Autópsia Carioca

Autópsia Carioca Vinícius Canabarro

Resenhas - Autópsia Carioca

Aelita Lear 18/07/2021

Fazia tempo que eu não lia uma distopia tão boa...
Eu adoro o gênero, mas já fazia um tempo que não conseguia achar uma distopia maravilhosa como esta! Ambientada no Rio de Janeiro (algo que eu amei logo de cara, pois consegui me imaginar lá), autópsia carioca mexe com nossas entranhas!
Podemos ver uma sociedade bem construída, cheia de questões políticas e sociais, absurdamente envolvente e criativa. Adorei toda a ideia do miasma e de tudo o que ele pode acontecer conosco, e, bem ou mal, tudo o que já vem acontecendo rs. Não tinha momento melhor para esse livro ser lançado e eu ter lido!
É um livro para ler rapidinho, de tão viciante que é. Rapidamente você entra na história e não quer sair mais dela... A escrita do autor é impecável, amei demais e recomendo a leitura!

Maikel.Rosa 01/06/2021

Indignante!
Eu fico só pensando na quantidade de talento escondido que existe por aí, escrevendo tão bem e com tanta profundidade como escreve o Vinícius Canabarro, meu colega de selo SAIFERS?BR.

Mas minha indignação não para por aí. A história que ele conta em "Autópsia carioca" é uma pintura expressionista de uma realidade muito próxima, urgente e morbidamente familiar, fazendo a gente se revirar por dentro ao reconhecê-la nas páginas de um livro.

A grande sacada do Vini é que a obra é por demais atual, usando uma ficção distópica pra tocar em pontos que são bem reais pra muitos de nós. E quando eu falo em "nós", me refiro às pessoas que não aceitam como nossos governantes têm sucateado políticas de bem-estar social, usando armadilhas ideológicas e falsas esperanças pra arregimentar um exército de fanáticos raivosos.

Pra ilustrar esse cenário tão conhecido pelos brasileiros, Vinícius descreve uma Rio de Janeiro dominada pelo medo do futuro e pelo descaso das autoridades, onde uma névoa misteriosa transforma a cidade, já abandonada pela inércia dos habitantes, em um necrotério de almas conformadas e apáticas.

Quem conta essa tragédia anunciada é um homem que enxerga tudo isso, mas, assim como muitos de nós, percebe tarde demais que também tem parte no assassinato da cidade "maravilhosa", através da sua inação.

É um livro meteórico, também por ser curto, mas mais do que tudo pela sensação de que algo dento de nós foi incendiado pela leitura: uma chama de inconformidade reacesa pelo impacto da realidade.

J K 31/05/2021

Necessário!
Quando a apatia e o desânimo são maiores que a indignação, somos apenas cadáveres que andam sobre a terra."

No cenário distópico desse livro temos um Rio de Janeiro levado ao caos.
As coisas começam a dar errado quando uma névoa tóxica misteriosamente começa a invadir as áreas litorâneas da cidade, evoluindo a cada dia mais para uma nuvem densa e extensa.

O tempo vai passando e nada de saberem de onde o miasma (como a névoa tóxica ficou conhecida) saiu.
O povo carioca se deixa levar pelos dizeres do líder político, que afirma ter soluções para tudo e diz que o Rio voltará a prosperar.

Tendo esse governo quase total apoio do povo, as mudanças começam a ser feitas. As eleições são canceladas sob uma desculpa fajuta, nas mídias ninguém mais fala sobre o miasma, qualquer opositor do líder é duramente castigado e por aí vai.

Não demora muito até que o povo começa a viver na miséria, onde até a fome é recorrente. E ainda assim, louvam o líder político como se fosse um deus.

A história é narrada como um relato, começando já pelo fim, depois explicando o processo de como as coisas chegaram a tal ponto.
É interessante ver na população que cada vez mais a esperança de que haverá mudanças vai ficando de lado. O conformismo toda conta de todos e essa é a pior coisa de se ver.

Vejo que muitos que leram esse livro falam que queriam saber mais sobre a névoa que deu início a tudo, mas eu não acho que seja algo tão relevante.
Afinal, o povo estava conformado com a situação, quem iria atrás de saber de onde aquilo veio? Ninguém.

Resumindo, essa é uma otima distopia brasileira, cheia de críticas sutis e que propõe reflexões importantes.
Claramente, recomendo bastante.

Lê Garcia IG:@letras_e_linhas 23/10/2020

Perfeito
Livro perfeito. Comecei esperando uma distopia, mas é bem mais que isso. Incrível como um ensaio sobre apatia te causa justamente o contrário. Não é difícil sentir empatia e ficar com aquele bolo na garganta sem saber se é tristeza ou revolta.

Por conta de um miasma, sem explicação, mas que desconfiam de alguns navios que nunca aportavam, o Rio de Janeiro elege no desespero um candidato meio com uma adoração descabida e aí vemos a sociedade indo aos poucos rumo à calamidade, perdendo direitos básicos que não damos valor porque sempre estiveram ali, perdendo moradia, integridade, alimentação e sendo emancipada, ignorando o problema do miasma que fica cada vez mais alto. Sem ter para onde fugir são construídas fabricas e os cidadãos são forçados a aderirem trabalhos de 14 horas em locais que precisam se deslocar 2 horas ou mais, e ganham o suficiente para subexistir. Mas o que mais me marcou foi o desrespeito com a vida e a conformidade.
Fiquei com uma ressaca literária daquelas, pois vi em mim atitudes que os cidadãos tinham bem no início da história.
Enfim é rápido, impactante e todos deveriam ler sem dúvida.