O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Clio0 13/08/2023

O Menino do Dedo Verde é a proposta pacifista de um ex-soldado.

Maurice Druon fez parte da resistência francesa contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, seria reconhecido mundialmente por sua obra de ficção histórica Os Reis Malditos. Mas, ao invés de se refugier unicamente na literatura de guerra, Druon respondeu aos seus leitores com essa obra em que um menino capaz de fazer crescer qualquer tipo de planta, acaba com uma guerra ao fazer nascerem flores em armas.

É fantasia e esperança ao mesmo tempo. Algo que agrada tanto ao adulto lendo quanto a criança ouvindo.

Recomendo.
Magne 13/08/2023minha estante
Li a muito tempo, sempre recomendava. Um prazer ver pessoas falando bem desse conto.

mirella galdino 17/02/2020

Grande menino:)
Comprei por indicação para ler com meu filho, o livro e ótimo para analisar com senso critico como agimos na educação e na mensagem que queremos passar de mundo para os filhos, o que me surpreendeu foi que apesar de não ser um livro contemporâneo, trata de questões bem atuais, e me leva a compreender que o ser humano vai demorar para evoluir, temos ainda questões praticas bem definidas de convivência e escolarização para tentar resolver. Recomento para as famílias este livro.
cyda.guedes.980 20/07/2021minha estante
Li este livro em 89 e lembro com carinho da história e a partir dele ensinei sobre respeitar o ecossistema para meu filho.

Arlete.Anjos 24/08/2022minha estante
Li essa história a um tempo atrás, muito boa leitura. Meus filhos amaram o livro.

William341 25/04/2023minha estante
Ganhei este livro do meu pai em 94. Com quinze anos, não me interessei por ele. Hoje estou lendo com meu filho, que está com 9 anos. Tia noite lemos 2 ou 3 capítulos antes de dormir. Ele está curtindo.

Jojo 14/08/2023minha estante
Cara, foi um livro que tive que ler pela primeira vez com 9 anos, para uma prova. Acho que foi o primeiro livro que eu li quando criança que chorei de emoção, hoje com mais maturidade vejo que esse livro foi um ensinamento de vida!

Alan Ventura 10/03/2011

A vida é a melhor escola que existe!

“O Menino do Dedo Verde” narra a história de um garoto chamado Tistu,que por não conseguir manter-se acordado durantes as aulas monótonas do colégio acaba sendo expulso do mesmo.Como solução para que sua formação intelectual não seja estagnada,seus pais resolvem ensiná-lo de outra maneira,fazendo com que Tistu aprenda com os próprios olhos,ensinando-lhe nos locais apropriados,a conhecer as pedras,o jardim,os campos,como funciona a cidade,as fábricas entre outras coisas,julgando ser a vida a melhor escola que existe.

Por se tratar do primeiro livro que li de Maurice Druon,tive de pesquisar a seu respeito,descobri que embora seja acadêmico e autor de romances históricos,nada perdeu de flexibilidade,de gratuidade lírica,não se deixou esclarecer nem emburguesar pelos títulos,lauréis e outros títulos que costumam obstruir a capacidade de escrever um livro infato-juvenil.Druon é capaz de articular um relato nesse dificílimo idioma que adultos e crianças entendem,os adultos é claro,se não mataram em si o espírito de poesia ao achar que criança não entende nada.

”O Menino do Dedo Verde” é um livro que devemos reler ao longo dos anos,se tivermos a oportunidade de lê-lo na idade cronológica certa,é um livro para meditar em toda sua riqueza,se já somos adultos.Trata-se de um livro preso às contigências sociológicas do mundo em que vivemos,escrito na era da poluição,da banalização de valores,de agressividade e desentendimento.Creio que a missão desse livro é justamente despoluir,humanizar,de certa forma reintroduzir a poesia num universo do qual ela se encontra exilada,e que livros como "Pollyanna","Pollyanna Moça","O Pequeno Príncipe","Alice no País das Maravilhas","Ei,Tem alguém aí?" e alguns outros buscam resgatar.

Maurice Druon foi capaz de criar um símbolo cujo significado jaz um pouco em cada leitor,capaz de florescer ao descobrir-se também possuidor de um polegar verde,e que na medida em que as páginas vão passando,o leitor atento vai descobrindo que ter o dedo verde é uma qualidade maravilhosa,um verdadeiro dom do céu.Uma poesia que só quem tem o coração "regado" pode cultivar.
Jow 16/10/2010minha estante
Resenha sensacional!
me interessou muito esse embate de pensamento infantil e adulto. É sempre bom um livro que consegue ser capaz de levantar esse importante debate de como o homem, vê o mundo partindo de sua experiência de vida.
Quero ler.

