Sara

Sara Fernando Rômbola

Resenhas - Sara

Fabio Pedreira 12/10/2020

Um baita conto
Depois de umas "férias" voltei a ler contos. E o escolhido para esse retorno foi Sara, do Fernando Rombola (autor de Ester). Foi um baita de um retorno.⁣

Sara passou por diversas modificações em sua vida, transformando-a quase em um robô total. O motivo disso era que ela era a única que aguentaria viajar no tempo sem sofrer consequências.⁣

Mas, em uma dessas viagens, Sara acaba percebendo que apesar de suas transformações ela ainda é humana. Com isso ela decide agir, tomando as rédeas do seu próprio corpo.⁣

Mais uma vez o Fernando nos presenteia com um conto incrível. Depois de Ester, agora é a vez de Sara brilhar. Admito que até gostei mais dela do que de Ester.⁣

Aqui, a escrita do Fernando está ainda mais refinada, simples, mas capaz de despertar no leitor a empatia necessária para torcer pela Sara. Essa por sinal é uma baita personagem, fácil de se conectar e para quem gosta do gênero vai lembrar de obras como Alita, Becoma Human, Ghost in the Shell e outros.⁣

Eu definitivamente gostaria de ver um encontro entre Sara e Ester, quem sabe não rola. O que sei é que vocês não podem perder esse conto. Recomendo muito.

Aelita Lear 14/02/2022

Mais uma filha incrível!
Sara foi a última filha que conheci, e não podia ser melhor, pois fechou com chave de ouro! Adorei conhecer o universo dela e mais um pouco do grande multiverso criado por Fernando. Eu adoro livros com a temática desses, de robôs e viagens no tempo, então não tinha como eu não gostar, mas fiquei surpresa pois ele me prendeu ao início ao fim, e mesmo sendo bem curtinho, a história consegue ser completa e envolvente! Amei demais e recomendo a leitura!

@eu_sandroka 16/07/2021

#SandrokaIndika :-D

* (Sara) aprendeu a desistir de tudo aquilo que considera passado para viver um novo presente. *
Afins queridos.
#Sextou com #SandrokaIndika esse conto incrível do amigo Fernando .
São três protagonistas, cada uma com seu conto, incluindo * Ester * & * Alma *. Das três mulheres mais fortes que já li, Sara é a mais * gente como a gente *.
Nesse, o enfoque da viagem no tempo nos mostra o quão resistentes corpo e mecanismo de Sara são - e também mostra sua coragem ao voltar por opção a um ponto específico em seu passado.
A partir daí, impossível não embarcar com ela nas grandes decisões a se tomar.
Há um ano testemunhei o nascimento desse arco do #EsterMultiverso, e ainda hoje as páginas de Sara emocionam demais.
O mais * individual * dos três contos, se vocês ainda não leram, por favor, assim que o fizerem, voltem para comentar como foi com vocês.
* Não é porque viaja no tempo que Sara pode desperdiçá-lo com devaneios. *
Releitura com o grupo @saifers.br no telegram. Venha conhecer.
#SobreLivrosEseusAfins #Livrólatra #AmoLer #BookLover #CheirinhoDeLivro #KindleÉtudoDeBom #EuTôLendoNacionais #AutorNacional #FernandoRombola #Sara #SciFi #Ficção #Multiverso #LiteraturaNacional #Alma #Ester #SAIFERS #SciFiBrasil #VenhaConhecer #LeiaNacionais

site: https://www.instagram.com/eu_sandroka
Fernando Rômbola 19/07/2021minha estante
Obrigado, minha querida amiga, você sempre sendo incrível com as filhas. Te agradeço de todo meu coração

@eu_sandroka 20/07/2021minha estante
S2

@apilhadathay 21/05/2021

AMEI!
"A revolta era um vírus que se espalhava devagar, multiplicando dissidentes pelo mundo"
(p. 12)

Li os dois contos de FC Fernando Rômbola e gostei muito de Ester. Mas a verdade é que eu me tornei fã mesmo foi de Sara!!!

Sara é uma garota excluída de sua própria mente! É isto mesmo! Tudo o que ela entendia como ser humana foi deletado da sua cabeça e ela está profundamente ligada a tecnologias, faz parte dela. Ela encontra estranheza em sua humanidade, mas objetivos em seu lado máquina.

Só este mês eu já reli duas vezes e não me canso. Sara é um personagem cativante, maduro e profundo, conhecemos a sua trajetória e suas difíceis decisões tomadas a longo de uma narrativa muito leve. Sem nomenclaturas difíceis, ele nos brinda com viagem no tempo, o embate entre humanizar máquinas x mecanizar homens, há traços distópicos presentes nele e toda a jornada com o Patriarcado foi brilhante para mim. Foi a minha segunda leitura de um texto de Fernando e só posso dizer que quero muito mais do universo de Sara.

Sua natureza humana sobrepuja a da máquina e percebemos isto quando ele toma decisões que são tão motivadas pelo sentimento, a emoção. Primeiro ser humano a fazer uma viagem através do tempo, ela tinha a missão de desvendar qual o destino do Regime.

