Como fazer um ótimo trabalho sem ser um babaca

Como fazer um ótimo trabalho sem ser um babaca Paul Woods

Resenhas - Como fazer um ótimo trabalho sem ser um babaca

Daniele.Assis 03/03/2023

Como fazer um ótimo trabalho sem ser um babaca
Gostei bastante do livro, ensina muitas coisas e a principal delas é não ser um babaca. Acredito que todos deveriam lê-lo pois os babacas estão em todo lugar, não somente na área de criação. ?

Nathália 03/04/2021

Projeto gráfico divertido!
O conteúdo é bem voltado para quem trabalha em agências de criação, mas da para tirar algumas boas lições, embora não muitas pela realidade do livro ser em ambiente americano.
O projeto gráfico é lindo, divertido e muito chamativo. Manterei na estante como referência visual.

Jo 31/01/2021

Livro mais que necessário pra quem trabalha no ramo criativo, ótimas dicas de como ser um bom profissional e um bom ser humano em um cenário altamente competitivo e egocêntrico.

Gabrielle 28/12/2020

Trabalha com comunicação? Leia!
Colegas egomaníacos, prazos cada vez mais curtos e jornadas cada vez mais longas de trabalho - seria essa a cultura padrão do mercado de comunicação em todo o mundo? Essa é a principal questão que permeia a narrativa dessa leitura - um tanto quanto irreverente, com aquele humor sarcástico (que eu particularmente adoro) 👹😂! O autor compartilha suas experiências em agências de publicidade de alta performance nos Estados Unidos e na Europa e... spoiler: são situações bem parecidas com o que acontece por aqui, viu? 🤦🏻‍♀️ A diagramação do livro em geral também é outro ponto que vale a leitura: são diversos fluxogramas, exercícios de autoanálise, ferramentas de produtividade e planejamento de escopo. Tudo isso para comprovar que dá sim para trabalhar nesse meio sem ser um “babaca” e, mais que isso, que as horas extras diárias + final de semana não podem ser a regra para um trabalho criativo de excelência (quem está iniciando nessa área precisa MUITO saber disso). Você vai se identificar:
🌟 se trabalha nesse meio de comunicação
🌟 se já teve colegas super egocêntricos
🌟 se gostaria de melhorar o ambiente a cultura profissional.
Resumindo: pra quem vive criatividade diariamente, a leitura é obrigatória 👯‍♀️
Plus: o livro vem com brindes (bloquinhos, tag de porta e pôster) tão autênticos quanto as páginas ❤️

Taíla 13/10/2020

Rindo de nervoso
Sabe quando você lê um livro e consegue visualizar muitas, mas muitas mesmo, situações que você já viveu?

Isso pode acontecer com diferentes tipos de obras e em diferentes contextos. Em Como fazer um ótimo trabalho sem ser um babaca, Paul Woods nos traz a rotina de agência de publicidade da Europa e Estados Unidos e, incrivelmente, as semelhanças com o que vemos nas agências aqui do Brasil é engraçada e ao mesmo tempo, assustadora.

Paul divide a obra em diferentes áreas do trabalho das agências (e que costumam ser bem problemáticas) como:

- Egos: amigo, você não é o deus da publicidade, você é tão funcionário quanto eu.
- Reuniões: levar pet, falar do fim de semana e dar showzinho, não faz parte da pauta.
- Pitching: fazer trabalho de graça para ganhar concorrência?
- Planejamento de escopo: você sabe organizar com o cliente o que será feito?
- Briefing: sem briefing, sem trabalho. E não vale dizer: faz aí um textinho bem legal. :)
- Feedback: não é só dizer que o trabalho foi reprovado. Feedback não é isso, coleguinha.
- Apresentações: quem faz o job, apresenta o trabalho e não vale mandar por e-mail. Isso não é apresentação.
- Longas horas: trabalhar fora do horário sem ganhar nada não é glamouroso, é só exploração mesmo.
- Clientes: temos que aprender a alinha expectativas e não dizer sim para tudo, né?
- Contratação: atender clientes grandes não paga as suas contas, salários e vale-refeição, sim.
- Demissões: jeitinho humano, profissionalismo e muitos feedbacks verdadeiros.

Gente, todos os temas são muito relevantes e rola uma identificação do início ao fim da série “coisas que aconteceram comigo ou que vi acontecer com amigos e conhecidos”. O ambiente criativo sempre teve esse lado mais solto, mas ele acabou se perdendo em pessoas com egos inflados que não sabem trabalhar em equipe, fluxo de trabalho maluco onde ninguém sabe de nada e tudo tem que ser feito para ontem e remuneração sem plano de carreira ou qualquer norte que mostre crescimento e até onde você pode chegar (spoiler: geralmente você fica onde começou mesmo).

Muitos donos de agências se aproveitam dessa vibe mais descontraída para subtrair direitos trabalhistas básicos e substituí-los pelo dia do pet ou por pufes coloridos na empresa. Se isso paga as contas de alguém, me avisem. E muitos jovens estudantes ou recém-formados que nunca tiveram outra experiência profissional acabam acreditando que é assim mesmo.

Jovem, converse com pessoas de outras áreas sobre sua rotina e veja a surpresa dominar o olhar de quem tem bate ponto, recebe vale-transporte e jamais recebeu a proposta de ser contratado como Pessoa Jurídica para não ter nenhum direito e diminuir os custos do empregador. Você sabia que é só para isso que ser, né? Pois quero ver você chegar 5 minutos atrasado na empresa mesmo sendo seu próprio patrão.

Com uma linguagem bem descontraída, vários gráficos e ilustrações divertidíssimos e muitas dicas de como melhorar todos os pontos que citei acima, Como fazer um ótimo trabalho sem ser um babaca, traz um alívio e um pouco de crise de ansiedade para quem trabalha na área da criatividade perceber que não está sozinho e que devemos sim, exigir nossos direitos e procurar trabalhar com gestores corretos e inspiradores e, porque não, tornar-se um desses gestores?

site: https://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/resenha-sobre-o-livro-como-fazer-um-otimo-trabalho-sem-ser-um-babaca