A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Welder5 15/06/2024

A Vida Não é Útil, Livro resenha.
O livro "A Vida Não é Útil" retrata a reflexão pelo autor Ailton Krenak de sua visão do mundo pós COVID-19, conforme ele vai escrevendo o livro na época de pandemia, ele faz sua reflexão e visão através de fatos que decorreram durante o caos global. Assim sendo, o livro narra o quão a sociedade capitalista tem destruído o mundo e como nós estamos cada vez mais vivendo em uma verdadeira bolha artificial em nossas residências "perfeitas", enquanto estamos consumindo e vivendo como se nada estivesse acontecendo, o mundo está cada vez mais destruído. O autor traz uma visão mais natural das coisas, em que deviamos preservar o meio ambiente e sabermos apreciar cada momento do pôr do sol que é algo interpretado como sagrado.

Natan 15/06/2024

É lacre atrás de lacre, pensamentos cotidianos que valem a pena a leitura. Krenak analisa com maestria para onde o sistema capitalista está nos levando e como o antropocentrismo nos transforma em monstros e devoradores da natureza.

Maryana99 14/06/2024

Quando aparecer um deserto, o atravesse
Krenak nos bate, nos chuta e nos abraça. Belas reflexões de uma mente brilhante e centrada no que existe de mais importante a respeito da natureza e da vida. Sim, a vida não é útil, apenas tem que ser vivida. Quem dera todos compreendessem isso.

Calebe1837 12/06/2024

"Que pena, se fosse um manhã de sol o índio o tinha despido"
A visão de Krenak sobre as transformações no planeta são as mesmas que ambientalista e professores relatam sobre o buraco com o qual os humanos cavaram sua própria extinção. Mas aqui o triunfo se dá ao dar ênfase aos povos originários enquanto resistência ao consumismo desenfreado da nossa sociedade utilitária. Então tome um top 3 melhores lições na minha opinião

1. Ancestralidade e retorno as raízes como forma de superação
2. A colonização do branco nunca acabou para os índios
3. Vetores de classificação do que pode ser considerado 'humanidade'

*Obs.: O título é de um poema de Oswald de Andrade

Renan.Bagatini 12/06/2024

A perspectiva do autor sobre o mundo é alucinante
Adorei. a cultura indígena aguçada pelos estudos filosóficos do autor dá ao livro uma visão excepcional sobre o planeta e o contexto que vivemos.
essa bolha ocidental em que estamos inseridos não nos deixa olhar através dela as vastas correntes de pensamento que outras culturas têm. bolha esta que forma um ciclo, onde as crianças, desde mais cedo, são inseridas nesse "imenso shopping", como ele mesmo diz. todas seguindo a mesma fila reta e uniforme do nascer/estudar/trabalhar/morrer.
confesso que a ideia de que não somos especiais e não temos verdadeiramente nenhum propósito nesta vida (além de aprecia-la) é um pouco difícil de aceitar. por outro viés, a concepção de viver para trabalhar sendo desmistificada é reconfortante para mim.

panisetcircense 11/06/2024

Li "a vida não é útil" em uma sentada, e gostaria que todo mundo tivesse a oportunidade de ler e entender o que esse livro tem a dizer.

gabiribfra 11/06/2024

Esse homem e pai
Impossível não dar 5 estrelas depois de todos os assuntos abordados pelo krenak e pela forma como ele trata cada assunto nos fazendo refletir cada vez mais sobre a realidade dos nossos políticos, da nossa sociedade e das nossas atitudes

joycebeatrizz 10/06/2024

Ótima reflexão!
Leiam! Ter o conhecimento do mundo em que vive é importante, e também, ter consciência das consequências dos seus atos no meio ambiente!

Dani 09/06/2024

Não comemos dinheiro.
Curto e assertivo, Ailton Krenak traz sábias palavras que na verdade não tem nada novo: todos sabemos mas não comentamos.
A relação homem-Terra está nos levando por um caminho difícil, e para alguns é difícil saber que poderíamos estar melhor, que alguns povos em lugares distintos estão melhores, e não porque abstém das dificuldades, pois o fim atingirá a todos, mas porque decidiram simplesmente viver.
Vida essa, que não deveria ser útil, apenas ser aproveitada.

sepulchralism 09/06/2024

Ótimo livro! Me trouxe muitas reflexões, além de ter uma linguagem muito simples e fácil de entender, o que facilitou muito a leitura. É o primeiro de Krenak que leio e peguei na biblioteca da minha escola. Com certeza, depois dessa leitura, vou procurar por suas outras obras.

tella 07/06/2024

Sobre essa mania de utilidade
?(?) a vida é útil, mas a vida não tem utilidade nenhuma. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. (?) Por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? Nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência.?

lucc4tavares 07/06/2024

Acho muito interessante o ponto de vista de alguém que vive uma vida em conexão com a natureza sobre o mundo que a gente vive, concordo com os posicionamentos dele e a gente realmente tem essa necessidade maior de escutar as comunidades tradicionais pra melhorar o mundo.

llaurenfavaa 04/06/2024

Perfeito
Li por causa da escola mas meu deus, que livro perfeito, aborda sobre muitos assuntos super interessantes e tem uma linguagem fácil de entender, ótimo pra usar em redação

mellscunha 04/06/2024

?Quando o último peixe estiver nas águas e a última árvore for removida da terra, só então o homem perceberá que ele não é capaz de comer seu dinheiro.?
O livro, composto de textos elaborados por Ailton Krenak, é um convite para a reflexão acerca da sociedade, do consumismo, do egoísmo e do potencial destrutivo dos seres humanos.
No geral, a leitura é fácil de ser entendida e acessível a todos os públicos.

Tai 03/06/2024

Minha Opinião
É o segundo texto dele que eu leio e continuo sendo surpreendida positivamente. Admiro muito a capacidade dele de tratar de assuntos sérios e complexos de maneira que torna fácil o entendimento, não precisa se prender a um texto com palavras muito além das usuais (provavelmente por parte deles terem sido transcrições de palestras do autor).
Pra qualquer pessoa que entende como importante as causas ambientais e quer entender uma nova perspectiva, que é pouco falada, este é o livro.
Indico super!