A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Michel Pinto Costa 30/04/2024

Somos uma praga, ok. Mas, e aí?
Ailton Krenak tem uma grande preocupação com o planeta e tem em suas obras o chamado para a origem, a ancestralidade.
Ele tem forte crítica a exploração predatória da natureza, e no livro afirma que nós, humanos, "somos a praga do planeta". Essa pode ser uma afirmação pueril, mas com 7 bilhões de pessoas vivendo nessa pedra gigante, qual a solução? É impossível voltar às origens (apesar de ser possível aumentar a produtividade e paralisar a destruição). Deveria existir um controle populacional? Voltarmos todos a morar em aldeias, plantando nosso próprio sustento e vivendo em comunidade como numa grande aldeia Krenak? Ficam essas questões.
Matheuscko 30/04/2024minha estante
Fica o questionamento, é uma análise extremamente pueril que não retrata todos os viéses, dizer que o ser humano é uma praga e que deve-se retroceder ao estado natural das coisas não resolve a situação; propõe-se uma solução que não pode ser testada e sequer podemos afirmar. Também é interessante ver como pensamentos como estes geraram as idéias malthusianas, retirando do ser humano a sua própria liberdade, um exemplo de tirania, é semelhante a madrasta da Branca de Neve: "Matarei pois a Branca de Neve, deste modo serei a mulher mais bonita!", se cria um argumento espantalho para que a tirania se estabeleça.

Michel Pinto Costa 30/04/2024minha estante
Vejo dessa mesma forma. Por trás de palavras bonitas se escondem ideias tirânicas perigosas.
Difícil debater essas ideias autoritárias implícitas, pois qualquer questionamento leva o interlocutor a sacar uma armadilha na linha de 'mas você não é favorável a preservação da natureza?'.

Luciana 03/04/2022

Não sairemos os mesmo
Nós faz repetir o quanto o ser humano é um ser totalmente individualista nos tempos de hoje e esquece que não se vive só. Somos uma sociedade e vivemos em comunidade. O livro mostra como a vida que estamos vivendo hoje ( o modelo de vida ) não é nada útil. O que deixa nossas vidas não serem vividas mas apenas estamos só sobrevivendo .

Meu Querido Livro 27/03/2024

Ele sabe do que tá falando
Como pode esse homem juntar 26 letras de uma forma tão incrível? Não entendo, mas tudo que ele fala é valioso e deve ser ouvido/lido.

Natália Cristina - Leitura por Amor 15/01/2024

Livro necessário para a humanidade... Leva a sérias reflexões que deveriam provocar mudanças no modo como estamos vivendo...

rdrg 27/06/2021

a inutilidade da vida vem de tantas fontes
... desde fontes científicas, até fontes históricas, até fontes colonizadoras/civilizatórias! Que bom foi ler, nesse compilado de textos baseados em lives e entrevistas, mais um ponto de vista que atesta a inutilidade da objetificação da vida.

Thams3 10/07/2023

Como coloquei em um dos históricos de leitura: "Toda leitura de Krenak me traz uma imensidão de consciência e tristeza" sempre um misto de precisamos fazer alguma coisa com estamos perdidos!!!! Sinto que ele é uma grande referência a quem devíamos estar dando ouvidos e buscando essas soluções para vivermos bem enquanto sociedade, no entanto uma parcela em sua ignorância prefere o mistificar. Por essas e outras digo que a ignorância é uma benção, enxergar as coisas como elas são e ter as mão atadas é desolador.

Foxback 17/11/2022

Manual Util Para A Vida
A Vida Nao é Util possui um titulo forte e impactante. Neste, como no anterior, o livro é bonito mas pequeno e curto, e tambem baseado em palestras do autor. Temas como o desastre da barragem da Vale, quarentena na Pandemia, consumo desenfreado, sustentabilidade e outros se conectam de maneira objetiva e certeira. Muitos leitores costumam marcar em livros de 300,400, 500 ou mais paginas, trechos com frases ou paragrafos interessantes. Aqui todo o conteudo importa. E o recado é direto : o bicho homem é predatorio e esta mais acelerado do que nunca, atropelando o que estiver em seu caminho.A Terra pede Socorro ! É preciso repensar, refazer, recuperar. Estar atento aos impactos de nossas açoes ( ou da falta de ). É urgente, antes que seja irreversivel. Nao adianta buscar opçoes de vida em outros planetas se nao sabemos cuidar do nosso. Recomendo fortemente a leitura !