Gláucia 02/12/2010minha estante
Nossa, tinha me esquecido desse belo livro lido em minha infância. Preciso relê-lo e verificar qual a minha visão dele agora.

Barbie 23/12/2010minha estante
Esse é um dos que acredito que vou gostar tanto qto "Meu pe´de Laranja Lima", o qual traz o mesmo debate citado na resenha. Será meu próximo depois do próximo que vou ler...rs!

Evelyne 16/02/2012minha estante
Eu quero ler!

Tchesco 22/03/2012minha estante
Gostei pois foi meu primeiro livro

Roselandia 12/09/2012minha estante
Primeiro que li aos 7 anos de idade.O encontrei,dentre tantos outros exemplares, na estante de livros de uma casa de freiras e desde então aquela estante se tornou parte de meu mundo.Ali,envolta por todos aqueles exemplares,descobri um mundo que poucos já sabiam existir.

Alcineide 30/10/2012minha estante
Eu o li aos 7 anos, foi um dos primeiros livros que li, fiquei lendo na biblioteca da escola, é muito marcante por ser uns dos primeiros livros que li, e o primeiro que li depois de me mudar pro Ceará.

Ariadne 15/03/2013minha estante
Super lindinho esse livro! *_*

Ardon 22/03/2013minha estante
Foi um dos primeiros livros que li e por isso tenho um carinho especial por ele.

Costa166 18/04/2013minha estante
Minha professora da 2ª série me incentivou a ler esse livro,e sou grata a ela por isso até hoje.

Mirella 04/12/2014minha estante
O primeiro livro que eu li foi este, aos 6 anos. Me tornei viciada em livros a partir dele! Muito encantador!!

Carla 09/09/2016minha estante
Quando li este livro eu já era mais velha, já tinha passado do 20 anos, eu trabalhava em um escritório de uma tia e ela incentivava a leitura entre os empregados, ela nos dava todos os dias 1 hora para que pudéssemos nos dedicar a leitura, então foi assim que eu li "O Menino do Dedo Verde, amei, este livro é de minha prima.

dani 27/09/2021

"Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."
Através do ponto de vista e dos questionamentos de uma criança, este livro permite enxergar o mundo de um modo diferente. Junto com Tistu, o pequeno protagonista, primeiro percorremos estruturas e sistemas bem estabelecidos na sociedade, percebemos como a ganância e o ódio são facilmente propagados e quais são suas consequências.

Mas Tistu, diferente da maioria, se recusa a ver os problemas e ficar de braços cruzados. Com seu dom especial, ele espalha beleza, generosidade, otimismo e propõe o cuidado e a reconexão com a natureza como parte da solução.

Este livro é curtinho, mas está repleto de reflexões profundas e valiosas. É um convite a plantar sementes de bondade e fazer parte da mudança que queremos ver no mundo.

Clara 14/07/2021

Eu achei bem legal, foi uma leitura fluída e bem divertida, apesar de ser infantil e ter poucas páginas tem bastante coisa pra se refletir nesse livro, a temática é bem parecida com a de O Pequeno Príncipe, recomendo.

juliaememo 19/12/2021

O Menino do Dedo Verde - Uma leitura necessária
Esta é a segunda vez que leio este livro e ele sempre me traz um sentimento muito bom.
O protagonista tem falas tão interessantes e inteligentes que é difícil imaginar que ele é tão novo.
Gostei bastante do final. Da primeira vez não o entendi muito bem, mas nessa releitura consegui interpretar melhor.
Acho que muitas pessoas deveriam ler este livro e aprender com nosso protagonista o quão é bom ajudar os outros.

(Classificação indicativa: +8)

Thainá @thaii.limab 30/07/2022

há silêncios que despertam
"é preciso ter muita atenção quando os cavalos choram, é sempre por uma coisa importante."

Lindo!
Tistu era mesmo um menino muito diferente.

Que história maravilhosa, quantos ensinamentos!

"a vida, afinal, e a melhor escola que existe."

Samantha.Ultramari 20/02/2023

Um clássico da literatura, comparável a
o "o pequeno príncipe", com belíssimas reflexões sobre a vida e o nosso modo de viver por meio das instituições (família, escola, hospital, prisão, etc).

Essencialmente, sobre o poder de mudar a vida por meio das plantas.

Krishna.Nunes 31/01/2022

As flores não deixam o mal ir adiante
"O menino do dedo verde" conta a história de Tistu, um menino que não conseguiu se adaptar à escola e logo descobriu que possuía um dom especial: um dedo verde. Essa qualidade não pode ser vista a olho nu, mas é detectável por um especialista (como o jardineiro Bigode) e dá ao garotinho o poder de fazer germinar plantas e flores.

