A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak




Resenhas - A vida não é útil


594 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Mariana 04/03/2024

Para conscientizar
As obras de Krenak, para mim, são obras para conscientizar, para nos sensibilizar acerca de como estamos vivendo a vida e os impactos de nossos valores no meio ambiente, na natureza e no planeta. O autor mostra que nossa forma de vida está cada dia mais insustentável. Não basta pensamos em fazer a diferença em um nível individual, isso não é o suficiente. A coletividade precisa fazer diferente, nós enquanto humanos precisamos mudar, senão não haverá mais vida humana, e o planeta já está mostrando isso pra nós, como com um vírus que mata apenas humanos - covid - e não outras espécies. A vontade, ao terminar de ler, é sair plantando árvore e mudando tudo, mas o livro mesmo aponta que o desafio é enorme.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



amanda 01/03/2024

Essencial
Uma leitura rápida, simples e acessível. essencial, principalmente para nós que estamos afundados na vida utilitária, nadando em busca de motivos e sentidos e desejos - que estão bem na costa de nossa existência.
comentários(0)comente



JenniferIRSouza 01/03/2024

Que mente incrível tem o Ailton Krenak! Esse livro me fez pensar muitos pensamentos pensantes. Eu como uma "menina da cidade" vou tentar prestar mais atenção na natureza agora.
comentários(0)comente



Maria1460 29/02/2024

A vida não é útil
Perfeito! Todo mundo deveria ser obrigado a ler esse livro pelo menos uma vez na vida. Nele estão inseridas reflexões, ou melhor afirmações, que nós que estamos inseridos tão profundamente no mundo utilitarista esquecemos ou nem percebemos tão bem. Com certeza lerei outras vezes!
comentários(0)comente



Maria 27/02/2024

A vida é util, sim
Olha, eu achei mt interessante em uma análise geral, só q é um livro meio utópico (pelo menos ao meu ver). Isso pq em um mundo como o de hoje é praticamente impossível n dar significado a tudo e a todos e cada objeto é ser ter a sua função.
Lógico q a vida deve ser vivida e nem tudo tem q ter um preço colocado sobre si, e a preocupação com o rumo q eu mundo toma é real, mas eu acredito q o livro seja meio exagerado nessa questão.
Marina.Golombieski 14/04/2024minha estante
Concordo plenamente contigo


Carol638 15/05/2024minha estante
exatamente




meiri 27/02/2024

Sobreviver já é uma negociação em torno da vida
Acredito que todos deveriam se envolver com as ideias de ailton krenak, e de outros pensadores indígenas, e refletir sobre elas. o cenário atual requer que comecemos a escutar, aprender e construir conhecimento junto aos povos originários. afinal, o fim do mundo já está acontecendo. o mundo conhecido pelos nossos ancestrais já não existe mais. não podemos continuar apenas ?comendo a natureza?; somos parte integrante dela, não uma entidade separada ou superior.

?a vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária. [?] por que insistimos em transformar a vida em uma coisa útil? nós temos que ter coragem de ser radicalmente vivos, e não ficar barganhando a sobrevivência. se continuarmos comendo o planeta, vamos todos sobreviver por só mais um dia.?
comentários(0)comente



JULIA 27/02/2024

Meio Viena coded na ideia de que nós seres humanos por querermos mais e tudo ao mesmo tempo não vivemos a vida, ou seja, não simplesmente nos conectamos com o planeta e aproveitamos a experiência. Limitamos ao consumo e a destruição? reflexão bela de Krenak
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luan494 25/02/2024

Choque de realidade
Os textos são compilados de entrevistas e seminários do autor ao longo de alguns anos, com um enfoque na pandemia. A partir das vivências dele enquanto indígena, pude ver um pouco de seu olhar sobre o mundo, sobre desmatamento, sobre a noção colonizadora de "civilização" e "humanidade", que sempre excluem as "sub-humanidades", aqueles que podem morrer - indígenas, caiçaras, quilombolas e assim por diante. Fala como a espécie humana já devasta a Terra, e é como se a COVID fosse uma resposta, pedindo uma nova forma de habitarmos o planeta. Tiramos tudo o que o planeta precisa, e agora ele nos tira o ar. E assim, lembra que não conseguimos comer nem respirar o dinheiro. É isso. Recomendo demais.
comentários(0)comente



malubsballarotti 24/02/2024

"Isso partindo da ideia de que a vida é útil, mas a vida não tem utilidade nenhuma. A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é uma besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

Acho que nem tenho palavras pra falar de mais essa obra prima do Krenak. Simplesmente lindo e necessário. Minha coisa favorita na cosmologia indígena é esse entendimento das pessoas como só mais um pedaço do organismo que é a Terra, uma perspectiva cheia de humildade e grandeza, que com certeza é central pra se imaginar e construir um novo mundo. Temos muito o que aprender ainda.
comentários(0)comente



Carolina.Milczanow 24/02/2024

A vida não é útil, mas esse livro é
Muito bom! Um tapa na cara de quem lê, uma visão sincera e precisa da pandemia. Eu adorei e recomendo muito.
comentários(0)comente



Mírian-Atikum 19/02/2024

???
Quantas questões nos levanta essa leitura: viver é ser útil? Ser útil é destruir? Eu faço parte da queda do céu? O que posso fazer para adiar o fim do mundo? Tudo que eu faço é o mesmo que nada? Então o que fazer? Como eliminar minha vaidade? O que tenho aprendido? O que vou ensinar? ??? Infinitas perguntas.
Uma leitura breve, porém profundamente avassaladora, necessária, poética e apocalíptica. A descoberta de todo o mal que vc é capaz de fazer a si mesmo e todos. Uma delícia de desprazer, um sonho de pesadelo! Assim, ambíguo e certeiro.
Leiam!
comentários(0)comente



Blendaraujom 19/02/2024

A vida não é útil
A vida não é útil é uma reflexão sobre a vida no antropocêntrico. Como nós seres humanos associados à ideias capitalistas, abdicamos da cultura de subsistência e passamos a ?engolir? o nosso planeta e a nossa própria existência. Para Ailton Krenak, não há salvação para a humanidade! E apesar de parecer uma ideia ?apocalíptica?, todo o livro é uma discussão pautada na realidade vivida pelos povos originários e a observação distante da sociedade contemporânea.
comentários(0)comente



isabelaa 18/02/2024

?Destruir a floresta, o rio, destruir as paisagens, assim como ignorar a morte das pessoas, mostra que não há parâmetro de qualidade nenhum na humanidade, que isso não passa de uma construção histórica não confirmada pela realidade.?
comentários(0)comente



594 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR