A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Juliana Civitavecchia 10/01/2022

status: atravessando desertos com tag+deprê e pff2 na cara
"a peste pode vir e ir embora sem que o coração do homem seja modificado", é com o eco desse 'apud' citado por Krenak que finalizei o impacto dessa leitura.
longe de fazer a pugliesi e comemorar as coisas boas que a pandemia me trouxe mas ela de fato reacendeu minha livrofilia que há mais de 10 anos estava vagando no reino de tão tão distante. nenhuma surpresa que as leituras que fazem meus olhos brilharem são as distopias.
depois de engolir a seco todas as bad news beeeem last week que o ailton trouxe, eu nem acho que vou temer nenhuma ficção científica, já que aparentemente vivo uma bem pior do que qualquer orwell previra.
a peste veio, foi e veio de novo. o coração do homem é o mesmo.

R.Merrighi 15/05/2024

Sensato
O Airton Krenak é um pensador genial e esse livro só é a prova disso. Ler esse livro me fez refletir demais, sobretudo, nos aspectos das consequências da pandemia de 2020 e do capitalismo. É uma ótima visão sobre o mundo atual que respalda elementos dos povos originários o que torna a leitura mais interessante, já que é um fundamento diferente do usualmente feito.

São cinco palestras que o autor faz sobre a contemporaniedade ("A Máquina de fazer coisas" para mim é a melhor). Achei uma ótima leitura, daquelas que mudam sua percepção sobre a vida e o mundo.

CecAlia.olivc 28/11/2023

O capitalismo falhou, falha e falhará
"Suelly rolnik diz que o capitalismo sofreu uma transformação tão grande que virou o necrocapitalísmo... É uma distopia: em vez de imaginar mundos a gente consome"

"A verdade é que nós não precisamos de nada que esse sistema pode nos oferecer, mas ele nos tira tudo o que temos"

Foxback 17/11/2022

Manual Util Para A Vida
A Vida Nao é Util possui um titulo forte e impactante. Neste, como no anterior, o livro é bonito mas pequeno e curto, e tambem baseado em palestras do autor. Temas como o desastre da barragem da Vale, quarentena na Pandemia, consumo desenfreado, sustentabilidade e outros se conectam de maneira objetiva e certeira. Muitos leitores costumam marcar em livros de 300,400, 500 ou mais paginas, trechos com frases ou paragrafos interessantes. Aqui todo o conteudo importa. E o recado é direto : o bicho homem é predatorio e esta mais acelerado do que nunca, atropelando o que estiver em seu caminho.A Terra pede Socorro ! É preciso repensar, refazer, recuperar. Estar atento aos impactos de nossas açoes ( ou da falta de ). É urgente, antes que seja irreversivel. Nao adianta buscar opçoes de vida em outros planetas se nao sabemos cuidar do nosso. Recomendo fortemente a leitura !

Natália Cristina - Leitura por Amor 15/01/2024

Livro necessário para a humanidade... Leva a sérias reflexões que deveriam provocar mudanças no modo como estamos vivendo...

Rafa 28/03/2021

Livro de fácil leitura mas de uma intensidade que talvez muitos não compreendam. Sensação estranha ler sobre a nossa atual realidade. Ponto de vista do autor muito interessante

Aniram 30/03/2023

E tudo permanece como antes...
É difícil ler as palavras de Ailton Krenak sabendo que a vida de milhares pessoas foi ceifada durante a pandemia por negligência, por ganância, por necropolítica e, sobretudo, em vão. Além de seguirmos devorando a Terra, voltamos aos antigos hábitos. Não aprendemos quase nada com a Covid-19.

Ailton Krenak é certeiro em suas reflexões de como estamos destruindo o planeta a partir de uma lógica de consumo irrefreável, mas sigo sem compreender porquê a Companhia das Letras publica tantos livros curtos sobre o mesmíssimo assunto. A Vida Não é Útil aborda as mesmas coisas que são abordadas em Ideias Para Adiar o Fim do Mundo que, por sua vez, trata de temas similares aos de O Amanhã Não Está à Venda. Não teria sido muito melhor e mais sustentável publicar tudo num único livro de uma só vez? No fim das contas, temos em mãos 50 páginas escritas pelo autor e outras 50 de enrolação da editora. Pois é. Essa tal lógica de consumo irrefreável... E tudo permanece como antes.

larieets 16/11/2022

Bom!!!
O livro nos trás muitas reflexõe, uma delas sendo sobre como tratamos o planeta terra, que é tudo que nós temos, que quando ele "morrer" não haverá outro. Amei e refleti muito durante a leitura!

gabriel 01/06/2024

Ótimo livro
Como todos os do krenak, esse é um ótimo livro pra entendermos que nossa vida depende da terra, pq nos fazemos parte dela, mas estamos matando ela aos poucos com a exploração capitalista

Pedro3880 15/05/2024

Ótimas reflexões
O livro de Ailton Krenak propõe diversas reflexões e críticas acerca da sociedade contemporânea. Explicita o estrago que estamos fazendo com a natureza, mesmo sendo que dependemos dela para existir. Essa obra, que é uma coletânea de palestras, me fez abrir os olhos para reflexões sobre o meu modo de viver. Ótima leitura, recomendo à todos

jordanacassiano 29/04/2021

Quando aparecer o deserto, atravesse-o.
Que livro!
Em suas pequenas grandes páginas, esse livro nos faz refletir sob o nosso lugar no mundo a partir de suas críticas severas ao capitalismo e a alienação por ele causada. Fica claro a necessidade de desacelerar, de refletir sobre as contribuições de nossos antepassados!
Nunca aprendi tanto em duas horinhas na minha vida! LEIAM!!!!

ca.rol 20/10/2023

"...nossas marcas estão ficando cada vez mais profundas."
É um sentimento de tristeza ler esse livro no contexto o qual estamos: pós-pandemia e vivenciando a intensificação de desastres ambientais, mudanças climáticas, aquecimento global; e ver que a maioria (para não dizer tudo) do que o autor esperava que mudasse, não mudou. Continua o mesmo. Não mudamos nossos estilos de vida e, talvez, isso nunca aconteça. Ou quando acontecer, será tarde demais. O famoso "cavando a própria cova". Dá até vergonha de fazer parte desse sistema capitalista.
"Seria como se converter ao negacionismo, aceitar que a Terra é plana e que devemos seguir nos devorando. Aí, sim, teremos provado que a humanidade é uma mentira."

É o primeiro livro do Ailton Krenak que eu leio. Gostei das reflexões feitas e de como ele se expressa.
É muito bom. Recomendo!

Juh 26/01/2023

Releitura.

"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas
isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreograna ridícula e utilitária." (p 108).

Pri Garcia 27/11/2022

Mais uma aula
Mais um livro que nos traz infinitas reflexões sobre nosso estilo de vida e a sociedade na qual estamos inseridos, especialmente num contexto ainda pandêmico e de isolamento social.
Teve uma frase que me marcou muito: Não conheço nenhum sujeito de nenhum povo que saiu sozinho pelo mundo. Andamos em constelação.
É um chamado para o coletivo.