A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

isabeladamce 13/04/2024

Incrível!
Confesso que só li esse livro por estar entre as leituras obrigatórias da Unicamp, mas esse me surpreendeu de uma forma esplêndida! Achei que seria apenas mais um livro de consciência de sustentabilidade mas é MUITO mais que isso. Apenas leiam, deixarei aqui uma passagem que me pegou e me fez refletir e pensar : Ailton Krenak você é um gênio

"Nós estamos, em nossa relação com a vida, como um peixinho num imenso oceano, em maravilhosa fruição. Nunca vai ocorrer a um peixinho que o oceano tem que ser útil, **o oceano é a vida**"

Mariane 26/04/2022

Textos muito bons para refletir a forma como vivemos hoje... Os mesmos foram publicados no início da pandemia, e em um deles o autor fala que depois dessa situação atípica talvez caíssemos na real e as coisas começariam a ser diferentes, mas a pandemia mal foi controlada e estourou uma guerra, acho que dificilmente a humanidade ainda tem salvação...

Caroline.Carvalho 04/05/2022

"Nossos corpos estão relacionados com tudo que é vida"
"A vida não é útil" já é o segundo livro que leio de Ailton Krenak e é simplesmente necessário e doloroso constatar que estamos vivendo e cultivando as tendências destrutivas daquilo que chamamos de civilização.
Precisamos despertar para a ideia de que somos natureza, que somos parte indissociável do grande organismo vivo que é a mãe Terra. Devemos criar - realmente - a consciência de estarmos vivos.

RobsBia 11/05/2023

Com mensagens diretas que me causaram uma reflexão absurda. O livro que te faz rever conceito e olhar para dentro. Você pensa ?O que eu posso fazer para melhorar??, e ainda que a resposta pareça vaga, ele nos alerta para a necessidade fazer o que está ao nosso alcance.

surrando 03/05/2024

GENIAL
Primeiro livro nacional do ano e que maravilha, o airton krenak eh um cara genial e essa eh a palavra que descreve esse livro p mim.

o primeiro ""conto"" com certeza foi meu favorito, em "nao se come dinheiro", ele vai falar de uma maneira nua e crua sobre como nossa sociedade gira em torno do dinheiro e o interesse de poucos pessoas e que excluem a boa massa e o proprio planeta que vivemos e principalmente quem sempre cuidou dele, os povos originarios.

muito bom!!!!

Matheus 25/06/2022

A vida é (in)útil?
Esse livro traz uma abordagem interessante sobre o mundo durante a Pandemia causada pela COVID-19, a partir da ótica dos povos indígenas, com enfoque no consumismo desenfreado e suas consequências para a natureza. Com uma escrita fluente e leve, o autor convida o leitor a uma reflexão sobre a utilidade ou inutilidade da vida perante a forma que as pessoas se relacionam com o planeta e umas com as outras, além dos valores constituídos em sociedade.

Duarte 17/08/2020

Melhor leitura do FDS
Queria agradecer profundamente a pessoa que me apresentou esse livro, pois, sinceramente eu estava precisando de uma leitura que é empolgante e ao mesmo tempo te dá um sacode para vida, não querendo te impor algo, mas te alertar, que se, não sairmos antropocentrismo, vamos todes da mesma forma sumir. o desejo da humanidade é infinito, mas nossos recursos são limitados. Pensamos estar adiando a morte com grandes tecnologias, poder, riqueza, mas estamos contribuindo para que ela haja de forma mais rápida, o ser humano não suporta a ideia de morrer. Gratidão mesmo por essa leitura.

Helô 25/05/2023

Recomendo
(terceira vez que estou escrevendo isso porque o skoob resolveu excluir minhas resenhas) é muito difícil avaliar um livro de não ficção, então vou usar dois critérios: se eu concordo com o autor e se a minha experiência foi bom. sim eu concordo com o autor e sim a experiência foi boa kkkkk. acho que todo mundo deveria ler as ideias do ailton porque elas podem ser muito ricas pro mundo caótico que a gente vive. no mais, o livro é super curto e rápido de ler. ótimo.

Sarah 31/10/2022

Não tenho muito o que falar desse livro porque ele é incrível e extremamente necessário para repensarmos aonde estamos indo com tanta pressa e como isso afeta o planeta. Precisamos nos lembrar que a natureza não é uma coisa seprada da gente, pelo contrário, nós somos natureza e precisamos urgentemente cuidar dela e do planeta.

Renata 12/01/2021

A vida não é útil
Simplesmente perfeito. Atual, eficaz, necessário. Assim é o livro deste grande pensador contemporâneo. Só lendo para compreender melhor o título e a importante crítica que nos mostra.

Bruno Silva 28/01/2021

Leia sim ou com certeza.
Terceiro livro do Ailton Krenak que leio durante a pandemia. Os livros são baseados em entrevistas, lives, aulas do autor que sempre é um tapa na nossa cara e da sociedade. Mas um tapa com carinho, de quem quer mostrar que se a gente não mudar a forma como nos relacionamos com o planeta, a coisa vai ficar mais feia ainda do que já está.
Leitura obrigatória.
jonatas 29/01/2021minha estante
Vou colocar na minha fila. Li os outros dois dele e gostei bastante.

Myy 16/05/2021

Mais um daqueles livros que todos deveriam ler...
5 textos extremamente necessários pra época em que estamos vivenfo e com tudo o que vem acontecendo nos últimos dias.

Iara.Borges 18/05/2021

Livro extremamente necessário. Nos faz refletir sobre os fundamentos mais profundos do nosso modo de viver e habitar o planeta. O livro traz diversos questionamentos q deveriamos nos fazer todos os dias sobre nossos propositos e hábitos. É incrível como ele traz uma visão de existência absolutamente diferente da q estamos acostumados, sem mistificação ou romanização dos povos originarios.

Isa | @isatosta.pdf 26/07/2021

O soco na cara que todo mundo precisa levar
Ailton Krenak é genial.

Com uma escrita extremamente fluida, agradável e acessível, Krenak discorre sobre aspectos diferentes de um mesmo problema: a forma como os seres humanos têm agido para com o planeta.

Capitalismo, a falácia da sustentabilidade, coletividade, memória e respeito são tratados com maestria por uma pessoa que sabe o que diz e que não esperava concordâncias para dizê-lo.

É a primeira vez que leio algo assim. Sinto vontade de ler tudo que o autor já escreveu e de segui-lo como cosmovisão rumo a outra sociedade.

-Lá- 28/08/2021

Ler sobre os pensamentos e ideologia do Krenak faz bem pro homem civilizado. A gente não tem noção do quanto estamos num processo de autodestruição (e não temos ideia por ignorar, explicitamente, os sinais da Natureza, e optarmos por continuar na ignorância, tampando o sol com a peneira).

Livro que merece ser relido de tempos em tempos assim como 'Ideias para adiar o fim do mundo'.