O menino do dedo verde

O menino do dedo verde Maurice Druon

Resenhas - O Menino do Dedo Verde

Mawkitas 13/04/2023

É ainda mais delicioso ler esse livro agora, adulta, do que foi ler aos 9 anos. Tenho uma pequena ressalva que me impede de dar as 5 estrelas, mas continua sendo um livro excelente.

MAH =P 27/03/2022

LEIAM
Na minha escola foi leitura obrigatória mais ou menos no 3° ou 4° ano. E eu como uma boa estudante não li ele, porém vi MUITA gente elogiando o livro. Eu queria ler ele, mais não tinha como, então eu achei essa pérola na biblioteca e MEUDEUS que incrível, foi maravilhoso foi tão--
Me arrependo de não ter lido antes, acho uma pena que não seja tão conhecido pq merecia muito mas reconhecimento.

Antonio Maluco 14/02/2022

Vida Rural
O livro conta histórias de um garoto que tem o dedo Verde e os moradores da cidade que ele vive em especial

Giu :) 03/05/2021

Esse livro transborda de poesia
Eu amei esse livro, é tão poético, a cativante delicadeza e a pureza de Titsu prendem o leitor. Definitivamente quero rele-lo pois sinto que esse é um desses livros que devemos levar para a vida.

Alexandra 09/12/2021

Para florescer o coração.
O primeiro livro que li na minha infância e um dos que jamais deixo de reler de tempos em tempos.

É, sem dúvidas, um livro lindo e muito sensível. Embora a escrita possua um tom um tantinho poético e cheio de figuras de linguagem, a leitura é leve e agradável e é gostoso mergulhar no seu enredo, seja o leitor uma criança ou um adulto. É pra devorar e terminar de uma vez só!

O livro trata não apenas da história de um menino de "dedo verde" capaz de fazer brotar flores onde desejasse e que não aceitava as ideias pré-fabricadas das pessoas grandes, mas também aborda conteúdos importantes de nossa sociedade como cidadania, coletividade e questões sociais, reflexões sobre convívio social, empatia, conceito de "ser humano" e, claro, ecologia. Também fala em resgatar nossa criança interior e enxergar a vida com os olhos dos pequenos: de maneira leve, espontânea, indulgente e sem preconceitos. Tudo isso com lições despretensiosas e frases marcantes que fixam na memória e, algumas, no coração. O final é uma comovente surpresa que me emociona toda vez que leio!

Um livro pra levar pra vida e guardar no coração!

Gleicy | @gleicymonjardim 10/05/2020

A leitura é recomenda para crianças, mas a lição é para adultos, livro fantástico, muito bom, recomendo para todas as idades!

Karina Paidosz 31/10/2022

Ahhhh, lindo, lindo!

Tão espirituoso ?

Um livro para criança, mas que se dirige ao entendimento adulto.
Crianças apreciam sim, mas somente na sua fase adulta, sua criança interior consegue compreender toda simbologia nas entrelinhas.

Aryana 02/11/2022minha estante

Amanda2041 17/08/2022

Se um jardim se transforma-se em livro seria esse...
??As duas palavras certas para descrever esse livro são "singelo" e "sincero. O tempo inteiro você se sente em casa lendo o livro, é como um espelho da infância, é como ouvir o seu avô te contando uma história. Eu sei, eu sei, isso soa muito romântico da minha parte, mas eu realmente me senti assim...
O autor tem uma escrita muito boa, acessível a adultos e crianças, e seu texto é regado de criatividade e sabedoria.
E quando você termina a história, só dá vondade de sorrir e fazer uma releitura.
Do jeito que eu falei parece até ser meu livro favorito, mas não, eu só gostei de como ele te faz viajar no tempo e lembrar de uma época mais simples da vida.
Por fim, é importante dizer que esse é um daqueles livros onde é melhor não saber muito da história pra ter uma experiência mais prazerosa??????
Beca 04/09/2023minha estante
Chorei tanto com o final deste livro, ele é incrivell ?

Gi 14/02/2020

Clássico infantil principalmente para adultos!
Fui sem expectativas e me surpreendi!! Uau!! Que lições traz esse livro!

