A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Maria1460 29/02/2024

A vida não é útil
Perfeito! Todo mundo deveria ser obrigado a ler esse livro pelo menos uma vez na vida. Nele estão inseridas reflexões, ou melhor afirmações, que nós que estamos inseridos tão profundamente no mundo utilitarista esquecemos ou nem percebemos tão bem. Com certeza lerei outras vezes!

Maria 27/02/2024

A vida é util, sim
Olha, eu achei mt interessante em uma análise geral, só q é um livro meio utópico (pelo menos ao meu ver). Isso pq em um mundo como o de hoje é praticamente impossível n dar significado a tudo e a todos e cada objeto é ser ter a sua função.
Lógico q a vida deve ser vivida e nem tudo tem q ter um preço colocado sobre si, e a preocupação com o rumo q eu mundo toma é real, mas eu acredito q o livro seja meio exagerado nessa questão.
Marina.Golombieski 14/04/2024minha estante
Concordo plenamente contigo

Carol638 15/05/2024minha estante
exatamente

meiri 27/02/2024

Sobreviver já é uma negociação em torno da vida
Acredito que todos deveriam se envolver com as ideias de ailton krenak, e de outros pensadores indígenas, e refletir sobre elas. o cenário atual requer que comecemos a escutar, aprender e construir conhecimento junto aos povos originários. afinal, o fim do mundo já está acontecendo. o mundo conhecido pelos nossos ancestrais já não existe mais. não podemos continuar apenas ?comendo a natureza?; somos parte integrante dela, não uma entidade separada ou superior.

?a vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. [?] por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia.?

JULIA 27/02/2024

Meio Viena coded na ideia de que nós seres humanos por querermos mais e tudo ao mesmo tempo não vivemos a vida, ou seja, não simplesmente nos conectamos com o planeta e aproveitamos a experiência. Limitamos ao consumo e a destruição? reflexão bela de Krenak

Luan494 25/02/2024

Choque de realidade
Os textos são compilados de entrevistas e seminários do autor ao longo de alguns anos, com um enfoque na pandemia. A partir das vivências dele enquanto indígena, pude ver um pouco de seu olhar sobre o mundo, sobre desmatamento, sobre a noção colonizadora de "civilização" e "humanidade", que sempre excluem as "sub-humanidades", aqueles que podem morrer - indígenas, caiçaras, quilombolas e assim por diante. Fala como a espécie humana já devasta a Terra, e é como se a COVID fosse uma resposta, pedindo uma nova forma de habitarmos o planeta. Tiramos tudo o que o planeta precisa, e agora ele nos tira o ar. E assim, lembra que não conseguimos comer nem respirar o dinheiro. É isso. Recomendo demais.

malubsballarotti 24/02/2024

"Isso partindo da ideia de que a vida é útil, mas a vida não tem utilidade nenhuma. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

Acho que nem tenho palavras pra falar de mais essa obra prima do Krenak. Simplesmente lindo e necessário. Minha coisa favorita na cosmologia indígena é esse entendimento das pessoas como só mais um pedaço do organismo que é a Terra, uma perspectiva cheia de humildade e grandeza, que com certeza é central pra se imaginar e construir um novo mundo. Temos muito o que aprender ainda.

Carolina.Milczanow 24/02/2024

A vida não é útil, mas esse livro é
Muito bom! Um tapa na cara de quem lê, uma visão sincera e precisa da pandemia. Eu adorei e recomendo muito.

Mírian-Atikum 19/02/2024

???
Quantas questões nos levanta essa leitura: viver é ser útil? Ser útil é destruir? Eu faço parte da queda do céu? O que posso fazer para adiar o fim do mundo? Tudo que eu faço é o mesmo que nada? Então o que fazer? Como eliminar minha vaidade? O que tenho aprendido? O que vou ensinar? ??? Infinitas perguntas.
Uma leitura breve, porém profundamente avassaladora, necessária, poética e apocalíptica. A descoberta de todo o mal que vc é capaz de fazer a si mesmo e todos. Uma delícia de desprazer, um sonho de pesadelo! Assim, ambíguo e certeiro.
Leiam!

Blendaraujom 19/02/2024

A vida não é útil
A vida não é útil é uma reflexão sobre a vida no antropocêntrico. Como nós seres humanos associados à ideias capitalistas, abdicamos da cultura de subsistência e passamos a ?engolir? o nosso planeta e a nossa própria existência. Para Ailton Krenak, não há salvação para a humanidade! E apesar de parecer uma ideia ?apocalíptica?, todo o livro é uma discussão pautada na realidade vivida pelos povos originários e a observação distante da sociedade contemporânea.

isabelaa 18/02/2024

?Destruir a floresta, o rio, destruir as paisagens, assim como ignorar a morte das pessoas, mostra que não há parâmetro de qualidade nenhum na humanidade, que isso não passa de uma construção histórica não confirmada pela realidade.?

Viviane.Oliveira 18/02/2024

Pegadas forte na Terra.
É impactante constatar que estamos comendo a Terra, que a vemos como algo a ser explorado indiscriminadamente e não como um organismo vivo do qual fazemos parte e dependemos para viver.

Não existe essa dicotomia entre humanidade x natureza pois somos natureza também. Esta diferenciação é extremamente artificial, nos colocando a parte de todo o resto de vida existente na Terra. E mesmo dentro do próprio conceito de humanidade existe diferenciação entre os humanos conforme sua classe, seu local, sua etnia etc, onde alguns se veem como mais dignos e detentores de direitos que os outros. Ou seja, há até mesmo humanos excluídos da tal ideia de humanidade. E para Krenak, todos os seres da natureza, até os não humanos, devem ser incluídos na humanidade.

Estamos comendo a Terra e deixando fortes pegadas sobre ela. Para que não ocorra a nossa autoextinção, é necessário que se mude este sistema. A ideia de sustentabilidade no capitalismo e suas reformas são meras ilusões de adiamento do colapso da Terra e extinção dos seres humanos. Outro fato, é que ações individuais não são capazes de mudar ou reverter essa destruição da Terra

Por fim, a vida é contemplação e fruição e não algo que deva ter sentido de utilidade. Esse desastre de vida utilitarista é algo forjado e implantado pelo colonizador que não consegue conceber uma vida sem a lógica da exploração. Com isto vamos criando desertos. O que fazer diante desta realidade? Fugir até ,inevitavelmente, encontrar outro deserto ou enfrentá-lo? De fato, temos que enfrentar esse deserto que nós mesmos estamos produzindo (na verdade, eles estão produzindo, os donos do poder e sua sanha exploratória de vidas humanas e não humanas). Pois, como o próprio autor afirma:

"Quando aparecer um deserto, o atravesse."

Alice de copas 16/02/2024

Um livro bem atual que diz muito sobre os grandes problemas da sociedade e sobre o capitalismo na visão de um indígena, o que é bem interessante msm q seja chatinho

maria 16/02/2024

Um ótimo livro.
Um livro que estava há algum tempo na minha lista de leituras, comecei e conclui por conta da Unicamp, rs.
Foi uma leitura muito rica, cada capitulo trata de uma parte do assunto no geral e acredito que seja muito produtivo!!
O meu único ponto é que algumas partes parecem repetitivas demais, sendo tratadas de modo diferente ao longo dos capítulos mas com um mesmo objetivo no final.
4,0

Inspirações Literárias 16/02/2024

Recomendadíssimo!
Leitura indispensável a todos os brasileiros.

Tudo que Ailon Krenak escreve causa uma revolução em nossos pensamentos e reflexões!