Sara

Sara Fernando Rômbola

Resenhas - Sara

Jeferson.Gomes 19/01/2022

SARA.
Parece uma simulação, quando sua visão é projetada como scanner em uma grama que também, poderia ser sintética em um gráfico perfeito, de uma mulher dando a luz.

Lágrimas dizem que ainda somos humanos quando, implantes pressionam o cérebro. Transformam sentimentos em algoritmos, que distorcem memórias e a pele.

É possível suar com os resquícios de glândulas no exoesqueleto e sentir dores físicas e psicológicas. Sintomas do Patriarcado.

O regime avançou antes que mulheres pudessem crescer. Pular amarelinha e corda, são atividades que castigam ao serem revividas.

A resistência é um ciclo vicioso pelo avanço. Permitiu-se que a falha fosse a descoberta, a política, a economia e a "Liberdade" para mulheres, que querem estar em uma sala, "Armadas".

A guerra sistemática e o controle, permitiu a visita ao passado, desconstruindo o presente, para um futuro brilhante.

Voar é cair, sentir. Perder pedaços, perdoar e cuidar dos que ficaram no caminho. Escolhas são pedrinhas que pode chutar ou guardar para serem lembradas.

site: https://www.instagram.com/meuslivros.minhaleitura/
Fernando Rômbola 02/02/2022minha estante
Cada vez q eu leio seus posts sobre as filhas me enche de honra. Muito obrigado ?????

Jeferson.Gomes 03/02/2022minha estante
Suas histórias são emocionantes

Fernando Rômbola 03/02/2022minha estante
E uma honra. ? Obrigado demais por ler e compartilhar.

Sara 26/01/2022

"Não posso esquecer que sou mais humana do que máquina"
Gostei bastante, admito que só peguei pra ler pq tinha meu nome kkkk mas surpreendeu...

A Sara desse livro, é metade humana metade robô (?) E o foco central é ela tentando lidar com isso.

Mesmo sendo bem curto (30 pgs) ele tem um aprofundamento bem legal dos personagens

Muito bem escrito.
Fernando Rômbola 02/02/2022minha estante
Oi, Sara! Tudo bom? Sara, Muito muito muito obrigado por ler e deixar suas impressões aqui. Fiquei muito feliz e honrado. Você é a primeira Sara que eu conheço que leu Sara. Fico muito contente q vc gostou. Agradeço de todo coração

Sara 03/02/2022minha estante
Que honra o vc por aqui Fernando! Excelente história, o prazer é todo meu. Sucesso!!

Fernando Rômbola 03/02/2022minha estante
Muito obrigado. E uma honra muito grande DEMAIS. E felicidade também.

@eu_sandroka 16/07/2021

#SandrokaIndika :-D

* (Sara) aprendeu a desistir de tudo aquilo que considera passado para viver um novo presente. *
Afins queridos.
#Sextou com #SandrokaIndika esse conto incrível do amigo Fernando .
São três protagonistas, cada uma com seu conto, incluindo * Ester * & * Alma *. Das três mulheres mais fortes que já li, Sara é a mais * gente como a gente *.
Nesse, o enfoque da viagem no tempo nos mostra o quão resistentes corpo e mecanismo de Sara são - e também mostra sua coragem ao voltar por opção a um ponto específico em seu passado.
A partir daí, impossível não embarcar com ela nas grandes decisões a se tomar.
Há um ano testemunhei o nascimento desse arco do #EsterMultiverso, e ainda hoje as páginas de Sara emocionam demais.
O mais * individual * dos três contos, se vocês ainda não leram, por favor, assim que o fizerem, voltem para comentar como foi com vocês.
* Não é porque viaja no tempo que Sara pode desperdiçá-lo com devaneios. *
Releitura com o grupo @saifers.br no telegram. Venha conhecer.
#SobreLivrosEseusAfins #Livrólatra #AmoLer #BookLover #CheirinhoDeLivro #KindleÉtudoDeBom #EuTôLendoNacionais #AutorNacional #FernandoRombola #Sara #SciFi #Ficção #Multiverso #LiteraturaNacional #Alma #Ester #SAIFERS #SciFiBrasil #VenhaConhecer #LeiaNacionais

site: https://www.instagram.com/eu_sandroka
Fernando Rômbola 19/07/2021minha estante
Obrigado, minha querida amiga, você sempre sendo incrível com as filhas. Te agradeço de todo meu coração

@eu_sandroka 20/07/2021minha estante
S2

Moya2 30/09/2021

Instigante.
Espero que o autor consiga prosseguir com a história em outros volumes ou quem sabe até mesmo num livro, utilizando esse conto como prólogo.
A história desse volume se passa deliciosamente tão rápida que é até difícil comentar sem soltar nenhum spoiler.
Tem tudo para se tornar uma obra-prima da ficção nacional.
Fernando Rômbola 02/02/2022minha estante
Muito muito muito obrigado por ler Sara e compartilhar suas impressões. Agradeço de coração. É uma honra as estrelas tbm. GRATIDÃO ?

