Sara

Sara Fernando Rômbola

Resenhas - Sara

@ysalemos 04/02/2022

INCRÍVEL
Um scifi humano. Vi essa definição em uma resenha na Amazon e caracteriza perfeitamente "Sara". Gosto muito deste conflito abordado pelo Fernando: luta máquina x mente / racional x sentimentos. Os questionamentos e plano de fundo tem uma base tão sólida, que a toda a história parece muito crível.

site: https://www.instagram.com/p/CZaGysyPBme/

analimajp 04/02/2022

Sara?
Assim que finalizei Sara, corri pra questionar o Fernando sobre a Sara ser autista e fiquei extremamente feliz com a confirmação. Eu como mãe de autista me emocionei demais. Como disse pro Fernando, acredito SIM, que autistas são seres evoluídos além da nossa compreensão!

Aline Zuim 01/08/2020

Ficção com viagem no tempo
Terminei hoje a leitura de Sara e gostei muito. Espero que haja uma continuação. Uma história intrigante com viagem no tempo, uma mudança, um resgate. Após essa viagem, Sara nunca mais será a mesma. O mundo não será mais o mesmo.
Gostei de toda ambientação, contextualização com a época, com as descrições de presente e futuro. A escrita do autor é muito fluida, rapidinho a gente lê. Agora vamos aguardar o que vem depois! Parabéns, Fernando Rombola!

Marriete 03/09/2020

Sara (Conto) ? Resenha Autor: Fernando Rômbola
Sara é um ser modificado. Tem um lado humano que tentaram a todo custo suprimir, utilizando-se de biotecnologia para que ela trabalhasse em prol de um associação repressiva e dominadora. Sara tem como função obter informações para que a primazia dessa associação jamais seja derrubada, no entanto, seu lado humano fala mais alto. Ela não consegue controlar de todo suas emoções, na verdade, ela busca exatamente o contrário, ela quer descobrir quem é e o que houve para se transformar nessa máquina avançada e de extrema eficiência.

Sara é mais um conto grandioso escrito por Fernando Rômbola que nos traz um pouco mais sobre viagens temporais, (gente pensa num homem que gosta de mexer com o tempo rs), tecnologia de última geração e uma doideira que mexe com tudo dentro da cabeça da gente. Cada vez que leio um trabalho dele é uma viagem sem volta para os cantos mais malucos da mente que eu jamais pensei existir.

O enredo é ambientado em uma São Paulo futurista mas como era de se esperar, o deslocamento do tempo nos faz transitar facilmente entre dois tipos de realidade sem nenhum esforço. Acho incrível como ele fala de teorias malucas e no mesmo momento consegue nos fazer ter empatia pelos personagens, tão humanos e tão tecnologicamente avançados. Não sou uma perita em ficção científica, muito longe disso, mas, se tem um autor que está me iniciando nessa jornada e me fazendo amar cada milésimo de segundo, com certeza é o Fernando.

Recomendo a leitura!

#Sara#FernandoRômbola#Resenha#Marry#ResenhandoLiteratura#AutorNacional#LiteraturaBrasileira#FicçãoCientífica#AmazonBrasil#AmoLer#Instabooks

Carlinha.Santiago 12/08/2021

Excelente leitura
Sara é um Sci-fi com um quê de ficção científica, distopia e filosofia. Tem uma pitada poética, com elementos que ativam nossa imaginação. Além de abordar temas como totalitarismo, desigualdade sociais, emoções, subjetividade, encontro particular de indentidade e maternidade.

Daniel 22/12/2020

Muito doido
Sara ? Fernando Rômbola
@fernando.rombola

Conheci Fernando Rômbola pelo IG literário da Dani, o @blogsabeoque , assisti algumas lives com ele e pensei: o rapaz tem uns papos pouco convencional.

Tradução, gente doida igual eu! Hahahaha

O que fiz então? Fui ler os contos dele, resultado, fui nocauteado.

Sara conta a história de uma viajante no tempo e se você já leu histórias de viagem no tempo sabe, toda mudança no passado pode dar ruim, criar uma série de paradoxos sem fim. E é esse um dos pontos principais da história, o problema dos paradoxos.

Mas calma pessoal, o conto trata sobre muito mais.

Sara é um experimento de uma grande corporação, eles querem olhar o futuro para saber como manter seu império, para isso criam os implantes em sara, para ela conseguir as informações. Sara tem seus planos, entender sua história. Para isso ela precisa enfrentar a programação de seu processador quântico e as salvaguardas postas pelos seus criadores.

Um conto de ficção cientifica fantástico, trata sobre o problema das grandes corporações, os paradoxos do tempo e as dificuldades de encarar o passado.

Liliane 22/07/2021

Lidar com sentimentos é difícil até para os meio humanos
Uma frase que ficou na minha mente foi que ela se "lembra do futuro".

Quer mais paradoxo do que isso?

Leitura rápida, fluída, agradável, estimulante e nos faz refletir muito.

Sara não é totalmente humana, mas nos põe pra refletir sobre o real significado dessa palavra.

O que é ser humano pra você? Pra mim tem a ver com sentir. E Sara sente, aliás luta constantemente tentando entender e controlar suas emoções.

Me identifico, e você?