Tistu é frequentemente visto como um menino diferente. Apesar de nunca ser indisciplinado ou desobediente, seus constantes questionamentos são considerados pelas pessoas grandes como um ato de rebeldia. Tistu é então enxergado como "distraído e raciocinador, com uma generosidade que o priva do senso de realidade." Os adultos acham que a habilidade de pensar de Tistu é algo que precisa ser vigiado de perto. A verdade é que as perguntas de Tistu e sua dificuldade em entender ideias preconcebidas expõem as contradições dos adultos, ao mesmo tempo que demonstram sua grande inocência e pureza.

Cada lição de vida aprendida por Tistu com seus tutores lhe revela que o conhecimento dos adultos é incoerente. Como a guerra pode ser ruim e ao mesmo tempo desejável? Por que existem diferenças sociais e miséria? Como redimir os homens maus? Essas são apenas algumas das questões filosóficas apresentadas nesse livro.

Para Tistu, tudo pode ser solucionado através da da beleza. Como um sopro de esperança para a humanidade, as flores são capazes de sanar qualquer mal. "Dizei não à guerra, mas dizei-o com flores."

Com ensinamentos apresentados de maneira simples para que sejam entendidos por crianças, a obra não deixa de ter profundidade suficiente para despertar reflexões nos adultos. "O menino do dedo verde" tem uma linguagem poética, uma mensagem universal e um final singelo que o torna ainda mais encantador.
Pode ser saboreado em diferentes fases da vida.
Amós 31/01/2022minha estante
Esse foi o livro que me despertou o prazer da leitura, livrão !!

Krishna.Nunes 31/01/2022minha estante
Era um dos meus preferidos na infância.

Hilsa Camargo 07/08/2022

Primeiro livro que li sozinha, quando criança. Traz uma mensagem mais subjetiva e que talvez as crianças menores não absorvam bem, mas ainda assim, leiam para seus filhos

Code 22/01/2022

"O garotinho Tistu e as flores?°"
História super fofinha e tranquila de ler.
Perssonagens adoráveis e bem criados.
Lições a aprender e levar com sigo.

Recomendo muito a leitura,varias frases pra levar?

Obs:Ressenha pequena por que estou com sono...
Lara 23/01/2022minha estante
Esse livro é muito fofo

Helena365 02/09/2023

Eu amei o livro, o tistu é mttt fofo, esse livro te deixa de coração quantinho enquanto te faz refletir, acho que todos deveriam ler ele.

"A ordem? É quando a gente está contente."

"Essa sua ordem, sr trovões, o senhor tem certeza que ela existe? Eu não acredito; Porque se a ordem não existisse, não haveria miséria."

Myria.Viana 08/04/2022

Não é resenha
Uma livro cativante, cheio de lições sutis sobre a vida, escolhas relações.
Numa linguagem fácil por tratar-se de um livro infantil, o que não perde em nada para ensinar aos adulto como as crianças enxergam a vida.

Hong Zhuang 14/07/2021

Me lembra Pequeno príncipe
O tipo de escrita parece bastante.

Olha, eu amei, amei, amei essa história. Muito interessante mesmo. É legal que o autor usa o mesmo termo "gente grande" para se referir aos adultos.

O livro consegue entregar muita coisa, mais ainda que pequeno príncipe na minha opinião. Devia ser um clássico literário obrigatório. Muito bom
BeaPages 14/07/2021minha estante
foi o primeiro livro que li e eu amei

Beca 30/03/2021

Um livro atual e poetico
O menino do dedo verde é uma obra que nos faz refletir desde o primeiro capítulo, a forma poética que o escritor no transporta a historia de Tistu e como o proprio se descobre a partir de um relacionamento com a propria natureza e com os que o cercam. É mágico! E trás atona a ingenuidade e a criança interior que não deveriamos perder a medida que entramos na fase adulta! Didático e simples em sua fórmula literária. É um livro que vale a pena ser lido por todas as idades!
Naiara 01/09/2023minha estante
ownnn esse livro é um doce, quando li era pequenina e achei magico porque tambem gostava de plantar, ajudava meu tio na horta..
Ate hoje gosto ^^
muito fofo, preciso reler, mal lembro dele..

Beca 01/09/2023minha estante
Que legall, plantar deve ser uma sensação boa demaiss, principalmente em companhia ?, esses livros sempre me dão uma saudade da infancia

Naiara 01/09/2023minha estante
Tenho plantado em vaso, voce pode tentar, é realmente gostoso