Antony.Trindade 13/06/2022

Somos os destruidores do planeta terra
Ailton krenak fala de forma verdadeira e forte. Ele aponta para a nossa hipocrisia e como fomos moldados a viver como o capitalismo quer. A nossa ideia de ?civilização? é tosca e inútil. Somos os maiores destruidores do planeta, obtemos diversos objetos sem necessidade, fingimos se preocupar com o meio ambiente mas vivemos presos em uma sociedade do consumo que produz de forma desenfreada.
O ser humano está destruindo o planeta terra, depois ele vai destruir a lua e os outros planetas.

Rafa 28/03/2021

Livro de fácil leitura mas de uma intensidade que talvez muitos não compreendam. Sensação estranha ler sobre a nossa atual realidade. Ponto de vista do autor muito interessante

Juliana Civitavecchia 10/01/2022

status: atravessando desertos com tag+deprê e pff2 na cara
"a peste pode vir e ir embora sem que o coração do homem seja modificado", é com o eco desse 'apud' citado por Krenak que finalizei o impacto dessa leitura.
longe de fazer a pugliesi e comemorar as coisas boas que a pandemia me trouxe mas ela de fato reacendeu minha livrofilia que há mais de 10 anos estava vagando no reino de tão tão distante. nenhuma surpresa que as leituras que fazem meus olhos brilharem são as distopias.
depois de engolir a seco todas as bad news beeeem last week que o ailton trouxe, eu nem acho que vou temer nenhuma ficção científica, já que aparentemente vivo uma bem pior do que qualquer orwell previra.
a peste veio, foi e veio de novo. o coração do homem é o mesmo.

Marcelo.Silva 31/03/2024

Filosofia brasileira
Sem dúvidas um filósofo brasileiro. Diferente de muitos que reproduzem o pensamento eurocêntrico, acreditando que os desafios sul-americanos são os mesmos que o dos colonizadores. Não me refiro ao pseudo-nacionalismo sustentando politicamente por uns e outros. Me refiro ao planeta e o lugar onde estou nele (América do sul, geograficamente falando). Essa leitura revigorou em mim muito do que acredito. O planeta é nosso solo sagrado e não podemos nos esquecer disso. Não podemos ceder àqueles acreditam que um mundo artificial é melhor que um mundo natural. Não se trata de abolirmos tudo que é artificial, mas de não predarmos tudo que natural é função de um mito artificial. Acharmos um ponto de equilíbrio. É assim que penso e encontrei eco dos meus pensamentos nessa obra de Ailton Krenak. É bom saber que não estou só.

CecAlia.olivc 28/11/2023

O capitalismo falhou, falha e falhará
"Suelly rolnik diz que o capitalismo sofreu uma transformação tão grande que virou o necrocapitalísmo... É uma distopia: em vez de imaginar mundos a gente consome"

"A verdade é que nós não precisamos de nada que esse sistema pode nos oferecer, mas ele nos tira tudo o que temos"

Aniram 30/03/2023

E tudo permanece como antes...
É difícil ler as palavras de Ailton Krenak sabendo que a vida de milhares pessoas foi ceifada durante a pandemia por negligência, por ganância, por necropolítica e, sobretudo, em vão. Além de seguirmos devorando a Terra, voltamos aos antigos hábitos. Não aprendemos quase nada com a Covid-19.

Ailton Krenak é certeiro em suas reflexões de como estamos destruindo o planeta a partir de uma lógica de consumo irrefreável, mas sigo sem compreender porquê a Companhia das Letras publica tantos livros curtos sobre o mesmíssimo assunto. A Vida Não é Útil aborda as mesmas coisas que são abordadas em Ideias Para Adiar o Fim do Mundo que, por sua vez, trata de temas similares aos de O Amanhã Não Está à Venda. Não teria sido muito melhor e mais sustentável publicar tudo num único livro de uma só vez? No fim das contas, temos em mãos 50 páginas escritas pelo autor e outras 50 de enrolação da editora. Pois é. Essa tal lógica de consumo irrefreável... E tudo permanece como antes.

larieets 16/11/2022

Bom!!!
O livro nos trás muitas reflexõe, uma delas sendo sobre como tratamos o planeta terra, que é tudo que nós temos, que quando ele "morrer" não haverá outro. Amei e refleti muito durante a leitura!

giovqnacr 03/07/2023

- A Vida Não É Útil
Esse livro é um tapa na cara!
li por conta da escola, e realmente não tava preparada pras verdades que esse livro fala