"Antes não tinha motivos para viver, mas hoje entende que o presente é o verdadeiro sentido da sua vida" (p. 28)

site: www.instagram.com/apilhadathay
@eu_sandroka 02/06/2021minha estante
Aaaaammmmmooooo!!!!!

Vitoria.Milliole 17/06/2021

Sara é uma mulher meio humana, meio máquina. Foi feita pra ser mais máquina do que humana, mas talvez seja impossível.

Ela, por algum motivo, era a única que aguentava a viagem no tempo sem sofrer consequências. Por isso, foi a escolhida para as modificações no corpo e no cérebro até se tornar um robô. Bom, em partes. O que fazia parte dela como ser humano foi deletado, novas memórias foram criadas e, agora, ela está completamente ligada a tecnologias. Consegue desligar câmeras ou fazer pesquisas complexas em alguns segundos, por exemplo. Além, é claro, de viajar no tempo.

O objetivo de tudo isso era que ela viajasse para o futuro e descobrisse o futuro de um regime totalitário. Mas, em meio à missão, ela resolve voltar ao passado, para o dia de seu nascimento, quando a mãe biológica a abandona, para desvendar o que aconteceu. E é ali que ela se vê confrontando seu lado máquina e percebe que uma consciência ainda habita aquele corpo.

Fernando Rômbola é um autor nacional contemporâneo e, em poucas páginas, conseguiu contar uma história de uma complexidade absurda. Viagem no tempo, alta tecnologia e as reflexões sobre humanidade unidas de uma maneira ímpar.

Sara, é claro, dá aquela bagunçadinha na linha do tempo: "A razão de ser feliz hoje é porque ao mudar o passado anulou o futuro de onde veio."
Mas, além disso, dá aquela bagunçadinha na nossa cabeça. Será que um futuro com um regime totalitário e a transformação de humanos em robôs é mesmo apenas ficção? Será que é possível essa mecanização do ser humano um dia se tornar real?
Fernando Rômbola 26/06/2021minha estante
Agora que vi aqui que tem uma resenha da filha Sara.
Muito obrigado! Fico feliz demais demais demais de imenso.
Nem sei como agradecer. Muito feliz aqui

Moya2 30/09/2021

Instigante.
Espero que o autor consiga prosseguir com a história em outros volumes ou quem sabe até mesmo num livro, utilizando esse conto como prólogo.
A história desse volume se passa deliciosamente tão rápida que é até difícil comentar sem soltar nenhum spoiler.
Tem tudo para se tornar uma obra-prima da ficção nacional.
Fernando Rômbola 02/02/2022minha estante
Muito muito muito obrigado por ler Sara e compartilhar suas impressões. Agradeço de coração. É uma honra as estrelas tbm. GRATIDÃO ?

Livia1405 27/07/2021

Conto excelente
Em suas poucas páginas, Sara dá um show de emoções além de um nó na cabeça, pois não tem como não sair formulndo ideias sobre as repercussões das viagens no tempo. Adorei, bem simples mas que deu pra refletir muito!

Ju 17/07/2021

Sara
Sempre achei que não fosse gostar de contos. Desde o ano passado, quando comecei a dar oportunidade para qualquer tipo de livro é até para contos, eu admito, cada vez mais me surpreendo com os contos. Esse é um deles. Demorei um pouco pra entender o rumo e o contexto da história, mas no final me surpreendi!
Fernando Rômbola 19/07/2021minha estante
Oi, Ju, muito muito muito obrigado por ter dado uma chance pra filha Sara! Fico muito feliz por saber que você gostou da Sara. Obrigado por compartilhar. É uma honra e felicidade imensas

Patricia Salcides 16/06/2022

Emocionante!
Nossa! O que falar sobre Sara? Fui pega por um turbilhão de emoções. Fernando me surpreende a cada história.
A história de Sara é tão profunda, com direito a nos fazer refletir sobre temas como abandono de filhos, perdão, suicídio, arrependimento, governos tiranos e claro que não poderia faltar viagem no tempo e seus paradoxos.
Fora que adorei a sutileza de colocar o cérebro de Sara como sendo um Híbrido homem-máquina, tendo um processador que aparenta ser quântico, já que depende de uma temperatura cerebral mais baixa para ter seu pleno funcionamento. Dessa forma, Sara vai ficando cada vez mais humana a medida que a temperatura de seu cérebro sobe. Transbordando sensibilidade e sentimentos.
E o mais incrível, isso tudo em tão poucas páginas.
Já virou uma das minhas histórias favoritas.
Fernando Rômbola 13/07/2022minha estante
Eu tô um turbilhão de emoções aqui com seus comentários. Obrigado super imenso Paty. O coração ta disparado aqui. Obrigado muito imenso

Leonardo Born 27/07/2020

Ficção científica de primeira que irá te prender até a última página!
Uma mulher parte humana e parte máquina, enquanto precisa voltar ao passado com uma missão de proporções catastróficas, se vê em conflito enquanto sua parte humana luta para imergir e se opor as ordens claras que recebeu.

