo. E o final ainda é bem apressado. Coisa que não deveria ser porque o livro inteiro é bem arrastado.

banana 14/11/2022minha estante
não consegui ler nenhum livro dela, não entendo nada do que ela fala, parece outra língua KKKK comprei um box de três livros dela a toa

Andy 18/06/2021

eu amo a Jane e toda a obra dela, mas não gostei muito desse livro. não sei dizer ao certo o que rolou, mas eu tentei gostar.
ele conta a história de duas irmãs que passam a depender da ajuda financeira de seu irmão mais velho, pois não são casadas. elas se apaixonam, mas os planos não saem como elas querem.
Ari 18/06/2021minha estante
comigo o mesmo, deporei muito para terminar e ainda fiquei em uma ressaca depois, e de outros livros dela não aconteceu o mesmo

Andy 18/06/2021minha estante
sim. eu me obriguei a terminar a leitura desse livro pq estava lendo com uma amiga (a gente fez meta de leitura). mas Orgulho e Preconceito, por exemplo, eu quase devorei ele

maju! 02/09/2021

Motivação
Gente, eu tô escrevendo isso aqui só pra receber uma motivação pra terminar a leitura. Esse livro vale a pena mesmo? Tô achando a leitura muito massiva e meio complicado de entender. No começo do livro é tanta informação que minha cabeça saiu zonzeando kkkkkk Só fui entender quando fui tomar banho e parei pra pensar na história e ligar os pontos.
júlia 02/09/2021minha estante
Nss eu amo esse livro KKKKKKK parece q eu tava vivendo na pele da marianne

Joana 17/09/2022minha estante
Super concordo, miga

Erica 28/04/2024

Achei que a leitura fosse ser difícil e carregada.

E muito pelo contrário, achei uma leitura bem gostosinha! Sem muita enrolação, e sempre com um pouco de mistério e expectativa que faz a gente querer continuar o livro pra descobrir os próximos passos.

Com capítulos curtos, a Jane não deixa a desejar em nada, pois você consegue compreender exatamente a essência de cada personagem e sentir tanto amor, quando ódios muitas vezes tão intensos quando os sentimentos de Marianne e ao mesmo tempo, ter a visão cheia de razão da Elinor.

Confesso que por todos os conflitos do livro, imaginei (criei expectativas) que o final fosse ter um final cheio de ?vinganças?? achei que a Elinor e Edward iam ficar com toda a herança da mãe. Quando o John Dashwood começa a falar dos problemas financeiros, achei que ia ter tipo uma reviravolta que a Fanny ia ser muito gastadeira e iam terminar pobres? que o Willoughby ia sofrer, que a esposa ia abandonar ele? essas coisas!

Achei que a Elinor perdoou ele fácil demais. E assim, ele nem se arrependeu tanto assim. Abandonou a guria grávida, se recusou a casar com ela e ainda fala ?ahhh, mas se ela pensasse com razão poderia me encontrar?.. sério? Sério, Willoughby? ?? enfim! Esse desfecho aqui não gostei mto.

Mas assim, considerando a vida real. O livro terminou bem parecido com a vida real, né?! Porque, afinal, a vida real as coisas continuam assim mesmo, nada de conto de fadas?

laupresotto 08/11/2020

Razão e Sensibilidade
Trazendo aqui minha primeira resenha!
Razão e Sensibilidade foi o primeiro livro que eu li da Jane Austen, e confesso que eu gostei bastante da história, mesmo ela não tendo me prendido tanto no começo, mas depois de algumas páginas eu fiquei mais interessada.
Eu demorei um pouco pra ler porque eu não estou acostumada a ler esse tipo de livro, com uma linguagem um pouco mais difícil e que precisa ter um pouco mais de atenção, então muitas vezes eu tive que voltar algumas páginas para entender melhor.
Mas isso não amenizou a minha dor com os acontecimentos do livro, com a decepção amorosa das duas irmãs, até porque eu sofri junto com elas.
Recomendo muito esse livro principalmente pra quem gosta de um romance de época.

Giane 15/11/2020

A história retrata os devaneios e desilusões amorosas das irmãs Elinor e Marianne Dashwood. A autora deixa bem claro a distinção entre as personalidades das irmãs, daí o título Razão e Sensibilidade.
Uma leitura bacana mas o final decepciona um pouquinho.

20/01/2021

Bem enfadonho.... ?, mas consegui concluir!
Uma história bem longa como m um final tão rápido ???