A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Ísis 03/09/2021

Como um livro pode ser tão impactante, e ao mesmo tempo tão liberador? Me identifiquei muito com as críticas que o autor faz sobre a sociedade que fazemos parte...uma leitura tão necessária que chega a doer o peito.

Camila.Nunes 09/09/2021

A vida precisa fruir
Livro maravilhoso e necessário! Precisamos desacelerar a vida e o consumo, estar mais ligados a natureza e nos desligar dos excessos. Pra que precisamos de tanto? Quando as grandes corporações irão entender que o mundo vai parar se não pararmos? A pandemia veio para nos ensinar que a natureza pode desacelerar o fluxo da vida e nos forçar a repensar a nossa existência. Lição para ficar como meta de vida! Mudança do micro para o macro. Nós precisamos mudar muito e rápido!

Rennanzinho 10/09/2021

Reflexões sobre a humanidade e a natureza
Aqui, Ailton Krenak, líder indígena, traz reflexões sobre as nossas interações enquanto sociedade e habitantes da Terra, motivadas pelo contexto de pandemia. Ele defende uma visão muito semelhante à Teoria de Gaia, que descreve o planeta como um organismo vivo e nós como um microcosmos a sua semelhança.
"se enxergarmos que estamos passando por uma transformação, precisaremos admitir que nosso sonho coletivo de mundo e a inserção da humanidade na biosfera terão que se dar de outra maneira."
"Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade."
"a economia é uma atividade que os humanos inventaram e que depende de nós. Se os humanos estão em risco, qualquer atividade humana deixa de ter importância."
"A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

Murasakibara12 08/08/2023

Tapa na cara
Imaginar que a ideia de sustentabilidade pode ser apenas uma maquiagem para o fim e ver esse outro lado do 'necrocapitalismo' é um paulada na cabeça. Sabemos que nosso modo de viver é apocalíptico e condenatório e nossas atitudes (apenas por existir) são ultrajantes, mas o engolir do cotidiano nos faz esquecer o que esse livro nos quer fazer lembrar.

Solitto 26/09/2021

"A vida não é útil" é mais que um livro, é um grito de resistência que tenta ser ouvido ao longo da História. Uma História brasileira imposta aos povos originários de uma terra tão rica que foi empobrecida pelas mãos do colonialismo. Ailton Krenak escancara como nossas vidas são esfaceladas diante de um sistema que prende, mata, rouba e monetiza tudo e todos. Nossa liberdade só chegará quando conseguirmos entender que nós somos a natureza, e temos tudo que é necessário para que todos vivam em plenitude. A vida não é útil é uma reflexão para desacelar para termos a possibilidade de viver.

regifreitas 03/08/2023

A VIDA NÃO É ÚTIL (2020), de Ailton Krenak.

Aqui encontram-se reunidos cincos textos do líder indígena, ambientalista e filósofo Ailton Krenak. São eles, na sequência: "Não se come dinheiro", "Sonhos para adiar o fim do mundo", "A máquina de fazer coisas", "O amanhã não está à venda" e "A vida não é útil". Conforme a sinopse oficial, são textos "adaptados de palestras, entrevistas e lives realizadas entre novembro de 2017 e junho de 2020", com pesquisa e organização de Rita Carelli.

Em seus escritos, Krenak levanta questões essenciais sobre o significado da vida e o rumo que tomamos como seres humanos. Ele nos convida a repensar nossas prioridades, resgatar nossa conexão com a natureza e valorizar a diversidade das formas de viver. Nesse sentido, nosso estilo de vida deve ser reconfigurado para que continuemos habitando este planeta, pois ele não comportará por muito mais tempo as agressões que lhe são infringidas diariamente.

Em vista disso, a pandemia do covid-19, por exemplo, deve ser encarada como um alerta à "mentalidade doente que está dominando o mundo". Segundo Krenak, o surto recente de coronavírus não deixou de ser uma resposta do próprio planeta "à forma de vida insustentável que adotamos por livre escolha". Prova disso é que se tratou de um vírus que discriminou apenas a humanidade, pois a natureza continuou seguindo seu curso: "O vírus não mata pássaros, ursos, nenhum outro ser, apenas humanos. Quem está em pânico são os povos humanos e seu mundo artificial, seu modo de funcionamento entrou em crise".

É importante existirem mais e mais vozes que clamem por mudanças, numa sociedade na qual as lideranças que realmente podem fazer a diferença teimam em ser surdas aos prognósticos sombrios em relação ao nosso futuro. O tempo para a tomada de consciência e reação é cada vez menor.

Fe Ferrari 08/02/2022

Suas prioridades são coletivas?
Ailton e suas reflexões maravilhosas. Sua fala atinge fundo e balança qualquer estrutura que parece estar "pronta"/intocável. Um livro que todo mundo deveria ler. O meu preferido dele!

Graziele20 30/08/2023

A VIDA NÃO É ÚTIL
?= "O século XX, com todas as suas guerras, demonstra bem isso. Foi preciso fazer uma espécie de armistício, porque nos armamos a tal ponto que seríamos capazes de destruir o planeta ? várias vezes"

????= Essa é uma obra escrita pelo líder indígenas Ailton Krenak que trabalha acerca da pandemia e dos povos indígenas.

