A vida não é útil

A vida não é útil Ailton Krenak

Resenhas - A vida não é útil

Liv_brigatii 25/03/2024

Qual o sentido de atribuir uma utilidade para a vida?
Uau? Li para a escola, e recomendo para qualquer pessoa que queira ter uma consciência sobre a vida.

O autor traz uma visão de sua realidade, mostra como os povos originários veem a expansão do capitalismo e toda essa destruição do planeta, e acredito que uma parte da intenção do livro seja nos tirar da bolha em que vivemos e abrir nossos olhos pra nossas atitudes para com tudo, não só com nós mesmos, mas com a natureza, com os animais e tudo aquilo com que compartilhamos o planeta.

Ele traz a hipervalorização das coisas materiais, e a questão do dinheiro não ser tudo, e que nossa busca incessante por mais dinheiro acaba nos trazendo a ilusão de um poder, uma totalidade que é completamente falsa. O dinheiro não te torna imune da vulnerabilidade humana, você ter um carro chique, uma casa grande e empregados não impede que você pegue uma doença e morra.
Fala também sobre a sua visão da vida, a relacionando intimamente com a natureza, traz a questão de tudo ser natureza e de precisarmos respeitar e principalmente, mudar nossas atitudes para com o ambiente em que vivemos. Ele fala sobre como nossos sonhos são sempre projeções do que queremos e desejamos, e que se sonhamos com um mundo novo, vamos ter que desapegar de tudo o que somos, para só assim, começar de novo.

Por fim, ele finalmente traz a nossa necessidade de atribuir uma utilidade para a vida, e como isso (novamente baseado na sua percepção de mundo) acaba sendo completamente inútil. Viver não tem um objetivo, ?viver a experiência de fruir a vida de verdade deveria ser a maravilha da existência.? Alega Ailton Krenak.

Giovanna 25/03/2024

A Vida não é Útil
Tive que ler este livro para fazer uma prova de escola, e confesso que eu simplesmente ADOREI o livro. A leitura é simples e fluida, com várias reflexões sobre os rumos que nossa humanidade está tomando, que é o rumo da auto-destruição e da destruição do planeta. Como é um texto completamente argumentativo e opinativo, obviamente não concordei em alguns pontos, mas isso é normal.

Jaque 24/03/2024

Gostei muito da forma como o autor faz o leitor ter várias reflexões ao longo da leitura, você acaba repensando diversos aspectos de como leva a vida, e como a sociedade atual está alienada em uma experiência na terra a partir de ideologias políticas e econômicas, e isso acaba interferindo em diversas áreas do meio ambiente. Um livro necessário e muito pontual

Sésé 23/03/2024

Um ótimo livro, escrita descomplicada. Interessante para pesquisa e para abrir a mente sobre outras cosmovisões, principalmente ancestrais. Gostei muito.

palomavisconti 18/03/2024

A vida é fruição!
Neste livro, compilado de lives e entrevistas proferidas em 2020, Krenak aborda a pandemia do COVD 19 e como ele enxerga essa crise para a nossa civilização. A Crise está na nossa maneira de vida, que criamos todos esses anos de avanços tecnológicos, mas continuamos a destruir a Terra, nossa mãe. Se depois de tudo isso, a gente não se convencer de que precisamos mudar nossa relação com o planeta, e que não voltaremos ao normal, "aí, sim, teremos provado que a humanidade é uma mentira" (KRENAK, 2020, p.91).

Lelena.mps 17/03/2024

Minha pequena resenha
Eu sinceramente só li esse livro pq está na lista de leitura obrigatória da unicamp, mas a desde o começo já fiquei presa no livro. Tanto que eu já quero ler os outros do autor

Yasmin.Moraes 16/03/2024

Reflexão
Esse é um livro rápido de ler, mas que eu recomendo não ler tão rapidamente. Cada capítulo possui uma reflexão diferente sobre o modo de vida dos povos originários e dos brancos, refletir sobre tudo que é dito eleva muito a experiência do livro.

giovana122 15/03/2024

Livro de vestibular ??
Quando a gnt lê obrigado perde um pouco da essência né. Mas é um bom livro, uma leitura BEM fluida, super curtinho, interessante? Mas é aquele famoso livro q vc lê pq está sendo obrigado

Jenesaispas 13/03/2024

Muito reflexivo
Amei que amei
Ailton Krenak trás a tona toda a consequência de que as revoluções industriais trouxeram a humanidade, de como nos tornamos frios, robóticos, consequências ambientais, desgaste da camada de ozônio, mudanças climáticas, extinção de espécies, alteração da paisagem etc tudo isso em meio a pandemia de coronavírus
Ler isso após a pandemia é mais um lembrete de ver que nada sequer melhorara, se uma coisa aconteceu, o isolamento social nos distanciou cada vez mais, a tecnologia avançou muito nesses últimos quatro anos e mais problemas ambientais aconteceram desde então

Gaby Kolano 12/03/2024

O livro traz não apenas assuntos reais, mas também assuntos atuais e presentes no nosso cotidiano e faz reflexões, obviamente sob seu ponto de vista. Super recomendo a leitura, me ajudou a ampliar meu modo de pensar e refletir

aghirlanda 11/03/2024

Livro excelente que retrata muito da realidade atual da humanidade, li pois é obrigatório da UNICAMP e curti bastante as reflexões que a obra te provoca.

Grazielly 11/03/2024

A vida não é útil, mas este livro é!
Com diversas referências e estudos, esse livro é uma obra de arte. Ele trata a real importância dos povos originários a partir da visão de um indígena Krenak brilhante, que é vasta e sincera: a Terra merece a gente, mas nós não merecemos a Terra. E a Terra é um ser além de qualquer imaginação.

akira 10/03/2024

"A vida é tão maravilhosa que a nossa mente tenta dar uma utilidade a ela, mas isso é besteira. A vida é fruição, é uma dança, só que é uma dança cósmica, e a gente quer reduzi-la a uma coreografia ridícula e utilitária."

vinissada 09/03/2024

A vida não é útil, de fato.
Fui ler esse livro com uma alta expectativa criada pelo próprio título do mesmo. Essa frase é fantástica, e representa muito bem o que um jovem marxista entrando na vida adulta pensa sobre o mercado de trabalho que está prestes a entrar (ou enfrentar). Já o livro não era bem o que eu esperava, mas isso não quer dizer que tenha me decepcionado.

A obra é uma coletânea de reflexões feitas pelo grandíssimo Ailton Krenak em meio ao caótico período pandêmico do Coronavírus. Suas reflexões tiveram efeitos mistos em minha pessoa: concordei com algumas, refleti com outras, tiveram as que rejeitei também, e sobretudo aquelas que soaram datadas.

Digo que "soaram datadas" porque Ailton (naturalmente) acaba teorizando sobre mudanças que a pandemia poderia vir a ter na nossa sociedade capitalista, e como alguém que leu o livro em 2024 e já sabe a resposta de várias perguntas levantadas pelo autor, isso acaba perdendo um pouco do impacto. Isso tudo me gerou curiosidade de ler um livro mais recente de Krenak, estando em um contexto mais próximo (em termos de época) do que ele se encontrava ao escrever.

O livro me foi bem-vindo e é difícil de medir o impacto que ele terá em outras pessoas, já que as reflexões que não funcionaram para mim podem ser reveladores para um outro alguém e vice-versa. Mas de maneira geral, recomendo para todos que desejam uma leitura calma e tranquila que traz reflexões sobre a nossa sociedade do ponto de vista de alguém que vive de maneira substancialmente diferente.