A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Cristiana 12/02/2024

Não há futuro se todos não participarem das decisões
Muito boa leitura
Ver discussões que são necessárias sendo analisadas por um indígena é ver que muito tem sido falado porem poucos que realmente entendem do assunto tem sido ouvidos

Dani 07/02/2024

"Todo poder é natural, e nós participamos dele"
Este é o segundo livro que leio do Krenak e assim como o primeiro, bem curtinho e repleto de reflexões.

dai bugatti 03/02/2024

Difícil de digerir, mas extremamente necessário
?Estamos comendo o planeta.? Uma frase repetida diversas vezes que condiz totalmente com a realidade em que vivemos hoje. Impossível ler e não se questionar sobre o estilo de vida levado na terra hoje. Se questionar sobre os desejos levantados pelo capitalismo e a cultura do trabalho. Repensar. Tudo. Todo mundo deveria ler. E todos nós deveríamos tentar mudar essa realidade.

Bruelds 03/02/2024

A vida não é útil
Que livro sensível e bonito, vários tapas na cara durante a leitura. Existir num mundo com algum sentimento de ancestralidade tem sido muito importante para mim.

Asheri 02/02/2024

Livro rapido e facil de ler
Parece mais uma palestra do autor, eu gostei no geral mas achei que acabou muito do nada, fiquei meio perdida quanto a isso

Iris 02/02/2024

Não se come dinheiro
Um livro escrito no primeiro ano de pandemia que segue atual, mas podia ter sido escrito muito antes. Porque há tempos, a humanidade está se perdendo. As relações de trabalho e nossas relações com a natureza. Leitura fluída apesar do assunto pesado de como estamos destruindo o mundo e nos destruindo, mas também um chamado "Quando aparecer um deserto, o atravesse."

Aletheia (@almaletrada) 31/01/2024

Questões atuais para reflexão.
O tema é de grande importância no cenário atual. A discussão de educação ambiental perpassa os universos econômicos , científicos e político. Independente de lado, ideologia, classe social ou credo, o tema precisa ser amplamente debatido e entendido por sua relevância e dimensão. O livro me deixou reflexiva e, apesar do uso político das questões ambientais (que me incomodou bastante), aborda pontos importantes para reflexão e análise.

taciianapereira 30/01/2024

Maravilhoso!
Esse livro fala dos povos indígenas e sobre a pandemia, aborda também sobre a vida do autor e como era sua juventude.

Jhonny46700 30/01/2024

Incrível
Esse livro é incrível, e me fez repensar a respeito da vida que os trabalhadores levam nas cidades grandes, longe da natureza e sem qualidade de vida pra grande parte da população. Ele também me fez refletir a respeito de os seres humanos fazerem parte e serem propriamente ditos a natureza, simplesmente incrível ??????

Clara 28/01/2024

Li por conta do vestibular da unicamp e agradeço a ela por ter me feito ler esse livro
Me fez refletir sobre algumas coisas e até ter uma crise bem grande
Mas apesar disso eu gostei

Evellyn339 25/01/2024

A gente vive num sistema que nos distrai com objetos, tecnologias e coisas estúpidas que nos afastam de nós mesmos.

A gente institucionalizou a vida útil, a produtividade e a venda de nós em prol da busca pela felicidade.

Útil mesmo é seguir os próprios desejos. Útil mesmo é se desvincular de dogmas pré-determinados por organizações humanas que visam um único fim: o lucro.

E nessa busca desenfreada por capital, a Terra grita por uma transformação. E a gente segue vivendo nossas vidas úteis que destroem, constroem e refazem, mas também ignoram o caos.

"Eles escravizaram tanto os outros que agora precisam escravizar a si mesmos" Ailton Krenak

Grazi_girassol 24/01/2024

Toda vez que vejo o nome Ailton Krenak sei que vai vim vários tapas na cara. Recomendo demais, um livro super reflexivo.

Kay 24/01/2024

Reflexão sobre a real importância da vida
Ailton Krenak é um grande pensador dos tempos modernos. Nesse livro ele apresenta a realidade nua e crua sobre o que a humanidade está fazendo com o planeta. Estamos devorando o planeta, nós somos a doença do mundo.

dudinha ortiz 24/01/2024

Esse livro devia se tornar obrigatório pro mundo todo. O autor cospe fatos e nos faz pensar na sistemática do mundo, nas nossas ações, o que nos tornou assim, nosso estilo de vida, nossas escolhas?.pq o mundo piora a cada dia?? os contos do livro me fizeram refletir tanto, repensar minhas atitudes e o que é importante pra mim?.sera só fruto de uma sistemática inteirada por completo em nossa realidade? E se nada disso existisse? O que seria da gente?? Simplesmente um dos melhores livros que li, se não o melhor.

mari 23/01/2024

A vida não é útil
?Quando aparecer um deserto, o atravesse?

Acho que nesse momento estamos no deserto, e Ailton Krenak nos mostra com suas palavras alguns dos lugares que carecemos vida. Inclusive, algumas das ideias escritas aqui são difíceis de serem digeridas pelo simples fato de que estamos inseridos nesse sistema desde o nascimento, e que os valores e crenças que nos foram passados são fruto de uma longa história de vida humana onde a produção, a utilidade e o racionalismo são base.

Humanidade, Terra, vida material, cósmica, existência utilitária são alguns dos temas que podem ser lidos aqui.