@_paralivreando_ 02/04/2022

"Vocês nem imaginam como será o futuro."
"Sou apenas um resquício do futuro que está deixando de existir aos poucos?"

Sara é um sci-fi para nos deixar ansiando por mais!

Para quem já leu Ester, o conto anterior do autor, irá se sentir em casa ao conhecer Sara. E quem ainda não leu? Vai desejar ter lido!

Em poucas páginas o autor faz o leitor viajar pelo futuro, passado e presente e se sentir "no lugar certo na época errada" e "quando voltar à época certa" se sentir "no lugar errado."

E entre essas viagens Sara, uma ciborgue que jamais deixou de ser humana, se depara com uma situação que pode colocar sua missão e vida em risco. E é o segredo que ela descobriu que fará com que ela tome a maior decisão de sua vida.

"Morrer ontem ou amanhã não faz diferença?"

Assim como em Ester, viajamos no tempo com Sara também. Além de vivermos fortes emoções quando o assunto é família, pois Sara também irá reviver momentos importantes com a dela.

A luta de Sara não é contra ela mesma, mas sim contra o Sistema, então, além de Sci-fi, esse conto também é distopia! Dois gêneros que eu adoro!

Tanto Ester quanto Sara, são mulheres fortes e determinadas, que lutam pelas suas conquistas e liberdade. Então para quem gosta de mulheres que se destacam, esses contos são para vocês.

Adorei conhecer essas duas mulheres, apesar de gostar mais da Sara!
Confesso que durante a leitura estive ansiosa por um encontro das duas! Mas não aconteceu. Quem sabe né?
Espero que o autor traga mais dessas duas mulheres e outras mais.
Fernando Rômbola 19/04/2022minha estante
Agora que eu vi aqui. Que resenha muito linda e emocionante. Obrigado pela oportunidade q vc deu pra filha Sara. Muito super obrigado por compartilhar. Agradeço de todo coração.

Ju 17/07/2021

Sara
Sempre achei que não fosse gostar de contos. Desde o ano passado, quando comecei a dar oportunidade para qualquer tipo de livro é até para contos, eu admito, cada vez mais me surpreendo com os contos. Esse é um deles. Demorei um pouco pra entender o rumo e o contexto da história, mas no final me surpreendi!
Fernando Rômbola 19/07/2021minha estante
Oi, Ju, muito muito muito obrigado por ter dado uma chance pra filha Sara! Fico muito feliz por saber que você gostou da Sara. Obrigado por compartilhar. É uma honra e felicidade imensas

Patricia Salcides 16/06/2022

Emocionante!
Nossa! O que falar sobre Sara? Fui pega por um turbilhão de emoções. Fernando me surpreende a cada história.
A história de Sara é tão profunda, com direito a nos fazer refletir sobre temas como abandono de filhos, perdão, suicídio, arrependimento, governos tiranos e claro que não poderia faltar viagem no tempo e seus paradoxos.
Fora que adorei a sutileza de colocar o cérebro de Sara como sendo um Híbrido homem-máquina, tendo um processador que aparenta ser quântico, já que depende de uma temperatura cerebral mais baixa para ter seu pleno funcionamento. Dessa forma, Sara vai ficando cada vez mais humana a medida que a temperatura de seu cérebro sobe. Transbordando sensibilidade e sentimentos.
E o mais incrível, isso tudo em tão poucas páginas.
Já virou uma das minhas histórias favoritas.
Fernando Rômbola 13/07/2022minha estante
Eu tô um turbilhão de emoções aqui com seus comentários. Obrigado super imenso Paty. O coração ta disparado aqui. Obrigado muito imenso

Roberta Pereira 15/11/2023

Neste segundo conto da série "Ester Multiverso" conhecemos Sara. Uma mulher que teve o corpo alterado e hoje é mais máquina que humana (será mesmo?).
Capaz de viajar no tempo, e em uma missão ao futuro para visualizar o progresso de um regime totalitário, ela desvia "só um pouco" da rota e resolve visitar o passado - para o dia em que foi abandonada, ainda bebê.
A partir daí ela começa a se questionar mais sobre sua parte humana e temos um conflito de programação x emocional. Disposta a alterar o passado para apagar seu futuro, e ter um novo presente, sua história permeia por diversos temas - que vão da destruição do Sistema de Governo a traumas familiares.
Henrique Sanches 17/11/2023minha estante
Resenha incrível!!! Parabéns.

