Fascismo à brasileira

Fascismo à brasileira Pedro Doria

Resenhas - Fascismo à brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Simone 26/09/2021

Para quem gosta de política e história do Brasil recomendo.
Aprendi muito sobre o Integralismo, não me recordo de ter estudado na escola.
É um livro de linguagem fácil, parecia que estava lendo um romance de ficção.
Gostei muito!

miguelogin 09/10/2020

Uma aula sobre o fascismo no Brasil
Já saio avisando que o subtítulo do livro é um pouco enganador. Pura estratégia de marketing. Pela qual eu fui fisgado. Mas reforço que não me encontro em nada desapontado. Muito pelo contrário.
O livro cumpre com excelência o papel de resumir, de forma didática, o surgimento do primeiro movimento fascista brasileiro. Dando pequenos saltos no tempo, mas de maneira bem ordenada. Pedro Doria inicia nos presenteando com o encontro de Plínio Salgado e Benito Mussolini. Após uma breve contextualização pela Europa, somos trazidos de volta ao Brasil, afim de conhecer mais sobre Plínio e o estabelecimento da AIB, e seus principais coadjuvantes nessa empreitada em um Brasil escaldante de ideologias políticas conflitantes. Relata em um narrativa repleta de detalhes a Batalha da Praça da Sé e a Intentona Integralista, construindo um vasto panorama político do Brasil da Era Vargas. Por fim, é claro, dedica algumas páginas para reflexionar sobre o bolsonarismo. No entanto, parece deixar mais a cargo do leitor a capacidade de traçar os paralelos necessários ao recente movimento de extrema-direita. O livro termina em um tom bem otimista. Afina, em perspectiva histórica o Brasil parece estar amadurecendo, mesmo que os fantasmas do passado ainda sobrevoem o imaginário cultural.

Renata.Badaro 17/10/2021

Livro bom, porém confuso
O livro é um pouco confuso de ler, num vai e volta no tempo, muitos personagens, e exige uma razoável base de história para que se faça compreender. Sem uma base de história, a leitura fica mais difícil e truncada. Mas o livro é interessante. O último capítulo é maravilhoso. No geral, acho que o autor deixou passar a oportunidade de explicar os acontecimentos de forma mais clara, mais conceitual, para que alcançasse um público maior. Se vc gosta do assunto, vale a pena. Só por curiosidade, não.

Sol 12/10/2021

Não sei se me faltou atenção às aulas de história na escola, mas muitos fatos que li nesse livro foram novidades para mim. Sempre bom resgatar a história para não cometer, ou na medida do possível tentar não cometer, os mesmos erros.

Marco.Baptistini 27/03/2021

Entendimento sobre nosso passado fascista
Livro faz um histórico do fascismo italiano e como este movimento influenciou o integraliamo dos anos 30. Autor tenta também fazer uma ponte do movimento integralista com o bolsonarismo e seus asseclas.
Livro muito interessante em retomar pontos as vezes esquecidos pela história. Os anos 30 foram muito extremados, com movimentos comunistas e fascistas tentando tomar o poder. O comunismo, segundo o autor, era mais desorganizado e com menos influência que o fascismo, que quase tomou o poder em um caso muito bem detalhado no livro, em que os integralista chegaram a invadir o Palácio de Guanabara com o intuito de destituir Getúlio. Alguns pontos que também merecem destaque é sobre a Intentona Comunista e o Plano Cohen.

Bruna.Bandeira 03/10/2021

Leitura importante nos dias de hoje
Narrativa fácil e que nos ensina sobre um fenômeno histórico muito pouco conhecido e estudado.
Como jornalista o autor ainda tenta trazer paralelos com a atualidade.
Livro curto e de muito valor para o processo de tentar entender o mundo pra nele se posicionar.
Recomendo!

Bru 02/10/2021

Pedro Doria traz o contexto histórico da Ação Intregralista Brasileira (AIB), fazendo ao final uma comparação com o atual governo.

Apesar de ter tido uma dificuldade com a escrita do autor, aprendi sobre a história política pouco abordada.

Marcianeysa 24/09/2021minha estante
Tava na minha lista, mas nao sei se quero ler...rs

kath.stolze 11/01/2023

achei que ia ter mais analogias com os dias de hoje, fiquei decepcionada
pra o gênero jornalístico, achei fora da realidade do público leigo. muito denso, cheio de informações (por vezes desnecessárias)
esperava mais
gustavo 11/01/2023minha estante
afff

Laura 24/10/2021

segunda leitura do Clube do Livro da Gabriela Prioli e Karnal 2021. Gostei do tema e a contextualização do Brasil em meados dos anos 1930
Roberta 27/10/2021minha estante
Opa! Mais uma colega do clube! ?

Laura 27/10/2021minha estante
aqui estamos!!! ??

Felps 04/05/2024

Neste livro o autor inicialmente nos leva ao Brasil dos anos 1930, em que nos é apresentado a figura de Plinio Salgado, que foi pioneiro no movimento fascista brasileiro.
Ao decorrer dos capítulos mergulhamos fundo na vida dos personagens responsáveis por criar a milícia AIB (ação integralista brasileira). Em um dos capítulos e relatado um encontro de Plinio com Mussolini, que após o encontro se vê ansioso para transformar o Brasil em um país fascista. Depois que volta para o Brasil Plinio se desloca pelo país inteiro atraindo milhares de seguidores com espírito nacionalista e com sede de mudanças, resultando em mais de 1 milhão de fanáticos.
Conforme vamos entendendo o cenário da época e o contexto mundial político é inevitável comparar ao Bolsonarismo que é reacionário e autoritário. Porém há diferenças, é claro, porque estamos em tempos diferentes e não está acontecendo uma guerra mundial.
Por fim, o livro demonstra como o fascismo foi implementado no Brasil e como isso ecoa nos dias atuais e levaram a ascensão do Bolsonarismo. É preciso estar atento, é necessário entender a história do país.

Letícia 27/02/2022

Confuso
Considerei a leitura confusa e sem fluidez, mas traz muito sobre a história do Brasil. Sobre o Bolsonaro, o autor o deixou apenas para conclusão.

Thais 24/11/2021

fui esperando uma coisa e encontrei outra
achei que o livro ia ser uma clara comparação do governo bolsonaro com o movimento de plinio salgado, mas na real o autor explicou em 85% do livro a história que se aprende na escola e no último capítulo escreveu bem brevemente esse comparativo.
Não é ruim, me vi entretida na política brasileira como nunca antes, entendendo suas raizes. Mas acho que fui com muita sede ao pote a uma ideia que eu esperava e não rolou

Ruttiere 04/10/2021

Facismo
O facismo não é algo tão simples de se entender. E antes é necessário é necessário definir o que é facismo e suas perspectivas.
Para mim, não foi uma leitura fácil me desafiando a cada página.
Foi uma jornada muito gostosa de ler pois o autor descreve até o clima nas cenas e nos envolve muito.

alex 25/11/2020

Fascismo à brasileira, de Pedro Doria
Excelente livro.

Uma primeira parte (que abocanha uns 90% do texto) com a análise política e histórica do integralismo. E uma segunda parte com ares de análise política contemporânea sobre o governo atual.

Em ambas, um esforço de análise e de convite ao debate bastante interessante.

Termino a leitura com uma perspectiva (bem) adicional sobre o integralismo no Brasil, uma compreensão mais abrangente sobre a atuação de Getúlio Vargas, e uma inquietação intelectual sobre os momentos que vivemos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6