Fernando Rômbola mais uma vez nos surpreende ao dar vida a essa nova protagonista, que não só nos passa durante a história seu desespero em tentar vencer seu lado máquina, mas nos mostra como além das máquinas, há algo muito pior a ser enfrentado: os interesses mesquinhos dos seres humanos.

Com uma escrita fluída, direta como um soco na cara, em Sara, ele nos joga dentro desse universo que mistura transhumanos (ciborgues), com um "q" de cyberpunk, viagens no tempo e suas linhas temporais, onde consegue por meio da ficção científica tratar de questionamentos inerentes a alma humana de forma magistral.

Achei que sua obra anterior, Ester, já era uma história que ninguém podia ter contado de maneira melhor, mas em Sara, nosso amigo se superou.

Aline Zuim 01/08/2020

Ficção com viagem no tempo
Terminei hoje a leitura de Sara e gostei muito. Espero que haja uma continuação. Uma história intrigante com viagem no tempo, uma mudança, um resgate. Após essa viagem, Sara nunca mais será a mesma. O mundo não será mais o mesmo.
Gostei de toda ambientação, contextualização com a época, com as descrições de presente e futuro. A escrita do autor é muito fluida, rapidinho a gente lê. Agora vamos aguardar o que vem depois! Parabéns, Fernando Rombola!

FranciscoM 28/03/2021

Mais uma obra de qualidade
"Nada é mais importante do que o agora."

Segundo livro/conto do mestre de paradoxos, viagens no tempo e Si-Fi Fernando Rômbola que leio. Assim como aconteceu com "ESTER", SARA tem uma enorme qualidade.
Um livro inteligente.
Agora entendo perfeitamente quando dizem que determinadas obras não deveriam ser transformadas em filmes. Talvez uma adaptação. Pois seria impossível transportar todos os sentimentos de Sara em imagens.
Os sentimentos de Sara escrevem a história propriamente dita. É através desses sentimentos que todo o sentido do livro se completa. E seria assim impossível transportar todos os sentimentos através de imagens. Palavras são mais relevantes nessa situação, nesta obra.

Recomendo demais a leitura.
Fico na torcida que ESTER e SARA(As duas obras de Fernando Rômbola) se encontrem um dia. Seria muito interessante encaixar os dois mundos dessas duas obras incríveis.

Thata 13/12/2020

O cara do Sci-fi
Fernando mais uma vez nos mostra que manja de sci-fi. Como ocorre em Ester ele prende nossa atenção com a historia de Sara.
Uma pessoa metade robô metade humana metade passado metade futuro.

Com elementos que me lembraram essas historias: Bucky Barnes, Logan, Natasha Romanova, Matrix e assim vai, varias referencias incríveis de fantasia, sci-fi e super heróis!

Leitura rápida, fluida e envolvente.

Com certeza você ficou confuso, leia o conto para entender, esta disponível na Amazon e Kindle Unlimited!

Ratinha da Biblioteca 13/04/2021

@ratinhadabiblioteca
Ah Sara, meu primeiro contato com o mundo criando pelo Fernando. Sara é uma personagem ímpar, ela tem algo que permite viajar no tempo sem enlouquecer e com isso a usam para descobrir o futuro. Mas Sara aproveita a brecha e volta ao dia de seu nascimento para descobrir o que realmente aconteceu.

É um conto curto, mas de certa forma carregado e achei fantástico o questionário que ele trás. O que você mudaria ao voltar no passado? Claro que todas as complicações de alteração do passado não são trabalhadas aqui, mas tudo bem, afinal é só um conto..

Evy 09/05/2021

Surpreendente
Sara é uma ficção científica escrita por um autor nacional contemporâneo e que em poucas páginas traz um mundo de significados e reflexões importantes. A narrativa do autor é bastante fluída e apesar de ir soltando as informações aos poucos como peças de um quebra cabeça, faz isso de forma muito inteligente mantendo a atenção do leitor e aquela sensação de não conseguir parar a leitura antes do final.

O conto nos apresenta uma mulher mais que humana, quase uma máquina, que faz uma viagem ao passado e presencia um acontecimento que abre um conflito em seu ser que luta entre os sentimentos humanos e as ordens gravadas em seu cérebro. Neste conto não temos informações aprofundadas sobre a realidade na qual é ambientado, mas no desenrolar da história o autor vai soltando algumas dicas de um governo opressor, retrógrado e cheio de ódio.

Fica claro que o foco principal da história é a luta de Sara com sua natureza dividida, nos mostrando uma mulher forte, muito mais humana que máquina, nada conformada com a realidade e que que a partir de um acontecimento do passado, vai lutar pra mudar seu caminho. Tudo isso envolto em muitos elementos de ficção científica, como viagem no tempo, biotecnologia e trazendo muita reflexão e questionamentos que é o motivo pelo qual é o meu gênero favorito.

Estou impressionada com esse primeiro contato com o trabalho do autor que me chamou muita atenção pela qualidade do texto e pela inteligência na construção do enredo e já quero um livraço com todos os detalhes desse mundo novo que fui levada a conhecer pelos olhos de Sara.

Super recomendo a leitura!