Taynan 19/06/2022

Show
Muito bom assim como o primeiro.
Admirável como o autor escreve tanto em poucas páginas.
Profundo, fluído, muito interessante.
Partindo pro terceiro ?
Fernando Rômbola 13/07/2022minha estante
Muito feliz q vc gostou da filha Sara. Obrigado DEMAIS por ler compartilhar.

Vitoria.Milliole 17/06/2021

Sara é uma mulher meio humana, meio máquina. Foi feita pra ser mais máquina do que humana, mas talvez seja impossível.

Ela, por algum motivo, era a única que aguentava a viagem no tempo sem sofrer consequências. Por isso, foi a escolhida para as modificações no corpo e no cérebro até se tornar um robô. Bom, em partes. O que fazia parte dela como ser humano foi deletado, novas memórias foram criadas e, agora, ela está completamente ligada a tecnologias. Consegue desligar câmeras ou fazer pesquisas complexas em alguns segundos, por exemplo. Além, é claro, de viajar no tempo.

O objetivo de tudo isso era que ela viajasse para o futuro e descobrisse o futuro de um regime totalitário. Mas, em meio à missão, ela resolve voltar ao passado, para o dia de seu nascimento, quando a mãe biológica a abandona, para desvendar o que aconteceu. E é ali que ela se vê confrontando seu lado máquina e percebe que uma consciência ainda habita aquele corpo.

Fernando Rômbola é um autor nacional contemporâneo e, em poucas páginas, conseguiu contar uma história de uma complexidade absurda. Viagem no tempo, alta tecnologia e as reflexões sobre humanidade unidas de uma maneira ímpar.

Sara, é claro, dá aquela bagunçadinha na linha do tempo: "A razão de ser feliz hoje é porque ao mudar o passado anulou o futuro de onde veio."
Mas, além disso, dá aquela bagunçadinha na nossa cabeça. Será que um futuro com um regime totalitário e a transformação de humanos em robôs é mesmo apenas ficção? Será que é possível essa mecanização do ser humano um dia se tornar real?
Fernando Rômbola 26/06/2021minha estante
Agora que vi aqui que tem uma resenha da filha Sara.
Muito obrigado! Fico feliz demais demais demais de imenso.
Nem sei como agradecer. Muito feliz aqui

@apilhadathay 21/05/2021

AMEI!
"A revolta era um vírus que se espalhava devagar, multiplicando dissidentes pelo mundo"
(p. 12)

Li os dois contos de FC Fernando Rômbola e gostei muito de Ester. Mas a verdade é que eu me tornei fã mesmo foi de Sara!!!

Sara é uma garota excluída de sua própria mente! É isto mesmo! Tudo o que ela entendia como ser humana foi deletado da sua cabeça e ela está profundamente ligada a tecnologias, faz parte dela. Ela encontra estranheza em sua humanidade, mas objetivos em seu lado máquina.

Só este mês eu já reli duas vezes e não me canso. Sara é um personagem cativante, maduro e profundo, conhecemos a sua trajetória e suas difíceis decisões tomadas a longo de uma narrativa muito leve. Sem nomenclaturas difíceis, ele nos brinda com viagem no tempo, o embate entre humanizar máquinas x mecanizar homens, há traços distópicos presentes nele e toda a jornada com o Patriarcado foi brilhante para mim. Foi a minha segunda leitura de um texto de Fernando e só posso dizer que quero muito mais do universo de Sara.

Sua natureza humana sobrepuja a da máquina e percebemos isto quando ele toma decisões que são tão motivadas pelo sentimento, a emoção. Primeiro ser humano a fazer uma viagem através do tempo, ela tinha a missão de desvendar qual o destino do Regime.

"Antes não tinha motivos para viver, mas hoje entende que o presente é o verdadeiro sentido da sua vida" (p. 28)

site: www.instagram.com/apilhadathay
@eu_sandroka 02/06/2021minha estante
Aaaaammmmmooooo!!!!!

Leonardo Born 27/07/2020

Ficção científica de primeira que irá te prender até a última página!
Uma mulher parte humana e parte máquina, enquanto precisa voltar ao passado com uma missão de proporções catastróficas, se vê em conflito enquanto sua parte humana luta para imergir e se opor as ordens claras que recebeu.