Fabio Pedreira 12/10/2020

Um baita conto
Depois de umas "férias" voltei a ler contos. E o escolhido para esse retorno foi Sara, do Fernando Rombola (autor de Ester). Foi um baita de um retorno.⁣

Sara passou por diversas modificações em sua vida, transformando-a quase em um robô total. O motivo disso era que ela era a única que aguentaria viajar no tempo sem sofrer consequências.⁣

Mas, em uma dessas viagens, Sara acaba percebendo que apesar de suas transformações ela ainda é humana. Com isso ela decide agir, tomando as rédeas do seu próprio corpo.⁣

Mais uma vez o Fernando nos presenteia com um conto incrível. Depois de Ester, agora é a vez de Sara brilhar. Admito que até gostei mais dela do que de Ester.⁣

Aqui, a escrita do Fernando está ainda mais refinada, simples, mas capaz de despertar no leitor a empatia necessária para torcer pela Sara. Essa por sinal é uma baita personagem, fácil de se conectar e para quem gosta do gênero vai lembrar de obras como Alita, Becoma Human, Ghost in the Shell e outros.⁣

Eu definitivamente gostaria de ver um encontro entre Sara e Ester, quem sabe não rola. O que sei é que vocês não podem perder esse conto. Recomendo muito.

Thata 13/12/2020

O cara do Sci-fi
Fernando mais uma vez nos mostra que manja de sci-fi. Como ocorre em Ester ele prende nossa atenção com a historia de Sara.
Uma pessoa metade robô metade humana metade passado metade futuro.

Com elementos que me lembraram essas historias: Bucky Barnes, Logan, Natasha Romanova, Matrix e assim vai, varias referencias incríveis de fantasia, sci-fi e super heróis!

Leitura rápida, fluida e envolvente.

Com certeza você ficou confuso, leia o conto para entender, esta disponível na Amazon e Kindle Unlimited!

Bru 22/12/2020

Maravilhoso
Acho incrível como o Fernando consegue falar de temas tão complexos com uma linguagem tão simples e fluida.
Adorei

Lê Garcia IG:@letras_e_linhas 26/07/2020

Aqui vemos uma parte mais filosófica do autor sobre as implicações de ser ou não um paradoxo.

Acompanhamos Sara que é uma humana que foi modificada e se tornou um Andróide. Ela retorna ao passado com uma missão de impedir seu próprio futuro. E é ambientado no Brasil! O que eu adoro! Enfim ainda vou reescrever a resenha, por que terminei de ler agora e preciso refletir sobre a profundidade das ideias do texto!

Evy 09/05/2021

Surpreendente
Sara é uma ficção científica escrita por um autor nacional contemporâneo e que em poucas páginas traz um mundo de significados e reflexões importantes. A narrativa do autor é bastante fluída e apesar de ir soltando as informações aos poucos como peças de um quebra cabeça, faz isso de forma muito inteligente mantendo a atenção do leitor e aquela sensação de não conseguir parar a leitura antes do final.

O conto nos apresenta uma mulher mais que humana, quase uma máquina, que faz uma viagem ao passado e presencia um acontecimento que abre um conflito em seu ser que luta entre os sentimentos humanos e as ordens gravadas em seu cérebro. Neste conto não temos informações aprofundadas sobre a realidade na qual é ambientado, mas no desenrolar da história o autor vai soltando algumas dicas de um governo opressor, retrógrado e cheio de ódio.

Fica claro que o foco principal da história é a luta de Sara com sua natureza dividida, nos mostrando uma mulher forte, muito mais humana que máquina, nada conformada com a realidade e que que a partir de um acontecimento do passado, vai lutar pra mudar seu caminho. Tudo isso envolto em muitos elementos de ficção científica, como viagem no tempo, biotecnologia e trazendo muita reflexão e questionamentos que é o motivo pelo qual é o meu gênero favorito.

Estou impressionada com esse primeiro contato com o trabalho do autor que me chamou muita atenção pela qualidade do texto e pela inteligência na construção do enredo e já quero um livraço com todos os detalhes desse mundo novo que fui levada a conhecer pelos olhos de Sara.

Super recomendo a leitura!

Ratinha da Biblioteca 13/04/2021

@ratinhadabiblioteca
Ah Sara, meu primeiro contato com o mundo criando pelo Fernando. Sara é uma personagem ímpar, ela tem algo que permite viajar no tempo sem enlouquecer e com isso a usam para descobrir o futuro. Mas Sara aproveita a brecha e volta ao dia de seu nascimento para descobrir o que realmente aconteceu.

É um conto curto, mas de certa forma carregado e achei fantástico o questionário que ele trás. O que você mudaria ao voltar no passado? Claro que todas as complicações de alteração do passado não são trabalhadas aqui, mas tudo bem, afinal é só um conto..

FranciscoM 28/03/2021

Mais uma obra de qualidade
"Nada é mais importante do que o agora."

Segundo livro/conto do mestre de paradoxos, viagens no tempo e Si-Fi Fernando Rômbola que leio. Assim como aconteceu com "ESTER", SARA tem uma enorme qualidade.
Um livro inteligente.
Agora entendo perfeitamente quando dizem que determinadas obras não deveriam ser transformadas em filmes. Talvez uma adaptação. Pois seria impossível transportar todos os sentimentos de Sara em imagens.
Os sentimentos de Sara escrevem a história propriamente dita. É através desses sentimentos que todo o sentido do livro se completa. E seria assim impossível transportar todos os sentimentos através de imagens. Palavras são mais relevantes nessa situação, nesta obra.

Recomendo demais a leitura.
Fico na torcida que ESTER e SARA(As duas obras de Fernando Rômbola) se encontrem um dia. Seria muito interessante encaixar os dois mundos dessas duas obras incríveis.