O pensador Krenak também discute sobre as reflexões trazidas pela pandemia em toda a comunidade. Discutindo aspectos relacionados ao consumismo desenfreado e a maneira como nós estamos destruídos o mundo e a nossa própria vida

Trata-se de uma obra extremamente necessária para que passamos refletir acerca das nossas ações aqui na terra, do que realmente estamos fazendo com o planeta e com a nossa vida. Será que nós estamos realmente vivendo, ou apenas sobrevivendo de maneira contínua e realizando atividades para trazer alguma utilidade que não deveria ser necessária para a nossa vida?!

?="O que há para ser celebrado no fato de que podemos falar numa live para 3 mil ou 4 mil pessoas por um aparelhinho que é produto de uma civilização que está comendo a Terra para fazer brinquedos?"

?SINOPSE= Em reflexões provocadas pela pandemia de covid-19, o pensador e líder indígena Aílton Krenak volta a apontar as tendências destrutivas da chamada ?civilização?: consumismo desenfreado, devastação ambiental e uma visão estreita e excludente do que é a humanidade.

Um dos mais influentes pensadores da atualidade, Ailton Krenak vem trazendo contribuições fundamentais para lidarmos com os principais desafios que se apresentam hoje no mundo: a terrível evolução de uma pandemia, a ascensão de governos de extrema-direita e os danos causados pelo aquecimento global.

Crítico mordaz à ideia de que a economia não pode parar, Krenak provoca: ?Nós poderíamos colocar todos os dirigentes do Banco Central em um cofre gigante e deixá-los vivendo lá, com a economia deles. Ninguém come dinheiro?. Para o líder indígena, ?civilizar-se? não é um destino. Sua crítica se dirige aos ?consumidores do planeta?, além de questionar a própria ideia de sustentabilidade, vista por alguns como panaceia.

Se, em meio à terrível pandemia de covid-19, sentimos que perdemos o chão sob nossos pés, as palavras de Krenak despontam como os ?paraquedas coloridos? descritos em seu livro Ideias para adiar o fim do mundo, que já vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil e está sendo traduzido para o inglês, francês, espanhol, italiano e alemão.

A vida não é útil reúne cinco textos adaptados de palestras, entrevistas e lives realizadas entre novembro de 2017 e junho de 2020.

Pesquisa e organização de Rita Carelli

le.menino 09/07/2023

?Foi impressionante, durante a pandemia, como aceitamos a convocatória para ficar em casa e fazer o distanciamento social. Salvo alguns excêntricos, todo mundo que pôde concordou com ela. Ora, se somos capazes de ouvir um comando desses, todos ao mesmo tempo, de permanecermos em casa, por que não seríamos capazes de ouvir o comando de parar de predar o planeta? De parar de destruir os rios e as florestas? Esse é um valor transcendente.?

Krenak sempre muito preciso e sábio em suas colocações. Não tenho muito o que comentar sobre o livro, a passagem acima fala por si só.

Maclau 17/06/2023

Extremamente profundo, revelador e didatico
Esse livro é um tapa na cara, li por indicação do meu professor de história e, meu deus, não estava preparada.
Ele traz pontos super relevantes e atuais, faz criticas cirurgicas ao modelo de vida atual e te deixa bem triste pensando sobre o que estamos fazendo com o planeta, o Ailton dá aula de humanidade e várias outras coisas.
A leitura é rápida e fluída, livro bem curtinho mas vale muito a pena, amanhã vou começar "ideias para adiar o fim do mundo."

fernandamari.a 29/04/2021

P E R F E I T O
Uma crítica extremamente importante e um tapa na cara de todos nós! Todos estamos juntos nessa.

cinnamongirl612 09/06/2023

Ailton Krenak sempre propondo debates importantíssimos
Mais uma obra do Krenak que através do pensamento anticapitalista e não antropocêntrico nos propõe repensar coletivamente nossas ações para com o planeta.
"O modo de vida ocidental formatou o mundo como uma mercadoria e replica isso..." "Enquanto as bases materiais da nossa vida cotidiana estão funcionando, operantes, a gente não se pergunta de onde vem o que consumimos" contanto que sigam atendendo a nossa ideia utilitária da vida. Mas, como bem reflete Krenak, a vida não tem utilidade nenhuma, ela é fruição. "Por que insistimos em transformar a vida em coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência."

hyril 11/08/2022

intrigante
comecei o livro fazendo caras e bocas, tentando entender de forma empática as falas do autor, que verbaliza muito bem e de forma direta e didática. o título só foi compreendido no fim, onde tive a maior pulga de reflexão colocada atrás da minha orelha. o ponto de vista do indígena é muito puro e simples - não purista, não simplista -, de forma que envolve a quem estiver aberto. me considero uma pessoa flexível e empática, portanto, por mais que em alguns momentos eu tenha questionado certas ideias, considero diversas outras plenamente. o livro me surpreendeu e me conquistou, principalmente mais para o fim. precisamos amar mais o mundo em que vivemos, precisamos viver mais, respeitar mais e tornar a vida menos útil, porque buscar utilidade em tudo, além de cansar, destrói a nós mesmos, nossas relações e até mesmo nossas terras. espero que a palavra indígena seja mais valorizada e espalhada.

Bianca.Rivabem 24/07/2022

Ok
Não dá pra esperar profundidade em um livro pequeno, mas achei tudo muito jogado.
Não fluiu para mim, apesar de o tema ser super relevante e com boas provocações.

bellabuffon 09/09/2021

PERFEITO
Esse livro é perfeito, impecável, e deveria ser leitura obrigatória para todas as pessoas de todas as idades, em todos os locais. Ele é pontual com sérios problemas que temos hoje em nossa sociedade. Dá vontade de sair distribuindo e obrigando as pessoas a lerem para ver se algo muda em nosso mundo?