Fernando Rômbola mais uma vez nos surpreende ao dar vida a essa nova protagonista, que não só nos passa durante a história seu desespero em tentar vencer seu lado máquina, mas nos mostra como além das máquinas, há algo muito pior a ser enfrentado: os interesses mesquinhos dos seres humanos.

Com uma escrita fluída, direta como um soco na cara, em Sara, ele nos joga dentro desse universo que mistura transhumanos (ciborgues), com um "q" de cyberpunk, viagens no tempo e suas linhas temporais, onde consegue por meio da ficção científica tratar de questionamentos inerentes a alma humana de forma magistral.

Achei que sua obra anterior, Ester, já era uma história que ninguém podia ter contado de maneira melhor, mas em Sara, nosso amigo se superou.

Aline Zuim 01/08/2020

Ficção com viagem no tempo
Terminei hoje a leitura de Sara e gostei muito. Espero que haja uma continuação. Uma história intrigante com viagem no tempo, uma mudança, um resgate. Após essa viagem, Sara nunca mais será a mesma. O mundo não será mais o mesmo.
Gostei de toda ambientação, contextualização com a época, com as descrições de presente e futuro. A escrita do autor é muito fluida, rapidinho a gente lê. Agora vamos aguardar o que vem depois! Parabéns, Fernando Rombola!

Marriete 03/09/2020

Sara (Conto) ? Resenha Autor: Fernando Rômbola
Sara é um ser modificado. Tem um lado humano que tentaram a todo custo suprimir, utilizando-se de biotecnologia para que ela trabalhasse em prol de um associação repressiva e dominadora. Sara tem como função obter informações para que a primazia dessa associação jamais seja derrubada, no entanto, seu lado humano fala mais alto. Ela não consegue controlar de todo suas emoções, na verdade, ela busca exatamente o contrário, ela quer descobrir quem é e o que houve para se transformar nessa máquina avançada e de extrema eficiência.

Sara é mais um conto grandioso escrito por Fernando Rômbola que nos traz um pouco mais sobre viagens temporais, (gente pensa num homem que gosta de mexer com o tempo rs), tecnologia de última geração e uma doideira que mexe com tudo dentro da cabeça da gente. Cada vez que leio um trabalho dele é uma viagem sem volta para os cantos mais malucos da mente que eu jamais pensei existir.

O enredo é ambientado em uma São Paulo futurista mas como era de se esperar, o deslocamento do tempo nos faz transitar facilmente entre dois tipos de realidade sem nenhum esforço. Acho incrível como ele fala de teorias malucas e no mesmo momento consegue nos fazer ter empatia pelos personagens, tão humanos e tão tecnologicamente avançados. Não sou uma perita em ficção científica, muito longe disso, mas, se tem um autor que está me iniciando nessa jornada e me fazendo amar cada milésimo de segundo, com certeza é o Fernando.

Recomendo a leitura!

#Sara#FernandoRômbola#Resenha#Marry#ResenhandoLiteratura#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#FicçãoCientífica#AmazonBrasil#AmoLer#Instabooks

Dani Sousa - @eulieulerei 26/12/2020

Tente manter a calma! Agora não é a hora de surtar!
Esse é o segundo livro de contos de Scifi do autor que leio e me surpreendo bastante com a leitura. Sara que ele carinhosamente chama de filha no seu insta é um ser modificado por biotecnologia, mas que descobre ainda possui um lado humano que por mais que os experimentos tentaram tirar dela não foi possível.
#quote "Tente manter a calma! Agora não é a hora de surtar!"
Sara foi treinada para usar a tecnologia implantada em seu corpo, com os incríveis processadores-Q para não sentir emoções e apenas trabalhar para a poderosa organização, porém acontecem vários confrontos ao mesmo tempo em sua mente, ela enfrenta lembranças dolorosas que quase foram apagadas.
Sara uma viajante no tempo deveria voltar e passar informações aos senhores da Bokowicz Corp, descobrindo o destino do regime, mas o que viu no futuro provocou um impacto muito forte em sua consciência. O que Sara descobriu no futuro? Ela pode alterar o futuro viajando ao passado? hahaha você terá que ler para ter essas respostas...
Terminei o livro com um pensamento e algumas perguntas, até que ponto a humanidade pode ser nos tirada? Por mais que toda a tecnologia existente e que ainda existirá é possível deixarmos de ser pelo menos 1% humano?