A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Biblioteca Álvaro Guerra 01/08/2023

Num momento em que a Humanidade atravessa uma prova de fogo, a lucidez e desassombro de Ailton Krenak, um dos mais originais e importantes pensadores da atualidade, obrigam-nos a uma importante reflexão.
A pandemia de coronavírus que o mundo atravessa é apenas um dos vários desafios que enfrentamos hoje.
Quando analisada, percebemos que é apenas um sintoma de uma doença maior: se a forma predatória e consumista como lidamos provocou esta pandemia, o autoritarismo e desprezo pela vida humana de alguns governos, transformou-a numa autêntica tragédia para muitos.
Em A vida não é útil, ideias para salvar a Humanidade, Krenak, um dos mais originais e importantes pensadores da atualidade, pensa sobre o caminho em direção à ruína que a Humanidade insiste em tomar e crítica as tendências destrutivas a que nos entregamos em nome de uma suposta "civilização": o consumismo desenfreado, a devastação ambiental e o primado da economia face ao valor da vida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535933697

soursnk 21/04/2022

Li pra escola.
Eu li esse livro pra um trabalho de filosofia mas eu até achei interessante, existem ponto específicos que eu gostei bastante, como a parte que ele diz que é imoral dizer que "agro é pop, agro é tudo", pois estamos meio que dizendo que o lado ruim disso é pop e tudo.

Não consegui explicar direito esse trecho, recomendo que leia o livro pra entender melhor, mas é basicamente isso.

Di ð 29/06/2023

Uma boa reflexão do que estamos fazendo com planeta
Um livro composto por 5 textos elaborados de suas lives e entrevistas.
Aborda bastante o tempo que estivemos na pandemia e também como o ser humano destrói, maltrata e está " comendo o planeta" nas palavras dele.
O autor trás reflexões apartir de poetas e de cantores também, um dos textos que mais me chamaram atenção foi o último com mesmo nome do titulo do livro onde ele fala da educação, da religião e de como a maioria das pessoas está tão acostumada com este mundo moderno que não sabe viver com o que a natureza tem a oferecer.
?"Na maioria do tempo, as pessoas mal respiram ou têm consciência do que põe na boca para comer. Apenas quando há um desastre, os indivíduos, desplugados das fontes de suprimentos, começam a sofrer e a se questionar."

Alassë 10/05/2022

Guarde na memória
Este livro é um ensinamento, a gente pode ler e jamais aprender, porque vivemos numa sociedade que diz exatamente o contràrio o tempo todo. Ou seja, é um aprendizado difìcil de reter. Aprenda "a vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela". Recorde "a vida é fruição, é uma dança còsmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridìdicula e utilitària".

Eu tenho que repetir todo dia e, mesmo assim, os sentimentos ficam angustiados de não encontrar utilidade e propòsito, mas a vida não tem essa finalidade. Apenas viva, trace as metas para relizar objetivos que tragam prazer, não porque precisamos ser ùteis, não somos operàrios da nossa pròpria vida.

Jo 31/05/2022

A vida não é útil
Uma leitura de fácil compreensão e rápida. Com reflexões interessante para a sobrevivência do planeta. O autor, que é líder indígena dirige críticas aos "consumidores do planeta".
Para o autor a pandemia que vivemos nos últimos dois anos é a terra falando com a humanidade, sinalizando para o que estamos fazendo com o nosso ambiente.
Perfeito!

Kardec 26/06/2022

Sempre válido ler Krenak
Esse livro traz de certa forma um apanhado do que fora mostrado nos anteriores do autor, e adiciona mais algumas reflexões em seu pensamento. Todos já sabemos o que Krenak alerta e concordamos com isso, mas dificilmente algo vai mudar até ser tarde de mais. Nem a pandemia nos foi pedagógica...

iaranns 05/07/2022

Esse é um ótimo livro para desenvolver mais o senso crítico e entender uma visão diferente desse nosso mundo em que vivemos. Krenak dá uma bronca na gente através desse livros, e eu acho isso simplesmente maravilhoso.

Fernando Almeida 18/07/2022

O livro traz por escrito as várias exposições do autor durante lives que ocorreram nos ultimos dois anos. Por isso, o livro busca mais levantar ou estimular reflexões, mas não chegar a tratar com profundidade nenhum tema em específico. Krenak é um autor indígena brasileiro, e por isso sua visão a cerca da natureza, da COVID-19, do desastre provocado pela vida moderna, e em especial pelo homem branco, trazem a emergência um assunto muito importante, e que na maioria das vezes, deixamos de lado: nosso papel no mundo e nossa relação com a natureza. Krenak parte da ideia de nós não somos "com"a natureza, mas somos parte dela, o que faz com que o ser humano não seja diferente de uma arvore, ou de um rio. Excelente livro.

CharlesSouto 21/07/2023

?Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência.? Ailton Krenak

Uma recomendação de Laura, sobrinha amada.

Na minha jornada em fazer conexão com outras maneiras de pensar me deparo com uma obra que amplia e coloca em cheque esse estado de coisas a que aprendi chamar de normalidade.

