Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Sueli.Cristina 29/09/2021

O livro tem uma história familiar muito bonita, o amor entre as irmãs e a mãe sempre muito evidente, Elinor pra mim é a melhor personagem, sua racionalidade e resiliência é admirável, por mais que sua dor existisse, ela calculava o efeito nos outros para reagir. Edward poderia ter tido mais atitudes com relação ao afeto existente entre os dois, mas gostei do entendimento final.

Coronel Brandon também foi tão maravilhoso, que torcia por seu romance com Marianne mais por ele do que por ela, que por vezes me irritou com seu comportamento egoísta e ingenuo.

As intrigas, confusões, mal entendidos, Jane Austen entregou tudo muito bem, mas gostaria de mais páginas para o romance dos dois casais que ficou um pouco corrido. O livro é um pouco arrastado em algumas passagens, mas uma boa leitura.

Gisinha 11/10/2020

Envolvente e revoltante na mesma proporção!
Um livro que mostra tantas facetas de coisas que vemos hoje. Não retrata uma época, esse é um livro atemporal, mostra como as pessoas sempre serão serão, não importa se andam de carruagem ou num masserati, mesquinharia é igual.

julia.cout 16/09/2021

Uma das irmãs representa a razão e a outra a sensibilidade, de uma forma que só Jane Austen poderia descrever. Esses dois opostos vão definir como elas vão se relacionar e enfrentar as dificuldades da vida ao longo da história. O plot é simplesmente incrível.

iamdudis 21/08/2021

Meu favorito!
Depois de ler 5 livros da Jane Austen, posso dizer que Razão e Sensibilidade é meu favorito dela. Primeiro porque a narrativa foi a mais simples de se apegar e também por conta dos personagens.

Nessa história temos duas irmãs que estão envolvidas fortemente no enredo. Confesso que não gostava muito da Marianne, mas na reta final passei a gostar mais dela.

Elinor Dashwood é a minha personagem favorita da Jane. Ela é pura "Razão" do livro, inteligente, leal e observadora. Gostei da forma que ela lidava com as circunstâncias e o quanto se preocupava com as outras pessoas, mesmo que se aproveitassem dela. Sua resiliência e empatia eram a maior marca na sua personalidade.

Marianne Dashwood é a irmã totalmente "Sensibilidade". Ela é uma romântica incorrigível, imatura e muito fácil em julgar os outros. Ela cresce muito na narrativa depois de uma situação infeliz que acontece.

De forma geral é um livro com diálogos inteligentes e bem desenvolvido. Você sofre muito com as situações que ocorrem com a Elinor, e fica muito feliz pelo que acontece no final. Os personagens secundários deram o drama necessário para o livro. Sendo a minha favorita também a Senhora Jennings.

Em questão histórica vemos também o quanto era difícil para as damas que não eram da aristocracia. A falta de dinheiro não as faziam nem mesmo uma opção e que se apaixonar era pior ainda. Os romances da Jane Austen são crus no quesito paixão, mas são intensos.

Ana 10/08/2021

O livro e legal, o que estragou tudo foi o final, eu particularmente não gostei muito, acho que podia ser melhor.

Dasoom 03/05/2024

Esse é o primeiro livro que leio de romance e que não é recente. Quando comecei a ler sempre li livros de escrita mais contemporânea, o que tornou uma dificuldade ler livros de escrita antiga, mas para ser o primeiro que li, eu realmente gostei, demorei bastante para concluir, mas valeu a pena. Não diria que se tornou o meu favorito (até porque só li esse), mas gostei.

Antonio.Junior 06/10/2021

Vida Tipicamente Provinciana das Mulheres Nobres Inglesas
Meu segundo livro da autora (O primeiro foi Orgulho e Preconceito), sempre tinha lido que o que caracterizava o estilo da Austen era "a ironia na descrição de suas personagens", uma coisa que eu não havia visto tão nitidamente no livro anterior (embora não seja inexistente). Então pode-se concluir que esse é um livro bem mais "Jane Austen" que o Orgulho e Preconteito, a ironia da autora é muito mais perceptível aqui, talvez por ser o seu livro de estreia.

Mimi 14/07/2021

O que falar da obra da Jane Austen que já não tenha sido dito.
Esse livro foi o primeiro contato que tive com a obra da autora e já gostei e pretendo ler os demais livros em breve.

Esse romance não é do tipo "água com açúcar" esse tem várias reflexões .
A construção dos personagens é impecável.

Vale muito a leitura!!!

luqluke 10/07/2021

nao é o melhor livro da jane austen, mas nao deixa de ser bom de sua propria forma. nao gostei da marianne.

PatrAcia44 29/06/2021

Esperava mais ...
Acho que esse livro tinha tudo para ser bom, outra vez um livro da Jane Austen no qual o assunto que estou ansiosa para ler, e ela resume a escrita ? a estória em si, é boa, o final também, mas o decorrer não foi algo que conseguiu prender minha atenção. Sinceramente não via a hora de terminar de ler, para assim ler outro livro.
Esse é o 2 livro que leio dela. Até agora prefiro Persuasão.

Viih 05/06/2021

Um dos melhores de Jane Austen sem dúvida, a leitura é um pouco lenta principalmente em certas Partes, mas um livro surprendente. Ao decorrer do livro eu já achava que sabia tudo o que aconteceria mas acabaram acontecendo cada vez mais revelações que mudaram o que estava esperando pro final e ainda assim tivemos um na minha opinião ótimo final, deixando a desejar um pouco mais de detalhes em relação a Marianne. Um livro ótimo entrou pra lista dos favoritos

Um livro, uma viagem 28/05/2021

Primeiro livro lido de Jane Austen. Gostei muito da experiência. Ela consegue relatar as personagens com muita sensibilidade.

Dai Benevides 12/05/2021

Boa leitura
Foi uma leitura mais demorada com uma escrita é vocabulário típicos de uma obra de 1811... um típico romance leve, sem grandes emoções, porém que destaca a força das personagens femininas (o que eu mais gosto em Jane Austen). Vale a pena a leitura!