O Menino do Dedo Verde

O Menino do Dedo Verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Samantha.Ultramari 20/02/2023minha estante
Interessante o "feiofóbico". Será que ele era ou o mundo à sua volta que era "perfeito" demais?
Apesar de amar a obra, que já reli muitas vezes, a única coisa que estranhei foi o modo como descreveram as pessoas da favela... Mas... O encantamento trazido pelas flores e pelo todo do livro me encanta.
Muito obrigada pela sua reflexão.

Quel 14/01/2023

O menino do dedo verde
Eu amo quando leio um livro da literatura infantil e ele me dá uma lição de vida... O menino do dedo verde fez isso comigo, a criança que mora em mim amou a história do menino chamado Tisto e a adulta que eu venho me tornando absorveu a mensagem do livro e vai levá-la pelo resto da vida.
Samantha.Ultramari 20/02/2023minha estante
Somos duas! Encantada tb!

Clara 14/01/2023

Temos dedo verde?
Se pensarmos com carinho e compreendermos que nossa visão acerca de tudo é mais humanizada e, partindo dessa concepção, fizermos a diferença, por menor que seja, floriremos inúmeras espécies em nosso caminho.

Taty Almeida 12/01/2023

Uma gracinha
Esse livrinho é surpreendente, devo dizer! Fui sem saber o que esperar e encontrei um narrador divertido, um protagonista cativante e uma família além de seu tempo..... A história é linda, e como todo bom livro infantil, tem sua mensagem para todas as idades especialmente se você leva em conta o contexto histórico em que a obra foi escrita! Confesso que não sei ainda se o final me agradou 100%. Terminei o livro com a vontade de reler pra ver o que foi que eu perdi, mas definitivamente é um livro poético e necessário a todos que se dispuserem a adicionar um pouco mais de fé e fantasia em suas vidas!

Amanda.Patricia 12/01/2023

Perfeito
Uma história que toda criança e todo adulto deveria ler. Ler nas diferentes fases da vida. Li criança e depois li para os meus filhos. Esse livro é genial. Cheio de metáforas inteligentes. Um livro que não parece filosófico mas é muito. Sempre choro no final. Se eu ler cem vezes, choro cem vezes.

Fadel11 10/01/2023

Que tristreza ?????(erro proposital)
Mn eu chorei tanto nesse livro mn????? Ele literalmente foi embora mano, ele foi tão bom e tipo foi...

Pedrita 09/01/2023

Adoro esse livro,o primeiro libro que li por pura espontânea vontade ?? depois dele so gasto dinheiro em livros ????

Lívia 09/01/2023

Fofo e delicado
Lembro de ter lido este livro aos 11 anos de idade,ele me tocou tanto na época que chorei litros,enfim o livro passa uma mensagem muito linda além de ser extremamente encantador e delicado durante toda a leitura, tenho um enorme carinho por este livro.

Ruan.Oliveira 03/01/2023

Há sementes por toda parte ?
O livro é muito bom, leitura fluída e história cativante. Arrisco a dizer que é uma das leituras mais prazerosas que fiz e embora não tão famoso, traz umas reflexões bem bacanas.

Destaco a reflexão sobre a guerra que o livro traz e como as personagens vão aos poucos tendo as vidas transformadas paralelamente à educação do Tistu.

Somos todos convidados a sermos um pouco Tistu, em alguma medida e hora da vida.

10/10

Não há textos de apoio, introdução ou posfácio e não acho que seja preciso no livro.

Laila.Muniz 03/01/2023

"Aprendi que para sarar é preciso ter vontade de viver."
Li livro físico + emprestado. | "Aprendi que para a gente sarar é preciso ter vontade de viver."**

Comecei a ler "O Menino do Dedo Verde" por conta da recomendação de meu pai e meu amigo, Mateus, que inclusive me emprestou o livro. Agradeço a eles por me apresentarem Tistu.

O conto não é realmente meu estilo, mas a verdade é que é impossível não se sentir envolvido pelas piadas ácidas de tom infantil ainda, pela seleção de temas pertinentes e pela personalidade adorável do protagonista.

É uma história linda, fácil de ler, o final é impressionante e, pequeno spoiler, Bigodes é o pai de coração dele, não tem como!

Renata P. 01/01/2023

Encantador
Comprei para o meu sobrinho e, nesta noite de 1 de janeiro de 2023, peguei para ler, como que para passar o tempo. E que grata surpresa! O livro é de uma doçura e delicadeza que fazem com que você não queira parar de ler e, ao mesmo tempo, deseje que a história chegue ao fim. Com uma escrita daquelas que aquecem o coração, essa foi sem dúvidas uma
bela forma de começar um ano novo!

Alysson.Henrique 31/12/2022

O livro traz uma mensagem muito importante e é bastante importante e interessante o modo como o autor faz - não como se tentando infantilizar a mensagem, mas trazendo ela exatamente como é, confiando na capacidade das crianças de entenderem a mensagem.
Acho que só não gostei muito do final, não pelo que acontece em si, mas porque me pareceu desnecessário, talvez uma tentativa de dar um encerramento específico para a história que não seria necessário e que, por isso, não é trabalhado bem o suficiente. Mas em geral, é um livro muito bom.

Mimi 30/12/2022

Não gostei tanto do final, mas a história é bem fofa e sensível, e o personagem principal, Tistu, é bem legal.

Rosana Miyata 29/12/2022

Um livro incrível, tão simples na escrita e nas ilustrações, porém com enredo tão sensível! Uma leitura rápida que me emocionou! Favoritei!

Thaísa 28/12/2022

Lindo e delicado
Não são a toa as comparações com o Pequeno Príncipe. Uma história muito delicada, que fala às crianças de todas as idades (inclusive aquelas que moram dentro de nós). A obra fala de diversas mazelas da sociedade, mas com a delicadeza e inocência da visão de um menino, o que torna sua mensagem ainda mais relevante.