Fascismo à brasileira

Resenhas - Fascismo à brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tigmartins 04/03/2023

Bomba de história
Se você não gosta de história, aprenda a gostar! Um livro cheio de informações relevantes da história do brasil e do mundo.

Acontecimentos que vieram do velho mundo e interferiram muito a política brasileira e o que ela se tornou hoje.

Achei incrível a como o jogo político não mudou nada de lá pra cá. Vim de área pública e achei surreal ué nada mudou. Os poderosos ainda tem vários controles social e político.

Leiam, por mais que seja com detalhes e a leitura densa.

Davi.Aquino 29/12/2022

Integralismo nunca mais!
Ao contrário do que estudamos em História no ensino médio, o Integralismo não foi um curto movimento de uns poucos malucos apelidados de galinhas verdes. Nesse livro o autor detalha e contextualiza o movimento que teve muita força nos anos 1930. Ao final há uma útil comparação com o bolsonarismo.
Só não dou 5 estrelas pq às vezes o autor se divaga em detalhes desnecessários sobre a vida de uns personagens e a abordagem dá muitas idas e vindas cronológicas, o que dificultou minha compreensão.
Leitura necessária!

Alice Braga 02/10/2021

Decepcionada
Conheci o livro pelo clube do livro da Gabi e do karnal. A leitura não foi fluida, capítulos muuuito longos, tive dificuldade de voltar a leitura após pausas, pois não conseguia terminar um capítulo antes de parar de ler. Muitos nomes, muitas tramas, fiquei confusa. Somente no final, bem no final se fez um paralelo com o Brasil atual. Espera muito mais do livro, não gostei, talvez não tenha abandonado por causa do clube.

Mari 03/10/2021

Preenchendo as lacunas da nossa história
Indignada com a situação atual do nosso país me questionava "O que aconteceu pra Jair Bolsonaro ter sido eleito presidente?" Ele sempre deixou claro suas intenções então que é esse povo que o segue cegamente?"
Esse livro veio para responder a estas perguntas. Como chegamos até aqui?

Na escola não nos ensinam sobre o fascismo no Brasil e eu tão pouco tinha conhecimento sobre o movimento dos camisas verdes no nosso país.

A linguagem do livro é fácil mas o conteúdo é complexo, muitas vezes tive que usar o Google pra me aprofundar melhor e obtive o auxílio do Clube do livro Prioli e Karnal que também ajudou muito.

Este livro é necessário.

Luã 03/12/2022

O escritor Pedro Doria é muito competente na descrição histórica do fenômeno do fascismo e seus desdobramentos no país antes e hoje. Obra mais que recomendada para os momentos atuais.

Tyssia.Rayol 03/10/2021

Um elo entre o passado e a atualidade
A frase ?um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la? cai como uma luva nesse livro.
Ele faz uma correlação direta entre os governos passados, em uma época de extrema direita, e o atual Governo.
O autor Demonstra os riscos do nacionalismo, da aversão e desrespeito à opiniões contrárias e mostra as consequências que os atos anti liberdade de impressa, ou antiesquerdistas trouxeram no passado e podem voltar a acontecer se os ritos e escritos da democracia não permanecerem firmes.
No livro resta claro que mesmo que algumas decisões sejam amargas ou opiniões sejam difíceis de engolir?. Devemos aceita-las em nome do bom debate democrático e para o bem da sobrevivência da democracia.

Camila 08/11/2022

" esse apego que se recusa a permitir que a sociedade avance e se transforme , que quer impor os trejeitos do passado, isso é reacionarismo ."

O livro é claro, explicativo, a premissa é muito boa e entrega oque promete .

Juliana 24/08/2022

História na forma de romance
Quanto conhecimento eu obtive lendo esse livro! A História sendo contada na forma de romance deixou o processo bem interessante.

LucasMallmann 15/02/2023

Livro necessário
Fascismo a Brasileira de Pedro Doria é uma análise perspicaz e perturbadora do atual cenário político brasileiro. O autor apresenta um estudo cuidadoso dos elementos que compõem o fascismo e mostra como eles se manifestam na realidade brasileira. Uma leitura essencial para entender o contexto político do país.

rafaelimbiriba 14/04/2022

A história do Integralismo
O livro começa contando como o Fascismo surgiu na Itália e como tal regime causou encantamento em Plínio Salgado que fundou a Ação Integralista Brasileira junto com outros intelectuais da sociedade paulistana. Conta um pouco da Intentona Comunista e a ditadura civil do Estado Novo implantada por Getúlio Vargas. Leitura mais do que recomendada para quem quiser entender um pouco do que passamos nos dias atuais com o Bolsonarismo assolando a nossa sociedade.

Lucas Viegas 20/10/2021

Jornalístico
O livro é bom para quem procura compreender superficialmente o que foi o integralismo, sua narrativa é fluida, digna de um jornalista. No entanto, o conteúdo possui alguns equívoco teóricos pelo mesmo motivo. No final, é curioso e faz refletir sobre o momento anterior e atual.

Lidiany.Mendes 07/02/2022

Interessante!
A redação do Pedro Doria prende facilmente o leitor que é enredado da trama da história tal como se fosse uma ficção.
Foi muito interessante conhecer melhor o líder da Ação Integralista Brasileira e outros personagens importantes do movimento.
Não é sem razão que Getúlio Vargas foi um político tão excepcional.
Foi interessante analisar o bolsonarismo a partir desse movimento e compreender melhor os perigos de qualquer dos extremos: direita ou esquerda.

Ana.Serva 27/11/2021

Ação Integralista Brasileira - Movimento de extrema direita
História sobre o maior movimento integralista fora da Europa, ocorrido no Brasil, e seu principal líder Plínio Salgado.

A AIB foi caracterizada como fascista, por conter as características mais marcantes da extrema direita no espectro político brasileiro, com similaridades de movimentos fascistas europeus, embora nunca tenha tido um caráter marcado de violência, como na Italia de Mussolini e Alemanha de Hitler.

O autor também faz algumas pontes entre o movimento e o Bolsonarismo, destacando as principais similaridades e diferenças.

GraAa18 20/02/2023

Um bom livro, o qual relata períodos autoritários no Brasil, antes e durante o período Vargas, com interface com o período de 2018 a 2022.

Joao 31/10/2021

A melhor ferramenta para o aprendizado é o passado
Não é à toa, que sábios como Tucídides, pontuam como essencial a leitura do passado, pois muitos erros poderiam ser evitados, assim como os acertos poderiam se tornar algo mais rotineiro. É claro, é sempre bom mudar, inovar, mas até o verbo inovar tem correspondência com o passado, pois sem este, não saberíamos o que já foi tentado ou não.

Aprender a história, além do mais, é mais do que essencial, dado que se não soubermos um pouco dela, estaremos fadados a cometermos os mesmos erros que nossos ancestrais. Este livro segue o mesmo parâmetro, procurando nos mostrar um passado esquecido, do qual, ao lermos, sozinhos conseguimos fazer uma conexão com o presente que vivemos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6