Recomendo e já antecipo saudações aos que tem coragem.

Karina Greco 23/07/2022

Utopia ou possibilidades?
Um grito!
O livro é um apanhado de textos que trazem boas reflexões. Um apelo dos povos da terra... um chamamento pra prestarmos mais atenção à natureza à nossa volta.

Mas só!

Mais opinativo que propositivo, apresenta uma visão com viés cultural e alguns pontos de senso comum. Todos acreditamos que temos que cuidar mais da natureza, todos sabemos que precisamos preservá-la, disso ninguém discorda. Mas onde estão as ideias pra que isso aconteça?

Derrubarmos as cidades e voltarmos para a mata? Saímos do capitalismo para um modelo em que todos dividam tudo, depois de tanta luta? Nada do progresso é bom? E a natureza não muda sem interação? Vamos sacrificar todos os povos pra natureza ser o que tem que ser? E vamos, como comunidades do mato, deixar de caçar?

Muitas questões surgiram na minha cabeça. Muitos conflitos com a visão do autor. Senti falta de dados, de o autor trazer estudos e análises, ideias e opiniões embasadas. A leitura é válida, sempre é, principalmente por isso: nos fazer questionar. Mas não auxilia no aconselhamento e nem na criação de novas visões para equilibrarmos a humanidade e a natureza. Falta profundidade, na minha visão, claro.

mayaraliye 29/07/2023

Crítica fundamental ao nosso modo de vida
Um livro que me trouxe reflexões importantes sobre a forma de vida produzida pelo sistema econômico capitalista (que não afeta só a esfera econômica, mas todas as esferas da vida humana): que impera uma lógica antropocêntrica, consumista, predatória e fadada à extinção: nossa e da própria natureza.
Essa natureza que é o berço da nossa vida, é o meio de existência da nossa vida, que carrega o ar que respiramos, que produz a comida que comemos, e produz e mantém tudo o que precisamos pra existir. E em troca, a humanidade a destrói, com investidas orientadas pelo desejo de acumular e concentrar riquezas, destruir em nome da tecnologia, da inovação.
Humanidade envolto na fantasia de que tudo é infinito, que os recursos são infinitos, que a vida é infinita (a ponto de, um dia, quem sabe, não precisar mais da natureza pra perdurar. Mito).
É preciso questionar a lógica de vida investida pelo capitalismo. Tem que ser possível viver de outras formas, é possível: como aponta Krenak. Mas pra isso, o capitalismo tem que deixar de existir. (Isso é possível? Tem que ser, ou estamos fadados à extinção, da Terra e de nós mesmos).

eddrrdo 16/08/2023

A vida não é útil
Ailton fala da relação do ser humano com a natureza e como isso tem sido insustentável nos últimos tempos, fala como tudo isso que criamos tem se tornado frágil capaz de colapsar a qualquer momento. O livro é uma conversa não muito agradável que todos tempos que ter.

iurilupi 10/09/2022

A vida não é útil
Simplesmente incrível e indispensável. Ailton Krenak nos apresenta uma linda visão dos povos originários e sua relação para com a natureza, aliado a uma crítica ao capitalismo e às grandes marcas que consomem o mundo e o meio ambiente. Foi muito importante pra mim estar em contato com este tipo de pensamento e com certeza é algo que terá uma influência na minha forma de viver.

Gustboy 13/09/2023

Um vômito
Digo isso porque acho que seja uma boa alegoria da experiência de ler esse livro. Há uma sensação de angústia com as reflexões que o autor traz, como o modo de viver ocidental é mesquinho, sem sentido, desnecessário. Juntamente a isso ele traz uma reflexão paradoxal que é justamente a não utilidade do viver. Que fazer da vida algo útil é uma violência sem tamanho. Um modo de viver sendo produzido a nível industrial. Estamos consumindo, produzindo, provocando um processo de morte do planeta que vivemos. Planeta este que não é somente um lugar que habitamos, o planeta é a gente também.
Mas não é fácil a tarefa de sair dessa dimensão, desse modo de viver, sinceramente não sei como é possível. Pois o mundo já tá sedimentado de tal forma, que não há como saber se tem como "consertar"
O momento que sucede o vômito, por vezes, causa certa sensação de se sentir melhor, talvez, como acontece nos rituais xamânicos, aconteça uma limpeza, que abre espaço para pensar novos modos de ser possíveis.

Camila.Gama 30/09/2022

O amanhã não está a venda
"Toda teoria é um esforço de explicar para cabeças duras a realidade que eles não enxergam."

A vida nao é útil nos traz um problema ja sabido por todos, mas sob a ótica do povo krenak. Um livro de escrita simples, que tem a missão de nos lembrar para onde o nosso consumo desenfreado esta nos levando, nos lembrar que não se come dinheiro, nos lembrar que estamos cada vez mais pobre diante do desgaste que provocamos na natureza que nao se vê, e que a pandemia foi apenas um grito, diante de sinais que ignoramos a tempos.

Retirado de uma live do Airton Krenak, recomendo muito a leitura, não só aqueles que ja se preocupam e buscam a mudança.