O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Alexandra 09/12/2021

Para florescer o coração.
O primeiro livro que li na minha infância e um dos que jamais deixo de reler de tempos em tempos.

É, sem dúvidas, um livro lindo e muito sensível. Embora a escrita possua um tom um tantinho poético e cheio de figuras de linguagem, a leitura é leve e agradável e é gostoso mergulhar no seu enredo, seja o leitor uma criança ou um adulto. É pra devorar e terminar de uma vez só!

O livro trata não apenas da história de um menino de "dedo verde" capaz de fazer brotar flores onde desejasse e que não aceitava as ideias pré-fabricadas das pessoas grandes, mas também aborda conteúdos importantes de nossa sociedade como cidadania, coletividade e questões sociais, reflexões sobre convívio social, empatia, conceito de "ser humano" e, claro, ecologia. Também fala em resgatar nossa criança interior e enxergar a vida com os olhos dos pequenos: de maneira leve, espontânea, indulgente e sem preconceitos. Tudo isso com lições despretensiosas e frases marcantes que fixam na memória e, algumas, no coração. O final é uma comovente surpresa que me emociona toda vez que leio!

Um livro pra levar pra vida e guardar no coração!

Juliana 12/06/2021

Oq achei da história do livro em sí
Amei demais, tem muitas coisas pra gente refletir, sobre nossos atos, sobre se colocar no lugar do outro etc.
O livro tem uma leitura bem fluída é muito muito bom super recomendo

@fernandajfguimaraes 07/09/2020

Um livro para sonhar com os pés no chão. Lembra muito O Pequeno Principe.

Elis.Naiara 23/06/2020

Livro perfeito. Leitura de fácil compreensão. Ensina a bondade e inocência que nós adultos não deveríamos perder nunca, pensar no outro como irmão, e não apenas no próprio bolso, na ganância. Aborda ainda o tema da morte, do luto. Livro perfeito para trabalhar com as crianças.

Cecilia 17/06/2022

O menino do dedo verde
E quando Tistu vai aprender sobre a cadeia...
"- Por que é que os pedreiros puseram essas horríveis pontas de ferro por toda parte? - perguntou Tistu.
- Para impedir que os prisioneiros fujam.
- Se esta cadeia não fosse tão feia - disse Tistu- talvez eles tivessem menos vontade de fujir.
(...)
- Você devia saber que um prisioneiro é um homem mau.
- E colocam o prisioneiro aqui para curar a maldade?
- Experimentam. Tentam ensinar-lhe a viver sem matar e roubar.
-Mas eles aprenderiam bem mais depressa se o lugar não fosse tão feio!"

Esse trecho citado foi um dos momentos mais marcantes do livro pra mim. E é assim ao longo da história. Uma criança questionando questões importantes da nossa sociedade e encontrando soluções simples...

Um livro mágico, que levanta questões ecológicas e sociais de forma lúdica.

Confesso ter me emocionado muito com essa história, pois sã questões reais e tão complexas de serem enfrentadas nos dias atuais.

Quem dera tivéssemos todos vários Tistus para nos ajudar.

Tirei 1/2 estrela da avaliação por conta do autor. Incrível uma pessoa que escreveu este livro ter posição política tão torta. Inacreditável.

Recomendo muito este livro. História para todas as idades.

Natalia 12/05/2020

Da árvore do menino brota delicadeza
O Menino do Dedo Verde é um livro singelo, cheio de sentimentos e recheado de discussões importantes para todas as faixas etárias. A escrita de Maurice Druon é compreensível para as crianças e fluida para os adultos, que buscam nas entrelinhas as mensagens profundas encadeadas página a página. Lembro-me de quando uma professora leu para a minha turma um capítulo desse livro -- foi encantador! Para mim e para meus colegas, que alugaram todos os exemplares da biblioteca antes que eu tivesse chance. O tempo passou e novos livros chegaram; a mente das crianças esquece rápido e, de quebra, já tinham me contado o final (que me revoltou profundamente)... Talvez por isso eu me recordasse dele com uma pontinha de tristeza. Felicidade a minha de revisitá-lo e entender melhor seus caminhos, entremeados na história de Tistu. São muitas as reflexões que ficam após a curta leitura desse clássico tão lindo.

Tistu era uma criança que não se dava bem com a escola. Nas carteiras, cochilava, dormia, sonhava e roncava. No lugar da falta de esperança e desistência, foi proposta uma educação libertadora: para a vida com lições da vida. O menino passeia por conceitos de gente grande com a sutileza que só o olhar de um ser em formação pode nos passar. Druon, através de Tistu, conversa sobre arte, o valor de um mestre, a relação com os pais, cárcere, pobreza, o processo saúde-doença, compaixão, os fundamentos da guerra, comércio, luto e coragem.

