Razão e sensibilidade

Razão e sensibilidade Jane Austen

Resenhas - Razão e Sensibilidade

Vê Bertho 25/02/2024

A história de 2 irmãs mimadas
Amo a escrita da Jane Austen e como ela desenvolve os personagens, mas confesso que esse livro me frustrou. Ele é basicamente a história de 2 irmãs mimadas no seu dia a dia de compras, bailes e visitas. Tiveram migalhas de um envolvimento amoroso, o que sinceramente salvou o livro pra mim no final, porque pelo menos era uma história mais consistente.

Mila 20/02/2024

Duas irmãs muito diferentes, uma muito ponderada e outra intensa demais em tudo.
confesso que dou graças a deus pq terminei esse livro, eu não aguentava mais e estava achando que não sabia mais ler com a demora. muito cansativo, muito detalhe nas descrições dos acontecimentos.
um final ?feliz? muito corrido. onde já se viu passar 50 capítulos na ladainha falando dos machos e o casamento acontece no penúltimo??
elinor dyva ainda teve que ficar com esse homem MEDÍOCRE e liso fudido?? não gostei.
dei uma notinha 3, mas achei o final decepcionante.

Fran2016 11/02/2024

Elinor e Marianne são irmãs de personalidades bem diferentes: uma é racional e a outra é emotiva; uma é prudente e a outra é romântica. Após a morte do pai, as duas precisam viver em uma sociedade cheia de convenções, regras e injustiças, enquanto sonham com o verdadeiro amor. Duas irmãs, dois olhares para o mesmo mundo.

Thaisa 09/02/2024

O título foi muito bem escolhido. De fato todo enredo é um grande conflito entre a razão é a sensibilidade.

Eu gostei muito da leitura. Foi fluida e muitas vezes eu não conseguia parar de ler. Gostei muito das personagens Mariane e Elinot.

Mas a minha preferida entre todas as personagens de Jane Austen ainda é Emma.

Eliane406 23/01/2024

O status quo
?Este foi o primeiro romance de Jane Austen. Publicado em 1811, logo recebeu reconhecimento do público.
?Na escrita de Jane Austen fica representado a dualidade da personalidade das irmãs Elinor e Marianne, ao decorrer da narrativa pode-se observar como ambas possuem maneiras diferentes de enxergar a vida e reagir aos eventos do cotidiano, mas, as ambas em busca da paz de espírito e uma vida calma. As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época.
As irmãs vivem em uma sociedade que está entre a era vitoriana para a georgiana, onde as interações sociais, os status, a fortuna, era o que ditava a posição do indivíduo , e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças. Em uma sociedade dominada por dinheiro e interesse e posicões politicas de prestígio, tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.
Um dos pontos máximos da narrativa é a reviravolta nos acontecimentos e o suspense em torno do futuro das mulheres Dashwood.
?Austen representa a elegância e a proporção neoclássica, parodiando excessos literários e criticando as fraquezas humanas.

Raina.Ruiz 18/01/2024

Razão e Sensibilidade
Possuem boa educação e um círculo privilegiado, mas estão longe de serem ricas.

Após a morte do pai,elas precisam se mudar juntamente com a mãe para uma casa na propriedade de Sir John Middleton, um parente distante.

Sempre cercadas por pessoas boas, acabam se interessando por certas pessoas, onde teremos muito drama no desenrolar da história.

Jane é bem detalhistas em sua narrativa, então a história acaba ficando cansativa, porém, para quem gosta de detalhes e situações diárias, vale a pena ler e conhecer mais sobre os pensamentos e situações da época, com seus dramas e ensinamentos.

A mesma retrata bem as situações da época, expondo a hipocrisia das famílias, a ambição em famílias de boas condições, sempre em busca de relações bem posicionadas com posses e muita fofoca envolvidas durante a história.

Aline.Marschner 14/01/2024

Definitivamente não é meu gênero literário favorito
Talvez por ouvir falar muito sobre as histórias da Jane Austen, eu tenha criado uma certa expectativa que não foi alcançada.
Esse é só o segundo livro de época e ambos eu tive muita dificuldade para conseguir ler até o final.
Passado da metade do livro foi que comecei a me interessar pelo quê aconteceria, mas quando terminei não tive aquela sensação incrível após ler um livro que me prendeu. Pareceu mais uma daquelas leituras obrigatórias da escola.
Não achei a escrita complicada ou cansativa, mas o excesso de detalhes sempre me incomoda, é cansativo, e o desenrolar da história é lento.
Ainda assim, achei os personagens incrivelmente bem construídos e amei a relação entre Mariane e Elionor.
Não é uma história ruim, só não é meu gênero favorito.

suellensouza 31/12/2023

Mais um livro da Jane Austen e realmente vi que não é meu tipo de livro. Foi difícil gostar dos personagens, a Elinor praticamente não gostava de ninguém, era difícil alguém pra ela dizer coisas boas, certamente muitos eram desagradáveis e ela tinha razão, mas achei ela arrogante muitas vezes. E a preocupação das mulheres, principalmente da Jane arrumar um marido, não desce, é da época, mas não consegui gostar, principalmente pelos homens não serem o que deveriam ser, e sempre as mulheres passando a mão na cabeça deles e aceitando certos comportamentos. Levei quase um mês pra terminar o livro, e provavelmente será assim com todos os outros, pra mim é uma leitura cansativa.

Andressa 26/12/2023

Apesar do final não ter me agradado (Elinor merecia mais), esse foi um dos livros da Jane que mais gostei. É muito interessante ver a forma como as irmãs lidam de forma diferente com suas emoções e as consequências de suas atitudes.
É uma história leve e cheia da boa ironia e deboche da Jane, o que por si só já faz a leitura valer a pena.
Thaí 26/12/2023minha estante
Eu queria que a Elinor ficasse com o coronel Brandon kkkk

Andressa 04/01/2024minha estante
Eu tambéeem kkkk torci por isso o livro todinho

Kissessusu 23/12/2023

Elionor, você tem meu coração ??
Comecei esse livro lá pra fevereiro e só acabei agora. Achei enrolado demais pra um final tão simples, mas é fofo??
Impressionante como NENHUM homem desse livro presta. O unico que se salva é o coronel e eu fiquei morrendo de curiosidde pra saber mais sobre a historia dele. Na minha opinião,marianne e elionor deveriam ter terminado esse livro sozinhas ?.

analivramos 05/12/2023

Jane Austen
Como sempre, ela arrasa!
História envolvente, personagens humanos e romances espetaculares!
Recomendo muito.

Danielly75 03/12/2023

É....
Eu esperava mais intensidade nesse livro , em diversos aspectos como o romance e até um plot melhor, mas para um clássico tá de bom tamanho e se você enxergar as coisas pode ver que vale a pena , apenas procure esse livro para ler coisas que é cotidiana não vá na expectativa de algo enorme...

Lembrando isso é minha opinião

Amos.Alves 14/11/2023

Uma história sobre controle emocional, duas irmãs que veem as vida de maneiras distintas tem suas emoções postas a prova. Austen é incrível em descrever temperamentos.