A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Matheus 25/06/2022

A vida é (in)útil?
Esse livro traz uma abordagem interessante sobre o mundo durante a Pandemia causada pela COVID-19, a partir da ótica dos povos indígenas, com enfoque no consumismo desenfreado e suas consequências para a natureza. Com uma escrita fluente e leve, o autor convida o leitor a uma reflexão sobre a utilidade ou inutilidade da vida perante a forma que as pessoas se relacionam com o planeta e umas com as outras, além dos valores constituídos em sociedade.

Duarte 17/08/2020

Melhor leitura do FDS
Queria agradecer profundamente a pessoa que me apresentou esse livro, pois, sinceramente eu estava precisando de uma leitura que é empolgante e ao mesmo tempo te dá um sacode para vida, não querendo te impor algo, mas te alertar, que se, não sairmos antropocentrismo, vamos todes da mesma forma sumir. o desejo da humanidade é infinito, mas nossos recursos são limitados. Pensamos estar adiando a morte com grandes tecnologias, poder, riqueza, mas estamos contribuindo para que ela haja de forma mais rápida, o ser humano não suporta a ideia de morrer. Gratidão mesmo por essa leitura.

Helô 25/05/2023

Recomendo
(terceira vez que estou escrevendo isso porque o skoob resolveu excluir minhas resenhas) é muito difícil avaliar um livro de não ficção, então vou usar dois critérios: se eu concordo com o autor e se a minha experiência foi bom. sim eu concordo com o autor e sim a experiência foi boa kkkkk. acho que todo mundo deveria ler as ideias do ailton porque elas podem ser muito ricas pro mundo caótico que a gente vive. no mais, o livro é super curto e rápido de ler. ótimo.

Sarah 31/10/2022

Não tenho muito o que falar desse livro porque ele é incrível e extremamente necessário para repensarmos aonde estamos indo com tanta pressa e como isso afeta o planeta. Precisamos nos lembrar que a natureza não é uma coisa seprada da gente, pelo contrário, nós somos natureza e precisamos urgentemente cuidar dela e do planeta.

Wallace17 10/01/2021

Leiam Krenak!
"Vamos ter que produzir outros corpos, outros afetos, sonhar outros sonhos para sermos acolhidos por esse mundo e nele podermos habitar. Se encararmos as coisas dessa forma, isso que estamos vivendo hoje não será apenas uma crise, mas uma esperança fantástica e promissora".

Ler Ailton Krenak é um privilégio. É um trampo de pesquisa e organização maravilhoso da Rita Carelli. O livro está dividido em 5 textos:

📕 Não se come dinheiro
📗 Sonhos para adiar o fim do mundo
📕 A máquina de fazer coisas
📗 O amanhã não está à venda
📕 A vida não é util

Toda vez leio Ailton Krenak, rupturas acontecem nos meus valores, no modo como enxergo o mundo e o mais importante, as possibilidades de conexão com os saberes milenares. É muito potente o pensamento: "tudo em que eu consigo pensar é natureza". Quem vive nas grandes metrópoles perde referência de que somos natureza. Tomados completamente pelas preocupações, crises e desafios da modernidade, somos engolidos pelos motores do consumismo, das vaidades cibernéticas, das poluições de ambientes e pensamentos e tantos outros sequestradores da nossa paz. Reconfigurar vida é extremamente imprescindível. O pensamento ancestral nos ensina: "temos que parar de nos desenvolver e começar as nos envolver". Muito mais que "pensamento poético" é a chance de resignificarmos a nossa existência, as urgências, as necessidades, os sonhos, a justiça, a preservação das florestas, rios e mares, os silêncios…. “Vida é transcendência, está para além do dicionário, não tem uma definição”. Um livro de ótimas reflexões e imbuído de sabedoria da mãe terra

site: https://www.instagram.com/p/CEzy4qHH6vD/

Renata 12/01/2021

A vida não é útil
Simplesmente perfeito. Atual, eficaz, necessário. Assim é o livro deste grande pensador contemporâneo. Só lendo para compreender melhor o título e a importante crítica que nos mostra.

Bruno Silva 28/01/2021

Leia sim ou com certeza.
Terceiro livro do Ailton Krenak que leio durante a pandemia. Os livros são baseados em entrevistas, lives, aulas do autor que sempre é um tapa na nossa cara e da sociedade. Mas um tapa com carinho, de quem quer mostrar que se a gente não mudar a forma como nos relacionamos com o planeta, a coisa vai ficar mais feia ainda do que já está.
Leitura obrigatória.
jonatas 29/01/2021minha estante
Vou colocar na minha fila. Li os outros dois dele e gostei bastante.

Oly 30/03/2021

Leitura extremamente necessária, principalmente nesse momento que estamos passando. Recomendo a todos!

Myy 16/05/2021

Mais um daqueles livros que todos deveriam ler...
5 textos extremamente necessários pra época em que estamos vivenfo e com tudo o que vem acontecendo nos últimos dias.

Iara.Borges 18/05/2021

Livro extremamente necessário. Nos faz refletir sobre os fundamentos mais profundos do nosso modo de viver e habitar o planeta. O livro traz diversos questionamentos q deveriamos nos fazer todos os dias sobre nossos propositos e hábitos. É incrível como ele traz uma visão de existência absolutamente diferente da q estamos acostumados, sem mistificação ou romanização dos povos originarios.

Renan 29/05/2023

Que dor ler este livro no pós-pandemia e perceber que nada mudou. É interessante pensar que podemos passar horas falando como Ailton é uma potência e tem ideias tão ?necessárias?, mas o que ele tenta nos fazer entender é a crença básica dos povos originários, só o homem branco que não consegue entender. Somos a única espécie que destrói a própria casa.

Giovana 20/07/2021

Ailton Krenak é muito sábio. Acompanhar seu viver e atuação é muito bonito. Devemos prestar atenção ao que ele tem a falar e tentar de alguma maneira encontrar sentido no estar em comunhão.

Aninha 25/07/2021

Essa é uma obra de extrema importância para o momento em que estamos vivendo. O livro é dividido em cinco partes, o escritor fala sobre as consequências da pandemia em tempos em que a sociedade permanece perdida, regida pelo capitalismo, a ignorância e a falta de empatia. Isto somado à ótica de governos de extrema-direita, fazem com que o caos social siga sendo perpetuado, promovendo total degradação do meio ambiente. Super recomendo.

Isa | @isatosta.pdf 26/07/2021

O soco na cara que todo mundo precisa levar
Ailton Krenak é genial.

Com uma escrita extremamente fluida, agradável e acessível, Krenak discorre sobre aspectos diferentes de um mesmo problema: a forma como os seres humanos têm agido para com o planeta.

Capitalismo, a falácia da sustentabilidade, coletividade, memória e respeito são tratados com maestria por uma pessoa que sabe o que diz e que não esperava concordâncias para dizê-lo.

É a primeira vez que leio algo assim. Sinto vontade de ler tudo que o autor já escreveu e de segui-lo como cosmovisão rumo a outra sociedade.

-Lá- 28/08/2021

Ler sobre os pensamentos e ideologia do Krenak faz bem pro homem civilizado. A gente não tem noção do quanto estamos num processo de autodestruição (e não temos ideia por ignorar, explicitamente, os sinais da Natureza, e optarmos por continuar na ignorância, tampando o sol com a peneira).

Livro que merece ser relido de tempos em tempos assim como 'Ideias para adiar o fim do mundo'.