Durante a jornada do menino, seu talento foi encontrado e ele revolucionou a sua cidade. Por menor que fosse Mirapólvora, a sua mudança é enormemente representativa, pois ali a paz venceu a guerra através da arte. Seria bom se esse resultado se estendesse para o nosso mundo real, que ainda cria e alimenta guerras para vender armas. Que bonito seria se as armas virassem flores e nós, simplesmente, nos contentássemos com o encanto desse cenário e passássemos a não olhar para o próximo com afastamentos e preconceitos; afinal, compartilhamos a mesmíssima vontade de sermos felizes. Ah... Como vocês podem ver, "O menino do dedo verde" faz sonhar alto (e utópico).

Com um pouco mais de pé no chão (talvez nem tanto), fica um aprendizado: se olhássemos para as crianças com mais carinho, com certeza, acharíamos dons quase mágicos, capazes de mudar a realidade das nossas casas, ruas e cidades... Quem sabe do país e do mundo? Ver os seres em formação como extensões das nossas expectativas como pais, avós, tios, professores ou, simplesmente, adultos, é extremamente improdutivo e cerceia as liberdades de quem só quer florescer no seu tempo, com a dose certa de orientação. Não deveríamos -- com imposições, regras, instituições e sistemas falidos -- cortar as asas dos nossos anjos.

Simonne.Ferrer 03/06/2021

Simplesmente lindo
Que livro!
Cheio de ternura e com final tão tocante, se tivéssemos um pouco dessa sensibilidade das crianças o mundo seria diferente.

maria cecília 11/04/2023

Uma história um pouco banal
Gostei do livro, mas achei ele muito raso pelo o que se propunha. foi um dos poucos livros trabalhados na escola q me chamaram um bocado a atenção, porém toda a história que teria por trás é tratada de forma rasa e um pouco porca.
não tem aprofundamento nos ensinamentos, muito menos morais de história realmente diferentes. é mais do mesmo, como sempre.

Aída 11/07/2020

Um conto . . .
Um conto dito infantil que vale super para adultos. Tem uma linguagem bem para crianças mesmo mas, por ser pequenininho de leitura rápida, vale a leitura do público adulto e rende uns bons pensamentos.

JoiceCoutinho 12/08/2021

Lindo!!
Que livro perfeito! Uma linguagem simples e delicada que traz uma mensagem tão clara, bonita e necessária! Recomendo para todas as idades!

anna_is_busy_reading 29/04/2022

Fofinho
Li pra escola, não tenho tanto a dizer, mas é fofo ver o Tistu mudando as coisas e parando uma *guerra* com o dedo verde dele. Enfim, legalzinho.
7/25 (escola)

Yasmin827 08/06/2023

A história de nossas vidas
É um livro que parece simples mas que de simples só tem a aparência mesmo. Num momento específico eu achei que seria óbvio para todos (os adultos) que as transformações eram obra do Tistu, e o autor diz que o leitor só pensa isso porque sabe que está acontecendo de verdade, os adultos no livro nem sequer cogitariam essa possibilidade porque isso seria absurdo.
E de certa forma o livro mostra o que acontece quando nos tornamos adultos e as demandas e os problemas da vida começam a ocupar a nossa mente. Perdemos de vista essa simplicidade, inocência, essa vitalidade que a gente tinha quando era criança. Às vezes a gente consegue perceber que isso tá acontecendo, outras não...

Catarine Heiter 29/10/2020

Reler O menino do dedo verde depois de adulta foi uma experiência interessante! Foi possível observar profundidade, lirismo e beleza diante de um olhar infantil para um mundo tão cruel. A linguagem é muito acessível e lembro muito bem que, quando criança, fui absorvida pelas metáforas; o que na releitura, de forma incômoda, foram provocadoras de grandes reflexões. Se outrora fiquei maravilhada com a possibilidade de um humano poder fazer brotar maravilhosas plantas através do seu polegar, desta vez terminei a leitura pensando sobre o que nos leva a continuar fazendo as mesmas coisas quando já sabemos que o resultado será o motivo das lamúrias de sempre!

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria “Que tenha criança como personagem principal”

Luana 27/07/2021

Não posso dizer se hoje em dia eu acharia ruim, mas quando li me forcei para chegar ao final pois achei muito ruim, eu sei que eu era criança tinha uns 9/10 anos e posso não ter entendido. Mas como é um livro juvenil....