Tistu descobre que nasceu com um dom bem especial, começa a fazer uso dele pra ajudar outras pessoas e isso começa a acarretar estranheza e complicações em Mirapólvora, cidade onde vive, e também dentro de sua casa.
Seu pai é dono de uma fábrica de canhões e isso contrasta muito com os ideais de Tistu que mesmo muito pequeno é mais maduro que a maioria das pessoas que o rodeiam.

"Adorava seu filho e fabricava armas para levar a orfandade aos filhos dos outros.
Isso acontece mais do que se pensa."

Entre essas sentenças e outras você conclui que o livro é mto atual e mto mto necessário para jovens e adultos. Digo isso, pq fui ler com meus filhos pequenos ( 2 e 4 anos), mas a linguagem dessa edição foi bem difícil pra eles.

Indico muito e fechei a última página com lágrimas nos olhos rs.

" - Chora, Tistu, chora - dizia Ginástico. - É preciso. As pessoas grandes não querem chorar, e fazem mal, porque as lágrimas gelam dentro delas, e o coração fica duro."

anniechase_br 13/09/2023

Tistu era um anjo!
O menino do dedo verde. Encontrar palavras para este livro não é tarefa fácil. Tenso, incrível, interessante são só algumas delas.
Uma leitura obrigatória na vida de todos.

Recomendo.

Romulo 15/04/2022

O menino do dedo verde
Livro de origem francesa escrito por Maurice Druon.
Esse livro fala sobre um menino de família rica onde o pai era dono de uma fábrica de armamentos chamada Manufatura de Mirapólvora, mas Tisto era o oposto do pai por que ele tinha o dedão verde, isto é onde ele encostava brotavam flores. Quando ele descobriu esse dom através do Sr Bigode, ele usou para fazer felizes prisioneiros, pessoas da favela, doentes e animais do ZOO.
O mais importante nessa história foi que o menino sempre pensava muito, e tinha atitudes positivas, seu melhor amigo era Ginastico um ponei o único que sabia dessa habilidade.

Jess 02/12/2022

Apenas leiam
Que livro gigantesco! Quanta beleza! Que privilégio concretizar esta leitura. O menino do dedo verde é uma obra para revisitar incontáveis vezes.

hiniamaria 06/02/2022

Resenha: O menino do dedo verde
É até difícil tecer comentários sobre essa obra prima. Juro, é mt bom dentro do que o livro se propõe a ser.
Inicialmente parece um simples livro infantil mas se vc estiver disposto dá p perceber muita crítica importante (até me surpreendi pela época em q foi escrito).
Obv que por ser um livro antigo existem algumas passagens q eu fiquei ? porém não é nd que tire o mérito ou diminua a mensagem moral do texto.

Pieri 03/07/2023

Perfeito!
Não consigo descrever o quanto eu amei ler esse livro!
O escritor conseguiu me prender do início ao fim e com uma leveza nos faz rir e por fim arranca até lágrimas, entrou para o meu top 10 desse ano!
O menino do dedo verde conta a história de Tistu, um garoto que tem oito anos. Seu pai, cujo nome é Sr. Papai, é dono de uma fábrica de canhões com uma ótima reputação. Tistu fora educado até os oito ano em casa, pela própria mãe, mas agora os seus pais veem a necessidade dele frequentar a escola, só que tem um problema: Tistu não consegue se adaptar ao método de ensino. Ele acaba dormindo nas aulas. A escola então expulsa-o e o Sr. Papai decide que ele irá aprender de uma maneira mais prática, tendo aulas com o Sr. Bigode, que é o jardineiro e o Sr. Trovões que é o gerente da fábrica.
Durante uma aula com o Sr. Bigode, uma descoberta é feita: Tistu tem o dedo verde, mas não verde de ter a cor verde. Toda vez que ele encosta em alguma coisa com o seu dedo, naquele lugar nasce flores. Por ser algo que possa ser mal compreendido, Sr. Bigode e Tistu decidem guardar segredo e assim ele segue ajudando quando necessário, questionando tudo e todos, aprendendo e ensinando muito (principalmente nós leitores).
A história é linda e tem um plot twist que me fez chorar!!!

lua 20/08/2023

Li por obrigação escolar mas no final realmente achei que tem valor literário principalmente ao falar sobre temas mas pesados de forma discreta e também tem muitas frases poéticas que me fizeram refletir